termostato - como regular......??? :S ajuda precisa-se :D

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
d_enrikes
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 9:02 pm
Localização: lagostins; uma periquita lutina e um periquito albino :D

domingo out 22, 2006 9:40 pm

precisava de arranjar um termostato para uma chocadeira.... ou entao alguma coisa parecida com o mesmo efeito.....
alguem sabe como posso arranjar???
agradecia ajuda...D
Última edição por d_enrikes em domingo out 29, 2006 10:44 am, editado 1 vez no total.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo out 22, 2006 9:51 pm

Também preciso, mas tb ainda não procurei.
Mas já os vi a venda nas casas de pássaros, portanto não é dificil de encontrar. Se vive em Lisboa, vá ao Chique das Avenidas, na Rua Actor Taborda, por exemplo, mas há outras casas em Lisboa onde encontra com facilidade.
d_enrikes
Membro

segunda out 23, 2006 8:03 am

entao e preço? +/- rondam quantos euros???
d_enrikes
Membro

segunda out 23, 2006 6:31 pm

nao existem electrodomesticos onde possa extrair um termostato???
e k a loja indica e optima e os preços razoaveis.... mas n tenho de momento disponibilidade para me deslocar ate la.... :(
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça out 24, 2006 9:01 pm

d_enrikes Escreveu: nao existem electrodomesticos onde possa extrair um termostato???
e k a loja indica e optima e os preços razoaveis.... mas n tenho de momento disponibilidade para me deslocar ate la.... (

ehehehe por acaso até existe :lol:

Já à muitos anos atrás, fiz uma chocadeira, que nunca utilizei, foi somente uma experiência e utilizei um termostato retirado de uma fritadeira.

Entretanto desmontei essa chocadeira e aproveitei o termostato para uma "criadeira" que utilizei diversas vezes para criar aves à mão, Roseicollis e Forpus, e até mesmo para quando tinha aves doente e necessitava de um local aquecido.

Juntamente com esse termostato utilizava um lâmpada cerâmica.
d_enrikes
Membro

quarta out 25, 2006 11:53 am

de uma fritadeira......? hhhhuuummmmm.....muito intrexante dado que acho que ate tenho uma avariada em casa...:D
desmontando a fritadeira, como posso saber o k é o termostato e como regula-lo?
agradecia ajuda
d_enrikes
Membro

quarta out 25, 2006 6:16 pm

so as fritadeiras electricas e que têm termostato? ou quase todos os electrodomesticos que "mexem" com temperatura tb têm?
tipo:
*torradeiras
*calorificos
*frigorificos
*arcas frigorificas
*microondas
*etc...
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta out 26, 2006 9:24 am

Eu aqui há uns anos também fiz uma chocadeira para a minha tia com termóstato de uma fritadeira, mas com um senão, a fritadeira não estava avariada o que me valeu uma grande sova da minha mãe. :oops:

Realmente todos os electrodomésticos que funcionam como reguladores de temperatura têm termóstato, mas atenção, nem todos são reguláveis.
Um termóstato regulável identifica-se geralmente por ter incorporado um parafuso visível do exterior. E é esse parafuso que conforme o aperto regula a temperatura que se pretende.
Resumindo, após terem arranjado um termóstato com o tal parafuso só precisam de o afinarem à temperatura pretendida, isso faz-se por tentativas, apertando o parafuso e verificando com um termómetro.

Conhecendo bem o esquema o esquema de funcionamento de um termóstato e com arte e engenho também se pode fazer um com alguns materiais que facilmente temos em nossas casas, no entanto, isso exige um pouco mais trabalho e criatividade mas livramo-nos de arranjar problemas em casa. :p
d_enrikes
Membro

sexta out 27, 2006 8:23 pm

[quote=vald]
também se pode fazer um com alguns materiais que facilmente temos em nossas casas
[/quote]

Como por exemplo?:S
ah..... e desmontei um calorifico recentemente..... max n sei se apartir dele consigo fazr um termostato....
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sábado out 28, 2006 1:20 pm

Se desmontou um calorífico muito provavelmente este terá um termóstato, agora sò resta saber se é regulável ou não, se for já é meio caminho andado.

Para o construir um talvez este site lhe possa ajudar no que concerne ao funcionamento dos termóstatos:
http://br.geocities.com/saladefisica7/f ... ostato.htm

Mas desde já lhe digo que se não domina bem algumas técnicas de soldagem e corte de metais, nem possui ferramentas para tal vai ser tarefa muito difícil, senão mesmo impossível.

Atenção, o incorrecto manuseamento e acondicionamento de equipamentos eléctricos quando ligados poderão provocar danos irreversíveis para a saúde ou até memo a morte, por isso, aconselho a quem não saiba ou tenha pouca experiência em manuseá-los que junte uns euros e compre um já feito, assim podem-se poupar alguma chatices.
d_enrikes
Membro

sábado out 28, 2006 4:40 pm

ja tenho um termostato de uma fritadeira electrica.... alguem pode me ajudar a po lo a funcionar na chocadeira? pff :(
d_enrikes
Membro

sábado out 28, 2006 8:16 pm

fui falar cm um electricista conhecido meu e ja consegui po lo a funcionar.... basta so regula lo, mas a conta disso ia lixando o quadro ca de casa e tive a minha mae com um ataque de histeria! :D lol
d_enrikes
Membro

domingo out 29, 2006 10:46 am

preciso mesmo de ajuda de como regular..... n me entendo com o parafuso! so consigo fazer desligar as lampadas quando o sensor estiver frio....eu eu keria o contrario....alguem ajuda? pff
muatyr
Membro
Registado: sexta abr 15, 2005 10:47 pm

segunda nov 13, 2006 1:54 pm

hey malta...encontrei estas mensagens por acaso.
estou a procura na net de uma receita para fazer uma chocadeira.
ja achei algumas coisas, como medidas e temperaturas, mas nao ha grandes adiantamentos no assunto, a não ser umas "postilas" de uns sites brasileiros, mas mesmo essas estão para venda.

guardo comigo a cicatriz, resultado de uma chocadeira artesanal que tentei fazer ai ha uns 10 anos qdo tinha 14anos. a coisa estava a correr bem, e resumia-se a um aquario de peixes de agua quente, em que a temperatura do termostato era regulada para o maximo. dentro do aquario coloquei um vaso forrado a algodão com alguns ovos de coderniz.
o vaso estava isolado dentro se um saco plastico e dentro da agua do aquario. tinha um tubinho, que fazia a ligação do interior do vaso ao exterior para que os ovos apanhassem ar. enfim tudo correu bem na primeira semana com o abre e fecha saco, ate que uma noite ao ir tirar a temperatura com um termotetro de mercurio, ao abana-lo para o mercurio baixar lembrei-me de ver as horas... bati com o termometro no relogio e fiz um golpe fundo no punho... deu direito a desmaio!!! foi feio

depois com a raiva, parti os ovos, ja se via sangue no seu interior, a coisa estava a funcionar, mas desde dai ganhei aversão a chocadeiras... esta semana comprei umas codernizes e la voltou o bichinho da chocadeira... mas desta vez acho que compro uma ja feita
hehehehehe

mesmo assim se alguem souber me ajudar a construir uma aceito as dicas

abraços e força malta
Responder

Voltar para “Aves”