colocar novo aquário em casa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sábado out 14, 2006 6:48 pm

bolhinhas, a maioria das tuas perguntas deviam ser feitas ao lojista no acto da compra.
Se o lojista for bom em aquariofilia vai saber responder as tuas questões.
Silly_Bublle Escreveu: ...
Ferveste o areão?
Já colocaste o tronco de molho para deixar de tingir a água e já o ferveste?
...
vanessards, eu tenho uma anúbia anã enterrada no areão e desenvolveu muito bem, está cheia de rebentos novos.
Já a Anúbias Afzelii, não pode ter as raizes complectamente enterradas.
Fiz a citação porque as tuas respostas estão pouco claras.

O areão não é para frever.
O tronco pode ser fervido e deve ser colocado de molho antes de entrar no aquário (na minha opinião os troncos não tevem ser fervidos, mas a maioria dos aquariofilista considerá que tevem ser fervidos).
A anubia não é para ficar enterada. As folhas e o rizoma ficam fora do areão e apenas as raizes ficam enterradas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
bolhinhas
Membro Júnior
Registado: domingo out 08, 2006 6:14 pm

sábado out 14, 2006 7:04 pm

a anúbia ana coloquei uma enterrada e outra metida no tronco, a outra enterrei mas não muito.Depois as elodeas enterrei os pés .
O meu tronco flutua tive que o prender com uma rocha. É normal???
bolhinhas
Membro Júnior

sábado out 14, 2006 7:37 pm

Peço desculpa se ás vezes não explico tudo mas eu não sou experiente é normal que não saiba tudo por isso é que pergunto.E se não pergunto tudo na loja é para não ir para aloja com a sensação que não sei nada e me podem enganar que esta não percebe nad disto. De qualquer maneira obrigado pelo esclarecimento.
bolhinhas
Membro Júnior

sábado out 14, 2006 7:37 pm

Peço desculpa se ás vezes não explico tudo mas eu não sou experiente é normal que não saiba tudo por isso é que pergunto.E se não pergunto tudo na loja é para não ir para aloja com a sensação que não sei nada e me podem enganar que esta não percebe nad disto. De qualquer maneira obrigado pelo esclarecimento.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado out 14, 2006 7:48 pm

O tronco pode ser fervido e deve ser colocado de molho antes de entrar no aquário (na minha opinião os troncos não tevem ser fervidos, mas a maioria dos aquariofilista considerá que tevem ser fervidos).
A anubia não é para ficar enterada. As folhas e o rizoma ficam fora do areão e apenas as raizes ficam enterradas.
Dizem que não se ferve o areão, mas eu fervi o meu.
Há quem ferva e há quem não ferva, tudo depende do tipo de areão.

Convém que os troncos sejam fervidos para eliminar qualquer bacteria/fungo.

Quanto ás anúbias, quando disse enterrada, estava a referir-me ás raizes. Não tenho quaisquer problemas com a planta e está-se a desenvolver tão bem quanto a que tenho no tronco.

Bolinhas:
O meu tronco flutua tive que o prender com uma rocha. É normal???
É normal flutuar.

Ao não ter referido que todas as perguntas que fiz, se referiam ao que se deve fazer antes de introduzir os materiais no aquário, porque parto do principio que a Bolinhas tenha feito alguma pesquisa pela net ou mesmo aqui no forum, ou em outros, antes de partir para a execução do projecto.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sábado out 14, 2006 8:10 pm

depende de onde vem o areão...mas o melhor sempre é lavar bem e por via das duvidas ferver
O tronco pode ser fervido e deve ser colocado de molho antes de entrar no aquário (na minha opinião os troncos não tevem ser fervidos,
e porque não devem?!explica la bem isto....

a maior parte dos aquariofilistas que conheço tem uma regra que é tudo que entra no aqua é fervido (tudo o que possa ser fervido claro)!
Vamos fazer amigos entre os animais.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda out 16, 2006 7:30 am

Ao ferver vão matar todo o que significa que vão ficar com um alto teor de material morto. Esse material após poucas semanas causa um boom de bacterias e um boom químico na água que frequentemente mata grande parte dos peixes.

A informação que dou aqui é a que dou na loja.
Se querem ferver é convosco, mas a minha recomendação fica dada.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
paulop
Membro Veterano

segunda out 16, 2006 6:17 pm

e se virmos a coisa por outro lado...muitas vezes as lojas dizem que os troncos ja vem tratados e não vem...e mete-los dentro do aquario assim vai causar também um boom de bactérias?!e o material morto das fervuras com as consecutivas tpa's é eliminado....
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda out 16, 2006 7:12 pm

Quando me iniciei na aquariofilia, aconteceu isso.
Comprei uns troncos que supostamente já estavam tratados, coloquei no aquário, criou um fungo tipo algodão que passou para os peixes, que acabaram por morrer e só depois reparei que tinha restos de resina.:?
bolhinhas
Membro Júnior

terça out 17, 2006 8:19 am

pois é. isto é muito complicado.
Só espro que as minhas plantas sobrevivam estas 3 semanas para depois colocar os peixinhos.É que já tenho dúvidas que vou conseguir
Acham que devo colocar algum fertilizante para plantas??
É que na loja onde comprei não aconselharam pq tenho poucas plantas e não era ainda necessário.
paulop
Membro Veterano

terça out 17, 2006 6:13 pm

o que usas como substrsto?!isso da fertilização é complicado não é so por para la,podes correr o risco de fazer crescer algas descontroladamente....

poi isso dos troncos nas lojas é muito bonito na teria na pratica as vezes é outra coisa!por isso que eu tratei o tronco que tinha no meu e isso não me trouxe problemas...
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

terça out 17, 2006 10:45 pm

bolhinhas
Vou te passar a minha experiência com troncos, eu já montei uns 4 aquários com eles :( :

1º Escovar os troncos muito bem com uma escova de cerdas duras
2º remover com uma faca ou uma goiva ( não sei como se chama isto em Portugal ) toda a parte podre ou "mole"
3º Deixar de molho em água fria com um bocado de sal grosso, trocando a água a cada 2 dias por uns 20 dias
4º Deixar o tronco de molho em água com Hipoclorito de sódio ( ou cloro) por uns 5 dias
5º Deixar secar ao tempo
6º Voltar a deixar de molho em água com sal grosso (trocando a água) até que haja uma redução significativa na coloração da água.
7º Lavar em água corrente

Isto é o que eu fiz nos troncos que tratei até agora e não tive problemas.
Este processo por experiência própria chega a levar até uns 45 dias
bolhinhas
Membro Júnior

quarta out 18, 2006 5:34 pm

mas isso tb se faz naqueles que compramos nas lojas de aquariofilia??
Não deveriam vir já tratados.
O meu eu só lavei com água a ferver várias vezes e agora está no aqua desde sábado mas parece que está a ficar em algumas partes ligeiramente esbranquiçado.Devo retirá-lo.
E se fôr para retirar tenho que mudar a água do aqua ou não???
Preciso de ajuda
paulop
Membro Veterano

quarta out 18, 2006 7:12 pm

pelo sim pelo não eu axo melhor fazer mesmo no das lojas pelo que ja disse em cima!
o que o teu tronco tem parece uma goma branca?!?!eu tirava-o,fervia-o mesmo não o lavava so em agua a ferver e efregava-o muito bem...
bolhinhas
Membro Júnior

quinta out 19, 2006 9:12 am

Depois de tirar o tronco é preciso mudar a água do aquário ???
Ou basta fazer uma mudança parcial.
Responder

Voltar para “Peixes”