Siamês ou rafeiro tigrado, urgente pois amanha vou vê-los

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

punker
Membro Júnior
Registado: domingo jul 09, 2006 9:29 pm
Localização: tenho uma gata,tive um cão (akita inu), pássaros (periquitos, caturras)

domingo nov 05, 2006 11:45 pm

boa noite, vou ter um gato, e como é o primeiro quero que seja o melhor!!lol!! eu gosto muito de siameses i rafeiros tigrados mas ouvi dizer que os tigrados teem um comportamento mais agressivo, e que os siameses sao masi doceis e extrovertidos, agurado a vossa resposta
obrigado :)
Ganda
Registado: segunda out 30, 2006 11:40 pm

segunda nov 06, 2006 1:02 am

Boa noite.

Eu tenho um siamês e ele é extremamente dedicado ao dono. Também já tive um rafeiro tigrado e era muito dócil. Contudo, nunca vi gato tão meigo com o dono como o siamês. Segue-me para todo o lado (todo mesmo, inclusivamente a banheira :lol: ) e se eu deixar (normalmente deixo :oops: dorme comigo na minha almofada junto ao meu rosto) Eu costumo dizer que este é o gato mais cão que já tive. Por outro lado, é muito brincalhão, mas também teimoso e caprichoso, visto ser um gato com muita personalidade e inteligência. De qualquer maneira, é um gato que exige bastante atenção do dono, pois na minha opinião, é mais dependente dele. Finalmente, não quero deixar de dizer, que se tivesse de optar, optaria novamente pelo meu siamês, pois é um verdadeiro companheiro. Neste momento, e como sempre, está no meu colo enquanto eu estou no computador. Mas quem não tem muito tempo para o seu animal, se calhar o rafeiro tigrado...
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda nov 06, 2006 1:33 am

Nenhum dos gatos é siamês, aliás são os dois da mesma ninhada,... portanto a ser são os dois rafeiros,... ou melhor de raça europeu,... a única diferença é que nasceram com colorações diferentes, uma é tabby e a outra é colorpoint,... para ser siamês falta-lhe muita coisa,... quase tudo,.... só a coloração é que é a mesma, mas essa coloração há quase em todas as raças. E o seu Ganda,.... se é o do seu avatar, também não é siamês,... é um europeu de coloração colourpoint,... tão "rafeiro" como chamou ao outro que teve o europeu Tabby,...;)

Portanto é indiferente qual escolher, pois as diferenças em termos de ternura e meiguice, depende do feitio de cada gato,... pois aqui não se pode falar em características de raça,...pois quanto muito os dois têm as características da raça europeu

Aqui estão os verdadeiros siameses :

http://www.bellamis.dk/hunkatte.htm

Acho piada chamarem rafeiro ao tabby, quando resumidamente são os dois rafeiros, aliás "todos os siameses" de rua são isso mesmo, rafeiros, europeus o que lhe quiserem chamar, mas siameses é que não são,... ;)
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda nov 06, 2006 11:49 am

Faz como eu: Fica com os dois! Coincidência ou não, há um mês encontrei um Gatito tigrado na estrada (+/- 2 meses) e decidi ficar com ele. No dia a seguir uma colega de trabalho disse-me que havia um Siamês abandonado com cerca de 5 meses lá na Rua dela, vai daí... fiquei com os dois. Assim fazem companhia 1 ao outro quando estou no trabalho. A minha mãe tem 2 Siameses e um Tonquinês, e eu cresci sempre a conviver com esta raça e não quero outra. Este tigrado é o meu 1º "Europeu"!
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda nov 06, 2006 1:20 pm

O melhor seria mesmo dar um lar aos dois agora quando aos tigradinhos serem agressivos. Não concordo. Tenho 3 tigrados e alimento outros 3 e nenhum é agressivo. acho que tem tudo a ver com a personalidade de cada um e não com a cor. Um dos meus tigrados, é a coisa mais meiga que já vi. Não morde, não ralha, é um paz de alma e adora tudo o que é animais.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 06, 2006 2:01 pm

É interessante como se generalizou a convicção de que um gato com pelagem colourpoint (extremidades escuras, olho azul) é um gato siamês!!

Como muito bem disse a Uaimori, esse padrão de pelagem aparece em muitas raças (balinês, birmanês, ragdoll...) bem como nos europeus comuns. Morfologicamente o gato siamês nada tem de parecido com eles.

Eu posso dizer que a única vez que vi gatos siameses ao vivo foi numa exposição de felinicultura, e no entanto passo a vida a encontrar pessoas que dizem ter siameses puros e que ficam danadas comigo quando eu lhes digo que não senhor, têm é um lindo europeu!

Portanto, ambos são europeus e cada um terá a sua personalidade!

Eu pessoalmente ficava com ambos!! :D
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda nov 06, 2006 4:51 pm

Eu estive numa exposição aqui há um tempo atrás e realmente vi o verdadeiro Siamês que hoje é considerado como o ideal: esguios, cabeça em triângulo, etc. No entanto nessa mesma exposição também estavam uns quantos Siameses dos “antigos”, ou seja, com a cabeça e corpo mais para o redondo e com a cauda em forma de bengala. Conversei com os donos desses gatos que me disseram que também estes eram Siameses puros, tinham LOP ou pedigree (não sei se é assim que se chama nos gatos, ou não) e uma coisa é certa: competiram mesmo!
Eu, como me recuso a dar €($) por qualquer cão ou gato (os canis/gatis estão cheios deles) não ligo nadinha a isso mas é uma dúvida que volta e meia me surge: Dentro da mesma raça pode haver estilos tão diferentes?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 06, 2006 5:18 pm

Siamesemaria,

Pode e até parece ser bastante comum, e eu vou falar na minha raça predilecta de cão que é o dogue alemão: tome como exemplo os dogues de linhagens americanas que são muito mais esguios e de cabeças mais finas, com pouca beiça, comparados com os dogues europeus que são mais possantes. E pertencem à mesma raça.

No entanto, o gato siamês é uma raça descrita há 5 séculos por literatura do seu país de origem (a Tailândia) e cujo tipo físico está bem descrito no estalão da raça, embora, mais uma vez a criação selectiva americana apresente essas características exageradamente (cabeça comprida, olhos oblíquos, focinho afilado, membros esguios, cauda comprida, fina e afilada).
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda nov 06, 2006 5:28 pm

Dentro da mesma raça pode haver estilos tão diferentes?
Não propriamente. Existem estalões para as raças que devem ser seguidos na criação dos animais.

No caso específico do siamês, existe a variante aple face (ou qq coisa assim). Se for ao site co Clube Português de Felinicultura, vai ao item raças e escolhe siamês, depois no fim do estalão está uma chamada de atenção para este tipo de siamês.

Mas os que andam na rua são tão srd's como os outros... não são uma variação à raça... simplesmente não têm raça.
uaimori
Membro Veterano

segunda nov 06, 2006 8:06 pm

Nunca vi em exposição desses siameses que fala. Pode ter vistoá concorrer gatos na classe de domésticos, o que é outra coisa. Pode ser é que essas pessoas que concorreram com os seus gatos,... sejam donos comuns e, daí,... esses comentários, que em minha opinião não correspondem à verdade.

Aliás temos aqui o standart traduzido da FIFe, feita pelo Presidente do Clube Português de Felinicultura,....

uaimori Escreveu:SIAMÊS

O gato Siamês é uma das raças mais antigas. É mencionado num manuscrito datado de 1350, originário da Aythia, a capital do antigo Sião, actual Tailândia. Contudo, a actual morfologia deste gato está bastante diferente da original, a qual era mais maciça e tinha formas mais redondas.
No início do século XIX, o naturalista alemão, Peter Simon Pallas, descreveu a existência de gatos brancos com as extremidades escuras na região da Ásia central.
No Sião, os felinos com estas características estavam reservados apenas à família real e eram cuidadosamente guardados no palácio real.
Existem muitas polémicas sobre o facto do Siamês ter dado origem ao Oriental ou vice-versa. As únicas diferenças são que um é um gato colourpoint e olhos azuis e o Oriental tem cor uniforme e olhos verdes.

História

Ambas as raças aparecem nos Estados Unidos e no Reino Unido no século XIX. Já em 1888 eram apresentados em exposições no famoso Cristal Palace de Londres. Progressivamente o Siamês foi ganhando fama e o Oriental foi caindo no esquecimento. Nos finais dos anos vinte deixou de ser visto em exposições.
Só depois da segunda guerra mundial é que o Oriental volta a ser referido. Os criadores britânicos, em vez de recorrer à importação de exemplares da Tailândia, fizeram reaparecer a raça através de cruzamentos de Siameses com outras raças de gatos de pêlo curto. Daí nasceram tanto o Oriental como as novas cores de Siameses.
Várias associações e grupos foram criados para protecção e desenvolvimento de cores específicas. Foi assim que paralelamente foi-se estilizando o corpo e desenvolvidas novas cores como o fawn e o cinnamon.

Evolução da raça

O primeiro standard da raça foi concebido pelo Governing Council of the Cat Fancy, em 1892, em Inglaterra. O primeiro clube da raça, Siamese Cat Club, foi fundado também em Inglaterra em 1901.
O tipo desenvolvido em Inglaterra foi o das orelhas “asas de avião” ou seja perfeitamente separadas, implantadas muito abaixo sobre o lado da cabeça, começando praticamente ao nível do maxilar inferior. Por outro lado a cabeça tornou-se um triângulo perfeito.

Atenção

Aproveitamos esta ocasião para esclarecer um erro muito comum: o gato siamês vendido tradicionalmente em lojas de animais, muitas vezes chamado de “siamês antigo”, não tem absolutamente nenhuma origem comum com o verdadeiro siamês. A morfologia, a cor do pêlo e dos olhos confirmam que o chamado siamês comum é na verdade um gato europeu com o gene himalaya (gene que explica a repartição da cor nas extremidades do corpo).

Standard

Corpo: comprido, tubular e fino, musculoso, estrutura óssea fina, leve sem ser frágil. Mesma largura de ombros e ancas.

Cabeça: de tamanho médio, proporcional em relação ao corpo e bem equilibrada. Forma um triângulo decrescente que começa no nariz e que se abre gradualmente em direcção às orelhas. Os lados do triângulo não devem apresentar nenhuma interrupção. O crânio, visto de perfil, deve ser ligeiramente convexo. O focinho é fino e bicudo. As orelhas são muito grandes, largas e implantadas sobre os lados de maneira a prolongar o triângulo da cabeça.

Olhos: de tamanho médio, de forma de amêndoa, oblíquos. A cor deve ser de um azul o mais intenso possível.

Pêlo: curto, fino, lustroso, sedoso e colado ao corpo.

Cauda: muito comprida, fina desde a base e terminando em bico.

Patas: compridas, finas, proporcionais ao corpo. Pés pequenos e ovais.

Pescoço: comprido e esbelto.

Cores: o manto deve ser pigmentado nas extremidades do corpo, ou seja, na face, orelhas, membros e cauda, as chamadas pontas. A cor destas pontas mais escuras deve ser o mais uniforme possível. A pelagem deve apresentar um contraste muito nítido entre a cor das pontas e a cor do corpo. Todos os siameses são colourpoint.

Reprodução

O Siamês possui a mesma morfologia do seu parente Oriental. Ao cruzar-se gatos Orientais com gatos Siameses, os olhos azuis deste último reforçam a tonalidade verde do Oriental. Outras cruzas também muito comuns são com o Balinês e com o Mandarim.
Ultimamente, alguns criadores têm reforçado a ideia de que só se devem cruzar os Siameses entre si.

Temperamento

Os Siameses são gatos com um excelente temperamento e bastante activos. Muito meigo com as pessoas e animais com quem convive. Geralmente são gatos que miam muito. Não gostam de solidão, é por isso aconselhado tê-los com outros animais. São extremamente asseados.

Cuidados

É aconselhável retirar regularmente o excesso de pêlo morto com uma luva própria ou um pano de seda. A limpeza é muito importante e devem limpar-se as orelhas com regularidade.

Sendo gatos muito activos, é bom prever um sítio onde possam trepar e afiar as unhas.

João Noronha-Presidente do Clube Português de Felinicutura

Tradução cedida por João Noronha, Presidente do Clube Português de Felinicutura
uaimori
Membro Veterano

segunda nov 06, 2006 9:50 pm

amus Escreveu:
Dentro da mesma raça pode haver estilos tão diferentes?
Não propriamente. Existem estalões para as raças que devem ser seguidos na criação dos animais.

No caso específico do siamês, existe a variante aple face (ou qq coisa assim). Se for ao site co Clube Português de Felinicultura, vai ao item raças e escolhe siamês, depois no fim do estalão está uma chamada de atenção para este tipo de siamês.

Mas os que andam na rua são tão srd's como os outros... não são uma variação à raça... simplesmente não têm raça.
CPF Escreveu: PELAGEM Pelo curto, fino, denso, sedoso, brilhante, deitado sobre o corpo. Sub-pelo praticamente inexistente.
Cor : manto pigmentado nas extremidades do corpo ( pontos ) : face ( máscara ) , orelhas , membros e cauda. Acor destas áreas mais escuras deve ser o mais uniforme possível. Deverá apresentar um contraste muito nítido entre a cor dos pontos e a cor do corpo. Todos so siameses são Colourpoint. As cores mais clássicas são :
- Seal Point ( marcas ( pontos ) de tom castanho escuro, fundo branco, casca de ovo, bege claro.
- Blue point : pontos azul aço; fundo branco gelo, branco azulado.
- Chocolate Point : pontos de tom castanho-claro; fundo marfim.
- Lilac Point : pontos beige rosado; fundo branco sujo a marfim ( magnolia ).
O Siamês, também designado Colourpoint de pelo curto, pode ainda ser :
- Red Point : pontos de cor de ouro avermelhado; fundo branco com sombras alperce.
- Creme Point : pontos beige; fundo branco com sombras beige.
- Tortie Point : tartaruga. Exemplo : Seal .
- Tortie Point : manchas castanhas nos pontos; mancha vermelha na face; fundo castanho claro.
- Tabby Point : riscas envolvendo as patas e a cauda, máscara raiada.
- Particolor : manchas branco puro numa parte da máscara, das patas e do corpo.
Os Siameses nascem brancos. A partir do 5º dia, os pontos começam a definir-se. As áreas mais frias do corpo vão adquirindo cor. É por esta razão que, durante o Inverno, um Siamês que viva no exterior é mais escuros do que outro que permaneça exclusivamente dentro de casa. A coloração torna-se definitiva entre os 12 e os 15 meses. Para além disso, a pigmentação do corpo escurece com a idade do animal. As " marcas fantasma " deverão desaparecer quando o animal atinge a idade adulta.

OBSERVAÇÕES Cruzamentos autorizados com outras raças : Balinês, Oriental de pelo curto, Oriental de pelo comprido e Burmês para obter um Tonquinês. Na verdade, hoje em dia existem diversos tipos de Siameses :
- O Americano : cabeça em forma de triângulo isósceles, crânio estreito, olhos reduzidos a fendas, orelhas enormes, pescoço espectacular, corpo tubular, patas delgadas. Trata-se do hiper-tipo ou super-tipo.
- O Inglês : intermédio entre o tipo antigo e o tipo americano : cabeça em forma de triângulo equilátero, orelhas grandes, corpo longo mas não em excesso.É o mais popular, especialmente em França.

Para além disso, os criadores fiéis ao Siamês tradicional criaram Siameses que não obedecem aos standars actuais. Como tal, têm novas designações : o Apple Head ou Apple Face ( cabeça de maçâ ) : tipo antigo, de cabeça redonda, recriado pelos criadores agrupados no Trdicional Cat's Association ( T.C.A. ) fundado em 1987.
O Thai : tipo antigo, obtido na Alemanha através do cruzamento entre Siameses e British Shorthair e com europeus de cor uniforme.

DEFEITOS Olhos muito claros. Deformação aparente ao nível da cauda. Pelagem imperfeita.
Desqualificação :olhos de outra cor que não o azul. Manchas brancas nos pontos, excepto nos particolores. Manchas visíveis no abdómen.

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES

O Siamês " princípe dos gatos " ( F. Méry ), é talvez o mais extrovertido de todos os gatos domésticos. Dotado de um temperamento inconstante ou imprevisível, tem uma personalidade muito forte, podendo ser excessivo em tudo. Não é pacífico nem calmo. É o animal perfeito para quem deseja uma verdadeira presença. Hipersensível e muito emotivo, este animal adora ter companhia. Tem horror à solidão e não suporta a indiferença. Se for negligenciado, entra em depressão.
De qualquer forma, procurará persuadir o dono através da sua voz muitas vezes forte e rouca, visto que é muito comunicativo. Seguirá o dono para todo o lado até que este lhe dê atenção. Exclusivo, muito possessivo e afectuoso, pode mostrar-se ciumento.
Sociável, gosta de brincar com as crianças mas nem sempre aprecia a companhia dos seus congéneres. Este gato, sensível ao frio, aprecia o conforto e, como tal, a vida num apartamento.
A gata atinge a puberdade precocemente, uma vez que o primeiro cio pode surgir a partir do 5º mês de idade. Os cios repetem-se de 15 em 15 dias, sem repouso sexual no Outono e Inverno.
A prolificidade é superior à média da espécie. As crias, que são evidentemente hiperactivas e destemidas, devem ser cuidadosamente educadas.
No que se refere aos cuidados da pelagem, estes animais apenas necessitam de um ou duas escovagens semanais. Deverá tomar banho alguns dias antes de ser apresentado numa exposição.

Mais uma vez se confirma que a forista que referiu que viu gatos similares aos que vemos nas ruas,...é impossível, entrarem numa exposição da FIFe, à qual o CPF está associado pois esta não reconhece esta variante e tal como se verifica no texto, está ligado a outra associação,... e não é reconhecido cá em Potugal. ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 06, 2006 11:06 pm

Bem, raças e rafeiros, para mim, são gatos!!! Nem que pintados a ouro... :roll: ! No entanto, se formos a ver bem, um gato de raça, ou pelo menos com aspecto de ser de raça pura, não havendo o LOP é sempre impossível afirmar-se ser de raça pura..isto porque o animal pode ter o aspecto da raça... e no entanto ser o produto dum cruzamento dum puro com um só arraçado... ou até mesmo totalmente "rafeiro", vulgo, os chamados "Europeus"!

Eu tenho uma colorpoint que me refiro a ela como siamesa e apesar de não o ser, para mim, sendo de aspecto idêntico, sempre tive a tendência para dizer: "a minha siamesa"... e, mais uma vez, raças à parte, adoro-a mais que a minha vizinha que tendo uma siamesa pura, negligência a gata até dar dó!!! :roll:

Minhas senhoras... animais, são animais, gatos são gatos, sendo rafeiros ou de raça pura e, ponto final! Quando falo na minha "siamesa" podem ter a certeza que não é com o intuito de vaidade... ou não tivesse eu 5 rafeirosos do mais lindo que há! Adoro-os a todos! E, como eu, acho haverem mais pessoas...!

Eu adoro animais, não pela raça em si mas pelos animais que são...! E, acho que algumas pessoas gostam de determinadas raças pelas características da mesma...não por ser de raça mas pelo animal que é ;) com o benefício das características...! ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gorete
Membro Júnior
Registado: terça ago 01, 2006 11:18 pm

segunda nov 06, 2006 11:43 pm

concordo com a leonilde gatos sao gatos alias sao animais por isso e q tenho 2 e adoro-os.tambem tenho uma gata q parece ciamesa mas nao e,, e tenho 1 tigrado...querida amiga q tem duvidas...fique com os dois eu passei por isso e nao queria mas,quando o meu sogro me trouxe os 2 para eu escolher qual queria,como se isso fosse possivel nao fui capaz...por isso fique com os dois ,os gatos tem todos personalidades diferentes depois dois fazem companhia 1 ao outro lavam-se brigam etc..e uma alegria ter 1 gato ter 2 e uma alegria a dobrar...eles sao uma companhia optima...sao indepentes quanto basta e amigos e companheiros quando necessario...sao a relaçao perfeita... :)
gorete
Membro Júnior
Registado: terça ago 01, 2006 11:18 pm

segunda nov 06, 2006 11:52 pm

querida amiga percebi mal pensei q tinha dois a escolha...os gatos sao todos fantasticos boa sorte para a escolha e seja feliz com o seu novo amigo....
Ganda
Registado: segunda out 30, 2006 11:40 pm

terça nov 07, 2006 1:12 am

Eu quando me refiro ao meu gato como siamês não tenho qualquer intenção, pois eu bem sei que ele não é de raça . Nunca comprei um animal e não tenho intenção nenhuma em fazê-lo e, sinceramente, não percebo absolutamente nada de raças. (Sem qualquer desprimor por quem se interessa por esses assuntos, pelo contrário )Achei interessantes as explicações que apresentaram, pois sabia muito pouco acerca disso. Comprei uns livros sobre gatos, mas que se dedicavam mais aos cuidados a ter com os gatos, em geral. Aliás, o que me trouxe a este fórum foi a minha paixão por animais e não as raças, Lops, etc. ;) De qualquer maneira, e como gosto imenso de aprender, estou atenta a todo o tipo de informação.
Responder

Voltar para “Gatos”