O que precisam?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Gerbo Da Mongólia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta set 14, 2006 1:52 pm

Boas!
Ontem ofereceram-me uma gaiola daquelas cheias de tubinhos e coisas (que ainda não tenho comigo) e estava a pensar adquirir outro roedor (eu tenho um hamster russo mas acho aquilo um abuso de gaiola para ele).
Gostava de saber algumas coisas sobre os gerbos, então, para saber se corresponde ao que posso proporcionar... Por exemplo:
- Se as gaiolas podem ser de grades ou se é preferível que sejam em acrilico
- O que comem e se têm necessidades especiais
- Já li algures que eles não gostam muito da solidão, mas não queria um casal, não pretendo filhotes, é possível juntar dois gerbos do mesmo sexo sem problemas, ou é preferível que já se conheçam quando os adquirir?

Esse género de coisas... Qualquer informação adicional será igualmente bem vinda!

Obrigado!
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta out 11, 2006 3:12 am

Olá Elsy :)
- Se as gaiolas podem ser de grades ou se é preferível que sejam em acrilico
O gerbo é muito mais activo do que os hamsters para roer... Essa gaiola seria um petisco ;) Era só descobrir um cantinho por onde começar ;)
- O que comem e se têm necessidades especiais
Existe no mercado uma ração propria para eles e essa deverá ser a base da sua alimentação. Gostam de feno para fazer cama e ninho, e comem algum dele, comem alguns legumes e frutas como maça, pêra, broculos, cenoura, etc. Umas goluseimas como passas e tostas. Se forem habituados desde pequenos, comem com muito gosto zoophobas, tenébrio e alguns grilos vivos uma vez que os gerbos precisam de proteina animal para uma alimentação equilibrada que pode ser substituida por ração de cão ou gato.
- Já li algures que eles não gostam muito da solidão, mas não queria um casal, não pretendo filhotes, é possível juntar dois gerbos do mesmo sexo sem problemas, ou é preferível que já se conheçam quando os adquirir?
Dois gerbos do mesmo sexo é realmente o ideal. Mas é complicado juntar 2 adultos ainda que não impossivel com alguns truques. Será preferivel adquirir 2 irmãos ou gerbos juniores da mesma idade. Os machos são mais faceis de manter juntos... As fêmeas são mais territoriais.

8)
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

sexta out 20, 2006 12:52 pm

Boas!
Obrigado pela resposta, já estava a desesperar um pouco lol
Entretanto arranjei duas porquinhas da india, pelo que os gerbos terão de esperar ;)

Mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos!
Elsy_Drummer
Membro Veterano

quarta out 25, 2006 1:30 pm

só uma coisita... Os gerbos são muito barulhentos?
Eu tenho vários roedores, estão noutra divisão porque faziam imenso barulho a andar nas rodinhas, guinchinhos (porquinhos da india), etc.
Mas se for em frente com os gerbos gostaria de mantê-los no meu quarto, pretendo aproveitar um aquário enooorme que está em desuso para fazer dele o lar destes simpáticos bichinhos! Assim não lhes faltará espaço para brincadeiras ;)
Acham que há algum inconveniente?

Beijinhos e obrigado
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado out 28, 2006 5:57 am

Olá,
Os gerbos são bastante silenciosos pois é raro emitirem sons e quando o fazem são baixinho. O mais que pode acontecer é ouvi-los a bater com as patas em sinal de alerta, mas não é nada que incomode.
Num aquario, desde que bem arejado fazes um espaço muito engraçado para eles. ;)
Elsy_Drummer
Membro Veterano

sábado out 28, 2006 1:27 pm

Moya, obrigado pela resposta ;)
Ainda tenho que ver melhor se pode ser para breve ou não. Entretanto vou angariando informação, que só me faz é bem ;)

:D
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta dez 15, 2006 2:03 am

só tenho de corrigir uma coisa: os gerbos podem ser muito barulhentos sim :p O meu casal foi recambiado para a cozinha, pois não me deixavam dormir... Pode ser que o vidro abafe mais, mas no aquário de acríco fazem imenso barulho a roer o cartão e a redecorar a casa... É muito giro, pois a cada manhã tenho a gaiola com uma decoração diferente :p
Responder

Voltar para “Gerbo Da Mongólia”