comportamento estranho de um periquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
claudia1
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 10:54 pm

quarta nov 01, 2006 8:59 pm

Ola a todos

Eu tenho 2 periquitos jovens juntos numa gaiola e um deles tem um comportamento estranho.Cada vez que encho os comedouros com comida ele tira a comida toda para fora com o bico espalhando-a pela gaiola e para fora desta.Também faz o mesmo com o cálcio que tenho a disposição num comedouro mais pekeno.
Será q alguem me pode ajudar.Ñ sei o que fazer pois estou sempre a encher os comedouros senão fica sem comida.

Obrigado.cláudia
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

quinta nov 02, 2006 6:33 pm

Há poucoa fazer....tb tenho esse problema com algumas das minhas aves.
Há dias mostraram-me uns comedouros italianos, com um tabuleiro por baixo e que os obriga a meter a cabeça numa zona em que a comida desperdiçada cai nesse pequeno tabuleiro, permitindo o seu aproveitamento. Ainda não experimentei, mas ao que me dizem são o melhor modelo para o desperdicio.
Experimente dar-lhe a comida separada por especies de sementes até descobrir a comida que gosta; depois, dar-lhe só da que não gosta até ser educada a comer tudo. Mais ou menos como se faz ( ou deveria fazer) com as crianças.......não há nada que seja tão bom para abrir o apetite como a fome e desde que haja comida para comer e não der para escolher, que remedio.....
claudia1
Membro

quinta nov 02, 2006 8:16 pm

Boa noite mozungo

Obrigado pela sua ajuda. Realmente houve um dia q ja estava farta de estar sempre a encher o comedouro q ñ coloquei la mais comida.
Claro está q ela estava espalhada pelo chão da gaiola e qd a fome apertou ele teve de ir comer do chão.
Só q essa situação é chata pq caem as fezes em cima da comida.
Penso q ñ se trata de ñ gostar da mistura, mas sim de uma mania q o periquito arranjou tal como as crianças.Ou será q estou errada?É q qd ñ ha comida no recipiente ele acaba por come-la do chão.
fm2911
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 4:27 pm

quinta nov 02, 2006 8:43 pm

Olá!!!

Os meus periquitos estão em viveiros.

Mas, quando existe necessidade de colocar alguns em gaiolas eles viram a comida tal como acontece com os seus.

Talvez os seus periquitos tivessem permanecido anteriormente em viveiros!!!

O que eu faço é colocar comida nos comedouros da gaiola e ao mesmo tempo coloco uma taça de comida no fundo da gaiola. Com o passar do tempo eles deixam de virar o comer.

Sempre que ofereço periquitos é isso que eu recomendo aos novos donos e até agora tudo tem corrido bem.

Espero ter ajudado e boa sorte com os periquitos.

Beijinhos

Filipa
claudia1
Membro

quinta nov 02, 2006 9:23 pm

Boas

eu tenho 6 periquitos,mas apenas um vira o comer, o qual comprei numa loja,por isso até é capaz de ter razão pois ele antes de ir para a loja deve ter estado em viveiros com outras aves.
Vou então por uma taça no fundo da gaiola com comer.

Ja agora outra questão.Um dos meus periquitos é albino,comprei-o como sendo uma femea.Mas gostaria de saber como se distingue um macho de uma femea nos periquitos albinos,pois sei q é de forma diferente.

Obrigado

Obrigado
fm2911
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 4:27 pm

sexta nov 03, 2006 2:59 pm

Olá!!!

Eu também tenho periquitos albinos e a forma de verificar se é macho ou fêmea é a mesma. Só que o azul ou o castanho consoante seja macho ou fêmea não é tão nítido. E demora um pouco mais a notar-se a cor que realmente vai ficar.

Mas como estamos sempre a aprender, se alguém lhe ensinar outra forma diga que é sempre bom trocar experiências...

Boa sorte...Espero que o periquito se comece a portar melhor :|
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

sexta nov 03, 2006 4:58 pm

A cor das carunculas no caso dos albinos não é igual á dos periquitos normais. Acontece o mesmo nos malhados recessivos.

Nas Fêmeas, a caruncula, depois da fêmea atingir a maturação sexual, apresenta , tal como as femeas normais, o caracteristico tom acastanhado( quando está com o cio é marrom), enquanto que [b]o macho tem a caruncula rosada[/b] ( parece que fica sempre jovem!!!!), e não azulada, como os machos normais.

Já agora, as fÊmeas jovens apresentam a caruncula branca azulada, que depois se torna castanha (isto enganou-me nos primeiros meses.....)

Depois posto fotos para compararem.... ;)

Espero ter ajudado!!!
Tiloading
claudia1
Membro

sexta nov 03, 2006 7:26 pm

Boas

Tiloading por acaso a minha femea apresenta essa cor branca azulada,ela ainda é novinha.Comprei-a ha uma semana e é mto meiguinha,da para andar fora da gaiola na nossa mão.

Qd poder posto aki fotos dos meus meninos.Tenho um casal q deve estar a por ovos,a femea ja começou a estar mais tempo dentro do ninho e qd ela vem ca fora é o macho q lhe da comida no bico.
claudia1
Membro

sexta nov 03, 2006 7:27 pm

Boas

Tiloading por acaso a minha femea apresenta essa cor branca azulada,ela ainda é novinha.Comprei-a ha uma semana e é mto meiguinha,da para andar fora da gaiola na nossa mão.

Qd poder posto aki fotos dos meus meninos.Tenho um casal q deve estar a por ovos,a femea ja começou a estar mais tempo dentro do ninho e qd ela vem ca fora é o macho q lhe da comida no bico.
Responder

Voltar para “Aves”