Criador BOM?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo nov 12, 2006 3:56 pm

O estalão do Greyhound diz, relativamente aos dois "defeitos" apontados
Shoulders : Oblique, well set back, muscular without being loaded, narrow and cleanly defined at top.

HINDQUARTERS : Body and hindquarters, features of ample proportions and well coupled, enabling adequate ground to be covered when standing.
Thighs and second thighs : Wide and muscular, showing great propelling power.
Muito provavelmente o que viu foi maus exemplares da raça (o que não é de admirar, porque por cá raramente vi Greyhounds inscritos em exposições ditas de beleza e, quando existem, são de espanhóis ...)

De qualquer forma, não me admira que um cão de linhas de corrida seja mais performante. A esmagadora maioria dos estalões foi fixada nos fins do séc XIX, pelo que são a "fotografia" dos cães da época e das condições de trabalho na altura. De lá para cá, mudaram as pistas, se calhar as distâncias das corridas, e muitas outras coisas. Os cães de corrida são seleccionados para serem performantes nas condições do momento. Mas mesmo que um cão de linhas de beleza não ganhe corridas, uma vez que aquilo que era preciso no séc XIX não é o que é preciso no séc XXI, deve ser, mesmo assim, capaz de fazer uma corrida decente.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo nov 12, 2006 4:33 pm

Claro, aliás infelizmente não é só nos greyhounds que se vêm maus exemplares em exposições, mas também não acredito Sérgio que um greyhound com tantos defeitos e desvios de estalão tenha algum bom resultado em expos.
Assim como também não acredito e o sergio foi o 1º. a confirmar que todos os galgos que são criados exclusivamente para pista sejam campeões, ou até que cheguem a ser seleccionados para correr.

Um greyhound de exposição poderá eventualmente não ganhar, mas que tal como disse a Sealords pode fazer uma corrida decente isso também acredito.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 12, 2006 6:41 pm

FBC Escreveu: Quando me referi às "caracteristicas psico-comportamentais" estava-me a referir ao carácter e à atitude do cão perante o meio; por exemplo:
um terrier é vivo, “agressivo”-temperamental, independente, dominante, com forte instinto de luta, etc
um cão de parar (em regra) é activo, dependente, obediente, meigo, sem grande instinto de luta, etc

Mas isto, e a morfologia, não chegam para demonstrar que o cão é bom funcionalmente.
Teoricamente a morfologia e a “atitude psíquica” do cão constituem a sua capacidade funcional, mas há sempre algo que nos falha, na analise teórica de um cão, e para ver se ele é bom funcionalmente, só testando.
FBC,

Para mim o que define como caracter, para mim, é temperamental. Ou seja, serão esses mesmos traços temperamentais que darão ao cão capacidade/coração para desempenhar a sua função.

sergiomoreira Escreveu: Tenho alguma esperiencia como dono e criador de greyhounds de corrida e posso dizer com toda a certesa que é quase imposivel um greyhound de linhas de beleza ser um campeão nas pistas de corrida.
Aqui vai outro ditado inglês "breed the best to best and hope for the best"
Tendo em conta que o estalão foi redigido de forma a descrever a morfologia que mais se adqueava aquela função, não percebo esta sua afirmação ...

Se me falar em traços comportamentais, ainda poderemos discutir, mas penso que será mais que logico afirmar que um Greyhound que se encontre o "mais dentro" será muito mais funcional do que outro.

Podemos estabelecer uma analogia com carros, de que serve um grande motor dentro de um Fiat Panda?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
sergiomoreira
Membro Júnior
Registado: terça nov 07, 2006 5:44 pm

domingo nov 12, 2006 6:54 pm

O estalão do greyhound foi certamente baseado em cães de corridas de lebres do seculo 19 os cães de pista tambem descendem desses cães,ainda existem cães de linhas de lebres eu próprio tenho 3 desses cães embora sejam para correr em pista e não em provas de lebres.
O cão de pista é geralmente mais pequeno entre os 25 e 36 kg os cães de lebres são maiores entre30 e 44 kg e bem mais musculados.
O criador onde eu custumo comprar cães na Irlanda tinha um cão que narceu com um defeito quaquer que não era visivel quando o cão andava ou trotava mas impedia o cão de correr livremente,o criador deu o cão para adoção,a senhora que o adotou começou a participar em exposições por curiosidade logo na primeira exposição o cão ganhou o prémio de melhor da raça,depois ganhou mais 1 ou 2 exposições e foi apurado para a maior exposição de cães de Inglaterra (não me lembro o nome),tudo isto com um galgo que era incapaz de correr livremente.
o nome do cão é Elbony Titan o site do criador é www.elbonykennels.com
Última edição por sergiomoreira em segunda nov 13, 2006 2:16 am, editado 1 vez no total.
sergiomoreira
Membro Júnior
Registado: terça nov 07, 2006 5:44 pm

segunda nov 13, 2006 2:06 am

É claro que o ditado é "breed the best to THE best and hoppe for the best"
e não como eu escrevi inicialmente. oops
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda nov 13, 2006 8:20 am

sergiomoreira Escreveu: www.elbonykennels.com
Muito profissional...
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda nov 13, 2006 1:32 pm

Neste momenmto não tenho tempo para escrever muito!
Estou 100% de acordo com o Sergio.
Parabens pelo que está a fazer pela raça.
Responder

Voltar para “Cães”