periquito albino (macho) X periquito lutino (femea) --- COMO SAIRAM OS FILHOTES?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
d_enrikes
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 9:02 pm
Localização: lagostins; uma periquita lutina e um periquito albino :D

segunda nov 13, 2006 2:50 pm

gostava de saber como seram os filhotes resultantes de um casal periquito albino (macho) X periquito lutino (femea)
obrigado
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda nov 13, 2006 9:31 pm

Amigo, ninguém lhe pode responder a sua pergunta, por muitas razões e uma delas é que a cor dos descendentes desse casal não dependem apenas das cores dos pais, mas também das dos avós, bisavós, tri, tetras, etc, etc, etc.
Depois....nas aves e nos animais, não é como misturar tinta amarela com tinta azul que dá verde....é um bocado mais complicado. Segue as chamadas leis de Mendel, algo um bocado complexo........alguém da área da biologia poderá dar uma ajuda a este amigo?
d_enrikes
Membro

segunda nov 13, 2006 10:12 pm

ai k estupidez a minha!!! estava meio desorientado quando fiz esta pergunta! por acaso ate estou no 12 ano e em biologia ate estou a estudar as leis de mendel.... agora vou esperar que eles obtenham filhotes para poder observar a descendencia...
obrigado
muatyr
Membro
Registado: sexta abr 15, 2005 10:47 pm

segunda nov 13, 2006 11:14 pm

olá...

realmente a genetica dos piriquitos é bastante interessante.
eu quando tinha criação de piriquitos tinha alguns truques no acasalamento para fazer com que as crias fossem de uma determidada cor.

ate teho um livro do 11º ano que explicava de uma forma bastante simples e quase linear sem atender ás cores dos avos e bisavos.

sei que o verde é dominante e qualquer cor que se cruze com verde dá sempre crias verdes, na maioria

depois sei que se cruzar azul com amarelo, da sempre verde (esta é como nas aguarelas)

agora sei tb que o albino e lutino são recessivos, necessitanto, segundo as leis de mendel que dois genes recessivos se emparelhem

assim é muito provavel que tenhas as cores dos pais, poix ambos são portadores recessivos.

espero nao estar enganado e ainda ha mais outro pormenor...espero que essa combinação nao dê crias inviaveis, pois pode acontecer que seja uma combinação letal, mas isto é uma mera suposição. por isso nao te deixes ir a baixo.

quem sabe esse nao seja o modo de obter os piriquitos alerquins.

vou a procura do tal livro, se encontrar envio-te um scaner

abraços

ps. por exemplo, tenho um casal de rolas diamante que estão sempre a criar, e delas ja consegui tirar crias com montes de cores e tons. não é assim tão simples a genetica e temos de atender a factores de hereditariedade, combinações de genes, mutações,... e muitos outros.
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

terça nov 14, 2006 7:44 am

“ninguém lhe pode responder a sua pergunta, por muitas razões”

Na realidade, não podemos responder com 100% de certeza porque só conhecemos o fenotipo e não o genotipo, se o conhecêssemos, podíamos responder com 100% de certeza.

“sei que o verde é dominante e qualquer cor que se cruze com verde dá sempre crias verdes, na maioria”

Na realidade existem genes dominantes em relação ao natural, nomeadamente o Cinzento e o Violeta, mas também dois dos malhados, e existem factores codominantes como o factor de escurecimento e o spangle.

“depois sei que se cruzar azul com amarelo, da sempre verde (esta é como nas aguarelas)”

Isto não é verdade, se por exemplo o macho for azul portador de ino e a fêmea lutina portadora de azul, podemos obter verdes, azuis, lutinos e albinos.

“agora sei tb que o albino e lutino são recessivos, necessitanto, segundo as leis de mendel que dois genes recessivos se emparelhem”

Na realidade o ino nos Poa’s é recessivo, mas ligado ao sexo, logo é um caso especial não abrangido pelas leis de Mendel, os ligados ao sexo tem a particularidade de que as fêmeas nunca são portadoras do factor.

O albino não passa de um ino na linha azul, assim como um lutino é um ino da linha verde

“assim é muito provavel que tenhas as cores dos pais, poix ambos são portadores recessivos. “

Não percebi

”espero nao estar enganado e ainda ha mais outro pormenor...espero que essa combinação nao dê crias inviaveis, pois pode acontecer que seja uma combinação letal, mas isto é uma mera suposição. por isso nao te deixes ir a baixo. “

Não é letal, mas pode não ser aconselhável.

”quem sabe esse nao seja o modo de obter os piriquitos alerquins.”

Não é esse o modo.

Pedro Ramalho
Pedro Ramalho
muatyr
Membro

terça nov 14, 2006 8:39 am

ok ok ok....

Ainda bem que o Pedro percebe mais da genetica dos piriquitos que eu, certamente que o membro que colocou a questão em duvida vai ficar esclarecido.

Só tentei ajudar, com a minha pouca experiencia no ramo, pode nao ter sido o maior sucesso mas pelo menos conta a intensão. (espero)

Abraços
muatyr
Membro

terça nov 14, 2006 8:47 am

Já agora...
...esquecia-me de colocar esta questão que entretanto foi levantada!

Existe um modo de obter Piriquitos arlequins através de um cruzamento de dois progenitores, sem que qualquer um deles seja arlequim?

(não entendo nada de arlequins, nem dos seus cruzamentos, nem do modo de como obte-los, é apenas uma pergunta onde nao faço quaisquer afirmações...)
d_enrikes
Membro

terça nov 14, 2006 6:37 pm

muito obrigado pelo esclarecimento.-... e ja agora.... o que são periquitos arlequins?
muatyr
Membro

terça nov 14, 2006 7:41 pm

o que são periquitos arlequins?

eu sei conhecer os periquitos arlequins, mas tenho receio de estar para aqui a divagar que que algum membro me caia em cima e me dê uma desanca... :lol:

a cor da cera nos macho nao é azul, mas sim um tom diferente (acho que é purpura e nas femeas a cor também fora do padrao normal dos periquitos) depois a cor da plumagem, essa é a caracteritica principal, é mais viva, é diferente e mesmo um leigo como eu sabe destinguir um arlequim dum normal
lol

olha andei a ler aqui num livro e li isto que passo a citar:

"Não se devem cruzar portanto entre si os dois tipos de albino e lutino, pois a mistura entre ambos gera grande confusão, sobretudo na segunda geração" [i]in "abc da criação de periquitos"[/i] pag 100 alinea105

por isso vais obter crias viaveis, ainda que confusas em relação á genetica

ha e tb verifiquei que existem varios tipos de albinos e lutinos, nao sendo apenas os 2tipos já acima mencionados por outro membro.
d_enrikes
Membro

terça nov 14, 2006 8:41 pm

bem.... entao vou fazer o cruzamento e espero que na 2a geração nao nasçam periquitos assim um bocado estranhos..... vamos ver.... ate tou curioso....:D
Pedro21
Membro Veterano

quarta nov 15, 2006 5:46 pm

“Existe um modo de obter Piriquitos arlequins através de um cruzamento de dois progenitores, sem que qualquer um deles seja arlequim?”

Se o arlequim (peço desculpa, mas eu prefiro usar o termo malhado e portanto no restante da resposta sempre que ler malhado eu estou-me a referir ao arlequim) for dominante, não é possível já que não há portadores, a única hipótese é se um dos pais for um ino malhado, ou outra mutação em que não aja a presença de melaninas nas penas, nesse caso uma ave pode ser malhada dominante e não ter o fenotipo correspondente, nesse caso podemos ao cruzar um ino com um verde obter malhados, o que leva muitos criadores a dizer que é essa a receita, quando o que na realidade se passa é que o ino está a esconder o malhado.

Se o arlequim for recessivo bastam os dois pais serem portadores e tens 25% de crias malhadas
Pedro Ramalho
Pedro21
Membro Veterano

quarta nov 15, 2006 5:49 pm

“a cor da cera nos macho nao é azul, mas sim um tom diferente (acho que é purpura e nas femeas a cor também fora do padrao normal dos periquitos) depois a cor da plumagem, essa é a”

A cor da cera só é diferente nos malhados recessivos nos malhados dominantes é normal, os malhados caracterizam-se por apresentarem áreas na plumagem e na pele sem melaninas, permanecendo o resto da plumagem normal
Pedro Ramalho
d_enrikes
Membro

quarta nov 15, 2006 7:18 pm

muito obrigado pelo esclarecimento.... ja conhecia os "malhados"... agora arlequins nao tava mesmo a ver o que era..lol :D
portem x
muatyr
Membro

quarta nov 15, 2006 9:36 pm

É mesmo para estes eclarecimentos que o forum serve!
...estou certo que sim.

Mas, já agora, eu ja tive uma femea lutina que cruzei com um macho verde e nunca nasceram malhados, mas sim verdes clarinhos e muito "brilhantes"...

obrigado pelos esclarecimentos pedro21
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

sexta nov 17, 2006 4:09 am

Olá a todos!
Já consegui obter malhados recessivos cruzando 1 macho azul celeste de asas claras com 1 fêmea albina. Metade das crias eram azul celeste ou azul de asas claras e os outros eram malhado recessivo azul celeste, machos e fêmeas.
No caso dos recessivos a cera é purpura ou roseado nos machos e castanha nas fêmeas (tal como os albinos e lutinos). Os olhos não desenvolvem a auréola branca à volta das pupilas, ficam sempre escuros.
Espero ter contribuido ;)

Voltar para “Aves”