Artroscopia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Shita
Registado: terça mar 21, 2006 2:55 pm

quinta nov 09, 2006 2:04 pm

Olá a todos,

Desde há uns meses atrás que visito a Arca de Noé mas nunca participei. Hoje contudo venho pedir ajuda... Tenho 4 cães que adoro, um rafeiro com 13 anos, duas pastoras alemãs com 5 anos e o mais novo, um São Bernardo com 18 meses. Adquiri este cão depois de ter perdido a Mãe das minhas cadelas que era a coisa mais adorável que existia. De displasia nunca tinha ouvido falar mas aconteceu que, o meu Thor não poderia ser mais displásico... Foi operado em Fevereiro passado numa clinica vet. em Faro, foi um horror o que o bichinho sofreu durante meses ( nem vou falar sobre isso porque me é muito difícil). Passei a ir a uma clinica em Espanha e desde então o Thor toma medicamentos homeopáticos e o vet em Espanha explicou-me que a operação foi mal feita e que nada mais há a fazer.

Há umas semanas atrás fui também com o Thor a uma consulta na faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Foram-lhe feitas radiografias
e o médico veterinárioa aconselhou-me a levá-lo a fazer uma Artroscopia.

Tenho tentado informar-me sobre este tipo de exame mas não encontro muita informação.

Será que alguém aqui no fórum me pode dar informações sobre este tipo de exame ? Hoje em dia tenho medo de tudo o que faço em relação ao Thor. Se não o submeto ao exame tenho remorsos por não o fazer, por outro lado tenho medo que seja como a operação pois estaria concerteza melhor se não tivesse sido operado.

Obrigada,

Carmo
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta nov 09, 2006 2:18 pm

Julgo que aqui encontrará a resposta à sua questão.

http://www.hvalmada.com/ultimas.htm
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
NINAEDOCTOR
Membro
Registado: terça dez 13, 2005 10:11 am

quinta nov 09, 2006 2:21 pm

Boa tarde

Sobre esse exame nada posso dizer (ignorância total) mas quando o precreveram não perguntou como e o que era?

Por outro lado sempre ouvi dizer que os São Bernardo por serem de porte grande necessitavam de tomar cartilagem de tubarão para fortalecer os ossos, será que ajudará o seu cão?...

Boa sorte, e lamento não poder ajudar mais.
CRMula
Membro Júnior
Registado: quarta nov 01, 2006 7:04 pm
Contacto:

sexta nov 10, 2006 3:01 am

A cartilagem de tubarão não é o mais aconselhável, apesar de fornecer minerais é mais indicada para estimular o sistema imunitário.

Em situações em que é necessário ter atenção ao crescimento ósseo dos animais deve-se dar um bom suplemento de Condroitina com Glucosamina, apesar de que nada substitui uma ração equilibrada e formulada especialmente para raças grandes.

No entanto parece-me que o problema do Thor tem mais a ver com falta de cartilagem nas articulações, uma vez que falou em displasia da anca, estou enganada? Esta cartilagem é osso "mole", que permite aos ossos se articularem sem baterem 1 no outro, quando esta cartilagem não existe dá-se a situação de displasia que é o bater de osso com osso.

A Artroscopia vai ver ao interior da articulação o estado em que esta se encontra.

Se houver possibilidade de recuperação de cartilagem vai ter que passar por 1 bom suplemento destes constituintes. Aconselho-a a nesse caso dar Condroton, que é indicado nas Artroses e Artrites.

Pode ver o produto no meu site www.lojadosanimais.comou no do fabricante que é www.vetnil.com.br
Shita

sexta nov 10, 2006 10:22 am

Olá Isabel, Bom Dia!

Já visitei o site do hospital Vet. Almada e até fiquei a pensar em lá levar o Thor. Devem ser bastante experientes neste tipo de intervenção não acha?
Obrigada pela informação,

Cumprimentos,

Carmo
Shita

sexta nov 10, 2006 11:57 am

Olá NINAEDOCTOR,

É claro que perguntei no que consiste a Artroscopia, e foi-me realmente explicado o que é e também que na maoir parte das vezes serve também de cura ou seja o exame vai destruir o que estiver a mais no cotovelo que não é visto através de radiografia.
O meu medo é que: Quando o Thor coxeava e fui com ele ao veterinário fui apanhada de surpresa com aquela da displasia e a urgência tão grande que a operação teve que ser marcada para o dia seguinte. Hoje depois de ter ouvido alguns veterinários chego à conclusão de que o que viram no Thor foram cifrões e que ele não deveria ter sido operado além de que o corte foi também feito abaixo de onde deveria ter sido. É uma situação irreversível. Como já tenho remorsos de o ter feito passar por tanto sofrimento, tenho medo de estar a fazê-lo passar pelo mesmo compreende?
Tudo isto é muito complicado.

Um abraço,

Carmo
Shita

sexta nov 10, 2006 12:52 pm

CRMula,
Muito Obrigada pela sua resposta. Parece-me ser entendedora deste tipo de problemas?
O Thor tem displasia em todos os membros. Foi operado às patas da frente operação essa em que o corte foi efectuado bastante abaixo de onde deveria ter sido feito e o osso não colou. Foi-me explicado que em animais daquele porte o corte deve ser feito mais acima e que a operação deve ser sempre a última hipótese. Aliás em Espanha também me disseram que nem sequer o operariam à anca, ( em Faro queriam fazê-lo logo de seguida). A artroscopia será neste caso aos cotovelos.
Por eu ter lido o quão importante a ração é, ele sempre comeu Royal Canin´.
O Vet em Espanha receitou-lhe para além de uns medicamentos homeópaticos, um regenerador articular de nome Mesoflex que penso, terá que tomar toda a sua vida. A composição parece'me um pouco diferente do Condroton mas ambos contêm glucosamina.
Se estiver interessada posso dar'lhe o site desta clinica.

Grata pela sua atenção, que mais uma vez agradeço,

Um abraço,

Carmo
CRMula
Membro Júnior
Registado: quarta nov 01, 2006 7:04 pm
Contacto:

sexta nov 10, 2006 6:00 pm

Sim gostava de ver o site.
Estive a pesquisar um pouco sobre o Mesoflex, é um produto alemão, acredito que esteja bem acompanhado.
A displasia tanto quanto sei, não tem cura, pelo q um acompanhamento mais natural deve trazer ao Thor mais qualidade de vida.
Existe em Lisboa um veterinário q também utiliza métodos naturais, penso q inclusive aplica acupunctura em animais, tenho-o por muito bom vet.
Posso também tentar conseguir-lhe o contacto se pretender (não cheguei a perceber em q zona habita...)
Shita

segunda nov 13, 2006 10:00 am

Bom Dia CRMula,

Antes de mais deixe-me dizer-lhe que vivo no Algarve ( Portimão).

Pois é precisamente essa a postura do Vet. em Espanha. O Thor deve ter um tratamento na base de produtos naturais e segundo ele, mais operações não deve fazer aliás, disse-me logo que não o faria. Se um dia mais tarde fôr realmente necessário deve fazer uma prótese. Para além deste médico ser muito conhecido aqui no Algarve esta atitude fez com que eu confiasse muito mais nele, pois não tentou fazer dinheiro à custa do Thor.

O que me fez ir com o Thor a Lisboa foi o pedido de uma veterinária aqui em Portimão. Ela sabe a história dele e que, em termos de dislpasia passou a ser acompanhado pelo Fausto mas disse-me " já que vai com ele para Espanha, faça-me um favor e leve-o também ao Hospital Vet. de Lisboa ao Dr. Mário Ferreira". E eu lá fui e agora tenho realmente que decidir se o levo a fazer a artroscopia ou não...

O site é: www.vetpunta.com
Na " tienda on line" poderá ver alguns dos produtos que eles têm.

Com os melhores cumprimentos,

Carmo
moinho
Registado: segunda nov 13, 2006 4:45 pm

segunda nov 20, 2006 5:28 pm

-Boa tarde D. Carmo, acabo de chegar do HVLx de uma consulta com o Dr. Mario Ferreira que tambem me deu indicação para fazer ARTROSCOPIA ao cotovelo do meu Pastor Alemão e tambem estou muito indeciso será que é boa Ideia, se já teve alguma experiencia digame por favor, muito obrigadio
Atentamente
João
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda nov 20, 2006 6:33 pm

olá, desde mais, as melhoras para o thor. depois, estou a achar este topico interessante, mas não poderei ainda ajudar, estou no primeiro ano de enf, veterinaria, ainda não estudamos diagnosticos avançados.

apenas queria perguntar em que medidas o thor foi adquirido (criador, loja, doacção)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça nov 21, 2006 10:33 am

Cara amiga

Parece-me que você tem um dos casos, infelizmente tão comuns, em que um cão com limitações e problemas decorrentes do grande porte, associados ao erro veterinário cometido pela operação extemporânea e tecnicamente errada (foi no Hosp Vet de Faro, não ??) resultaram numa preocupação para o resto da vida do cão.

Vou á clínica em Punta Humbria , mais precisamente ao Fausto, desde 1985, e, conforme tenho escrito por cá e falado com muita gente, não são isentos de cometer erros como quaisquer outros profissionals, mas efectivamente nesta clínica
- ERRAM POUCO
- O FAUSTO TEM PROFUNDOS CONHECIMENTOS VETERINÁRIOS
- É UMA REFERENCIA PARA MUITOS COLEGAS EM ESPANHA E MESMO POR CÁ NO RECTÂNGULO NACIONAL
- INTERESSA-SE PROFUNDAMENTE PELOS NOSSOS ANIMAIS

o que infelizmente muitas vezes não ocorre com muitos vets que por aí campeiam.
Quantas clínicas conhece onde a sala de operações tem uma parede em vidro para os donos que quiserem acompanhar as intrervenções o possam fazer?? Ali não há medos de julgamentos externos... encontramos profissionalismo e confiança nas suas capacidades técnicas.

A medicação homeopática é mais lenta, em termos de actuação, do que a "tradicionalmente" receitada. Tem de dar tempo a actuar e confiar no parecer do Fausto.
Ele tem condições técnicas para fazer artroscopias (já alguns dos meus cães, ao longo destes anos, necessitaram de tais exames) e se não o sugeriu foi por considerar desnecessário submeter o seu SB a mais uma anestesia e a um exame intrusivo que apenas servirá para confirmar que foi feita "cagada" e que o cão continua (e continuará) com problemas.

Estou no Algarve também, embora mais próximo de Espanha :lol:
Se quiser falar comigo mande pm que lhe enviarei os meus contactos

Abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Shita

quarta nov 22, 2006 11:05 am

Bom Dia Mário,

Pois é, o Thor tem sido consultado várias vezes pelo Fausto. Também gosto bastante dele e sinto que se interessa pelo Thor. Tem também a grande facilidade da consulta virtual e realmente no espaço de 1 ou 2 dias ele responde. Ainda esta semana lhe perguntei por essa via se o Thor deve continuar com a medicação visto que a toma há muitos meses e logo me respondeu que pode parar e retomá-la 15 dias depois.

Não sabia que o Fausto também pode fazer a tal artroscopia, quando lá fôr novamente pergunto-lhe o que é que ele acha. Até lá não vou fazer nada. Neste momento o Thor não coxeia. Penso que está bem melhor e brinca agora como não brincou enquanto cachorro. Por vezes nem o consigo fazer parar de correr atrás das minhas outras cadelas pois penso que isso é perigoso para ele.

O Mário está em Faro?

Sem mais, um abraço,

Carmo
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 22, 2006 1:23 pm

Shita Escreveu: .... Penso que está bem melhor e brinca agora como não brincou enquanto cachorro. Por vezes nem o consigo fazer parar de correr atrás das minhas outras cadelas pois penso que isso é perigoso para ele.
...
Boas Tardes Carmo

Esse é o nosso grande problema.
Quando eles se começam a sentir bem ...caem nos exageros e "borram a pintura".

É nossa obrigação tentar controlá-los na medida do possível.

Na minha opinião, um cão merece ter uma vida plena enquanto a poder gozar, tendo em conta o seu "tempo" de expectativa normal.como tal, não devemos privá-los de confraternizar, brincar e serem os seres que nos encantam, mesmo que estejamos por vezes a ver que tal irá ter um preço.
Podemos é tentar não os deixar caír no exagero ...

estou na zona de Faro, sim
Abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”