Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss
Moderador: mcerqueira
-
macm
- Membro Júnior
- Registado: terça set 26, 2006 3:11 pm
terça out 31, 2006 2:16 pm
hoje vi que no fundo do terrário da minha iguana estava uma espécie de fungo branco que me apressei a tirar, porque é que apareceu ali? como posso evitar que volte a aparecer? será prejudicial á saude do iguana?
respondam por favor

-
Psamophis
- Membro
- Registado: domingo jul 16, 2006 12:18 am
terça out 31, 2006 3:03 pm
Geralmente esse tipo de fungos tem a tendencia a crescer em cima de matéria que está a entrar em decomposição. Se o fungo tiver um aspecto aveludado ou macio é provavel que seja semelhante ao bolor do pão ou então o mucor. Por exmplo, pode ter aparecido aí porque caiu um pedaço de comida da tua iguana que entretanto ficou por lá até entrar em decomposição. ou então estás a usar muita matéria organica não tratada no chão do teu terrário. De qualquer forma, em relação à saude do animal: esse tipo de bolores em excesso podem causar alergias respiratórias a pessoas e outros animais domésticos. Se for ingerido pode causar problemas gastricos. Suponho que para os répteis não seja muito diferente.
Mas não te assustes...espera até as pessoas mais prós em iguanas te responderem. (eu só sei isto porque gosto muito de estudar os fungos

)
Cumps
-
pinipom_a
- Membro
- Registado: terça out 31, 2006 10:59 am
terça out 31, 2006 3:06 pm
não sou mt entendida pk só tenho a minha 1 semana mas li algures k não é nada bom e uma das origens pode até ser do exesso de umidade ou até mesmo as necessidades do bichinho.convem limpar ouu até mudar as arreias pedras ou bem o k tiveres no fundo do terrario

desculpa se não ajudei mt mas de serteza k terás respostas mais objectivas no entanto foi de boa vontade

-
pinipom_a
- Membro
não sou mt entendida pk só tenho a minha 1 semana mas li algures k não é nada bom e uma das origens pode até ser do exesso de umidade ou até mesmo as necessidades do bichinho.convem limpar ouu até mudar as arreias pedras ou bem o k tiveres no fundo do terrario

desculpa se não ajudei mt mas de serteza k terás respostas mais objectivas no entanto foi de boa vontade

-
pinipom_a
- Membro

-
pinipom_a
- Membro

-
rbl
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm
terça out 31, 2006 4:04 pm
Se esse "fungo" for bolor, então o mais certo é que o terrário não tenha arejamento suficiente. As iguanas necessitam de muita humidade, o truque para resolver isto não é cortar na humidade mas sim aumentar o arejamento (o que trará problemas para manter a humidade elevada mas isso é outra história).
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
-
macm
- Membro Júnior
- Registado: terça set 26, 2006 3:11 pm
terça out 31, 2006 6:21 pm
pois, o meu terrario era um aquario de peixes! a unica forma de arejamento é a tela que eu meti na parte de cima, e o substracto são lascas de madeira, que foi o dono da loja de animais que me recomendou porque é a melhor forma de reter o calor por mais tempo dentro do terrário. Mas ja estou a trabalhar num terrário maior e estou a pensar em utilizar ventuinhas de 12V para uma melhor circulação do ar.
obrigadao pelas vossas respostas pessoal