obrigado

Moderador: mcerqueira
Não propriamente. Existem estalões para as raças que devem ser seguidos na criação dos animais.Dentro da mesma raça pode haver estilos tão diferentes?
uaimori Escreveu:SIAMÊS
O gato Siamês é uma das raças mais antigas. É mencionado num manuscrito datado de 1350, originário da Aythia, a capital do antigo Sião, actual Tailândia. Contudo, a actual morfologia deste gato está bastante diferente da original, a qual era mais maciça e tinha formas mais redondas.
No início do século XIX, o naturalista alemão, Peter Simon Pallas, descreveu a existência de gatos brancos com as extremidades escuras na região da Ásia central.
No Sião, os felinos com estas características estavam reservados apenas à família real e eram cuidadosamente guardados no palácio real.
Existem muitas polémicas sobre o facto do Siamês ter dado origem ao Oriental ou vice-versa. As únicas diferenças são que um é um gato colourpoint e olhos azuis e o Oriental tem cor uniforme e olhos verdes.
História
Ambas as raças aparecem nos Estados Unidos e no Reino Unido no século XIX. Já em 1888 eram apresentados em exposições no famoso Cristal Palace de Londres. Progressivamente o Siamês foi ganhando fama e o Oriental foi caindo no esquecimento. Nos finais dos anos vinte deixou de ser visto em exposições.
Só depois da segunda guerra mundial é que o Oriental volta a ser referido. Os criadores britânicos, em vez de recorrer à importação de exemplares da Tailândia, fizeram reaparecer a raça através de cruzamentos de Siameses com outras raças de gatos de pêlo curto. Daí nasceram tanto o Oriental como as novas cores de Siameses.
Várias associações e grupos foram criados para protecção e desenvolvimento de cores específicas. Foi assim que paralelamente foi-se estilizando o corpo e desenvolvidas novas cores como o fawn e o cinnamon.
Evolução da raça
O primeiro standard da raça foi concebido pelo Governing Council of the Cat Fancy, em 1892, em Inglaterra. O primeiro clube da raça, Siamese Cat Club, foi fundado também em Inglaterra em 1901.
O tipo desenvolvido em Inglaterra foi o das orelhas “asas de avião” ou seja perfeitamente separadas, implantadas muito abaixo sobre o lado da cabeça, começando praticamente ao nível do maxilar inferior. Por outro lado a cabeça tornou-se um triângulo perfeito.
Atenção
Aproveitamos esta ocasião para esclarecer um erro muito comum: o gato siamês vendido tradicionalmente em lojas de animais, muitas vezes chamado de “siamês antigo”, não tem absolutamente nenhuma origem comum com o verdadeiro siamês. A morfologia, a cor do pêlo e dos olhos confirmam que o chamado siamês comum é na verdade um gato europeu com o gene himalaya (gene que explica a repartição da cor nas extremidades do corpo).
Standard
Corpo: comprido, tubular e fino, musculoso, estrutura óssea fina, leve sem ser frágil. Mesma largura de ombros e ancas.
Cabeça: de tamanho médio, proporcional em relação ao corpo e bem equilibrada. Forma um triângulo decrescente que começa no nariz e que se abre gradualmente em direcção às orelhas. Os lados do triângulo não devem apresentar nenhuma interrupção. O crânio, visto de perfil, deve ser ligeiramente convexo. O focinho é fino e bicudo. As orelhas são muito grandes, largas e implantadas sobre os lados de maneira a prolongar o triângulo da cabeça.
Olhos: de tamanho médio, de forma de amêndoa, oblíquos. A cor deve ser de um azul o mais intenso possível.
Pêlo: curto, fino, lustroso, sedoso e colado ao corpo.
Cauda: muito comprida, fina desde a base e terminando em bico.
Patas: compridas, finas, proporcionais ao corpo. Pés pequenos e ovais.
Pescoço: comprido e esbelto.
Cores: o manto deve ser pigmentado nas extremidades do corpo, ou seja, na face, orelhas, membros e cauda, as chamadas pontas. A cor destas pontas mais escuras deve ser o mais uniforme possível. A pelagem deve apresentar um contraste muito nítido entre a cor das pontas e a cor do corpo. Todos os siameses são colourpoint.
Reprodução
O Siamês possui a mesma morfologia do seu parente Oriental. Ao cruzar-se gatos Orientais com gatos Siameses, os olhos azuis deste último reforçam a tonalidade verde do Oriental. Outras cruzas também muito comuns são com o Balinês e com o Mandarim.
Ultimamente, alguns criadores têm reforçado a ideia de que só se devem cruzar os Siameses entre si.
Temperamento
Os Siameses são gatos com um excelente temperamento e bastante activos. Muito meigo com as pessoas e animais com quem convive. Geralmente são gatos que miam muito. Não gostam de solidão, é por isso aconselhado tê-los com outros animais. São extremamente asseados.
Cuidados
É aconselhável retirar regularmente o excesso de pêlo morto com uma luva própria ou um pano de seda. A limpeza é muito importante e devem limpar-se as orelhas com regularidade.
Sendo gatos muito activos, é bom prever um sítio onde possam trepar e afiar as unhas.
João Noronha-Presidente do Clube Português de Felinicutura
Tradução cedida por João Noronha, Presidente do Clube Português de Felinicutura
amus Escreveu:Não propriamente. Existem estalões para as raças que devem ser seguidos na criação dos animais.Dentro da mesma raça pode haver estilos tão diferentes?
No caso específico do siamês, existe a variante aple face (ou qq coisa assim). Se for ao site co Clube Português de Felinicultura, vai ao item raças e escolhe siamês, depois no fim do estalão está uma chamada de atenção para este tipo de siamês.
Mas os que andam na rua são tão srd's como os outros... não são uma variação à raça... simplesmente não têm raça.
CPF Escreveu: PELAGEM Pelo curto, fino, denso, sedoso, brilhante, deitado sobre o corpo. Sub-pelo praticamente inexistente.
Cor : manto pigmentado nas extremidades do corpo ( pontos ) : face ( máscara ) , orelhas , membros e cauda. Acor destas áreas mais escuras deve ser o mais uniforme possível. Deverá apresentar um contraste muito nítido entre a cor dos pontos e a cor do corpo. Todos so siameses são Colourpoint. As cores mais clássicas são :
- Seal Point ( marcas ( pontos ) de tom castanho escuro, fundo branco, casca de ovo, bege claro.
- Blue point : pontos azul aço; fundo branco gelo, branco azulado.
- Chocolate Point : pontos de tom castanho-claro; fundo marfim.
- Lilac Point : pontos beige rosado; fundo branco sujo a marfim ( magnolia ).
O Siamês, também designado Colourpoint de pelo curto, pode ainda ser :
- Red Point : pontos de cor de ouro avermelhado; fundo branco com sombras alperce.
- Creme Point : pontos beige; fundo branco com sombras beige.
- Tortie Point : tartaruga. Exemplo : Seal .
- Tortie Point : manchas castanhas nos pontos; mancha vermelha na face; fundo castanho claro.
- Tabby Point : riscas envolvendo as patas e a cauda, máscara raiada.
- Particolor : manchas branco puro numa parte da máscara, das patas e do corpo.
Os Siameses nascem brancos. A partir do 5º dia, os pontos começam a definir-se. As áreas mais frias do corpo vão adquirindo cor. É por esta razão que, durante o Inverno, um Siamês que viva no exterior é mais escuros do que outro que permaneça exclusivamente dentro de casa. A coloração torna-se definitiva entre os 12 e os 15 meses. Para além disso, a pigmentação do corpo escurece com a idade do animal. As " marcas fantasma " deverão desaparecer quando o animal atinge a idade adulta.
OBSERVAÇÕES Cruzamentos autorizados com outras raças : Balinês, Oriental de pelo curto, Oriental de pelo comprido e Burmês para obter um Tonquinês. Na verdade, hoje em dia existem diversos tipos de Siameses :
- O Americano : cabeça em forma de triângulo isósceles, crânio estreito, olhos reduzidos a fendas, orelhas enormes, pescoço espectacular, corpo tubular, patas delgadas. Trata-se do hiper-tipo ou super-tipo.
- O Inglês : intermédio entre o tipo antigo e o tipo americano : cabeça em forma de triângulo equilátero, orelhas grandes, corpo longo mas não em excesso.É o mais popular, especialmente em França.
Para além disso, os criadores fiéis ao Siamês tradicional criaram Siameses que não obedecem aos standars actuais. Como tal, têm novas designações : o Apple Head ou Apple Face ( cabeça de maçâ ) : tipo antigo, de cabeça redonda, recriado pelos criadores agrupados no Trdicional Cat's Association ( T.C.A. ) fundado em 1987.
O Thai : tipo antigo, obtido na Alemanha através do cruzamento entre Siameses e British Shorthair e com europeus de cor uniforme.
DEFEITOS Olhos muito claros. Deformação aparente ao nível da cauda. Pelagem imperfeita.
Desqualificação :olhos de outra cor que não o azul. Manchas brancas nos pontos, excepto nos particolores. Manchas visíveis no abdómen.
CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES
O Siamês " princípe dos gatos " ( F. Méry ), é talvez o mais extrovertido de todos os gatos domésticos. Dotado de um temperamento inconstante ou imprevisível, tem uma personalidade muito forte, podendo ser excessivo em tudo. Não é pacífico nem calmo. É o animal perfeito para quem deseja uma verdadeira presença. Hipersensível e muito emotivo, este animal adora ter companhia. Tem horror à solidão e não suporta a indiferença. Se for negligenciado, entra em depressão.
De qualquer forma, procurará persuadir o dono através da sua voz muitas vezes forte e rouca, visto que é muito comunicativo. Seguirá o dono para todo o lado até que este lhe dê atenção. Exclusivo, muito possessivo e afectuoso, pode mostrar-se ciumento.
Sociável, gosta de brincar com as crianças mas nem sempre aprecia a companhia dos seus congéneres. Este gato, sensível ao frio, aprecia o conforto e, como tal, a vida num apartamento.
A gata atinge a puberdade precocemente, uma vez que o primeiro cio pode surgir a partir do 5º mês de idade. Os cios repetem-se de 15 em 15 dias, sem repouso sexual no Outono e Inverno.
A prolificidade é superior à média da espécie. As crias, que são evidentemente hiperactivas e destemidas, devem ser cuidadosamente educadas.
No que se refere aos cuidados da pelagem, estes animais apenas necessitam de um ou duas escovagens semanais. Deverá tomar banho alguns dias antes de ser apresentado numa exposição.