Como agir em presença de alguém que abusa de animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta fev 27, 2003 2:24 am

não sei se algum de vocês tem algum conhecimento acerca dos procedimentos da policia, ou sobre algum procedimento que nós possamos fazer... gostava que nos ajudassem..obrigado..
eu já tive duas posições diferentes, da mesma instituição, ainda que em locais diferentes por causa de maus tratos a animais.
apresentei queixa ao ministério público por causa de um gato que estava preso a um latão e que mal era alimentado. neste caso, o mp mandou a polícia averiguar e mais tarde, a dona foi obrigada a soltar o gato. mais tarde, fiz queixa ao mp por causa das péssimas condições em que um vizinho tem o cão. a resposta foi que o assunto não era da sua competência e que a situação não constituía crime.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta fev 27, 2003 2:29 am

Pedra,

No 1º caso, tratava-se de um vizinho da minha mãe, que passava a vida a maltratar um dos canitos dele, porque é caçador e aquele não servia... eu estava farta de ouvir contar histórias, mas ninguém dizia nada porque o tipo era tido por bruto! Até que um dia ao sair de casa da minha mãe vi-o dar um pontapé que partiu uma das pernas traseiras do canito. Saí do carro numa fúria, ferrei-lhe uma tremenda descompostura (sempre com o cuidado de não usar palavras de calão, antes pelo contrário). Há uma vet mesmo ao fundo da rua, disse-lhe que ou ele ia imediatamente lá ou, enfim, eu até tenho seguro contra todos os riscos com responsabilidade civil ilimitada e até podia haver um acidente porque eu estava tão nervosa....
Afinal o "bruto" da rua tomou cuidadosamente o canito na mão e levou-o à vet. Após isso, soube pela minha mãe que o cão tinha sido bem tratado. Apesar de continuar a ser meio alimentado pelos vizinhos, nunca mais lhe bateu. Igualmente, também nunca mais cumprimentou a minha mãe... que pena! :o

A 2ª foi mais feia pelo lado verbal, mas de mais fácil resolução por outro. Foi com uma armadilha, das que são terminantemente proibidas por lei. O cão ficou preso, e o individuo queria recuperar a armadilha e desatou aos pontapés ao cão, acho que o iria matar. Aí, vali-me do facto de estar acompanhada pelos meus dois cães.
O cão não era do individuo. Assim, acabou tudo na esquadra. E a polícia pode actuar por causa da armadilha, o dono do cão obrigou-o a pagar e o resto já não sei.

Shatzy,

Com os ciganos é muito mais complicado. Aí acho que mesmo que houvessem boas leis nem a polícia faria nada, porque têm medo deles.
Porque eles são capazes de seguir a pessoa (ou polícia) até casa e vingarem-se na respectiva família.... infelizmente, aí não sei que se possa fazer.
:cry:
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta fev 27, 2003 8:38 am

Em relação a ajudar cães em situações complicadas ( tais como, no meio da estrada, etc.), já o fiz e faço-o por instinto: Não olho a meios para ajudar os animais, pois não suporto vê-los sofrer e pensar que estão aterrorizados com algo.

Maus tratos a cães, nunca vi, mas a única coisa que posso dizer é que quando for confrontada com esta situação, o mais provável é fazer como habitualmente: não olhar a meios para salvar o animal ;)

Será correcta a minha postura, não será.

Não sei ao certo. A única coisa que sei é que, independentemente do que as pessoas possam dizer, sempre farei tudo o que estiver ao meu alcançe para salvar os animais que puder, e para lhes proporcionar uma excelente qualidade de vida. ;) :D
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta fev 27, 2003 8:56 am

Uma vez tentei ir falar pacatamente com um rapaz que morava no meu prédio e que cada vez que levava o cão à rua, batia no cão só porque sim ..... Como a minha conversa calma nao resultou e o rapaz até era novinho, tive uma conversinha com os pais dele, muito calma....o pai ficou danado com ele e mesmo à minha frente, agradeceu-me e deu-lhe tamanho par de estalos que até me fez impressão...mas realmente o rapaz passou a passear o cão com muito mais calma, talvez tenha percebido a cobardia de bater em alguém mais fraco... Confesso que tive medo que tivesse o efeito contrário e ele ficasse com mais raiva ao canito, mas tal não aconteceu..agora claro que isto não resulta com todos :( até porque nem todos os que o fazem são adolescentes inconscientes...realmente é uma boa pergunta..que fazer??

Catarina
:? :|
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 27, 2003 9:27 am

Olá Vasco

É curioso este tema qdo ainda há dias andava sem saber o que fazer a uma cadela que estava a ser molestada sexulamente pelo homem que vivia com ela.

Eu tenho uma opinião que é "qdo a lei não funciona funciona a lógica" . O gransde problema aqui é nossa FALTA de união e é cada um por si. Sempre quis pertencer a um grupo (tipo milicia) bem organizado e MUITO unido para fazer frente a uma série de maus tratos que a Policia e nem as Instituições ajudam a resolver.
Como por enquanto eu ainda não consegui realizar esta tarefa fico-me por ir tentando salvar os que encontro. Mas eu sinto que Deus até gosta de mim pois ando nisto há 7 anos e nunca presenciei, isto é vi com os meus olhos, nenhum animal ser vitima de maus tratos. O que me chega ás mãos já é o resultado final e nunca posso fazer nada a não ser melhorar a condição de vida do animal mas muito sinceramente se visse alguém a dar um pontapé ou a praticar qq tipo de crueladade eu acho que partia para a ignorãncia.
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta fev 27, 2003 9:30 am

Vou-vos contar uma estória que aconteceu com os amigos dos meus pais.
Este casal tinham um gato e moram num 3º andar. O gato estava na brincadeira com o dono na varanda. Era habitual estar na varanda, mas a brincadeira estava animada e este num salto maior falhou o alvo e caiu da varanda e foi parar ao quintal do R/C.
A Senhora do R/C que odeia animais proibiu (isso mesmo ! PROIBIU), o Dono do gato a ir busca-lo. Agora imaginem isto a acontecer com um vosso animal.
O amigo dos meus pais chamou os bombeiros em acto de desepero, pois o gato estava a agonizar no quintal da besta.
E a acção que decorreu foi esta: Os bombeiros não fizeram “invasão de propriedade”, chamaram a policia que entrou no quintal à força e ao mesmo tempo chamou uma organização de protecção de animais (lamento mas não me lembro qual), que no acto apresentou queixa crime contra a senhora.
Isto tudo para dizer que contrariamente ao que se diz as autoridades competentes às vezes (e reforço às vezes), faz qq coizinha.
Também tenho uma vizinha que o cão foi roubado na Costa da Caparica, colocou anúncios em todo o lado e foi à Policia que foram excepcionais.
Quando recebeu uma chamada de uma pessoa que disse ter encontrado o cão, fizeram questão de acompanha-la para verificar se não havia qq abuso para com o animal e mesmo para com a Senhora.
Há que confiar e participar a quem de direito. Só conheço estes dois casos e em ambos houve um feed-back positivo das autoridades competentes. Tenho fé que seja sempre assim, ou pelo menos espero que seja.

Cpts
beta
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta fev 27, 2003 9:35 am

Estive a ler as regras de conduta do RSPCA, que podem ser obtidas atraves deste link:

http://www.rspca.org.uk/servlet/Content ... 4103655811

Estas regras de conduta dirigem-se aos organismos locais (escolas, policia, inspectores, assistentes sociais, etc), cujas tarefas podem incluir lidar com casos de crueldade contra os animais e educar as pessoas/criancas em relacao ao que e considerado "a responsable ownership".

Da leitura das regras resalto o seguinte: Estas regras ainda nao se podem aplicar a realidade portuguesa, porque:
- a nossa legislacao nao preve as penalidades que a legislacao inglesa preve para casos de crueldade contra os animais.
- Nao temos em Portugal os mesmos servicos de inspeccao que existem na Inglaterra.

Ha um detalhe que me ficou marcado da leitura das regras: ressalta-se que para prevenir casos de crueldade contra os animais e para promover a responsabilizacao do dono do animal e necessario EDUCAR.

Dao-se dicas para a coordenacao de campanhas de sensibilizacao e para a sensibilizacao nas escolas. Com isto temos todos muito a aprender. Nao nos vale de nada ficar aqui no forum a dizer que esta tudo mal e a receber mal os membros novatos que nao pensam como nos. E possivel agir para tentar modificar a situacao dos animais em Portugal. Como ja o disse antes, nem todos temos a disponibilidade (ou o estomago) para nos tornarmos voluntarios em canis, mas podemos fazer muito para ajudar, cada um dentro das suas possibilidades e habilitacoes. Ponham essas cabecas a pensar!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 27, 2003 9:45 am

Anja Azul,

existem algumas leis que protegem os animais.

Acontece é que vivemos numa sociedade que está pouco sensabilizada para esta questão.
Daí que muitas vezes depende da sensabilidade do MP fazer actuar a lei.
Pe, agora que toda a gente está sensabilizada para a pedófilia custa a conceber que há 30 anos atrás pura e simplesmente não se concebia abusos sexuais quando as vítimas eram do sexo masculino.
As pessoas encolhiam os ombros e descartavam o assunto como de somenos importância.
Não é tanto, parece-me, uma questão de lei, como de vontade de a aplicar.

Infelizmente ainda há um grande atraso nas mentalidades.
Eu, geralmente, mando as pessoas para o MP na esperança de que sendo mais novos e mais cultivados tenham mais sensabilidade que a polícia, mas nem sempre é assim.

A atitude das pessoas reflete os meios donde vêm.
Criados no meio da violência gratuita (com pessoas e animais) tendem a reproduzir os comportamentos ou a achá-los naturais !

É o caso da violência doméstica, dos maus tratos a animais, etc, etc.

De certa forma começo a compreender a falta de paciência do 'núcleo duro' deste fórum para com a mentalidade irresponsável dos maçaricos que aqui aparecem.

É a mesma mentalidade subdesenvolvida que leva a pessoas a acharem natural que uma cadela se reproduza sem atender às consequências, que leva as pessoas a pedirem cães de raça, a acharem que despesas com criadores, treinadores, veternários, rações, etc. são 'tolices' de 'gente com mania que são finaços'.

Há cinquenta anos pensava-se e dizia-se o mesmo das crianças ("vão-se criando").Ir ao pediatra era coisa de 'gente com mania...' e, mesmo ao médico de clínica geral, só se estivesse muito mal.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 27, 2003 9:53 am

um dos diversos casos que temos em mãos é de uns ciganos que nós temos quase a certeza que comem cães, partem pernas, cortam rabos (dos cães mais adultos..) e por ai fora...
Bem, podem sempre entrar pelas casas dos ciganos a dentro e protestar! Conversar com eles ou mesmo dar-lhes porrada se eles refilarem muito!

Agora a sério.....aqui está um exemplo de que nem sempre se pode agir impulsivamente! É mais que certo que o 'heroi' que entrar lá lhe acontece o mesmo que aos cães!
Denunciar às autoridades também acho que não surte grande efeito! Se a policia não vai lá por causa de pessoas, não acredito que lá vá por causa de cães...infelizmente!
Hoje em dia, a única coisa que parece mover as pessoas e as autoridades é o que passa nos telejornais ( em particular na SIC ou na TVI)....por isso, se as coisas são mesmo como estão a dizer, o melhor é denunciá-las a uma destas estações de televisão ( cheirando-lhes a sangue e a imagens de terror, eles vão concerteza querer ir lá!!).

Abraços
Paulo C.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quinta fev 27, 2003 10:32 am

[quote=VascoV]
Desde que não nos limitemos a passar o problema para outros ( sejam associações ou vets)
[/quote]

Bom Dia!

Eu procuro falar com todos, mesmo sem ser no acto de agressao, quando observo que as condições de trato "dono-cão" não são as melhores.

E porque felizmente sou uma pessoa extremamente calma, e porque acho que se somos animais racionais devemos usar os neuronios para resolver problemas e encontrar soluções:

Primeiro tiro o "retrato" e depois jogo com a lógica e com o dialogo......asseguro-lhes que dá optimos resultados.

Mesmo quando a intenção é ofenderem-me recuam n vezes, porque a minha passividade é bastante notória o que me dá armas e razão perantes os agressores.........se calhar tive muita sorte.

Bye
Athila
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 5:18 pm

quinta fev 27, 2003 11:14 am

[quote=aisd]
Anja Azul,

Acontece é que vivemos numa sociedade que está pouco sensabilizada para esta questão.
(...) , parece-me, uma questão de lei, como de vontade de a aplicar.
[/quote]

Parece-me que para se conseguir a intervenção quer da policia quer do MP é preciso ter-se sorte na pessoa a quem se apresenta queixa.
Mas é uma questão muito pertinente. Sinceramente, não sei como reagiria se estivesse frente a frente com uma uma situação dessas...

Não me levem a mal, mas a vontade talvez fosse de espancar a pessoa...
Pagar na mesma moeda.

Pedro C.
Athila
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 5:18 pm

quinta fev 27, 2003 11:15 am

[quote=aisd]
Anja Azul,

(...) , parece-me, uma questão de lei, como de vontade de a aplicar.
[/quote]

Parece-me que para se conseguir a intervenção quer da policia quer do MP é preciso ter-se sorte na pessoa a quem se apresenta queixa.
Mas é uma questão muito pertinente. Sinceramente, não sei como reagiria se estivesse frente a frente com uma uma situação dessas...

Não me levem a mal, mas a vontade talvez fosse de espancar a pessoa...
Pagar na mesma moeda.

Pedro C.
Lycia
Membro
Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

quinta fev 27, 2003 11:56 am

Pois eu venho aqui contar a história de uma cadelinha, história essa da qual só tive conhecimento no domingo passado (senão eu própria já teria feito alguma coisa).
Moro num prédio novo, erguido num sitio próximo de um local onde anteriormente havia um bairro de "barracas" que foi deitado abaixo, e onde algumas das pessoas desse bairro passaram a habitar um prédio cedido pela câmara no mesmo sitio. Está claro (para mim não está claro), que muitas das pessoas dessas "barracas" abandonaram os seus animais. Esse prédio de habitação social fica então nos tais terrenos atrás da minha casa, e frequentemente vou passear o meu Lost para os tais terrenos (é tipo quinta). Por isso vou conhecendo a vizinhança. Há tb um senhor no meu prédio que adora animais, tem um cão velhote e tb o costuma passear nessa zona, e ele e uma senhora do tal prédio andavam a alimentar, e dar miminhos a uma cadela abandonada por alguém das tais "barracas". A cadelinha recusava-se a sair dali, sempre esteve habituada ao sitio, tinha um espacinho para ela num cantinho dentro do prédio, tinha comidinha, era tratada (pulgas, feridinhas, etc), e era supostamente feliz. Até que se soube de uns rapazes do dito prédio que embirraram com a cadela. Batiam-lhe davam-lhe pontapés, ameaçavam matá-la e ameaçavam a tal senhora que a protegia. A senhora coitada tem medo deles, pois até com pistolas de ar eles andam a partir tudo. Tentou por várias vezes chamar a policia... mas nada. Os tais rapazes retiraram a caixinha e as coisas do sitio onde a cadelinha dormia, para poderem ir para lá drogar-se. E faziam mal à cadelinha, assim sem mais. E foi no domingo passado que eu tive pela primeira vez conhecimento da situação , quando o meu vizinho me contou que lhe tinham dado um pontapé tão grande que ela caiu por uma encosta abaixo e ficou a coxear duma patinha. Comecei logo a magicar uma forma de ir lá buscar a cadela, fiquei logo aflita e comecei a rondar a zona, mais proximo do prédio, com o meu cão, a ver se a via, mas encontrei a tal senhora que me disse que a cadela tinha desaparecido e que estava aflita porque não a via há uns dias e tinha medo que os ditos rapazes lhe tivessem feito mal, desta vez definitivamente.(isto foi na terça feira passada). Como é dificil apanhar os meus vizinhos, chegam tarde a casa, ontem de manhã tentei pedir o contacto, e consegui. Fiquei a saber, que perante isto, os meus vizinhos levaram a cadela para casa , que a iam levar ao vet para se tratar, e que até já ponderam a hipotese de adoptar, caso contrário vai para um sitio seguro, penso que seja a casa de amigos deles, fora de lisboa. Fiquei feliz, porque realmente os maus tratos a que a bichinha estava sujeita, eram demais. Ontem consegui finalmente falar pessoalmente com o meu vizinho, ele ia passear a cadelinha (que recusa a trela) para um sitio longe, porque ela tem sempre tendencia a fugir para o sitio onde sempre viveu. Vi-a, tinha ido ao vet, irá ser esterilizada (a dita senhora dava a injecção para o cio, mas eu já avisei que é melhor esterilizar, por causa dos problemas que essas injecções podem causar) e é meiguinha... tão meiguinha... tão linda...Final Feliz!
O meu vizinho contou-me que a última que os rapazes fizeram foi tentar entalá-la no elevador a ver se a matavam.
Hoje de manhã encontrei a tal senhora, qua ainda andava desesperada à procura da cadela, e quando lhe contei que a cadelinha tinha sido recolhida, a senhora desatou-me num pranto de felicidade, que me deu a volta ao coração. Agarrou-se a mim a chorar. Disse-me que tinha corrido tudo à procura, inclusive caixotes do lixo da zona, e que não dormia só de pensar na cadelinha.
Mais coisas não sei, porque isto é tudo muito recente, mas ainda vou tentar saber porque é que, mediante uma situação destas, com testemunhas várias, a polícia nunca quis saber nada.
Lycia
shatzy
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Contacto:

quinta fev 27, 2003 12:26 pm

lycia...

até fiquei mal disposta... coitada da cadela, devia tar mesmo confusa... sem casa,sem pseudo-donos, a ser mal tratada...
Quanto á pergunta que eu fiz no meu ultimo comentario neste topico, agradeço as respostas, mas ninguém sabe de mais hiposteses? obrigado..
shatzy
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Contacto:

quinta fev 27, 2003 12:26 pm

lycia...

até fiquei mal disposta... coitada da cadela, devia tar mesmo confusa... sem casa,sem pseudo-donos, a ser mal tratada...
Quanto á pergunta que eu fiz no meu ultimo comentario neste topico, agradeço as respostas, mas ninguém sabe de mais hiposteses? obrigado..
Responder

Voltar para “Cães”