(longo)
Anjaazul,
Pensei em mandar-lhe uma Pm, mas achei que talvez fosse interessante partilhar com o resto dos foristas.
Na realidade, quando no meu ultimo post lhe perguntei a raça e tipo de pélo do seu cão, foi precisamente devido á foto que estava inserida noutro post.
Os caes de pêlo duro têm duas capas, uma bastante lanosa (sub-pêlo), que digamos será o cobertor do cão. A outra é de textura bem dura que poderemos dizer que é o casaco ou mesmo gabardine. Protege a pele do cão, principalemente da chuva, e se reparar, ao dar banho á sua cadela deve ter uma certa dificuldade em que agua penetre bem até á pele.
Este tipo de pelagem está submetida a um tipo de maturação especial, ou seja, o pêlo, quando morre, não cai (enfim pode sempre cair algum, mas a maioria não). Este pêlo mais grosso, morre mas fica agarrado ao foliculo piloso.
Na natureza e nos caes que vivem mais ao ar livre e saõ utilizados para trabalho, estou por exemplo a lembrar-me dos teckel cerdosos,fox terriers, essa muda era feita naturalmente, pois ao passar nas silvas, por dentro das tocas, etc, o pêlo, quando maduro, acabava por ficar agarrado a estas.
Nos caes de companhia, isso não acontece e essa muda terá que ser feita artificialmente.
O que acontece quando o pélo morto não cai e fica agarrado ao foliculo, provoca muitas vezes infecções foliculares, que evitam que os oleos naturais cheguem á pele e pelo do cão, e daí algumas complicações, tipo pele seca e escamosa, comichão. O facto do cão se coçar pode dar origem a infecçoes secundárias, bacterianas ou não e mesmo a própria pele fica tão fragil que é uma porta aberta para todo o tipo de dermatites, incluindo a de origem fungica.
Ora este pode ser o caso da sua cadela, e na minha opinião, há que tratar a infecção, mas o essencial seria tb eliminar a causa. E esta pode ser uma delas.
Há no entanto cães de pêlo duro que não manifestam este tipo de problemas, mas a maioria sim. Daí a importancia do stripping, que consiste em arrancar o pêlo morto á mão, com a ajuda de uma facas especiais, ou mesmo com a ponta dos desdos, embora essa tecnica tenha outro nome.
Ha profissionais que fazem esse tipo de trabalho e bem, embora a maioria não saiba nem queira pois é um pouco moroso. Por outro lado, a maioria dos donos tb não é muito receptivo a este tipo de tratamento, não só prq é mais caro, como prq acham que "depilar" o cão é uma crueldade. Ora, se feito na altura certa, ou seja quando o Pêlo está morto, e bem feito, o cão não sofre.
No seu caso, aconselho que fale de novo com o seu vet, antes de se põr a arrancar o pêlo da cadela, pois pode dar-se o caso de ela ter a pele tão fragil e quem sabe com feridas, que poderia piorar a situação.A grande maioria dos veterinãrios não sabe como se deve tratar este tipo de pelagem e pode ser o caso do seu, este factor pode ter-lhe escapado, pode acontecer a cadela ficar melhor com a ajuda dos banhos, medicação oral, anti histaminicos, mas... daqui a um tempo volta e nunca mais vai resolver o seu (dela) problema.
Já agora acrescento, que o facto de se cortar o pêlo com a maquina, isso não arranca o pelo morto pela raiz e ficamos na mesma ou pior. Ou seja, só vamos favorecer o crescimento do sub-pêlo, a pelagem vai ficando cada vez mais lanosa, mais suave, mais sujeita a criar nós e ,principalmente no caso dos fox, vai perdendo a cor,daí que se veja muitos destes exemplares quase todo brancos ou com a cor muito esbatida.
Este tipo de pelagem não deve levar muitos banhos, 2 em 2 meses ou mais se possivel e deve utilizar um champoo com um aporte de oleos baixo. Não deve utilizar amaciadores nem suavizantes.
No entanto, RESSALVO, que no caso da sua cadela, e visto que está com a pele fragil e em tratamento, DEVE seguir os conselhos do vet sobre o champoo a utilizar e a frequencia dos banhos, pois o que eu disse acima é o procedimento normal para um animal são.
Uma vez mais: 1º Ha que tratar primeiro e depois tentar evitar que se repita. È bem possivel que a causa primária dos problemas de pele da sua cadela seja o que acima expus, mas tb pode não ser (importante).
Espero ter ajudado, espero que me tenha feito entender, pois ás vezes começo a escrever e perco-me, e desculpem o post ser tão longo, mas tinha que ser....
Cumps.
Isabel