Dragao Barbudo Alimentaçao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

domingo nov 12, 2006 7:31 pm

Adquiri hoje o meu dragao barbudo :D
já anda todo contente no seu terrario... agora tenho uma pequena duvida em relaçao á alimentaçao:
Sei que comem basicamente insectos (grilos e gafanhotos.. mosquitos da fruta etc) tambem podera fazer parte da sua alimentaçao vegetais (20%) e ainda podera incluir se raçao apropriada sem esquecer do suplemento vitaminico

agora a duvida é a seguinte:
tenho alimento vivo (grilos) que eram das minhas antigas rãs e tenho tambem gafanhotos daqueles enlatados proprios para eles... pus um grilo vivo a frente do DB e ele lá o viu aos saltinho e foi logo come lo.. mas quando tento dar dos enlatados praticamente nem lhes liga ( assim como tambem nao liga á maça que lhe tentei dar)
como farei para que ele coma dos enlatados tambem ? é que apesar de conseguir arranjar alimento vivo por vezes (quando nao tiver) tambem queria dar enlatado será que preciso daquela maquinazinha vibratoria (feeding dish) toda maricas para que ele coma ? ou isso é só gastar dinheiro (coisa que eu nao queria) há alguma maneira que eu possa usar para que ele coma tanto os enlatados como a fruta ?
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo nov 12, 2006 8:39 pm

Não deves ter pesquisado muito sobre eles... os dragões barbudos são omnívoros. Devem comer diariamente fruta e legumes. Não é opcional e não deve ser limitado a 20% da sua alimentação.
Esses números causam mais confusão que esclarecimento =( A grosso modo eles comem essa percentagem de vegetais quando são pequenos e essa proporção vai mudando à medida que crescem até que finalmente se inverte quando são adultos, altura em que os vegetais perfazem 80% da sua alimentação.
O que deve ser suplementado são os insectos e não a ração. Aliás, não recomendo ração excepto para aquelas alturas tipo férias, em que é necessário que alguém que não percebe nada dos bichos lhes dê de comer.

E não, não comem moscas da fruta, são demasiado pequenas.

Normalmente não comem dos enlatados porque não se mexem. É também possível que não os coma porque são muito grandes. Não lhe deves dar nada maior que a distância entre os olhos.
Podes tentar abanar os gafanhotos à frente dele mas pode não resultar sobretudo porque ele ainda não confia em ti e provavelmente não come da tua mão.
Se estás preocupado com o custo da alimentação, não percebo porque compras dessas latas. Pelo dinheiro de uma lata compras pelo menos uma dose de grilos vivos.
Dá-lhe fruta e vegetais de manhã e grilos à tarde. E se ele for bebé, prepara-te para gastar algum dinheiro na sua alimentação pois nesta altura eles comem para o mundial!
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

domingo nov 12, 2006 11:22 pm

quando eu falei em gastar dinheiro estava me a referir aquele prato vibratorio que se compra para "abanar" os insectos enlatados.. mas sim, eu dei lhe um gafnhoto enlatado pequeno ( tendo em conta esse aspecto dos olhos) e tambem lhe tentei dar maça o que ele nem ligou.. .. e visto ser pequeno e tu dizeres que comem imenso quando sao pequenos é que eu estava a estranhar ele recusar.. alias.. ainda so comeu um grilo vivo pequenito.. fora isso nao tocou em mais nada que lhe ofereci..

já agora podias colocar aqui alguns dos vegetais que lhe poça dar ? e se conheces algum truque( pela experiencia que tens) para os "convencer" a comer ?
nelmar
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 1:26 am

segunda nov 13, 2006 1:34 am

bem andre cardoso, so te tenho desejar boa sorte com o teu D.B. eu um dia que poça ter mais um reptil sera um D.B. lol
acho esses repteis muito mansos mesmo e muito queridos... lol agora so falta postares ai umas fotos... ;)

cumps...
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda nov 13, 2006 8:28 am

Eles até se ambientarem é normal que não comam muito mas comem sempre qualquer coisa. Se as condições de alojamento forem adequadas eles depressa entram na "normalidade"
O truque é deixá-los em paz. Não lhe tentes dar comida à mão. Põe lá a comida e sai da divisão.

Maça tem a tendência para ser mais ácida do que eles preferem e a não ser que esteja muito madura e doce, assim como cortada em pedaços bem pequenino, não lhe vai pegar.

Eles comem praticamente tudo. As coisas melhores e mais comuns são as couves mais escuras. Couve galega, penca, grelos (folha e flor), nabiça, endívias e abóbora são fáceis de encontrar e cobrem praticamente todo o espectro nutricional.
Alfafa e dente de leão são outras duas coisas excelentes mas complicadas de arranjar, excepto o dente de leão que cresce em todo o lado mas convém não apanhar nada que possa ter estado exposto a poluentes ou pesticidas.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”