Pelo oleoso

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

sexta out 06, 2006 12:35 am

Há um mes que nao via os meus "filhotes" pois estive em mudanças em Lisboa entao deixei-os na Madeira aos cuidados dos meus pais...para quem já conhece sabe que ha dois meses recebi em casa mais dois gatinhos e a Luna (uma das antigas) nao os aceitou mto bem...actualmente nao bufa, mas tambem nao socializa la muito, "deixa-se estar", mas parece-me ainda um pco incomodada..Nao sei se foi pelo facto d ter passado um mes fora, se estará stressada pela presença dos outros...ou se por andar a comer ração Kitten e ser adulta...o que sei é que anda com o pelo super oleoso e nao sei se isso é motivo de preocupação. Se alguem tiver algo a dizer agradecia :roll:
brokenwings
Membro Veterano

sexta out 06, 2006 4:10 pm

Fui ao veterinário e afinal nao era nada... :lol:
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sábado out 07, 2006 11:52 am

A ração Kitten não lhe faria o pelo oleoso. O máximo que lhe puderia fazer era umas gordurinhas como á minha gata.
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

quarta out 11, 2006 3:14 am

Também tenho um gato que tem pêlo oleoso.
Tem pelo semi-longo e não se lambe... dá para imaginar o estado em que fica :roll:

Escovo frequentemente e nunca tem nós.
Já tentei de tudo: banhos, escovar, banho com espuma seca e até tosquia. Enqt o pêlo crescia parecia melhor agora voltou ao mesmo.

O vet diz que não há nada a fazer excepto banhos mensais :(
Como esta semana vou á vacina com ele vou mostrar ao vet o estado de pêlo e confirmar se devo ou não dar banhos mensais... q m parece exagerado.

Segundo o vet o principal factor é ele não se lamber o que pode ser devido a um problema neurológico que tinha quando o retirei da rua. Está curado mas pode ter ficado com esta mazela ... é preguiçoso na lipeza diária ;)

Desculpem o testamento mas se o seu vet diz que não é nada de grave, optimo!

Entretanto se alguém souber mais alguma dica para manter um pêlo limpo num gato como o meu agradeço :)
brokenwings
Membro Veterano

quarta out 11, 2006 6:24 pm

Hmm...a minha limpa-se e tem o pelo curto...nao está sujo apenas oleoso. Em relaçao ao seu gato, sim é um pco estranho ele nao s limpar mas s o seu veterinario diz que ele está bem e s realmente parece estar bem acho que o que deve fazer é seguir a indicaçao de dar lhe banho mensalmente! Tenho um gato arraçado de persa e pelo que tenho lido é aconselhado um banho mensal ;)
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

quinta out 12, 2006 12:33 am

Lá fui à vacina com o meu menino e diagnóstico: saudável mas pêlo embora melhor continua mau.

Sugeriu-me um spray. Torci o nariz porque depois de tentar tanta coisa já achava q era marketing. O vet abriu e aplicou... bem aquilo resulta mesmo.

Borrifa-se cão ou gato com aquilo e depois escova-se. Saí de lá com um gato novo eheheh Comprei o spray e agora vamos ver como corre em casa. Lá tinha o vet a ajudar na escovadela q o meu gato não gostou muito.

Estive a ler e é mesmo aconselhado para controlar a seborreia do pêlo. talvez também resultasse na sua gata.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 12, 2006 2:56 pm

brokenwings Escreveu: ...ou se por andar a comer ração Kitten e ser adulta...
Boas.

A ração para gatinhos em crescimento tem muito mais gorduras que as para gatos adultos. O pêlo oleoso pode até nem ser disso mas que provoca acumulação de gorduras extras onde quer que seja, isso provoca!
Também tem muito mais cálcio o que pode comprometer o trato urinário a gatos adultos!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

sexta out 13, 2006 12:20 am

Leonilde e ja agora e se gatos novos comerem raçao de gatos adultos quais as desvantagens? É porque eu tendo adultas e um novito nao sei como fazer...nem sempre estou em casa e como deixo sempre comida a disposiçao nao sei que comida deixar... uma das minha gatas adultas recusa-se a comer a comida kitten por isso tenho deixado uma tacinha de cada. Sera que se o pequenote comer fara mal? O veterinário disse que poderia provocar diarreia...e agora vejo que afinal os adultos tb n deveriam comer a dos mais novos. Hmm.. qual a melhor opçao sabe-me dizer?
Obrigada :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 13, 2006 11:02 am

brokenwings Escreveu: Leonilde e ja agora e se gatos novos comerem raçao de gatos adultos quais as desvantagens?
A desvantagem é a falta de gorduras e nutrientes essenciais ao desenvolvimento do gatinho (cria), que não se encontram nas quantidades necessárias, na ração para adultos, para um desenvolvimento adequado e pretendido. Mas, fazer-lhe mal...depende se o gatito irá reagir mal, ou não? Há crias em que não lhes faz qualquer alteração gastrica! Quando haviam crias na colónia de rua, todos comiam da mesma ração e nunca lhes fez mal.

A solução em alimentar gatos de diferentes idades e necessidades, passa por os ter separados. Só mesmo assim se consegue controlar. Ou, então, se a cria for muito novinha e que ainda não tenha o poder de ir para locais altos, é colocar a ração dos adultos em locais mais altos e a da cria no local habitual. Contudo, nesta opção os gatos adultos ficam, na mesma, com o caminho livre para se alimentarem da ração errada para eles...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

sexta out 13, 2006 12:06 pm

mais uma x obrigada pela resposta, irei tentar fazer o melhor é que nesta proxima semana vai ser a loucura de desempacotar caixotes e tudo mais.. (mudanças)
Responder

Voltar para “Gatos”