As interdições sem fim

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda abr 29, 2002 9:07 am

Olá amigos,

Não posso de momento confirmar a veracidade destas palavras, mas foi-me dito que independentemente da nossa "sugestão na caixinha" de restaurantes que frequentemos, existe legislação impeditiva nesse sentido. Será verdade?!!
Agora, digo-vos, quanto a letreiros de proibições a cães, nas praias, para mim, são invisíveis. Não podemos propriamente "engolir" tudo o que nos impingem. A praia é um local público, tal como a via, é pública. Estou à espera do dia, em que for abordada nesse sentido. Pergunto imediatamente onde é que isso vem descrito na Lei!!! :evil: :evil:
As vacinas estão todas em dia, registos no CPC, CML, Chips, etc, tudo em dia, mas o que é que querem mais?!!! Levo sacos e apanho as necessidades das minhas cadelas e as pessoas que lá andam?!! Qual é a moral delas para criticarem?!!! Tratem mas é de respeitar os outros, não poluindo um espaço que é de todos, incluindo dos animais. Então se eu tenho um cão d'água, vou levá-lo pra onde?!!! Pr'ó deserto?!!!
A praia da Riviera, na Costa da Caparica, tem um letreiro desses, porque o proprietário do restaurante se lembrou de o pôr. Ora, mas o que é isto?!! :evil:
Bom, eu devo confessar, que procuro locais mais desertos, porque AS PESSOAS INCOMODAM-ME... ...a mim e aos MEUS CÃES!!!! E os locais mais desertos, são sempre mais limpos, pois não são tão frequentados por essas pessoasinhas!!!
Meus amigos, defendo os meus animais com "unhas e dentes" e muno-me de argumentação suficiente para deixar desarmanda muito gente ignorante que me aborda. Uma vez, estava na praia e uma senhora disse-me que o meu cão <<ainda lhe ia atirar areia para cima!!>> Eu respondi: Pois minha Senhora, trate de calar os seus filhos, pois já tenho uma moínha na minha cabeça, por causa dos gritos deles e quanto à areia, se a incomoda, não venha para a praia, pois a praia é AREIA! (a minha vontade, foi sacudir a minha toalha e mostrar-lhe que se levava com areia, não era por causa dos meus cães!
Isto tem que ter um fim!!! Já chega de tratarem os animais como lixo.
Desculpem amigos, mas carreguei as baterias durante o fim de semana, de modo que venho com vontade de rilhar!!!
Saudações caninas! :D :D :D
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

segunda abr 29, 2002 10:53 am

Concordo pelnamente contigo, Madonna....
Lá saber queixar dos nossos bichinhos eles sabem...mas acredito que mtos deles têm menos doenças ou problemas do que mtos seres humanos que encontramos até mesmo na praia...e é aos nossos pequeninos que pedem vacinas e tudo mais... realmente é demais

Carla
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

segunda abr 29, 2002 12:09 pm

ah meus amigos podem crer!!!quando apanhamos micoses não são dos cães de certeza!!!
luisa_seabra
Membro

segunda abr 29, 2002 12:11 pm

ah podem crer meus amigos!!qdo apanhamos micoses não são dos cães de certeza
luisa_seabra
Membro

segunda abr 29, 2002 12:12 pm

ah podem crer meus amigos!!qdo apanhamos micoses não são dos cães de certeza
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda abr 29, 2002 3:00 pm

Oi,
Concordo com todos, as interdiçoes sem fim sao por demais injustas. Mas.... como em quase tudo, paga o justo pelo pecador! Se com vocês e os vossos caes o que se passa é caracterizado pela responsabilidade e pelo respeito, a verdade é que infelizmente a grande maioria dos donos nao é assim! Não é nada incomum ver cães na praia a destruirem bolas, a corerrem atras das pessoas, a mijarem nas toalhas alheias, a pisarem indiscriminadamente objectos e pessoas, e mesmo a defecarem sobre as toalhas! É triste, mas é verdade! Também é comum que nas esplanadas de cafés andem livremente, perturbando, assustando, roubando comida, etc. cães soltos! Quem não assistiu já a isto?
Por isso, antes de atacarmos quem proibe, talvez fosse melhor deter-nos um pouco e perceber porquê proibem. Talvez então se chegue à conclusão que nos devemoa antes revoltar e lutar contra os donos irresponsáveis que 'estragam' toda uma luta ( por mais proveitosa que seja) com a sua irresponsabilidade e desleixo. De que vale lutar pelos nossos direitos de donos responsáveis, mostrando que os nossos caes se portam bem ( mesmo que sejamos 300) se depois basta UM caso de um dono irresponsável e seu cão para estagar tudo?
Já agora aproveito para informar que a legislaçao proibitiva quanto a restarurantes e quanto a praias existe efectivamente, por isso se as autoridades quiserem 'pegar' não há que protestar ou perguntar 'onde está escrito'. Para mais detalhes sobre este e outros assuntos de legislaçao vao a www.rottpt.net e vejam o tópico "legislaçao".

Um abraço desde além mar
Paulo C.
Madonna
Membro Veterano

segunda abr 29, 2002 3:51 pm

Olá Paulo C.,
:lol: :lol:

Concordo com as suas palavras.
Mas... ...continuo a achar que o problema continua a ser a falta de sensibilidade para com os animais. Oh meu amigo, então se o próprio deputado do PSD diz que o animais não têm direitos!!!!
Se fosse por aí, então estavamos perante uma legislação criada para certas pessoas. Se os propietários de cães, não adoptam uma postura responsável, também não o fazem as mães de certas criancinhas, que as levam à beira mar para FAZEREM CÓCÓ. E a seguir eu vou-me banhar naquelas águas?!!! Façam a lesgilação e criem coimas a pensar na irresponsabilidade Humana e não em desabono de criaturas que estão completamente à nossa mercê. Se uma criança se portou mal, eu não lhe vou bater, mas sim falar com os pais dela. Mas não, se for preciso, acham imensa piada e ainda se ofendem de eu dizer que a criança é mal educada. Onde é que estão a leis, para quem não quer aturar as crianças dos outros?!!!! Eu não posso chamar uma autoridade e dizer que quero estar sossegada, ou quero dormir e não posso, porque a criancinha grita desalmadamente durante toda a noite. Agora se o meu cão ladra, é proibido. É ou não um problema com os animais?!!!
Noutros países, as pessoas são multadas por cuspirem no chão! Aqui, se não me ponho a pau, levo com uma escarreta no pé!!! Mas já souberam fazer legislação para os cócós dos cães, o que acho bem! Mas se isto é uma questão de sanidade pública, então falta muito mais e tudo a ver com a porcaria que os Homens fazem e não os animais.
Se as pessoas, proprietárias de cães, começassem a ser fortemente penalizadas, pela atitude do seu bicho, ou mudavam de atitude, ou pensariam duas vezes antes de ter um.
Um animal é como um filho e da mesma forma, que nem todas as pessoas têm perfil para ter filhos, outras há, que não têm perfil para ter um animal. Mas como não há leis para ter filhos, é só tê-los e tê-los e mais tê-los, o resultado, é uma educação deficiente, que transforma as crianças em futuros montros da sociedade, muitas delas, futuras máquina assassinas.

Antes de terminar, queria pedir ao Paulo C., se possível me dissesse qual o decreto lei que especifica a proibição de cães nas praias.
Andei a ler, fiquei cheia de dores de cabeça, com tanta palavra e palavrinha técnica, que mais não faz do que encher papeis e mais papeis.
As leis são feitas para o povo ler!!!! Eu fiquei completamente baralhada, sem conseguir distinguir direitos de deveres.

Desculpem o sermão!!

Saudações caninas! :lol: :lol: :lol:
luisa_seabra
Membro

segunda abr 29, 2002 10:25 pm

gostei, madonna!!!apoio a 100%!!!eu sei q é mto bonito seguir as leis e ver sempre o lado politico das questões, mas , se pesarmos bem as coisas dos 2 lados , é óbvio q as leis foram estabelecidas para a arrogante mania do homem de q o mundo é só dele! desculpem mas é verdade... tendo nós o dom da racionalidade convenceu-nos de q somos donos do mundo, e q apenas nós temos direito a ele e a viver nele...mas antes disso está o dom da vida, e esse , apesar de na nossa arrogância acharmos q é só nosso, é de todos também...tudo bem , podiamos levar os nossos bichinhos para longe dos locais públicos onde estão pessoas...mas todos os locais são públicos e , como vírus, os humanos estão em todo o lado(viram o filme de ontem-um pouco foleiro, mas tinha o seu quê) e há sempre 1 a quem os animais de qqlr espécie incomodam. vivendo eu em sintra, onde é q eu posso levar o meu cão a passear livremente sem q incomode nenhum víru...desculpem, humano?é q eu tb sou rapariga e não posso ir por aí sózinha para o mato(não por q possa ser atacada por cães, mas sim por vír...humanos).digam-me uma praia aqui na linha de cascais, ou na costa de sintra, onde eu possa levar o meu bichinho livremente, digam-me!!!!
Misha
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Contacto:

terça abr 30, 2002 6:39 pm

Olá,
Para se informar especificamente sobre a legislaçao que se aplica a determinada praia, deverá consultar os respectivos editais de praia. Dirija-se a um posto da policia Maritima ou ä capitania para mais informaçoes.
Quanto ao que disse, queria apenas tecer um comentário: O mal dos outros, ou a desobediência dos outros perante a Lei ou perante a simples moral ou o senso comum nao justifica que eu próprio desobedeça ou me torne 'desleixado'. Isto é, nao é porque as pessoas conduzem mal nas nossas estradas que os meus próprios erros sao justificáveis! Se os pais das criancinhas agem mal há que censurá-los e lutar para que sejam responsabilizados, e nao usar isso como argumento para que nao devessem existir Leis para regulamentar a posse responsável de animais enquanto nao houvessem leis para a 'paternidade responsável'!
Um último comentário para a suposta afirmaçao ( por demais absurda) do deputado do PSD: Para além de existirem mails publicos dos deputados no site da Assembleia da Republica, existem os mails das sedes dos Partidos, para os quais podem enviar os vossos protestos. Além disso, existem mais partidos ( nao quero dizer que melhores) sem ser o PSD!

Um abraço
Paulo C.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça abr 30, 2002 6:53 pm

Realmente é preciso paciencia de santo quando saimos com o nosso cão.
Às vezes tenho de pensar onde vou e se posso levar o Uhly.
Uma vez na praia veio um fiscal ter comigo (o meu cão estava deitadinho a dormir) e perguntou-me se eu não tinha lido o regulamento à entrada da praia (proibia a entrada a cães, mas o meu não era único) respondi-lhe que sim mas também lhe disse que lá estava escrito que era proibido jogar à bola disco etc, e como muita gente estava a faze-lo, ele que tb falasse com elas e depois comigo.
Mas o PauloC tem razão nessa mesma altura dois surfistas com medo do próprio cão foram fazer surf e deixaram o cão sozinho na praia a incomodar toda a gente e a atirar-se aos outros cães
Madonna
Membro Veterano

quinta mai 02, 2002 10:18 am

Olá Paulo C., :lol:

Concordo que o desleixo dos outros, não deve de modo algum influenciar a nossa conduta e sou por isso, cumpridora das normas que me são impostas. Em relação à legislação que se aplica às Praias, eu não procuro me informar (confesso). Frequento praias isloladas, em horários entre as 07h30 e as 10h30. Apanho todos os dejectos das minha cadelas e não deixo rigorosamente lixo nenhum nesse local Sinto-me por isso, de consciência tranquila, se é que nos referimos a Respeito pelos Outros.
No que concerne a censurar pais de crianças mal educadas, isso é situação que evito, pois seria provavelmente vítima de um escândalo. Os pais acham graça às atitude mal educadas dos filhos e não vêem com bons olhos uma chamada de atenção. Isso iria dar azo à troca de palavras desagradáveis. Como disse atrás, procuro locais isolados, para evitar o contacto com pessoas, que vão certamente me incomodar.
Interditar um proprietário de um cão, de o levar a uma praia, não é a meu ver, regulamentar a posse responsável de animais. Vigiar as pessoas que estão na praia com cães, é sim, um passo à boa ordem e harmonia duma sociedade. Isto sem esquecer, que as pessoas que não cumprem outras normas, como a de não poderem jogar à bola, também devem ser observadas. Mas isto não acontece!!! O que acontece, é que criam leis a pensar unica e exclusivamente no egoísmo do Homem: O Dono do Planeta!

Quanto à afirmação do deputado do PSD, na devida altura em que li o artigo no DN, tratei imediatamente de responder por carta, com cópia para outros deputados (doutros partidos), pedindo igualmente ao DN que colocasse cópia, na coluna dedicada às Cartas do Leitores. A única resposta que obtive, foi de um partido da oposição (visto que eu elogiava uma das deputadas, por ser a favor dos animais terem direitos). Desde que entenda, que a comunicação pode existir, eu sou uma defensora nata dos direitos dos animais, apresentado sempre a minha opinião por escrito, mas não vou tentar comunicar com PEDRAS com olhos (que são muitas das vezes os pais dessas criancinhas). É para isso que existe a Autoridade, que tem a competência máxima de estabelecer a disciplina.

Saudações caninas! :roll:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mai 11, 2002 6:15 pm

olá
o bom feitio não é o meu forte, de modo que quando posso, saio com a carlota. não procuro provocar ninguém, mas quando tenho fome, entro num estabelecimento com ela. imaginem o efeito, isto numa terra, onde com excepções, se pensa que o gato é para estar fora de casa e o cão preso a uma corrente com meio metro de cumprimento. aliás passear a carlota já é um arrojo. mas estou-me nas tintas. entro, sento-me calmamente e pouco depois, já a carlota está deitada debaixo da mesa. se algum "esperto" me diz que é proíbido levar cães, barafusto e procuro ficar onde estou. se não consigo, levanto-me a vociferar e vou-me embora. agora não pensem é que vou pôr a carlota no carro, só por causa de uns parvalhões. já tem acontecido que depois das refilices iniciais, fiquem espantados com o bom comportamento da carlota. e de facto, ela apesar de rafeira, é muito simpática e engraçada. penso que tem o dom de conquistar corações logo ``a primeira .
é que para além da importância da legislação, fazer umas provocaçõezitas e dar o exemplo, não faz mal a ninguém.
beu-béus
anjaazul
bebya
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 11:05 pm

sábado mai 11, 2002 10:17 pm

:? Entendo perfeitamente a sua revolta. quando quiser dar uma volta pelos centros comerciais vá ao Centro Comercial dos Olivais. Lá deixam entrar cães e como os restaurantes têm quase todos esplanadas para os corredores, também pode almoçar com as suas bichinhas. Embora more na margem sul, vou quase todos os fins de semana a este Centro Comercial porque assi posso dar uma volta com os meus cães e se necessitar vou ao Pingo Doce, no rés-do-chão.
bebya
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 11:05 pm

sábado mai 11, 2002 10:17 pm

:? Entendo perfeitamente a sua revolta. quando quiser dar uma volta pelos centros comerciais vá ao Centro Comercial dos Olivais. Lá deixam entrar cães e como os restaurantes têm quase todos esplanadas para os corredores, também pode almoçar com as suas bichinhas. Embora more na margem sul, vou quase todos os fins de semana a este Centro Comercial porque assi posso dar uma volta com os meus cães e se necessitar vou ao Pingo Doce, no rés-do-chão.
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

domingo mai 12, 2002 5:31 pm

olá :)

bebya deixam entrar a sua cadela no pingo doce?
é´q acho q na minha lista de sitios para entrar c a minha cadela n consta nenhum supermercado :) já agora era um sitio a considerar para fazer compras c ela :)

montes de festas para ela
obrigado

sandra p
Responder

Voltar para “Cães”