A ultima corrida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta nov 09, 2006 6:09 pm

Vês? bela ideia, temos que propor isso aos nossos dirigentes desportivos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
sergiomoreira
Membro Júnior
Registado: terça nov 07, 2006 5:44 pm

quinta nov 09, 2006 8:29 pm

Nel gostei muinto do teu site e tambem da página sobre a adoção de galgos embora tenha que fazer reparos a algumas incorreções

1-as imagens que aparecem lá são todas relativas a Espanha.

2-Já fui algumas vezes a Irlanda e eles alimentam os cães com carne crua na maior parte das vezes de vaca , pão integral e vitaminas a carne crua é de exelente qualidade,tambem fiquei surpreso com essa alimentação mas quando mudei a alimentação dos meus cães para esse sistema eles melhoraram quase 1 segundo os seus tempos em apenas 2 semanas e a sua alegria e desposição eram outras,infelismente devido a falta de tempo tenho que dar ração seca aos meus cães e apesar de ser uma ração de alta qualidade (purina pro plan)simplesmente nao é a mesma coisa.

3-Não é logico por um cão lesionado a correr pois ele não iria ter rendimento.

4-Todas as jaulas que vi na Irlanda eram quentes e os cães estavam com capotes térmicos.

5-Cerca de 10 por cento dos galgos não chegam a correr seja por lesão ou por falta de interece pela lebre mecanica.

6-É mais seguro correr em pista do que na praia porque na praia tem mais perigo de colisões e só se deve deixar os cães correr na areia dura da mare baixa.

7-Corre o mesmo risco de ter um ataque cardieco um cão a correr na praia como na pista e eu pesoalmente nunca vi isso acontecer mas acho que deve ser possivel como o é a qualquer atleta.

8-Todos os cães correm o risco de terem parasitas internos e externos e de sofrerem de desitratação, mas mais uma vez todos os galgueiros querem que o seu cão esteja em perfeitas condições para poder dar o seu melhor.

Madalena tem pessoas que fazem açaimes por medida mas eu tenho comprado os meus na Irlanda existem tambem sites ingleses que são especializados em whippets e greyhounds que vendem e envião pelo correio(vou ver qual é o nome de um deles e depois digo.

Os greyhounds são animais muinto pacificos mas embora quase nunca sejam neceçários é sempre melhor prevenir acidentes pois com a exitação da pele podem dar alguma mordida.

A unica pista permanente do pais é a da Estéla que fica na nacional 13 mais ou menos a 10 km a norte da Povoa de Varzim e vai haver corrida no próximo domingo as 15 horas da tarde.

Embora seja permitido correrem whippets eles tem como os greyhounds de treinar para correrem atras da lebre mecanica e ñão dos outros cães,
mas o melhor era ser uma corrida só de whippets pois eles devido ao seu tamanho não são competitivos face aos greyhounds.

Desculpa nel por ter feito algums reparos pois acho louvavel eniciativas para adoção tanto de galgos como de qualquer outra raça, e os teus cães são muinto bonitos mostram que tem qualidade nas linhas e no tratamento.

Desculpem por qualquer coisa, Sérgio Moreira.
kitten
Membro Veterano

quinta nov 09, 2006 8:40 pm

Obrigada Sérgio pelas explicações. E desde já agradeço o link para os açaimos, é que a minha com a excitação morde mesmo as outras.
Madalena Marques
sergiomoreira
Membro Júnior

sexta nov 10, 2006 1:24 am

Madalena nunca comprei deste site mas uma vez mandei um Email e responderam que mandavam os açaimes pelo correio tems é que pagar o envio que é por peso,mas não é caro.

O nome do site é - ( jan´s greyhound and lurcher gifts)

Tem lá tudo e mais alguma coisa para greyhounds, lurchers(mestiços)e whippets,espero que isto ajude.

Sérgio.
kitten
Membro Veterano

sexta nov 10, 2006 10:40 am

Obrigada Sérgio, novamente :lol:

Olha Nel, cá estão eles os açaimes para os nossos meninos http://www.jansgifts.co.uk/list.php?type_id=114
Madalena Marques
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 10, 2006 11:04 am

Olà Sérgio

Antes de mais, muito obrigado pelas correcções, que vou tratar de intoduzir na página o mais rapidamente possível. Logo que estejam feitas, ficarei muito agradecido que me faças uma revisão :oops: ;)
Eu depois aviso.

Eu não posso deixar de referir aqui, embora o assunto seja à margem do tema, a atitude exemplar, neste caso do Sérgio, que se dispõe a fazer reparos de forma construtiva, simpática e educada. A meu ver, é assim que um fórum deve funcionar ;)

E já agora, vou contar um episódio, também à margem do tema, que tem a ver igualmente com o meu site.
Eu tinha criado uma secção sobre legislação relativa aos cães, julgando que isso teria algum interesse para os visitantes do site. Mas como não sou jurista nem um pouco mais ou menos, só mais tarde me apercebi de que essas coisas ou são lá postas com todo o rigor, sempre actualizadas e de forma quase exaustiva ou então mais vale não pôr nada.
Um dia recebo um e-mail de um senhor que não me insultou porque era muito bem educado, mas deu-me um daqueles chás que eu até corei.
As coisas estavam desactualizadas e com imensas lacunas. Eu agradeci ao senhor e disse-lhe que ia eliminar essa secção, pois até nem fazia muito sentido que um site "familiar" mais dedicado aos meus cães do tipo "álbum de família" tivesse uma secção sobre legislação.
Ele respondeu-me que não, que tinha muito interesse e que me enviaria todos os dados necessários pelo correio normal.
E foi assim mesmo. Poucos dias depois recebi um grande enbrulho em casa e lá editei tudo muito direitinho.
Moral da história: neste mundo ainda há gente boa. Eu nunca cheguei a conhecer o senhor pessoalmente, mas a sua atitude cívica ficou-me cá atravessada.
Desculpem este relambório...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 11, 2006 2:22 pm

Já rectifiquei a página do site dedicada às corridas com os comentários do Sérgio, acho que a página ficou muito mais equilibrada com os dois pontos de vista e pronto, missão cumprida para já.

Mas não é isto o que me faz intervir mais uma vez aqui.
Gostaria de fazer uma observação sobre o texto do Sérgio referente à alimentação.
... eles alimentam os cães com carne crua na maior parte das vezes de vaca , pão integral e vitaminas a carne crua é de exelente qualidade,tambem fiquei surpreso com essa alimentação mas quando mudei a alimentação dos meus cães para esse sistema eles melhoraram quase 1 segundo os seus tempos...
Vou usar uma frase que o PauloC usou há tempos àcerca da alimentação dos nossos amigos: “A ração é um mal menor”.
Lido isto fora do contexto, poderá parecer duvidosa essa forma de os alimentar, mas não é e não era isso que ele pretendia defender.
De facto, entre dar restos ou comida de improviso aos cães, uma ração de boa qualidade é sempre preferível.
É certo que há formas mais naturais e mais eficientes de os alimentar como, por ex. através da alimentação B.A.R.F. onde é usada exactamente a carne crua, com bons resultados como testemunha o próprio PauloC, que a adoptou para alimentação dos seus cães; e outras ainda que eu não sei especificar (lembro-me, por ex. de a Nynf ter feito uma investigação aprofundada sobre o assunto)...

Eu sou e sempre serei um acérrimo defensor da ração seca, diga-se de qualidade premium, por dois motivos essenciais: porque é prático e porque não sei usar nas doses aconselháveis e equilibradas um tipo de alimentação natural como as referidas atrás.
Já em tempos considerei arriscado dizer num fórum como este que a carne crua e outro tipo de ingredientes naturais são mais aconselháveis do que a ração. Não nego que assim seja, mas duvido que a maioria dos frequentadores do fórum tenha a capacidade de dosear todos os ingredientes de forma equilibrada. Estou plenamente convencido de que esse tipo de alimentação deve ser adoptado apenas por entendidos.

Não duvido nem deixo de duvidar que o Sérgio saiba dosear os ingredientes. Não é isso. O que pode é incentivar alguns leitores a improvisar... de forma leviana.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sábado nov 11, 2006 8:33 pm

Parabéns pela forma como está a decorrer este tópico.

Sou um acérrimo defensor da preservação das raças caninas e como tal da sua funcionalidade. Não há nada mais bonito, no mundo dos cães, do que ver um cão a trabalhar ou a praticar desporto.
Ainda bem que o nel teve a feliz ideia de voltar a este fórum (há muito que não se “via” por aqui), pois tem umas opiniões sempre muito bem fundamentadas.

Fico muito contente por podermos ter o prazer de contar com as intervenções do Sérgio, uma pessoa que vive os cães de uma forma que infelizmente vai sendo rara.
kitten
Membro Veterano

domingo nov 12, 2006 4:41 pm

Sem querer desvirtuar o tópico Francisco mas o Sérgio vê os cães da mesma maneira que qualquer um que tem cães vê, para a sua função, no caso do Sérgio para correr, no meu caso e de muitos que por aqui andam para nosso prazer.

Claro que é bonito ver um cão a fazer aquilo para que foi criado, seja isso corrida, caça, puxar trenós, guardar gado, guarda de propriedades ou para o que a maior parte dos foristas os querem para seu deleite e companhia.

Como já disse adorava ver a minha whippet a correr com outros whippets, pela simples e unica razão de além de ser um espetáculo magnifico, deixá-la correr pela alegria de correr, a minha cadela adora correr, mas também adora sofá e cama !!!!!!!!!!!!!
Madalena Marques
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo nov 12, 2006 4:51 pm

Pois, é tudo muito bonito, só que a funcionalidade e a performance é razão para se "matarem" muitas raças. Quem são os mushers que usam Malamutes? Porque é que as selecções de agility e obedience de todos os Países em todo o Mundo são constituidas por pelo menos 90% de Border Collies? Porque é que os cães de caça que compôem as selecções têm muito pouco a ver com as raças respectivas? Se não fossem os mauzões dos gajos dos shows, 90% das raças já tinham desaparecido do mapa por não serem suficientemente performantes nas competições actuais ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 12, 2006 5:51 pm

Esta polémica já vem de longe e eu não pretendo retomá-la por vários motivos. Por um lado, não tenho conhecimentos suficientes sobre as raças, as suas funcionalidades e também sobre as exposições. Mas pelo que tenho percebido, há uma certa oposição entre os dois mundos.
É realmente uma discussão que me passa um pouco aio lado, não porque a julgue supérflua mas porque não tenho competência para entrar nela.

O que defendo, e aí já me sinto à vontade pela experiência, é a aptidão de algumas raças (falo essencialmente pela minha) de serem excelentes cães de companhia, que é m mundo pouco ou nada compreendido por alguns que julgam perceber de cinofilia.

A questão que eu coloco sempre desde que me deu para participar num fórum de cães (para o que me havia de dar...) é saber se o que interessa é o bem-estar do cão ou o bem estar ou o gozo do dono.
Poderá retorquir-se a isto: o gozo é para o cão e é para o dono.
Pois, mas aqui é que a porca torce o rabo.
Eu proporciono exercício DIÁRIO E TODO O ANO, incluindo corrida, aos meus cães. Será que em todas as actividades de trabalho (corrida, caça, etc.) é proporcionada aos bichos uma actividade DIÁRIA E TODO O ANO?
Eu julgo que não. Nos intervalos (de meses e meses, presumo) o que é que os cães fazem? Conversam com eles e dizem-lhes que não pode ser?
Estou pleníssimamente convencido de que os meus cães são felizes.
Estou pleníssimamente convencido de que não precisam de caçar nem de participar em competições oficiais. Aliás, não só estou pleníssimamente convencido como tenho a certeza absoluta disso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 12, 2006 6:33 pm

Isabel,

Permita-me acrescentar :
SeaLords Escreveu: Pois, é tudo muito bonito, só que a funcionalidade e a performance é razão para se "matarem" muitas raças. Quem são os mushers que usam Malamutes?
Os Malamutes, tanto quanto sei foram criados para puxarem trenós a longas distancias.
O Mushing, excepto algumas provas, prestigia-se acima de tudo a velocidade - algo que não se compadece com o Malamute...
Porque é que as selecções de agility e obedience de todos os Países em todo o Mundo são constituidas por pelo menos 90% de Border Collies?

Sim, utilizou-se a grande capacidade de aprendizagem, rapidez e "focus" BC para a obediencia e agility. E?

Porque é que os cães de caça que compôem as selecções têm muito pouco a ver com as raças respectivas?
Os cães de caça que compoem as selecções têm que antes passerem um exame morfologico, onde terão que obter pelo menos um "MtBom". Exame esse realizado por um juiz FCI, no local da prova

Convem tambem relembrar que para um cão de caça ser proclamado Ch Trª terá que obter pelo menos MtBom num evento de morfologia canina.
Se não fossem os mauzões dos gajos dos shows, 90% das raças já tinham desaparecido do mapa por não serem suficientemente performantes nas competições actuais ...
Penso que aqui ninguem é contra as exposições nem dos extremos. Todos nós sabemos que criar para exposições bem como para trabalho é meio caminho andado para o fim das raças.

Aqui, tenho a certeza, que somos todos pelas raças e como tal, somos pela tipicidade (morfologica e temperamental), certo?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo nov 12, 2006 11:43 pm

boas!

sergiomoreira Escreveu:A unica pista permanente do pais é a da Estéla que fica na nacional 13 mais ou menos a 10 km a norte da Povoa de Varzim e vai haver corrida no próximo domingo as 15 horas da tarde.

fantástica dica! passei uma tarde belissima... ;)

nunca tinha visto galgos a correr daquela maneira!!!....a não ser na tv, o que não é o mesmo...

Aquilo que assisti foi uma competição mt saudavel, num ambiente de camaradagem....os cães adoraram... :D ....e eu adorei os cães....ao vivo e a correrem daquela forma..uuauuuuu ;) 5 estrelas!!!

Canary
sergiomoreira
Membro Júnior

segunda nov 13, 2006 2:54 am

Fico muinto contente que tenhas gostado D .
Vistes os meus cães a correr?
Os nomes deles são Ronnei e Dá-lhe Gaz.
Outros cães que narceram em minha casa são a Niquita e o Poeta e mais duas cadelas da mesma ninhada tambem muinto boas são a Miss Turbo e a Lua.
O Dá-lhe Gáz que era a minha maior esperança para vençer teve um estiramento muscular na final,mas não é nada de grave já foi ao veternário está medicado e com descanço vai ficar bom e isso é o que é importante.
Os galgos realmente adoram as corridas e a sua pessoa favorita da casa é sempre a que os leva as corridas e não a que lhes dá comida ou faz mais vezes mimos.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda nov 13, 2006 8:48 am

SeaLords Escreveu: Pois, é tudo muito bonito, só que a funcionalidade e a performance é razão para se "matarem" muitas raças. Quem são os mushers que usam Malamutes?
Nem Malamutes, nem qualquer outra raça... só mesmo os carolas que se inscrevem na classe "nórdicos" (a classe do faz de conta do mushing...).
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”