Cães Vadios...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AndreJorge
Registado: segunda jan 23, 2006 11:38 am

quinta out 19, 2006 1:38 pm

Boas tardes,

Acontece que na urbanização onde vivo, existem bastantes cães vadios, e alguns deles bastante agressivos por sinal. Alguns (poucos) moradores, têm por hábito deixar diáriamente comida e água na rua, o uqe faz com que eles fiquem por ali e começem a aparecer novos cães.

Tenha uma cadela, e ao leva-la a passear cada vez mais me sinto inseguro e já evito algumas ruas, pois estes cães cada vez que a vêm saiem disparados e já a morederam inclusivamente. Acontece que tb q já morderam 3 pessoas!

Agora quem se pode responsabilizar por isto? As pessoas que lhes dão comida insistem em faze-lo por pena dos bichos. Mas são cães vadios que podem ter doenças, tao xeios de parasitas e são violentos! Já contactei a camara mas dizem q n podem fazer nada!

Julgo que quem deveria ser responsabilizados são as pessoas que insistem em alimentá-los, mas tds sabemos que isso é impossível!

O que posso fazer? Alguem me pode aconselhar?
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta out 19, 2006 2:19 pm

Imagem

Passava a andar com um pau e quando viesse o grupo de cães enxutava-o.

Normalmente, cães vadios assustam-se facilmente com as pessoas, pois habitualmente são agredidos com pedras e paus.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta out 19, 2006 3:31 pm

Boa tarde

Experimente responsabilizar
- os donos que deixam as cadelas terem ninhadas de propósito ou por descuido e acham que os cachorros não são sua responsabilidade e os largam na rua;
- as pessoas, por vezes bem intencionadas, que compram ou oferecem animais no Natal e aniversários, esquecendo-se que eles crescem e dão trabalho e que são um problema nas férias que "resolvem" com o abandono;
- todos os que se esqueçem que os animais vivem anos e dão despesa (às vezes muita) e por isso se fartam deles e ... rua

Os bichos são agressivos como resposta ao que nós lhes fazemos. Acabar com essa colonia só com adopções e esterilizando e castrando os animais. A não ser que queiram optar pela eutanasia

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
AndreJorge

quinta out 19, 2006 3:41 pm

Pois isso e verdade.... mas enfim, enquanto não existirem penas pa quem abandona animais nada feito!

Estes parecem-me q n são abandonados, julgo serem mm nascidos já na rua. Com paus smp da pa os assustar, mas tb n kero tar a bater nos probres bichos. O pior mm é qnd resolvem vir ladrar á noite ao pe do meu terraço e a minha começa a responder!

Mas tipo a Câmara não devia de ter um serviço de recolha destes animais e leva-los para canis? Eles a mim dizem q isso nao lhes compete!!!
choice
Membro Júnior
Registado: sábado fev 08, 2003 1:15 am

quinta out 19, 2006 3:56 pm

poix, se dizem isso na câmara n é verdade. o canil municipal tem carros próprios para esse efeito!! tente contactar a policia também porque garanto-lhe que a câmara é responsável. tente contactar a junta de freguesia, pode ser que eles saibam acrescentar alguma coisa. boa sorte!
dimmuborgir_girl
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 1:27 am

quinta out 19, 2006 4:13 pm

boas, tente tambem contactar o canil municipal directamente....aqui na zona onde moro, é assim k faziam...avisavam o canil e eles passavam a um dia especifico.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta out 19, 2006 4:14 pm

Boas!

Pois...por um lado é mau o estado das coisas em Portugal onde as pessoas abandonam os animais por tudo e por nada...e acredito que com boas acções de informação a obrigatorieade de registo e chip e com coimas elevadas isso deixaria de acontecer...agora também vos digo...eu sentir-me-ia bastante mal se fosse o responsavel pela irresponsabilidade dos outros, ou seja não consiguiria dormir descansado sabendo que a queixa que eu tinha feito levasse à simples morte dos animais...pois é esse provavelmente o seu destino.

É um caso terrivel e mexe muito com pessoas que gostam de animais, como eu e por causa de irresponsabilidade...egoismo...estupides...bestialidade dos anormais que os abandonam sermos levados a fazer queixas que o levam estes animais a uma morte certa...ou seja...sofreram por terem sido abandonados...e vão sofrer novamente...

Os cães abandonados são um grande mal uma praga até!! e sou plenamente contra a existencia dos mesmos, mas medindo os prós e os contras de uma atitude dessas..não sei não!

Arcanjo
dimmuborgir_girl
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 1:27 am

quinta out 19, 2006 4:20 pm

arcanjo,
eu concordo consigo quando diz que custa sermos os responsáeis pela morte de um animal, pois a queixa ao canil é quase certo que leva à morte...no entanto neste caso os caes sa perigosos...eu, por exemplo ja tratei de um caizonho k tava abandonado na minha rua...ele nao fazia mal a ninguem nem a caes, no entanto as pessoas fizeram queixa na mesma, ele por acaso até conseguiu fugir...era espertinho o danado :lol: ...

isto tudo pa dizer, que sim, custa muito fazer queixa ao canil, mas quando há perigo, tambem temos que zelar pelos nossos....
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta out 19, 2006 4:30 pm

Boas!

E compreendo isso dimmuborgir acredita que compreendo e ate sou de acordo com isso...mas sentir-me bem com essa atitude...de certeza que nao me sentiria...

PS...grande nick...grande som!!!! hehehe

Arcanjo
doberlover
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 10:28 pm

quinta out 19, 2006 4:50 pm

o grande problema è a falta de consciencia das pessoas e tambem falta de controle das entidades (in)competentes para verem a diferenca.....jà ha largos meses que estou a viver na irlanda ainda nao vi nenhum cao abandonado na rua isto nao sò devido a eles nao abandonarem os caes mas tambem à legislacao e controle pois todos os caes teem que ter os caes registados no county council(a camara municipal cà do sitio) onde ficam com os dados do dono,do cao e respetivo chip.Depois hà os dogwardens(tipo fiscais de caes numa traducao muito livre)cujo trabalho è exactamente controlar os donos dos caes, tipo se deixas os presentes do caozinho no passeio .....multa (500 euros minimo),se nao for apanhado em flagrante mas houver queixas podes contar com uma visita deles a casa e um aviso,ao passeares o cao na rua a qualquer momento podes ser parado e fiscalizado.... se o cao nao tiver registo ....multaaaa.Se abandonares o cao eles pelo numero do chip acedem aos teus dados e arriscas uma pena de prisao tal como se fores acusado de maus tratos ou crueldade. E acreditem aqui esses fiscais nao brincam
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta out 19, 2006 5:00 pm

doberlover, com as devidas diferenças, em Portugal não se faz fiscalização nem penalização em relação ao abandono e maus tratos a crianças, quanto mais aos animais.... :(

Não quero influenciar o forista AndreJorge mas a participação à câmara implicará seguramente a morte dos cães. Já tentou saber se existem associações na sua área que os possam recolher para eventual adopção?

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta out 19, 2006 5:16 pm

É preciso ter em conta também que, esses rafeiros irão gerar outros rafeiros e por ai fora...

Mais uma razão para cortar o mal pela raiz. São opções.

Abraços
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 19, 2006 5:31 pm

Eu pessoalmente não conseguiria chamar a camara para a recolha dos animais mas compreendo quem o faça e parece-me mesmo a melhor opção para todos. Só há uma coisa que não entendo, eu vivo numa zona onde há imensos cães abandonados também eles são alimentados e protegidos por todos. Não conheço uma unica queixa contra eles, são animais dóceis que querem acima de tudo evitar conflitos, mesmo entre eles proprios. A unica altura eventualmente mais perigosa é quando há uma cadela com cio e acabam por lutar entre eles proprios.
Parece-me, que esses animais para reagir mal aos cães ou até pessoas é porque as mesmas já lhe fizeram alguma. Não sei, digo eu...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta out 19, 2006 5:44 pm

Olha a Lu :o

Eu chamaria a Câmara... é muito bonito a história de apelar ao coração, e as leis que deveriam ser mas não são... mas pelo que se diz esses cães não parecem adoptáveis... mas tb já vi de tudo, pelo pode tentar uma associação da sua zona.
Na realidaee enquanto as pessoas persistirem em alimentar os animais errantes sem qualquer controlo de natalidade estas situações vão-se continuar a repetir... como disse o Vitor.
AndreJorge

sexta out 20, 2006 10:44 am

Pois eu de certa forma concordo um pouco com o Vitor e o amus.

Eu adoro animais e julgo que nao é isso que está em questão! todos gostamos, se não n tariamos neste forum.

Mas temos que ver uma coisa! Eu sinceramente sou contra isso de se alimentar cães vadios. Pq só atrai mais e cm sabemos são animais em que não temos controlo nem estamos seguros de doenças e parasitas. E dps temos que ver que há quem não goste, e até casos de pessoas e crianças que têm fobias e medos de cães. Temos que respeitar isso tb.

Acho que quem quer alimentar os cães vadios o melhor é leva-los para sua casa.

E embora possa chocar mto, o mal devera tvz ter q ser mm cortado pela raiz :( como diz o vitor.

Era bom q olhassemos para o exemplo da Irlanda, país que há 10 anos tava atrás de nós a nivel economico e de desenvolvimento social e hj é o q se vê! Anos luz á nossa frente... mas isso são outros carnavais

Não querendo desprestigiar as instituições de defesa dos animais, mas por vezes julgo que fazem alarido demais e gastam recursos demais em lutas contra touradas, peles, caças etc (com td a razão) e esquecem-se que tvz seria melhor começar a resolver de uma vez e a pressionar os governos e autoridades para estas situações....
Responder

Voltar para “Cães”