Como gostam dos vossos cães?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda out 23, 2006 7:26 pm

O que sentem pelos vossos cães? Amor, amizade, admiração, ternura, carinho, paixão?
Sem me basear em qualquer estudo ou estatística, estou plenamente convencido de que a maioria dos donos de cães de companhia gostam deles, fundamentalmente, de forma egoísta e caprichosa. É que gostar ou mesmo amar é uma coisa mas amar com respeito pelo animal é outra coisa completamente distinta.

O mesmo se passa entre as pessoas. Por vezes gera-se um afecto complexo que não se sabe muito bem como deve ser interpretado. Eu diria, em última análise, que o amor é sempre egoísta. Dificilmente é incondicional e desinteressado: amo-te porque de algum modo me retribuis algo.
A grande questão está em avaliar-se se a intensidade do amor depende mais do afecto que damos ou mais do afecto que recebemos.

Nas nossas relações afectivas com os animais de estimação, se estas premissas não forem bem equacionadas, poderemos cair numa relação com eles que flui num único sentido, que se reduz ao nosso reconhecimento de que o cão é muito nosso amigo, muito leal, muito fiel e essas coisas todas. E como ele nunca nos trai e depende incondicionalmente de nós, até podemos abusar da sua paciência e por ex. deixá-lo horas seguidas sozinho em casa ou levá-lo à rua uma vez por dia e depois, então, compensá-lo com umas carícias quando tivermos tempo.

Um dos motivos por que bato sistematicamente na tecla da “humanização” dos cães é que essa tendência está latente nos mínimos pormenores. E um deles é o tratá-los com a mesmo egoísmo, deslealdade e hipocrisia com que as pessoas se tratam entre si.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

segunda out 23, 2006 7:46 pm

Acho que aquilo que ilustra melhor aquilo que sinto pelos meus cães é um "Amor Paternal";
Vejo-os como meus "filhos", cuidando para se estejam sempre em boa forma, tentando que sejam felizes e se sintam bem...
E eles retribuem... fazendo "palhaçadas" que me divertem, e deixam bem disposto...
É a melhor forma que encontro para explicar a relação com os meus cães.
Topanga
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 9:39 am

segunda out 23, 2006 9:32 pm

Eu simplesmente ADORO a minha cadela! Mesmo sabendo que ela gosta mais da minha mae que de mim... :p
Para onde quer que vá tenho de a levar comigo, e muitas vezes lá tenho de telefonar a saber se permitem entrada a animais ou nao.
ainda me lembro quando comecei a trabalhar, só de pensar que ia tar o dia todo sem ela ate me vieram as lagrimas aos olhos... talvez seja amor doentio, n sei, so sei que a adoro!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça out 24, 2006 9:53 am

Todos os meus animais foram tratados e são como membros da familia, sem serem '' humanizados''. Há regras que são estabelecidas , mas tenho sempre em conta o seu bem estar, fazer-lhes o máximo de companhia possível ( eles agradecem :) ) e acompanharem-me para onde quer que vá, a não ser que seja de todo impossível.

Posto isto, julgo que são felizes! ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Airna
Membro
Registado: segunda out 24, 2005 2:06 pm

terça out 24, 2006 10:32 am

E como ele nunca nos trai e depende incondicionalmente de nós, até podemos abusar da sua paciência e por ex. deixá-lo horas seguidas sozinho em casa
não me parece que seja por aí...

Sim deixo a minha cadela alguma horas sozinha porque tenho de trabalhar. Mas saio com ela antes de ir trabalhar, quando chego a casa e depois à noite. Brinco imenso com ela... quando estou claro... ao fim semana tento-a levar sempre quando saio. Não me parece egoismo que ela fique em casa, quando a alternativa de ela andar na rua era bem pior ...
Imagem
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça out 24, 2006 11:04 am

Eu adoro os meus cães, todos são especiais para mim, pela personalidade, pela maneira de estar, pela maneira como manifestam as suas "emoções".

Sou doidinha por eles.
Se me querem ver zangada é meter-se com eles.

Como dizia o nel no primeiro post, sinto amizade, admiração, ternura, carinho e uma certa paixão ;) enfim são os meus meninos :)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 24, 2006 12:21 pm

Sempre tive uma relação muito próxima com animais desde cedo. Para mim são iguais que me merecem tudo o que o respeito deve dar.
Descobri o quanto gosto deles no dia em que a minha cadela mais nova com apenas três meses quase ficou debaixo de um carro e só não ficou mesmo porque sem nem bem perceber como, já me tinha atirado para a frente do carro. O condutor não tinha visto a minorquinha, mas a mim viu bem. Felizmente ninguém se magoou.
Se os humanizo? Por vezes sim, todos nós o fazemos. Mas evito caír em erros graves. Para isso faço da minha vida um estudo constante. Eu quero aprender a conhece-los melhor enquanto espécie e depois enquanto individúos. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça out 24, 2006 1:08 pm

txiiiii eu adorooo o meu menino! :lol: :p :oops:

Além de dedicar horas com ele e por ele, nunca lamento o que abdico em prol do meu cão. Tudo o que eu sei que lhe faz bem eu faço! :lol: Adoro vê-lo contente a brincar por tudo e por nada. :p Eu sou hiper protectora, enfim faço tudo para que ele esteja contente e saudável. :p
<p>susana</p>
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

terça out 24, 2006 1:10 pm

Oi !!!!
Só posso dizer que adoro a minha cadela e que para mim ela é a minha "filhota", mas apesar desta relação maternal, regras são regras, e coisas de cão são coisas de cão.
Ela faz parte da nossa família, e acompanha-nos sempre que possível.
Mas a Loba não deixa de ser um indivíduo de raça canina, por isso esforçamo-nos para que ela nunca confunda as coisas, ás vezes quem se baralha sou eu e sou eu tb que levo nas orelhas !!!

:D

Jocas PatCris
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

terça out 24, 2006 1:18 pm

Oi !!!!
Só posso dizer que adoro a minha cadela e que para mim ela é a minha "filhota", mas apesar desta relação maternal, regras são regras, e coisas de cão são coisas de cão.
Ela faz parte da nossa família, e acompanha-nos sempre que possível.
Mas a Loba não deixa de ser um indivíduo de raça canina, por isso esforçamo-nos para que ela nunca confunda as coisas, ás vezes quem se baralha sou eu e sou eu tb que levo nas orelhas !!!

:D

Jocas PatCris
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça out 24, 2006 2:02 pm

O que sentem pelos vossos cães? Amor, amizade, admiração, ternura, carinho, paixão?
acho que é isso tudo. e tb. tristeza. não sei porqu~e, mas por vezes, quando olho para a carlota dá-me vontade de chorar. acho que aquelas manchas nos olhos, lhe dão um ar especial. deve ser por isso que muitas pessoas acham que ela é velha. não fosse ser tão viva, diria que escondia uma imensa tristeza.
em relação aos outros, sinto uma grande ternura. deve ser por isso que tenho a casa cheia. sobretudo os gatos. dão marradinhas, rebolam-se, fazerm ron-ron. em geral, parecem tão felizes. então quando o *** do max se deita de barriga para o ar...parece que está na praia..rebola-se, dá grunhidinhos :lol: :lol:
são impagáveis.
anjjazul
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça out 24, 2006 6:24 pm

anjjazul Escreveu:... em geral, parecem tão felizes. então quando o *** do max se deita de barriga para o ar...
:lol: :lol: :lol:
Anja, adoro as tuas intervenções ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

terça out 24, 2006 6:57 pm

Eu adoro os meus cães, chego até a ver-lhe nos olhos a maçadora que sou em dar-lhes tantos mimos,até chateia :lol:
Sempre os vi como filhos ate costumo dizer que tenho um filho de duas pernas e dois de quatro patas,ja tive que por vezes abdicar de algumas coisas por eles,mas faço sem esitar eles ca em casa fazem parte da familia,e para onde a familia vai vão eles ;)
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça out 24, 2006 7:55 pm

Boa NOite

Pois eu gosto dos meus cachorros com ketchup, maionese e batata palha Imagem
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

terça out 24, 2006 8:46 pm

Eu adoro todos os meus animais, ao ponto de me privar de certas coisas para que eles tenham tudo do melhor.
Só há uma coisa que me deixa de consciencia pesada, o tempo que ficam sozinhos quando estou no trabalho... Mas tem de ser, não é verdade?
Responder

Voltar para “Cães”