Cao_da_Rua Escreveu:
Interessante este tópico.
Comigo aconteceu um caso estranho. A minha vizinha tinha uma cadela SRD que esterilizou. Contudo, o racionalismo ficou por aqui e a cadela anda solta apesar de ser muito dada a casa, mesmo assim cheguei a vê-la a deambular pelo meio da rua.
A cadela começou a entrar na minha propriedade, fui-me afeiçoando à cadela e dando algum alimento. A cadela já passava mais tempo na minha casa que na da dona "original".
Aquando da compra da Spaika essa cadela SRD simplesmente deixou de aparecer na minha casa, nos primeiros tempos vinha, via a Spaika baixava o rabo e ia-se embora, até que por fim nunca mais apareceu aqui. Ora, a Spaika chegou a minha casa com pouco menos de 2 meses...deixo assim uma pergunta O que será que aconteceu? Se fossem problemas de dominância a cadela SRD mais velha e "dona" do território não tentaria manter a sua posição? Porque é que simplesmente virou costas a um cachorrinho inofensivo e que nem deveria pensar em termos territoriais?
Para mim o ciúme entre os cães existe mesmo.
É simples. Um cão submisso por natureza, nunca ocupa "cargos altos" na hierarquia e sabe reconhecer quando é deterido a favor de outro. Isso acontece com os lobos, em que muitas vezes a "expulsão" é um abandono voluntário da alcateia.
Os lugares na hierarquia não passam apenas pela imposição de quem os toma, mas também do reconhecimento dos mesmos por parte dos outros elementos.
Por outro lado, a estrutura das alcateias/matilhas depende muito dos laços parentais (terem nascido e crescido juntos, etc.). Um animal que se junte a um novo grupo, estará sempre numa posição pouco estável durante muito tempo.
O que se passou com a cadela, foi simplesmente aperceber-se que já não era o alvo principal da atenção, mas sim outro elemento e sendo submissa, regressou ao local onde não se sentia "regeitada" como Beta.
Também não existia, a meu ver, uma ligação muito forte que lhe despoletasse o sentido de dependencia e consequentemente de se tentar impor.
Esses comportamentos sociais dos lobos e, consequentemente dos cães, são muito identicos aos provocados pelo ciume nos humanos. Os sentimentos não são os mesmos (o ciume é algo muito mais complexo e de origem psicológica), mas as reacções são em parte semelhantes.