Eu tenho 2 machos e acho-os super mimosos, estão sempre á espera de festinhas.

Eles não cheiram mal, só começa a cheirar mal se a gaiola não for limpa com regularidade.
Depende também do fundo que vais utilizar, por exemplo, se usares só aparas, vai cheirar um pouco mal, se utilizares cat's best combinado com as aparas já não cheira. falo por experiência própria.
Os porquinhos da papoula creio que não são considerados de pedigree, pois o angorá não é reconhecido como raça.
O pedigree é um documento que contem a árvore genealógica de um animal (pais, avós e bisavós). Mais do que isto é a garantia de que o animal é de raça, ou seja, puro.
Um animal com Pedigree ou de raça pura é acompanhado do certificado de registro do animal e com o Pedigree, essa documentação funciona similar a documentação de um carro. O registro do animal, contém os seguintes dados, nome e sobrenome do animal, sexo,número de seu registro, raça, cor, pai e mãe (seus números de registros), criador, proprietário, endereço,nome e endereço completo da associação a qual foi registrado, local e data do registro e com o certificado de registro acompanha a autorização para transferência de propriedade do animal.
Corrijam-me se estiver errada.
Não sei se a papoula é uma criadora registada em alguma associação.
O pedigree só serve para o caso de quereres levar o porquinho a exposições.
Independentemente de terem pedigree ou não, é dificil resistir a este pequenitos.