Meus amigos,
Na próxima semana chega o meu novo bebé, um Labrador Preto de dois mesinhos... Estou muito feliz, mas quero muito que o meu bichinho seja feliz, por isso gostaria que me dessem alguns conselhos. A partir de que idade é que ele pode andar livremente a passear na rua? Corro o risco de o perder se não andar com trela? Qual a melhor ração? Com que periodicidade é que lhe devo dar banho? Com que periodicidade lhe devo dar de comer?
Desculpem bombardear-vos com perguntas, mas as dúvidas são muitas. Se quiserem esclarecer-me sobre algum outro pormenor que me tenha escapado, força!
O meu novo amigo Labrador
Moderador: mcerqueira
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
"Livremente" se for relativo a perigos de saúde, será só após a vacinação estar completa, o veterinário dirá quando isso acontecerA partir de que idade é que ele pode andar livremente a passear na rua?
Perder, ser atropelado, ser roubado, mordido por outros cães, ser multada, enfim...Corro o risco de o perder se não andar com trela?
Um cão NÃO pode andar na rua sem trela, além de ser proibido, é bastante perigoso, especialmente para um bebé.
Se mais tarde quiser passear com ele solto, faça como tantos nós fazemos que é procurar uma praia, fora da época balnear, ou campo tipo serra (Monsanto por exemplo), mas aí é preciso ter cuidado com a lagarta do pinheiro, a processionária (pesquise aqui na Arca por este último nome e vai perceber ao que me refiro
Isso varia de cão para cão... Aconselhe-se também com o seu veterinárioQual a melhor ração?
Até a vacinação estar completa, NUNCA... Depois disso, na minha opinião, não há uma regra para os banhos... há quem dê mensalmente (1x por mês), eu dou quando acho que estão a cheirar malCom que periodicidade é que lhe devo dar banho?
Convém diariamenteCom que periodicidade lhe devo dar de comer?
Ok, fora de brincadeiras... :p , em bebés penso que são 4 vezes ao dia. Atenção, não é 4 doses ao dia, é a dose diária dividida por 4 porções
Todas as dúvidas que tiver pode também esclarecê-las com o seu veterinário, é a pessoa ideal para o efeito
Boa sorte
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Antes de mais, obrigada pelas respostas. Como devem ter percebido, sou absolutamente leiga na matéria. Nem sequer sabia que era obrigatório andar sempre com trela...
. Relativamente ao "andar livremente", eu queria dizer mesmo por questões de saúde. Tenho a vantagem de o cão já vir vacinado. Quanto ao perdê-lo, estava a pensar na possibilidade de ele me fugir e nunca mais voltar, coitadinho... dele e de mim, que ficava muito triste...
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Ele vem vacinado mas precisa de levar os reforços
a primeira coisa que deverá fazer é ir com ele ao veterinário
Xuga
a primeira coisa que deverá fazer é ir com ele ao veterinário
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Olá, bom dia
Eu tenho um bébé á pouco tempo em casa é um chow chow e tem quase 5meses.
Ele veio para minha casa com quase 4meses.
Sei que enquanto não tiverem as vacinas em ordem os vet. não aconselham a irem á rua por causa de doenças de outros cães e etc.
O risco de o pederes andar sem trela, é uma grande probabilidade, enquanto não se habituar a ti e ás tuas ordens(e mesmo já habituado) pode sempre fugir ou ir para a estrada, o meu anda solto mas só á beira de casa, ele é obdiente e não vai para mt longe de mim anda sempre de volta das minhas pernas, e só no jardim á frente da casa, tirando isso é sempre de trela.
A ração pergunta ao vet, aconselha-te porque há comida especifica para determidadas raças.
Quanto aos banhos a mim dissera-me que até aos 6meses não dar banho de agua, eu ainda não dei banho de "banheira" ao meu chumi, dou-lhe banho com shampo que não precisa de água e pó talco shampo. Quanto ao meu eu sei que ele tem que ser bem seco por causa de uns problemas de pele que podem ganhar. Também me disseram que muitos banhos a miudo faz mal ao pelo dos cães. O meu é cão de apartamento dai que tb não se suja muita pq não anda na terra e etc.
Eu ao Chumi meto-lhe 4mãos de ração e ao fim da tarde outras 4 mãos, meto-lhe de forma a quando tiver fome ter comer que é mais ao menos o que ele come, mais coisa menos coisa, e não tá gordo nem magro segundo o vet. (pesa quase 12kg).
espero ter ajudado em alguma coisa, e concordo com tudo o que a texuga disse.
Jocas
Luciana
Eu tenho um bébé á pouco tempo em casa é um chow chow e tem quase 5meses.
Ele veio para minha casa com quase 4meses.
Sei que enquanto não tiverem as vacinas em ordem os vet. não aconselham a irem á rua por causa de doenças de outros cães e etc.
O risco de o pederes andar sem trela, é uma grande probabilidade, enquanto não se habituar a ti e ás tuas ordens(e mesmo já habituado) pode sempre fugir ou ir para a estrada, o meu anda solto mas só á beira de casa, ele é obdiente e não vai para mt longe de mim anda sempre de volta das minhas pernas, e só no jardim á frente da casa, tirando isso é sempre de trela.
A ração pergunta ao vet, aconselha-te porque há comida especifica para determidadas raças.
Quanto aos banhos a mim dissera-me que até aos 6meses não dar banho de agua, eu ainda não dei banho de "banheira" ao meu chumi, dou-lhe banho com shampo que não precisa de água e pó talco shampo. Quanto ao meu eu sei que ele tem que ser bem seco por causa de uns problemas de pele que podem ganhar. Também me disseram que muitos banhos a miudo faz mal ao pelo dos cães. O meu é cão de apartamento dai que tb não se suja muita pq não anda na terra e etc.
Eu ao Chumi meto-lhe 4mãos de ração e ao fim da tarde outras 4 mãos, meto-lhe de forma a quando tiver fome ter comer que é mais ao menos o que ele come, mais coisa menos coisa, e não tá gordo nem magro segundo o vet. (pesa quase 12kg).
espero ter ajudado em alguma coisa, e concordo com tudo o que a texuga disse.
Jocas
Luciana
-
hitman6
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am
mistik escreveu
Não é bem que haja comida para cada raça, o que acontece é que cada marca de ração tem determinadas caracteristicas que a distinguem das outras e que podem ser ministradas mediante as necessidades de cada cão. O melhor a fazer em termos de ração é falar sempre com o criador pois este conhece a ascendencia do cão.A ração pergunta ao vet, aconselha-te porque há comida especifica para determidadas raças.