Acreditam no instinto maternal canino?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta fev 27, 2003 5:43 pm

Olá,

Tenho duas cadelas, mãe (Nina) e filha (Fofinha). Sempre me disseram que os cães não têm instinto maternal, que ao fim de algum tempo isso perde-se.

Eu não acredito nisso. A Nina e a Fofinha estão sempre juntas, mas quem demonstra estes instintos é a Nina. Quando a Fofinha acaba de tomar banho, ela está à espera para ajudar a secá-la, lambendo-a incansávelmente. E não faz isto a mais nenhum cão. Se por algum acaso a Fofinha gane, a Nina vai logo a correr ver o que se passa...

Acreditam no instinto maternal?

Miau
Lady_girl
Membro Veterano

quinta fev 27, 2003 6:37 pm

é verdade que o instinto maternal se perde, mas creio que não separando a mãe da cria, os laços não se perdem tanto...pode ser disso...se elas sempre viveram juntas... :roll: mas se se separar os filhotes dos pai, e depouis se apresentarem, serão completos desconhecidos, podendo até fazer criação sem "problemas familiares" !!! :D :D
Lady_girl
Membro Veterano

quinta fev 27, 2003 6:38 pm

é verdade que o instinto maternal se perde, mas creio que não separando a mãe da cria, os laços não se perdem tanto...pode ser disso...se elas sempre viveram juntas... :roll: mas se se separar os filhotes dos pai, e depouis se apresentarem, serão completos desconhecidos, podendo até fazer criação sem "problemas familiares" !!! :D :D
Lady_girl
Membro Veterano

quinta fev 27, 2003 6:38 pm

Petrinha
Registado: quinta out 31, 2002 2:05 pm

quinta fev 27, 2003 9:37 pm

Eu só gostava que a Tuxa (q é a mãe da minha Petra) tb fosse assim, já q qdo a filhota se aproxima para miminhos, comessa logo a rosnar e morder.... É mesmo mázinha..... :D
Agora a sério, ela ficou muito ciumenta depois do nascimento da ninhada, pois viu as atenções a dividirem-se, mas também nunca os tratou mal.... É extremamente ciumenta, mas muito mimenta e querida, tal como as filhotas..... ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 27, 2003 10:20 pm

Tenho duas cadelas, mãe (Nina) e filha (Fofinha). Sempre me disseram que os cães não têm instinto maternal, que ao fim de algum tempo isso perde-se.
Sem duvida que as cadelas têm instinto maternal !

Mas trabalho é trabalho, e conhaque é conhaque. As cadelas têm um excelente instinto maternal (ok, umas mais que outras) e é esse mesmo instinto que as faz cuidar de forma extremosa das suas crias.

No entanto, esse mesmo instinto vai desaparecendo conforme as crias vão crescendo, até porque estas vão começando a incomodar a progenitora. Isto até o dia em que as crias deixam de estar debaixo da asa da mãe e passam a ser simplesmente outro cão ! Afinal, a sua missão está cumprida !

Depois é claro, dependendo da cadela, há umas que mantem uma relação intima e chegada com os filhos, outros que não lhes ligam patavina e ainda outros que vêm os filhotes como competidores (seja pelo afecto do dono, pelo comer....)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 27, 2003 10:21 pm

Sem duvida que as cadelas têm instinto maternal !

Mas trabalho é trabalho, e conhaque é conhaque. As cadelas têm um excelente instinto maternal (ok, umas mais que outras) e é esse mesmo instinto que as faz cuidar de forma extremosa das suas crias.

No entanto, esse mesmo instinto vai desaparecendo conforme as crias vão crescendo, até porque estas vão começando a incomodar a progenitora. Isto até o dia em que as crias deixam de estar debaixo da asa da mãe e passam a ser simplesmente outro cão ! Afinal, a sua missão está cumprida !

Depois é claro, dependendo da cadela, há umas que mantem uma relação intima e chegada com os filhos, outros que não lhes ligam patavina e ainda outros que vêm os filhotes como competidores (seja pelo afecto do dono, pelo comer....)

Mas lá que têm instinto maternal, isso têm ! Apenas não como o nosso
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta fev 27, 2003 11:15 pm

Olá

Há um aspecto que não foi referido que considero importante. Instinto maternal nos animais e neste caso concreto nos cães, claro que há. Isso está fora de questão. O que existe é a tendência de comparar o instinto maternal nos humanos com o dos cães.

Embora estejamos muito arreigados à nossa condição de animais que somos, muito mais do que à primeira vista poderá parecer, existe em nós um factor com uma enorme força, que é o cultural, que não existe nos animais. A tradição, a religião, o conhecimento acumulado, os tabus e preconceitos e muitos outros fenómenos orientados pela razão que constituem a cultura de uma determinada civilização não se verificam nos animais e estabelecem logo à partida um enorme abismo entre aquilo que é um instinto primário e um comportamento orientado também por um instinto mas moldado em função dessa cultura.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta fev 27, 2003 11:32 pm

Não sei se terá muito a ver, mas quando teve o 1º cio ( e unico ) a Margot fez uma gravidez psicologica, certo é que protegia o gato, e dava-lhe de mamar como se fosse filho dela...
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta fev 28, 2003 11:01 am

Rosinha2000 Escreveu: Não sei se terá muito a ver, mas quando teve o 1º cio ( e unico ) a Margot fez uma gravidez psicologica, certo é que protegia o gato, e dava-lhe de mamar como se fosse filho dela...
A caniche de uma amiga tambem fazia esse tipo de gravidez psicológica e protegia os brinquedos como se fossem as suas crias. Era vê-la chorar, (poverina :( ) quando os donos lhe atiravam com os "filhotes" para ela brincar.
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta fev 28, 2003 2:56 pm

nel Escreveu: Olá

Há um aspecto que não foi referido que considero importante. Instinto maternal nos animais e neste caso concreto nos cães, claro que há. Isso está fora de questão. O que existe é a tendência de comparar o instinto maternal nos humanos com o dos cães.

Embora estejamos muito arreigados à nossa condição de animais que somos, muito mais do que à primeira vista poderá parecer, existe em nós um factor com uma enorme força, que é o cultural, que não existe nos animais. A tradição, a religião, o conhecimento acumulado, os tabus e preconceitos e muitos outros fenómenos orientados pela razão que constituem a cultura de uma determinada civilização não se verificam nos animais e estabelecem logo à partida um enorme abismo entre aquilo que é um instinto primário e um comportamento orientado também por um instinto mas moldado em função dessa cultura.
Concordo plenamente com o que foi dito. Há uma tentativa comparar todos os movimentos dos nossos animais com os humanos.

Em relação à gravidez psicológica, a cadela do meu namorado adoptou uma gata recem nascida e até criou leite. A gata agora está muito grande e saudável. É espantoso.

Miau
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta fev 28, 2003 3:40 pm

Boa Tarde,

Sobre o Instinto Maternal das Cadelas gostaria de partilhar com voçês o seguinte: quando chega um membro bébé a casa a mais velha adopta-a/o imediatamente......é lindo encontra-los: o bébé a dormir na barriguinha da nova-mama-adoptiva!!!Deviamos aprender muito com estes instintos!

Completamente de acordo com a CindelP

Bye
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mar 01, 2003 12:31 am

Bem, o meu caso não é com cães mas não deixa de ser espantoso, a minha gata siamêsa, agora com 4 anos e esterilizada, deixar a filha, com 3 anos, mamar nas tetitas que quase nem se veêm, a fim dela ( filha ) poder adormecer . :lol: :p

Tanto mãe como filha são inseparaveis !

L.C.
Responder

Voltar para “Cães”