Cada caso é um caso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta fev 27, 2003 6:50 pm

Sealords, lê os pensamentos... Pois foi mesmo isso que me lembrei quando perguntei sobre o tipo de pêlo. E como até "liguei" a foto ao cão...
Anjaazul, passei aqui numa rapidinha. Agora estou um bocado apertada, se não se importa eu falarei consigo mais logo á noite.
Isabel :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta fev 27, 2003 9:09 pm

olá sealords

obrigado pelas dicas (não pelo dicas :evil: :evil: :evil: ).

espero ir muito em breve a lx e se fôr necessário levo a pikena. afinal, o assunto parece muito simples e assim corta-se o mal pela "raiz". é estranho, porque a carlota há pouquíssimo tempo tomou glavaderm. como pode ter ficado tão mal do pelo?
neste entretanto, não vou fazendo nada a não ser o que a vet disse. não vá arrancar-lhe ops olhos de tanto a querer!
estou num grande dilema. a vet disse para não lhe dar banho, mas não sei se resisto. a carlota é das que dormem na minha cama.... tenho aqui o proderma à mão e não sei se não o usarei num dia de maior calor :) :)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 27, 2003 9:32 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:51 pm, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 12:26 am

(longo)

Anjaazul,
Pensei em mandar-lhe uma Pm, mas achei que talvez fosse interessante partilhar com o resto dos foristas.
Na realidade, quando no meu ultimo post lhe perguntei a raça e tipo de pélo do seu cão, foi precisamente devido á foto que estava inserida noutro post.
Os caes de pêlo duro têm duas capas, uma bastante lanosa (sub-pêlo), que digamos será o cobertor do cão. A outra é de textura bem dura que poderemos dizer que é o casaco ou mesmo gabardine. Protege a pele do cão, principalemente da chuva, e se reparar, ao dar banho á sua cadela deve ter uma certa dificuldade em que agua penetre bem até á pele.
Este tipo de pelagem está submetida a um tipo de maturação especial, ou seja, o pêlo, quando morre, não cai (enfim pode sempre cair algum, mas a maioria não). Este pêlo mais grosso, morre mas fica agarrado ao foliculo piloso.
Na natureza e nos caes que vivem mais ao ar livre e saõ utilizados para trabalho, estou por exemplo a lembrar-me dos teckel cerdosos,fox terriers, essa muda era feita naturalmente, pois ao passar nas silvas, por dentro das tocas, etc, o pêlo, quando maduro, acabava por ficar agarrado a estas.
Nos caes de companhia, isso não acontece e essa muda terá que ser feita artificialmente.
O que acontece quando o pélo morto não cai e fica agarrado ao foliculo, provoca muitas vezes infecções foliculares, que evitam que os oleos naturais cheguem á pele e pelo do cão, e daí algumas complicações, tipo pele seca e escamosa, comichão. O facto do cão se coçar pode dar origem a infecçoes secundárias, bacterianas ou não e mesmo a própria pele fica tão fragil que é uma porta aberta para todo o tipo de dermatites, incluindo a de origem fungica.
Ora este pode ser o caso da sua cadela, e na minha opinião, há que tratar a infecção, mas o essencial seria tb eliminar a causa. E esta pode ser uma delas.
Há no entanto cães de pêlo duro que não manifestam este tipo de problemas, mas a maioria sim. Daí a importancia do stripping, que consiste em arrancar o pêlo morto á mão, com a ajuda de uma facas especiais, ou mesmo com a ponta dos desdos, embora essa tecnica tenha outro nome.
Ha profissionais que fazem esse tipo de trabalho e bem, embora a maioria não saiba nem queira pois é um pouco moroso. Por outro lado, a maioria dos donos tb não é muito receptivo a este tipo de tratamento, não só prq é mais caro, como prq acham que "depilar" o cão é uma crueldade. Ora, se feito na altura certa, ou seja quando o Pêlo está morto, e bem feito, o cão não sofre.
No seu caso, aconselho que fale de novo com o seu vet, antes de se põr a arrancar o pêlo da cadela, pois pode dar-se o caso de ela ter a pele tão fragil e quem sabe com feridas, que poderia piorar a situação.A grande maioria dos veterinãrios não sabe como se deve tratar este tipo de pelagem e pode ser o caso do seu, este factor pode ter-lhe escapado, pode acontecer a cadela ficar melhor com a ajuda dos banhos, medicação oral, anti histaminicos, mas... daqui a um tempo volta e nunca mais vai resolver o seu (dela) problema.
Já agora acrescento, que o facto de se cortar o pêlo com a maquina, isso não arranca o pelo morto pela raiz e ficamos na mesma ou pior. Ou seja, só vamos favorecer o crescimento do sub-pêlo, a pelagem vai ficando cada vez mais lanosa, mais suave, mais sujeita a criar nós e ,principalmente no caso dos fox, vai perdendo a cor,daí que se veja muitos destes exemplares quase todo brancos ou com a cor muito esbatida.
Este tipo de pelagem não deve levar muitos banhos, 2 em 2 meses ou mais se possivel e deve utilizar um champoo com um aporte de oleos baixo. Não deve utilizar amaciadores nem suavizantes.
No entanto, RESSALVO, que no caso da sua cadela, e visto que está com a pele fragil e em tratamento, DEVE seguir os conselhos do vet sobre o champoo a utilizar e a frequencia dos banhos, pois o que eu disse acima é o procedimento normal para um animal são.
Uma vez mais: 1º Ha que tratar primeiro e depois tentar evitar que se repita. È bem possivel que a causa primária dos problemas de pele da sua cadela seja o que acima expus, mas tb pode não ser (importante).
Espero ter ajudado, espero que me tenha feito entender, pois ás vezes começo a escrever e perco-me, e desculpem o post ser tão longo, mas tinha que ser....
Cumps.
Isabel

:)
anjaazul
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 12:43 am

olá isabel

eu agradeço a explicação, mas fiquei baralhada....
eu não sei se é impressão minha ou a carlota está a ficar com o pelo menos duro. ou seja, não sei se já me habituei à textura do pelo, que na altura me parecia muito duro em relação aos dos gatos, ou se de facto, começou a ficar mole.
eu trouxe a carlota de um sítio imundo, mas o max vinha igualmente sujo e com sarna e curou-se. a cadela, não. no início, coçava-se tanta, que fazia feridas na barriga e maminhas. com o bretnovat melhorou temporariamente. depois, foi a história que contei. actualmente, já não se coça com tanta intensidade, mas continua a faze-lo.
como arrancar os tais pelos mortos? posso perguntar à vet. mas ela já a viu várias vezes e nunca falou nisso. se calhar não conhece muito bem o problema.
penso ir a lx dentro de poucos dias . costumava ir ao instituto do parque. será que devo levá-la lá? senão a carlota há-de passar a vida toda nesta coceira e só tem uns dois anos e pouco.
Pedra
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 1:16 am

Ficou baralha em que parte do texto?
Lamento ter sido tão extensiva mas teve que ser, não é coisa que se diga em 2 ou 3 linhas e mesmo assim, muito poderia ter acrescentado.
Mandei-lhe uma pm, visto que tem lá pelo menos um nome de uma casa que faz esse tipo de trabalho e não quero ser acusada de publicidade a favor de outrém.ehehehehe
Espero que tenha recebido.
Isabel
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta fev 28, 2003 8:41 am

Anjaazul,

Ao que ouvi da tosquiadora do Oscar, pode acontecer com animais esterelizados/castrados que a pelagem mude de textura. Com os cockers, pode acontecer o pelo encaracolar.
A sua Carlota esta esterelizada?
Pedra
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 11:42 am

Nanico, desconheço que o facto de esterelizar os cockers faça encaralocar o pêlo e mude a textura. O que faz sim, é o corte á maquina.
Talvez haja aqui algum vet ou alguém com bases e conhecimentos que possa refutar essa teoria. Eu nunca tinha ouvido falar.
Cumps,
Isabel
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta fev 28, 2003 12:21 pm

Pedra,

Infelizmente nao posso colocar aqui informacao sobre as consequencias da castracao na pelagem dos cockers, dado que a informacao que possuo esta em holandes.
Deixo-lhe aqui um link de uma pagina em lingua inglesa, onde se discutem mitos e consequencias da castracao.
Vera que uma das consequencias citadas e que :

In some dogs, there may be coat changes that necessitate more frequent grooming to stop the coat matting. In some short coated breeds the hair may appear to be thinner in places.

Isto nos cockers leva a que o pelo se torne mais mole (tipo algodao) e que em alguns casos encaracole. Desculpe, mas nao tive tempo de procurar mais referencias na net sobre este assunto.

Esta e a pagina que referi:

http://www.gsdhelpline.com/castration.htm
Pedra
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 12:24 pm

Obrigada, Vou dar uma olhada.
Entretanto tb seria bom que outros com experiencia neste assunto se juntassem e partilhassem ideias. Ha vets por aqui, não sei se há criadores de cockers... sera bom saber a opinião deles tb.
Cumps,
Isabel
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta fev 28, 2003 12:36 pm

Olá, desculpem aproveitar o tópico, mas pelo que percebi a pedra , é cabeleireira, desculpe se percebi mal.

A minha pergunta é simples, eu tenho uma Chow-Chow, que fui buscar ao canil à pouco tempo, como deve calcular ela vem cheia de nós.
Temos conseguido tirar alguns com a escova (cardadeira) , mas a minha pergunta , que lhe pode parecer ridicula, é - Os chows podem ser tosquiados?
Obrigada
Pedra
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 1:24 pm

Dora,
Podem, mas NÃO devem.
Cumps,
Isabel
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta fev 28, 2003 2:31 pm

Olá,

Eu tenho cockers, mas não tenho um conhecimento profundo sobre a raça. Confirmo que quando os cockers são tosquiados com máquina, o pelo encaracola.... agora quando são castrados.... não faço a mais pequena ideia.
anjaazul
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 2:52 pm

olá

a carlota está esterelizada, mas como eu disse, ela teve este problema desde que a trouxe (nessa altura, ainda não estava operada). inicialmente, atribui o problema ao facto de ela ter vindo de uma vivenda que era uma autêntica lixeira. mas já passaram 2 anos. ela tem sido tratada e embora não esteja tão mal, nunca se curou por completo.
Responder

Voltar para “Cães”