Quase não mastiga... Ajudem-me!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ana_e_Kaiser
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 8:18 pm

quarta out 11, 2006 9:07 pm

Preciso de ajuda...
Eu ainda sou nova aqui por isso, desculpem qualquer coisinha.
Bom é o seguinte... o meu rasteirinho (fez 5 anos) tem a mania de engolir os alimentos em vez de os mastigar ... e outra coisa, engole-os a olhar para o ar, para nós por exemplo...
Enquanto nós comemos um pedacinho de carne, ele come 3 ou 4! Ele pode dar uma ou duas dentadas (depende do tamanho) e depois engole o resto...
Agente fica aflitos com isso, tenho medo que lhe faça mal, que se engasgue (nunca aconteceu, felizmente) e sufoque...
Eu costumo brigar com ele quando ele faz isso, mas ele não me liga nenhuma.. Costumo por-lhe o focinho para baixo e, já tive uma fase, que quase lhe mastigava a comida antes de lhe dar... tipo, cortava-lhe tudo muito pequenino, assim se ele fosse para engolir já não fazia tanto mal.. Depois tive outra fase em que só lhe dei coisas grandes, como pedaços de carne grandes, bifes inteiros e isso... para ver se ele aprendia a mastigar melhor.. mas voltou ao mesmo.
Ajudem-me... estamos a correr algum risco com ele a se portar desta maneira?
O que é que posso fazer?

desde já, obrigado... !
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quarta out 11, 2006 9:58 pm

Como costumo dar ração seca ao meu, nunca tive esse problema.
veroca
Membro
Registado: quarta ago 23, 2006 1:55 pm
Localização: 3 cães, 6 tartarugas, vérios peixes, o papagaio e o piriquito da avó que passam tempos comigo...

sexta out 13, 2006 12:08 pm

Boas! Eu tenho o mesmo problema com um dos meus cães, pois nada daquilo que se lhe dá é mastigado, mas sim engulido rapidamente (até o chamamos de aspirador), o que faço nas alturas em que lhe dou algo que não seja ração, é cortar em pedaços pequenos o que lhe estiver a dar para não haver o risco de engasgos.
Acho que é a melhor solução, pois ralhar com ele por isso... é possivel que ele nem venha a entender nunca o porquê. ;)
Thunderlady
Registado: sexta out 13, 2006 2:08 pm

sexta out 13, 2006 2:15 pm

Olá :)
Eu também sou nova neste forúm, aliás, registei-me para poder partilhar o problema da Ana_e_Keiser.
Tenho um Pootchizinho com quase 7 anos que faz sempre isso: aspira a comida.
Se for uma coisa que ele adore (por exemplo, iscas ou peixe) a comida desaparece em menos de um fechar de olhos, e quando os pedaços são grandes ele engasga-se.
A alimentação de base dele é ração seca, mas se sobrar um petisco ele não diz que não.
Com a ração não há esse problema e só se engasga se estiver eufórico com alguma coisa.

O que eu faço é estar atenta, se ele se engasgar valentemente estou lá para dar uma pancadinha nas costas e ver se a coisa melhora!
Responder

Voltar para “Cães”