O meu novo amigo Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Talaia
Registado: quinta nov 02, 2006 10:57 am

quinta nov 02, 2006 11:27 am

Meus amigos,

Na próxima semana chega o meu novo bebé, um Labrador Preto de dois mesinhos... Estou muito feliz, mas quero muito que o meu bichinho seja feliz, por isso gostaria que me dessem alguns conselhos. A partir de que idade é que ele pode andar livremente a passear na rua? Corro o risco de o perder se não andar com trela? Qual a melhor ração? Com que periodicidade é que lhe devo dar banho? Com que periodicidade lhe devo dar de comer?
Desculpem bombardear-vos com perguntas, mas as dúvidas são muitas. Se quiserem esclarecer-me sobre algum outro pormenor que me tenha escapado, força!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 02, 2006 1:42 pm

A partir de que idade é que ele pode andar livremente a passear na rua?
"Livremente" se for relativo a perigos de saúde, será só após a vacinação estar completa, o veterinário dirá quando isso acontecer ;)

Corro o risco de o perder se não andar com trela?
Perder, ser atropelado, ser roubado, mordido por outros cães, ser multada, enfim...
Um cão NÃO pode andar na rua sem trela, além de ser proibido, é bastante perigoso, especialmente para um bebé.
Se mais tarde quiser passear com ele solto, faça como tantos nós fazemos que é procurar uma praia, fora da época balnear, ou campo tipo serra (Monsanto por exemplo), mas aí é preciso ter cuidado com a lagarta do pinheiro, a processionária (pesquise aqui na Arca por este último nome e vai perceber ao que me refiro ;) )

Qual a melhor ração?
Isso varia de cão para cão... Aconselhe-se também com o seu veterinário ;)

Com que periodicidade é que lhe devo dar banho?
Até a vacinação estar completa, NUNCA... Depois disso, na minha opinião, não há uma regra para os banhos... há quem dê mensalmente (1x por mês), eu dou quando acho que estão a cheirar mal :? 8) ... à S. Bernardo só dou no verão e chega muito bem... tudo depende do cão ;) Mas não se esqueça que quanto mais banhos der mais activo fica o cheiro dele ;)

Com que periodicidade lhe devo dar de comer?
Convém diariamente 8) 8) 8)
Ok, fora de brincadeiras... :p , em bebés penso que são 4 vezes ao dia. Atenção, não é 4 doses ao dia, é a dose diária dividida por 4 porções ;)

Todas as dúvidas que tiver pode também esclarecê-las com o seu veterinário, é a pessoa ideal para o efeito ;)

Boa sorte

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta nov 02, 2006 1:52 pm

...e com o criador. ;)
Talaia
Registado: quinta nov 02, 2006 10:57 am

quinta nov 02, 2006 2:11 pm

Antes de mais, obrigada pelas respostas. Como devem ter percebido, sou absolutamente leiga na matéria. Nem sequer sabia que era obrigatório andar sempre com trela... :) . Relativamente ao "andar livremente", eu queria dizer mesmo por questões de saúde. Tenho a vantagem de o cão já vir vacinado. Quanto ao perdê-lo, estava a pensar na possibilidade de ele me fugir e nunca mais voltar, coitadinho... dele e de mim, que ficava muito triste...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 02, 2006 2:21 pm

Ele vem vacinado mas precisa de levar os reforços ;)
a primeira coisa que deverá fazer é ir com ele ao veterinário ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quinta nov 02, 2006 2:46 pm

Olá, bom dia

Eu tenho um bébé á pouco tempo em casa é um chow chow e tem quase 5meses.

Ele veio para minha casa com quase 4meses.
Sei que enquanto não tiverem as vacinas em ordem os vet. não aconselham a irem á rua por causa de doenças de outros cães e etc.

O risco de o pederes andar sem trela, é uma grande probabilidade, enquanto não se habituar a ti e ás tuas ordens(e mesmo já habituado) pode sempre fugir ou ir para a estrada, o meu anda solto mas só á beira de casa, ele é obdiente e não vai para mt longe de mim anda sempre de volta das minhas pernas, e só no jardim á frente da casa, tirando isso é sempre de trela.

A ração pergunta ao vet, aconselha-te porque há comida especifica para determidadas raças.

Quanto aos banhos a mim dissera-me que até aos 6meses não dar banho de agua, eu ainda não dei banho de "banheira" ao meu chumi, dou-lhe banho com shampo que não precisa de água e pó talco shampo. Quanto ao meu eu sei que ele tem que ser bem seco por causa de uns problemas de pele que podem ganhar. Também me disseram que muitos banhos a miudo faz mal ao pelo dos cães. O meu é cão de apartamento dai que tb não se suja muita pq não anda na terra e etc.

Eu ao Chumi meto-lhe 4mãos de ração e ao fim da tarde outras 4 mãos, meto-lhe de forma a quando tiver fome ter comer que é mais ao menos o que ele come, mais coisa menos coisa, e não tá gordo nem magro segundo o vet. (pesa quase 12kg).

espero ter ajudado em alguma coisa, e concordo com tudo o que a texuga disse.

Jocas
Luciana
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quinta nov 02, 2006 6:27 pm

mistik escreveu
A ração pergunta ao vet, aconselha-te porque há comida especifica para determidadas raças.
Não é bem que haja comida para cada raça, o que acontece é que cada marca de ração tem determinadas caracteristicas que a distinguem das outras e que podem ser ministradas mediante as necessidades de cada cão. O melhor a fazer em termos de ração é falar sempre com o criador pois este conhece a ascendencia do cão. ;)
Responder

Voltar para “Cães”