Novo aquaterrario - Perguntas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda out 23, 2006 9:30 am

Olá a todos

Pois é! Parece que finalmente, e + ou - com um mes de atraso, a vidraria terminou o meu aquario. (150*60*75)

O aquario é um mamaracho, a modos que parece uma banheira "de gola alta" pelo que nunca mais vou ter que me preocupar com o crescimento do meu animal, nem com problemas de espaço.

Tenho, no entanto, algumas perguntas a colocar, para as quais gostava de poder contar com a vossa ajuda. Assim, ai vao elas:

1) -->Que filto me recomendam para um volume de agua de + ou - 450, 500l?;

2) -->Em relaçao a radiaçoes Ubv, qual será a lampada mais adequada para uma tartaruga?;

3) -->No que diz respeito a lampadas de aquecimento, de qts watts deverá ser a lampada? Essa lampada deve estar regulada para o ciclo dia/noite ou deve estar sempre ligada?

4) --> Têm alguma sugestao, para compras on-line de onde possa, nomeadamente, mandar vir o filtro a um preço mais em conta?

Sugestoes e conselhos serao bem recebidos, sobretudo se trouxerem boa informação.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
_tiger_
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 6:58 pm

segunda out 23, 2006 12:18 pm

Norby so por curiusidade quanto e k custa fazer assim uma aquario? se nao quiseres dizer td bem e so mais pa eu fikar com uma ideia ;)
Norby
Membro Veterano

terça out 24, 2006 8:34 am

Boas _tiger_

Acho que nao ha problema em dizer, uma vez que nao estou a fazer publicidade.

O aquario em si custou-me €180 e o travamento em inox ficou por €50.

Um pouco caro, mas consideravelmente mais barato do que se o comprasse feito numa loja...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Norby
Membro Veterano

terça out 24, 2006 6:09 pm

nenhuma sugestao?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 25, 2006 2:28 am

Norby Escreveu: 1) -->Que filto me recomendam para um volume de agua de + ou - 450, 500l?;

É dado adquirido que um filtro deverá filtrar pelo menos 3x o volume do aquario, por hora.

Ora bem, se o seu aquario tem uma litragem de 500l, que deverá ir para os 400l uteis, deverá usar um filtro de pelo menos 1200l/h. Seja, so um ou dividido por dois(ou mesmo um sump).

As tartarugas como não são dos animais mais limpos, quanto mais potentes melhor.
2) -->Em relaçao a radiaçoes Ubv, qual será a lampada mais adequada para uma tartaruga?;
Falando das mais vulgares , ExoTerra, o pessoal costuma optar pela 8.0 ou pela 2.0 (esta mais fraquinha), ou ainda pela combinação das duas.
3) -->No que diz respeito a lampadas de aquecimento, de qts watts deverá ser a lampada? Essa lampada deve estar regulada para o ciclo dia/noite ou deve estar sempre ligada?
Depende. Estamos a falar de lampadas luminosas ou de ceramica?

As de ceramicas podem ficar ligadas 24h, se bem que não seja a meu a ver a melhor opção.

Caso sejam as vulgares, apenas de dia!

Com as minhas de interior faço : 9h da manha ligo a UVb/UVa, às 10.30 ligo a de aquecimento. Desligo a de aquecimento ás 21.30 da noite e a Uvb/Uva às 23.00

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Norby
Membro Veterano

quarta out 25, 2006 9:59 am

Norby escreveu:

1) -->Que filto me recomendam para um volume de agua de + ou - 450, 500l?;

É dado adquirido que um filtro deverá filtrar pelo menos 3x o volume do aquario, por hora.

Ora bem, se o seu aquario tem uma litragem de 500l, que deverá ir para os 400l uteis, deverá usar um filtro de pelo menos 1200l/h. Seja, so um ou dividido por dois(ou mesmo um sump).

As tartarugas como não são dos animais mais limpos, quanto mais potentes melhor.
Nancy antes demais obrigado pela tua resposta.

A litragem total é de 675 litros, mas como penso enche-lo até aos 50, 55cm da + ou - os 500 litros. Nao queria gastar mt dinheiro, mas com um aquario desta dimensao estou a ver que nao me posso escapulir mt as despesas... Talvez necessite mesmo dos dois filtros ou de um só, mas o suficientemente potente (talvez como o do crazypedro).
O que é um sump? é algo estilo canister?
Citando:

Depende. Estamos a falar de lampadas luminosas ou de ceramica?

As de ceramicas podem ficar ligadas 24h, se bem que não seja a meu a ver a melhor opção.

Caso sejam as vulgares, apenas de dia!
Coloco esta questao pq conheço o conceito, mas nao sei bem o que é o mais adequado. No que diz respeito a lampadas nao tenho nenhuma ideia formada ainda.
E para mim até faria sentido, uma vez que é de aquecimento, estar ligada 24h/dia, mas sendo as tartarugas animais diurnos é um pouco anti-natura... e isso estava a fazer-me alguma confusão!

Já agora o aproveito para perguntar o que acham das lampadas unicas, com a funçao aquecimento e Ubv.

Será um lampada, suponhamos, de 40w adequada a servir de lampada de aquecimento?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta out 26, 2006 1:49 pm

Norby,

faz uma pesquisa sobre o filtro exterior da Sera1200 pode ser uma boa hipotese para ti ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano

quinta out 26, 2006 4:57 pm

Ola Nyara,

Tentei o google, mas nao tive grande sucesso, resultados muito abrangentes, e fora do que estava a pesquisar...

O filtro ou a referencia é mesmo Sera 1200? podes dar mais uma ajuda?

Já agora qual é a tua opiniao em relaçao a lampada de aquecimento?

Obrigado! ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 26, 2006 5:53 pm

Procura no site da Sera em products:

http://www4.sera.de/site/main.php?language=en

Num "outro" forum está lá uma loja online que vende desses filtros ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano

quinta out 26, 2006 6:25 pm

Serafil 1100 ou 1300 será isso que estavas a sugerir?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 26, 2006 6:38 pm

É o 1300 sim!

antes enganei-me :p :oops:
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano

sexta out 27, 2006 5:25 pm

Ja esclreci o conceito de sump (e reconheço-lhe muitas vantagens), mas penso que vou optar mesmo por um filtro potente.

Mas continuo sem saber qual a lampada mais adequada para lampada de aquecimento... Mais alguma sugestao?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”