Parasitas em porquinhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
LenaLeal
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

domingo out 29, 2006 9:30 pm

Para minha grande surpresa e alegria ofereceram-me um porquinho da india, lindo, todo arrepiado.

Mas, a minha amiga que me ofereceu, comprou-o numa loja de animais e qual a sua surpresa quando chegou à minha casa e mo mostrou, estava cheínho de pulgas.
O coitadinho não pára de se coçar, não sei o k lhe fazer.

Como aqui nesta zona os veterinários não entendem, nem ligam a exóticos podias dizer-me o que lhe posso fazer????
:cry:

Obrigado
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo out 29, 2006 10:27 pm

Parabéns, LenaLeal!!
Depois posta fotos do pequenino.
É uma porquinha ou um porquinho?

Eu utilizo Advantage para gatinhos com menos de 4kg e só ponho uma gotinha pequenina.
LenaLeal
Membro
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

segunda out 30, 2006 9:25 am

:lol:
Eu tenho tentado não andar ainda muito com ele ao colo, para se poder habituar à nova casa, mas segundo me parece é uma ela e vai chamar-se Kelly.

Já vem comer salsa à minha mão e tenta esconder-se por baixo da palha porque eu não lhe coloquei ainda nenhum esconderijo.

E será que ela também deverá ser desparasitada? também tens algum conselho para isso, quer dizer para as lombrigas?

é triste saber que numa loja de animais, vendem animais nestas condições.

Obrigado 8)
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda out 30, 2006 2:23 pm

Em relação a desparatisante interno, não sei de nenhum, mas se calhar convinha ires com ela/e ao veterinário, só para fazer um check-up. Pode ser que na loja não tenha sido visto por nenhum veterinário.

Há muitas que vendem assim.:?
Ás vezes também pode ter vindo ovinhos com o feno.
LenaLeal
Membro

segunda out 30, 2006 3:16 pm

Não tenho qualquer dúvida que o proquinho não foi visto por nenhum veterinário, mas como referi anteriormente aqui nesta zona e arredores os veterinários não entendem nem querem saber de exóticos, razão pela qual tenho dificuldade.

Soube agora que a minha Kelly veio de um local onde os porquinhos são criados, infelizmente, como as galinhas, ou seja todos aos montes, por isso tinha pulgas.

se alguém conhecer algum desparasitante interno para os porquinhos, por favor avisem....

:lol: Obrigado
ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

terça out 31, 2006 11:45 am

Olá LenaLeal!!

A veterinária das minhas porquinhas aconselhou a que elas fossem desparasitadas 2 vezes ao ano.

Vou com elas ao veterinário 1 vez por ano, para fazer um check-up. No caso de ver que as minhas malucas estão fora do normal, vou sempre ao vet (por sorte, são umas bichinhas muito saudáveis e desde que as tenho, nunca tiveram problemas graves).

Tenho em casa sempre o desparasitante, mas neste momento não me lembro do nome do raio do medicamento. Lembro-me apenas que é para gatos, e que é uma caixa branca com letras verdes (raio de memória que eu tenho... :? )

Também já me aconteceu apanhar lêndeas, porque há uns tempos ofereceram-me uma porquinha sheltie que trazia presente... e como eu não vi que ela tinha lêndeas as outras também as apanharam, mesmo eu tendo tido o cuidado de durante 2 semanas a ter mantido noutra gaiola (não fosse a bichita trazer alguma doença e pegar às outras...) mas como a escova era a mesma... :oops: Resultado, ida ao veterinário e compra adicional de um produto de uso externo muito mal cheiroso chamado TAK TIK (passo a publicidade :lol: ) em que se dá o banhito normal a elas e depois na última àgua coloca-se a àguinha morna e umas gotas do produto (atenção que tem um cheiro muito intenso!) e colocas as bichitas naquele banho durante uns 5 minutos, depois não se passa por àgua nem nada! É só secar!! :p Segundo a Bula deste medicamento, é para todos os parasitas externos, por isso certamente também para uma pulguita ou outra ;)

Quando estiver em casa digo-te o nome do desparasitante!

Boa sorte com a tua menina!!
ana_lucia_f1
Membro

terça out 31, 2006 12:04 pm

Ah! Estava-me a esquecer... sobre as lojas de animais... eu sempre que vou a alguma, fico doente...

Ontem fui à 4 Patas no Cascaishopping e passei-me! Como é óbvio, fui ver os porquinhos, porque gosto sempre de ir dar uma espreitadela!! E qual não é o meu espanto ao ver o que seria uma cena de "assédio sexual" numa das gaiolitas envidraçadas que eles lá tem... Uma porquinha ainda bastante pequena (rafeirita) e o que me parecia um porquinho abissinio a fazer-lhe a corte... Passei-me! Depois olho para as gaiolas de cima e estavam cheias de moscas... passei-me X2... olho para outra gaiola e estava um porquinho cheio de feridas (devia ter andado à luta) fiquei possessa...

No entanto, já não é a primeira vez que vejo cenas destas nesta loja, e também já não seria a primeira vez que os avisava para esta situação! O mais incrível mesmo é que não mudam as coisas... Por acaso ontem, quando falei à empregada da fêmea e o macho juntos ela foi lá mudá-los de gaiola...

Mas mais... qual não é o meu espanto que tem um letreiro escrito à mão a dizer que não se responsabilizam por aves e roedores depois deles sairem da loja... Nesse caso deveriam ter BOAS CONDIÇÕES dentro da loja, para que depois não surjam surpresas 2 meses depois...

Resultado, saí da Loja FULA! A resmungar!

Por isso aqui fica o aviso... ;)
LenaLeal
Membro

terça out 31, 2006 12:20 pm

Obrigado ana_lucia_f1
pelas dicas.

Quanto às lojas, também tenho visitado umas assim, mas fiquei positivamente surpresa ao visitar a loja zooexótico, os animais estavam bem tratados e acondicionados, foi a loja que visitei que mais gostei.

Aí à tempos visitei uma na costa da caparica que também gostei, mas já não me lembro do nome, mas no geral as lojas a as pessoas que nelas trabalham, não se preocupam.

Ontem liguei para a loja onde compraram a Kelly para perguntar a idade dela para poder ligar ao veterinário e não sabiam a idade e só vão perguntar no fim de semana, é demais.....

Quanto às pulgitas comprei front line para gatitos pequenos e tenho uma pasta para desparasitante interno, para queria saber a idade e tenho de a pesar....

é triste ver que há pessoas que maltratam os animais......
Silly_Bublle
Membro Veterano

terça out 31, 2006 12:46 pm

Sou da opinião que o frontline é muito forte para um animal tão pequenino como o porquinho da india.

Quanto a veterinário em Setúbal, tens de exoticos, sim senhor.
Tens a HOSPITAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE SETÚBAL - 265188700, o Dr. Filipe Martinho.
LenaLeal
Membro

terça out 31, 2006 1:45 pm

olá Silly_Bublle
:D
Tinham-me indicado frontline e foi um veterinário com quem falei, disse-me para lhe pôr uma quantidade muito pequena.
Quanto ao veterinário eu falei com um de évora pelo telefone, é que eu não moro em Setúbal e sim em Vendas Novas que fica a 50 km.
Mas a Kelly parece estar bem melhor e super reguila, até brina com um gizo que lhe coloquei na gaiola.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta nov 01, 2006 12:02 am

Na Clinica Veterinária do Montijo costumava haver bons veterinários, mas ainda fica um pouco longe para si.

A vantagem de na maioria dos casos se comprar num criador e não numa loja não é o porquinho vir com pedigree, mas em encontrar-se um animal saudável que não se precise logo de ir gastar dinheiro no veterinário ou em desparasitantes. Para além disso é usual nas lojas tê-los todos misturados, o que no caso de se ficar com uma fêmea implica uma grande probabilidade de estar grávida.

As lojas muitas vezes descuidam na manutenção e os empregados costumam saber pouco sobre os animais que vendem, dando por vezes conselhos errados.

Há excepções à regra, como o Zooexotico, por exemplo, como foi referido,
e outras poucas, mas de resto ainda é raro entrar numa loja de animais e ter alguem que saiba informar bem sobre porquinhos-da-índia e ter-se a garantia que o animal que se compra não tem nenhum dos problemas já aqui referidos.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta nov 01, 2006 9:15 pm

O frontline é muito forte sim, o ideal é realmente o advantage, e muito cuidado com o uso do tac-tic. É perigoso além de que não é usado para matar piolhos, na minha opinião só o advantage pode ser aplicado sem grande perigo, tal como disse o Silly_Bublle.

Quanto aos desparasitantes internos, só mesmo o vet, não peça esses conselhos na net !!!!!!!!!!!!
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
ana_lucia_f1
Membro

quinta nov 02, 2006 12:03 am

Repetida :oops:
Última edição por ana_lucia_f1 em quinta nov 02, 2006 12:21 am, editado 6 vezes no total.
ana_lucia_f1
Membro

quinta nov 02, 2006 12:04 am

Kitten, eu falei no TakTic, porque foi a Veterinária que aconselhou e mo vendeu para as Lêndeas!

Por certo não tenho o conhecimento científico para ir por minha alta recreação comprar medicamentos só porque me apeteceu... Só falei em nomes específicos, porque efectivamente foi um Veterinário que recomendou para os meus animais! Se eu já me tivesse apercebido que eventualmente coloquei em risco a vida dos meus animais com a administração de algum medicamento, teria alertado outras pessoas para não o fazerem!

O que me avisaram com o TakTic, é que sob hipótese alguma podemos deixar o animal ingerir a àgua em em que está diluído o medicamento, muito menos entrar em contacto com os olhos e como tal tem sido isso que faço sempre que utilizo este produto!

LenaLeal, sobre o desparasitante que mais uma vez a Veterinária recomendou foi o Flubenol Gatos. A dosagem é conforme outros desparasitantes aplicada consoante o peso do animal.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta nov 02, 2006 2:38 pm

Novamente volto a frisar não dêm nem peçam nomes de medicamentos pela Net, é perigosissimo para os nossos animais.

ana_lucia_f1 o medicamento que faz bem a um pode matar outro, mas que coisa, andamos a insistir nisto há tantos anos mas de nada serve, está visto.

Um porquinho da india , um coelho, um esquilo (isto são exemplos) são animais muito sensiveis e que necessitarão (eventualmente) de serem vistos pelo vet, só o vet pode avaliar se eles necessitam ou não de ser desparasitados e qual o tipo de desparasitante a usar e qual a quantidade

o taktik é perigoso sim e as poucas vezes que eu o apliquei foi para a sarna, não para matar piolhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”