Novo furão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

salcantay
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 2:10 pm

sexta ago 11, 2006 11:52 pm

Boa Noite!
Tentei escrever um post que era para pôr no fórum do Clube Português do Furão mas não estou a conseguir entrar por isso escrevo aqui porque sei que a MHZ vem ler também ;)

Tal como disse no post anterior, o Bambu foi hoje à vet levar a primeira dose da vacina. Estava cheio de medo e mal saiu da transportadora.
Eu tinha levado leitinho para ele ficar distraído mas quase nem foi preciso porque ele guardou o agrafadorzinho e não tentou morder ninguém. Levou a tal vacina da Intervet e não foi nada com ele. Depois cortámos-lhe as unhas porque eu não consigo fazê-lo sozinha. Fiquei lá mais um bocadinho à conversa com a Dra. Sofia (ela conhecia o veterinário onde vou no Porto) e não houve reacção nenhuma.
Claro que ficou um bocadinho mortinho porque para além de estar fora de casa, estava calor e tinha acabado de levar uma vacina.
Quando chegámos a casa ele ainda deu umas voltinhas pelo quarto mas depois foi para a caminha dele e adormeceu com umas festinhas :) Agora à noite também só quis meia-horita de brincadeira e voltou para a caminha.

Escuso de dizer que estou em pânico com isto de lhe dar a vacina... Tenho mesmo terror a que aconteça com o Bambu o que aconteceu com o Jambé. Sei que agora só esperando. Tenho os olhos posto nele e em tudo o que faz.. Se espirra eu já entro em paranóia...
Daqui a 3 semanas volto lá para ele levar a 2ª dose da vacina.

Em relação ao advocate correu tudo bem. Também só pus mesmo uma gotinha.

E agora tenho outra perguntita :oops: mas esta é pouco importante :P
Na loja onde comprei as coisinhas dele, e que tem imensas coisas de furão, disseram-me que tinham lá champôs próprios para furão de 2 marcas: Bernina e Menforsan. Alguma é mais aconselhada que outra?
Confesso que ainda não tive coragem sequer de pensar em dar-lhe banho mas mais dia menos dia isso vai ter de acontecer :roll:

Obrigado mais uma vez :)
Beijinhos,
Inês
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado ago 12, 2006 1:07 am

Calma, que a probabilidade de lhe voltar a acontecer a mesma coisa, é mínima.
Procure não fazer coincidir a 2ª dose de vacina com o Advocate. Este só uns dias depois.

E quanto ao banho, dê-lho só uns 15 dias depois da 2ª vacina, por medida de precaução e afastarmos todas as más possibilidades, mesmo as mínimas. Vá limpando-o com toalhitas de bebé como as Dodot. Ou pó de talco de bebés de vez em quando.
Eles necessitam que o seu sistema imunitário só esteja ocupado a criar anticorpos contra a esgana (é essa a função da vacina) e por isso há que evitar constipações e outros problemas, para não diminuir as defesas.
É também este um dos motivos porque não devem ser vacinados se não estiverem a 100%.

Pode usar o Pulvex no Bambu, li que não tem problema.

Quanto ao champô, não conheço nenhum deles. Mas penso que deverão servir. Sei que um que lhes serve é o de bebés sem lágrimas (procure que não seja da marca Johnson, porque lembro-me que esta marca às vezes dá alergias.
Ao Opale, depois do banho, passo-lhe um creme amaciador próprio para eles. Amacia a pele, fica com o pelo suave e ajuda a não se coçar tanto. Comprei-o pela Internet. Se houver para gatitos (talvez dos persas?) pode experimentar.
salcantay
Membro

sábado ago 12, 2006 1:17 am

Obrigado MHZ :)
O que seria de mim e do meu peludinho sem si? ;)
Beijinhos,
Inês
MHZ
Membro Veterano

sábado ago 12, 2006 2:14 am

Outra coisa que poderá perguntar à vete se valerá a pena fazer antes da 2ª vacina, é fazer previamente um teste de alergia subcutânea ao Bambu e que consiste em introduzir só um pouco da vacina, na pele (tal como se faz no homem) e ver como reage.

E já sabe que sempre que eu puder ajudar, pode contar comigo. ;)
salcantay
Membro

domingo ago 13, 2006 9:28 pm

Boa Noite!
O Bambu aparentemente está normal. Brinca e dorme como em todos os outros dias :)
Hoje fui ao supermercado e lembrei-me que tinha lido aqui na arca que se costumavam dar KitBits (da Whiskas) como guloseimas. Não sei se isso ainda existe ou não mas procurei em todo o lado e não havia. Comprei o que julgo ser o substituto que se chama "Whiskas - antihairball". Vem numas caixinhas e diz que é alimento complementar para gatos.
Os ingredientes não parecem ser grande coisa (como tudo na Whiskas) mas como é só para dar de vez em quando e pouco, talvez escape.

Aqui vai a composição:

Extractos de proteínas vegetais, Cereais, óleos e gorduras, minerais, carne e subprodutos de carne animal, subprodutos de origem vegetal, leite e derivados de leite.

Análise Quimica: Proteina bruta 30%; óleo bruto 20%; cinza bruta 7%; fibra bruta 1%.

Tem vitamina A, D3 e E

Que tal?
Não parece propriamente uma relíquia nutricional mas dá-me imenso jeito ter qualquer coisa com a qual possa premiar e subornar o Bambu. Há coisas que ele já sabe que não pode fazer mas de vez em quando distrai-se. E também ganhou a mania de fazer as necessidades num canto da casa e quero que ele perca esse hábito. Quando o vejo a fazer meto-o no WC dele mas quando o vejo a fazer no sítio certo queria dar-lhe qualquer coisa que lhe desse a entender que está a fazer bem.

Outra coisa (um bocadinho parva)... O Bambu soluça muito (sei lá, uma frequência de 2 em 2 dias talvez). E o Jambé também fazia isso. É uma característica de todos os furões ou são só os meus por algum motivo que eu desconheço? Nunca li isso em lado nenhum. A que se deve?

Beijinhos,
Inês
MHZ
Membro Veterano

segunda ago 14, 2006 12:02 am

Nesse “treats” a única coisa que se aproveita, é: “carne e subprodutos de carne animal” o resto é mesmo lixo e faz pessimamente a qualquer furão. Só se for mesmo 1 mm. :D

Sabia que as proteínas vegetais podem provocar-lhes pedras nos rins?

Porque não experimenta um pouco de carne cozida ou grelhada, sem sal? Qualquer carne, é melhor que isso. Um nico de queijo, melão, melancia, um pouco de ovo cozido (pode e deve dar 1 por semana), um grão do penso envolto em Ferretvite, um pouquito do azeite de uma lata de atum (tem ácidos ómega 3 e 6) eu guardo-a no frigorífico e dou-lhe um pouco durante 3 dias, comida de bebés sem cebola, há uma que se chama de 1ª carne, é da Nutribén e pode ser guardada por 3 dias.

Eu insisto bastante sobre os cuidados alimentares, porque é no sistema digestivo deles que estão mais de metade das defesas do organismo. Todas as espécies têm um “órgão choque” ou seja uma parte do corpo que é a primeira a ser afectada por um choque anafilactico devido por ex. a uma vacina e no caso dos furanitos esse órgão é o sistema gastrointestinal; por isso mais uma vantagem de manter este órgão bem saudável.

Os soluços podem ser devidos a várias coisas (umas simples, outras mais graves) e acontece bastante nos peludos. Às vezes soluçam quando são apanhados de surpresa, ou estão ansiosos ou nervosos, pode ser o caso do Bambu, casa nova, dona nova…
Tente relaxá-lo porque se os soluços são muito demorados podem causar dor no diafragma, tórax e mesmo no estômago.
Às vezes um pouco de Furotone, Ferretvite, óleo de fígado, azeite, ou vaselina líquida medicinal ou parafina líquida que se dá aos bebés (compra na farmácia, normalmente eles gostam e serve para as bolas de pêlo e tem a qualidade de não ter açúcar) e ajuda a para os soluços. Também só uma gotinha.
salcantay
Membro

segunda ago 14, 2006 12:39 am

Boa Noite!
Pois... Eu quando li a composição achei que não seria apropriada mas como era para dar poucas vezes pensei que não fizesse mal. De qualquer forma, há solução para tudo e os meus gatos não se vão importar de ficar com a caixinha para eles :p

Vou experimentar essas treats que me disse. O ovo é para dar a clara e a gema?
Para falar a verdade agora durante estas 3 semanas em que a 1ª vacina está a actuar eu não lhe quero dar nada mais do que ração. Tenho muito medo que ele faça diarreias a qualquer coisa nova. Só vou mesmo descansar depois da 2ª vacina.

Ainda não obtive resposta do Haddaway :( Queria mesmo comprar a Totally Ferret Baby para juntar à RC.

Realmente os soluços são só quando está a brincar e se empolga um bocado mais. Mas duram poucos segundos, ele depois larga os bonecos e volta ao normal. Nunca fica com soluços sem motivo aparente. É só quando está um bocadinho mais excitado.

Obrigado mais uma vez :) E boa noite que já está tarde ;)
Beijinhos,
Inês
salcantay
Membro

quinta out 19, 2006 7:49 pm

Boa Noite!
2 meses depois aqui ficam algumas fotos do Bambu com 5 meses e meio :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Beijinhos,
Inês
salcantay
Membro

terça out 24, 2006 5:29 pm

Boa tarde!
Alguém sabe de algum post aqui no fórum que seja sobre dar banho a furanitos? Estive a procurar mas não encontrei. Quero dar banho ao Bambu, aliás querer não quero mas preciso! Ele está a ficar com um cheirinho muito intenso e ainda não experimentei dar-lhe banho.
Precisava de dicas fortes e relatos de experiências para ver se ganho coragem..
Beijinhos,
Inês
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça out 24, 2006 6:24 pm

Olá.
Vamos lá ver se consigo ajudar.
Antes de tudo, estamos a entrar no tempo frio e temos que ter certeza de que os secamos bem. Cuidado com as constipações.

Esta é a minha rotina dos banhos:

1 - Antes de irem para o banho, corto as unhas. Nenhum furão vai para o banho voluntariamente, e fincam-nos as unhas nos pulsos que não é brincadeira. Convém estarem curtas.

2 - Preparo a banheira (não o lavatório) com água quentinha e tenho logo ali à mão o shampoo e toalhas.

3 - Agarro a primeira vítima :p e ponho-a na banheira, pada dar umas braçadas. Depois de molhado, ponho uma dose generosa de shampoo no dorso e na barriga, e esfrego suavemente. Depois de bem ensaboados, voltam para a água. Nunca lhes mergulho a cabeça, por causa da água nos ouvidos. Depois de enxaguados, toalha com eles. Geralmente acabo por usar mais que uma toalha, para lhes tirar o máximo de água possível.

4 - Secagem: mais toalha, secador ou, se não estiver frio, deixo-os brincar. Esfregam-se em tudo e acabam por secar. Por último, o retoque final: o spray desodorizante.

Para os ter bem seguros durante o banho, seguro-os com a mão esquerda e trabalho com a direita. Ponho-os sobre a palma da mão, com os dedos a agarrar o peito/pescoço, e com uma perna de cada lado do pulso. Eles não conseguem fugir.

Há tantas técnicas quanto donos, por isso o melhor é mesmo desenvolver a sua.
Depois conte como correu!
Boa sorte!
MHZ
Membro Veterano

terça out 24, 2006 6:35 pm

Aqui encontra alguns truques para atenuar esse cheirinho delicioso que emana deles quando se aproxima o cio :D

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 542#265542

E neste site, pode ver "ao vivo" como se faz, não o banho como cortar unhas, etc:

http://www.comunidaddehurones.com/phpBB ... php?t=2663

É muito importante que o 1º banho seja algo divertido para ele, para não criar medo (alguns não gostam mesmo da água mas outros adoram nadar na banheira). Experimente 1º colocar uns brinquedos numa bacia larga com água morna e deixar que seja ele a querer entrar e brincar. Depois de ter perdido o medo, pode começar até a nadar.

Eu sempre o seco no final com um secador, seja Verão ou Inverno, 1º seco-o com a toalha, depois deixo que se esponje nela à vontade e que brinque um pouco, sempre com a porta fechada para evitar correntes de ar e depois, secador. Depois, não o deixo apanhar nenhuma corrente de ar para não se constipar.
salcantay
Membro

terça out 24, 2006 8:33 pm

Obrigada às 2 pelas respostas :) Assim que eu ganhar coragem e passar à acção serão as primeiras a saber :P

Deixo aqui mais umas fotozinhas do Bambu :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Beijinhos,
Inês
Vilya
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 1:53 pm

quinta out 26, 2006 4:08 pm

Ohhhhh tive a ver as fotos que puseram ai..... ohhhh eu quero um furãaao!!
verdeluis
Registado: sexta set 01, 2006 11:01 pm

sábado out 28, 2006 12:13 pm

oi
estava intereçado em ter um furao mas isso nao é ilegal ??????
verdeluis
Registado: sexta set 01, 2006 11:01 pm

sábado out 28, 2006 12:14 pm

oi
estava intereçado em ter um furao mas isso nao é ilegal ??????
Responder

Voltar para “Furão”