Lolita e os olhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta fev 27, 2003 10:01 am

Bom dia,
o olho esquerdo da Lolita está óptimo desde 3ª fª.
O olho direito da Lolita comiçou ontem a ficar enevoado e com a pupila dilatada... :( :o
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 27, 2003 10:50 am

Tens de arranjar um radar como o dos morcegos para a tua gata já que parece que ela está mesmo decidida a albarroar todos os obstáculos...
Já foste ao vet? As melhoras rápidas, espero que não seja nada.
vcruz
Membro Veterano

quinta fev 27, 2003 10:52 am

mas é que ela vê perfeitamente, pelo menos assim parece, pois não esbarra em nada e continua com a mesma precisão a dar saltos.
já tentei falar com a vet. mas só vai estar ao final do dia... :(
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta fev 28, 2003 8:15 am

Novidades da Lolita?
vcruz
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 8:56 am

Bom Terry, acabei por telefonar para a vet. e ela disse para fazer a mesma medicação no olhinho direito.
Da outra vez, o olho parecia que estava a sair da cabeça e todo branco, este, nunca esteve tão "enevoado", só que ao contrário do que me parecia, também tem um derrame - acho que é um derrame.
Na parte central do olho, está agora a "subir" uma mancha acastanhada, parece ferrugem.
Não estou tão em pânico agora, porque tem melhor aspecto do que o outro teve e porque tenho a sensação de que ela vê bem na mesma (até vê um ratinho minúsculo, todo despelado no chão do quarto às escuras e consegue brincar com ele em cima da cama e de mim, bem entendido...)
:lol:
O que me "contrai" um bocadinho é a vet. dizer que também não sabe muito bem o que é, pode ser a pancada ter também provocado derrame neste olho, mas, não sei...
Já tiveste ou alguém teve bichanosos com problemas na vista? Que exames é que lhes fizeram?
Obrigada,
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta fev 28, 2003 9:31 am

Perante a indecisão da tua vet eu iria ouvir uma 2ª opinião a outro veterinário. Afinal trata-se de olhos! :o

Caneco
terry
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 2:02 pm

Concordo com o Caneco. Uma segunda opinião vinha mesmo a calhar!
As melhoras e espero que não seja nada de grave! :?
vcruz
Membro Veterano

segunda mar 03, 2003 8:59 am

A Lolita está internada em estado grave com intoxiação/envenemaneto por causa da toma continuada de Brufen.
Acabei por não ir a nenhuma das clínicas que sugeriste Caneco, porque sem carro, era-me muito difícil, muito obrigada na mesma.
Está num sítio onde só não se salvará se fôr de todo em todo impossível.
Façam força para que ela se salve, porque ela merece.
Muito obrigada,
terry
Membro Veterano

quarta mar 05, 2003 9:20 am

Uma força pela Lolita! :( :( :(
Novidades?
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta mar 05, 2003 9:56 am

Espero que a gatinha supere esta crise e que fique boa rápidamente mas por curiosidade e porque penso que estas informações podem ser importantes o Brufene foi receitado pelo veterinário? Em relação a alguns medicamentos humanos como por exemplo o Benurom os gatos são alergicos a um dos componentes e se o tomarem podem morrer. Em relação ao Brufene nunca ouvi falar mas também nunca o vi receitado a nenhum gato.
Um abraço
Fátima
vcruz
Membro Veterano

quarta mar 05, 2003 2:11 pm

Amigos, muito obrigada pelos vossos cuidados, hoje estou em condições de dizer que penso que a Lolita se vai salvar.
Atenção que o "testamento" é longo : a Lolita andava a tomar uns pingos para os olhinhos e o Brufen também para os olhinhos e para as maminhas, que como se lembram, estavam enquistadas.
Foi a veterinária dela que prescreveu uma colher de chá de manhã e outra à noite. Deu-me uma seringa, mas como não correu bem, começámos a misturar o xarope na comida após autorização da vet.
Tomou 13 vezes, de Sábado de manhã a 6ª de manhã e tivemos o cuidado de ver se tinha vómitos, pois a vet. disse que poderia fazer-lhe mal ao estomâgo. Esteve sempre bem disposta, à excepçao de 6ª fª, que começou a ficar agressiva, estava amuada e até quis morder a srª que nos faz a limpeza (elas adoram-se).
Entretanto, já tinha decidido levá-la a outra vet (desculpa Caneco, não fui onde sugeriste, porque sem carro, era-me muito difícil), porque não gostei que a anterior vet me tivesse dito que não sabia o que seria, mas para pôr os mesmos pingos. Já anteriormente me tinha dito, quando falámos na esterilização, de que não era necessário fazerem-se análises prévias visto que não era uma intervenção de risco.
Expliquei a situação no Hospital onde fui, retiraram logo o Brufen e os pingos e deram 2 injecções à Lolita.
Amigos, nem na televisão vi animais raivosos como a Lolita e não estou a exagerar :cry: :cry: :cry: Não miava - gritava, esperneava, arranhava, queria morder, urinou-se e tiveram de ser 3 pessoas a segurá-la para lhe dar a injecção. Em casa continuou amuada e recebemos a visita de uma prima minha do marido e da filha; estava sempre encolhida e farta-se de soprar e bufar à menina.
No Sábado, voltou a apanhar 2 injecções e a gritaria foi a mesma : a Drª Rita Fonseca disse que era provável que tivesse um problema hepático.
Disse-lhe que estava murcha, agressiva e não brincava e recomendou-me para lhe dar um pouco de uma latinha Iam's dieta para ver se comia, que visse se ela brincava, porque também poderia estar amuada com as visitas e de não ser o centro da atenção. A assistente ficou com uma mão a sangrar na luta da injecção... :cry: :cry:
Passou o Sábado sempre encolhida, a bufar às pessoas, até ao meu pai, que se amam (nunca me bufou), comeu quase tudo e às 20h começou a vomitar o que tinha e o que não tinha. Duas horas + tarde, voltou a vomitar coisas pegajosas ficou com o focinhinho sujo e não teve forças para se limpar :cry:
Levei-a de imediato ao Hospital e a Drº Rita Fonseca disse que estava com uma intoxicação muito grave por causa do Brufen e que a estavam a medicar desde 6ª fª.
Disse que não tinha querido dizer antes, pois não gostam de comentar decisões de colegas, mas que me devia uma explicação. Ficou lá e disse-me que não sabia se ía ficar boa, penso que devem calcular como fiquei.
No Domingo, estava a soro e com o funil à volta da cabeça. Miou quando me viu e deu-me muitos beijinhos. A Drª já lhe tinha feito análises e disse que o fígado não estava muito mal, mas que tinha a ureia muito elevada, uma pancreatite, anemia daí resultante e infecção sanguínea. Teria de ficar pelo menos 72 horas sem comer nem beber, só a soro e depois repetir-se-iam as análises. Tiveram de lhe dar um calmante para lhe colocarem o soro e tirar sangue, pois estava super agressiva e nem conseguiam picar no sítio certo.
Na 2ª fª, já a pude ter ao colo, mas ainda gritava quando se mexia nela - a Drª disse que ela estava com um óptimo analgésico, mas que era provável que ainda tivesse dores. Esteve no meu colo, muito murchinha, deu-me uns quantos beijinhos, rosnou, gritou quando voltou para a caixinha.
Ontem fui vê-la de manhã e nem parecia a mesma : estava de pé na caixinha, não chorou quando se pegou (já não devia ter dores), ficou ao meu colo, mas sentada (percebem, não é?) a olhar para o ar, a ver tudo, o tecto, as paredes, a janela... Não me ligou quase nada, queria era ver tudo. A Drª não estava (tinha-me avisado, estava outra), mas a assistente disse que ela já estava mais calma.
De notar que ela no Hospital nunca vomitou.
Hoje já liguei, falei mesmo com a médica dela, que me disse que ela está muito mais calma, muito meiguinha (a minha gatinha é um potinho de mel) e que vai repetir as análises esta tarde. Se calhar já vai poder beber água e que à noite quando eu lá fôr, já terá mais coisas para me dizer.
Estou feliz, acho que a Lolita vai ficar bem :lol:
A Drª disse que ela poderia ter de fazer dieta, caso os rins tenham ficado afectados, mas quero lá saber, com disciplina e calma, tudo se resolve.
Gostava de dizer só mais 3 coisas :
- questionem de imediato o/a vet. dos vossos bichanecos se algum dia vos receitarem Brufen (disseram-me que era de todo inapropriado para os gatos, ao que sei, nem é comercializado em Espanha, sei de uma criança que tem uma úlcera no estomâgo por causa do uso continuado)
- gostava imenso de vos agradecer o vosso interesse e carinho, muito muito, muito obrigada
- se alguém quiser saber qual o nome onde ía anteriormente com a Lolita perguntem-me por pm, é na Margem Sul, mas quero dizer onde a Lolita está ser assistida. Não é de todo em todo publicidade, mas decidi ir lá, porque as pessoas que me atenderam pelo telefone foram super carinhosas e pensei que seria um bom sítio para me tirar dúvidas e ajudar. Nunca imaginei o quanto!...
A Lolita está internada no Hospital Veterinário dos Foros da Amora rodeada de uma equipa médica e de assistentes super competentes e carinhosos.
Noto que a minha gatinha é mimada na minha ausência, porque agora, que está mais calma, percebo que não está estranha às pessoas.
Também eu fui muito mimada por toda a gente, quando andava lá a chorar como uma Madalena e acho muito importante que as pessoas saibam que existe gente profissional e amiga pronta a ajudar.
Atenção!, isto não é publicidade, muito menos estou a retirar competência e humanidade aos médicos que assistem os vossos amigos!
Mas penso que é um acto de justiça que toda aquela gente merece.
Mais uma vez muito obrigada e eu vou dando notícias,
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta mar 05, 2003 4:23 pm

Ainda bem que a Lolita vai ficar bem...
Quando te respondi a brincar ao tópico nunca pensei que as coisas evoluíssem para esta situação, realmente há vets e vets. Assim fiquei alerta para isso do Brufen de que não tinha a mais pequena ideia, obrigada pelo testamento é importante saber estas coisas para evitar que aconteca o mesmo aos nossos bichinhos no futuro.
Quanto à vet que cometeu esse erro acho que era importante alguém alertá-la para isso. Pensa que se calhar outros gatos poderão estar em perigo no futuro por ela não ter sido alertada para as contraindicações desse medicamento. Mas também percebo que não queiras vê-la nunca mais. Não sei, acho que devias pedir a alguém para falar com ela a explicar o que se passou ou escrever uma carta... É a única forma de informá-la para não repetir o erro. Consegue-se avisar amigos e conhecidos a evitar a vet mas vai haver sempre gente a lá ir.
Estas coisas são muito complicadas. Toda a força para ti para a Lolita, espero que a Lolita fique com o mínimo de sequelas possíveis.
As melhoras!
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta mar 05, 2003 5:48 pm

Logo que possa dê-nos noticias da Lolita.
Também acho que a vet deveria ser chamada à razão!
Que tal depois de tudo resolvido ir lá dizer-lhe aquilo que ela como médica deveria saber e além disso muito gentilmente ;) dar-lhe uma cópia da fatura da clinica? É só uma ideia ;)
Um abraço
Fátima
terry
Membro Veterano

quinta mar 06, 2003 8:07 am

VCruz, as melhoras da Lolita!
Quando a fores vizitar faz-lhe uma grande festinha da minha parte! ;)
E em relação aos olhitos?

Acho que a ideia da Fabriro é excelente! :lol:
A vet deveria ficar a saber que ao receitar um medicamento (que pelos vistos não deve ser tomado por gatos) para tratar um problema que ela não sabia muito bem o que era, pôs em perigo a vida da gatinha! :evil:

Força Lolita!
vcruz
Membro Veterano

quinta mar 06, 2003 8:54 am

Bom dia a todos,
a Lolita repetiu as análises e revelaram grandes melhoras.
Os rins já não correm perigo e pese embpra os valores da ureia ainda estejam elevados, baixaram imenso.
Oa valores do pancreas são ainda os piores, mas também melhoraram. Não repetiu o hemograma, porque a rapariguinha não deixou tirar sangue para tanto, mas dado o comportamento dela, está realmente melhor e como aquelas análises eram as que a Drª tinha mais urgência, foram aquelas que se fizeram.
A Lolita está o máximo : não me ligou nenhuma, só queria era a doutorinha dela, ai que ciúmes :oops: :oops: Dava-lhe milhões de beijos e turrinhas, a Drª disse que ontem teve oportunidade de passar quase uma hora com ela e que tinha sido o máximo. As assistentes também estão o máximo de tempo com os bichinhos para tentar minimizar o choque que eles estão a passar.
Quando lá estive tiraram-lhe um bocadinho o colar e foi para o chão (sim, que ela não queria estar ao meu colo, esperneava e miava) e era ver a assistente e depois a médica a correr atrás dela com o frasco do soro!
Até saltou por cima do aquecedor! (ela tem sempre o aquecedor ligado quando está na caixinha).
Depois da passeata e xi-xi debaixo de uma mesinha :oops: voltou para o colo muito contrafeita e depois para a caixa. Deviam vê-la : a dar patadas nas grades, toda furiosa, queria saír.
Como viu que não conseguia, olhem, começou a arranjar o cobertorzinho, para passar uma noite confortável :D
A Drª disse que ela já fez a higiene dela e que cada vez que entra alguém na sala, ela fica logo toda curiosa, toda vivaça.
Ontem já bebeu água e não vomitou e hoje vão dar-lhe de comer, mas a Drª disse para não criar grandes expectativas, pois o pancreas como ainda não está au point, pode ainda fazê-la vomitar :(
Estou tão nervosa, que à excepção de todos os outros dias, nem vou telefonar, vou esperar pelo fim do dia quando lá fôr.
Façam força para que ela aguente a comidinha, por favor :(
Quando ela aguentar a comida, vai para casa
:lol: , mas penso que depois terá de lá ir para ver da anemia, pois a Drª disse que tem de ser monitorizada e talvez até tenha de ser administrada por via oral medicamentos à base de ferro para a ajudar.
Mas estou muito feliz, a minha gatinha está a melhorar a olhos vistos, também com a vossa ajuda, que pensam nela com carinho.
Relativamente à anterior vet,... ainda não sei bem o que fazer. Por agora, estou a avisar todas as pessoas que conheço para o que se passou. Ainda não tive tempo de ir a outros sites e relatar o sucedido, porque acho que as pessoas devem ser alertadas, desta vez foi a Lolita, amanhã pode ser outro amiguinho qualquer.
Que eu acho que qualquer médico de medicina humana ou veterinária, tal como qualquer outro profissional, se pode enganar. Mas aceito melhor um erro de disgnóstico, do que receitar um medicamento que ao que sei, nem pelas crianças é bem tolerado!
No entanto, ainda estou na fase de que se fosse lá, ou me punha a chorar desalmadamente, ou seria mal educada com a senhora e não foi essa a educação que me deram, de modo que...
Olhem, passem palavra a quantos conhecerem, não aceitem uma prescrição de Brufen para os vossos peludinhos sem questionarem o/a vet e muito obrigada pelo apoio.
Eu vou dando notícias da Lolita.
Responder

Voltar para “Gatos”