Hey, depois da minha intervenção, na mensagem "termostato..."onde contei um pouco da minha aventura com a chocadeira artesanal, voltou a crescer o binchinho e resolvi começara a construir uma.
se alguem me poder ajudar e dar algumas dicas como hei-de de fazer uma, a serio, agradeço.
Acho que vou começar por um termostado de um ferro de engomar velho...
seja o que Deus quiser
Chocadeira / incubadora
-
- Membro
- Registado: sábado mai 06, 2006 9:02 pm
- Localização: lagostins; uma periquita lutina e um periquito albino :D
eu posso ajuda-lo... se me der o seu e-mail (por private menssage) posso mandar lhe uns documentos de uma intensiva pesquisa que realizei onde dizem como fazer uma chocadeira artesanal 
e já agora eu contrui uma... mas sem termostato... pois no topico ninguem me ajudou... vamos ver o que da.... supostamente os ovos eclodem este 4a!!! mas dos 15 ovos que arranjei so 3 tavam galados e penso que so um sobreviveu ate agora....porque as temperaturas variam entre 35.5-39 ºC esperemos para ver...
ah! uma pergunta? os ferros de engomar têm termõstato regulavel??:S obrigado

e já agora eu contrui uma... mas sem termostato... pois no topico ninguem me ajudou... vamos ver o que da.... supostamente os ovos eclodem este 4a!!! mas dos 15 ovos que arranjei so 3 tavam galados e penso que so um sobreviveu ate agora....porque as temperaturas variam entre 35.5-39 ºC esperemos para ver...

ah! uma pergunta? os ferros de engomar têm termõstato regulavel??:S obrigado
Aqui há uns bons 25 anos fiz uma chocadeira, com termostato e tudo, mas aquilo deu uma trabalheira do diabo. Mas funcionava bem, depois de muitas vicissitudes.
Acabei por dá-la, por não ter espaço em casa; já não me lembro das medidas, mas aquilo foi quase tudo feito com muito engenho e pouca arte. Dava para 98 ovos de galinha e tinha que rodar os ovos à mão, e essa parte nunca funcionou muito bem; mas tb não havia os materiais que há hoje, nem dinheiro. Era em madeira prensada que se começou a desfazer ao fim de algum tempo ( era o que havia e para o que o dinheiro chegava).
Não havia Internet, nem a quem perguntar, nem muita informação. Recolhi alguma em bibliotecas, amigos, revistas, livros e muita força de vontade.
Sobre o termostato, funcionava assim.......comprei um pulmão que ainda hoje vejo a venda em casas de artigos para animais, fiz-lhe um suporte regulável de forma a que o mesmo descesse e subisse para atrasar ou adiantar o momento do fecho e abertura do circuito electrico. Este circuito tinha um micro-interruptor ultra-sensivel que arranjei ( já nem sei onde) onde o pulmão actuava. O pulmão era cheio de éter com uma seringa e agulha e o furo tapado com solda de estanho, depois de cheio ( não me recordo se o pulmão trazia éter e era pouco ou se vinha vazio; sei que o enchi).
Assim aqui não é possivel dizer em pormenor, sò à vista; se morar perto de mim posso dar-lhe umas dicas nessa "loucura". Sou de um tempo em que não havia brinquedos a venda e muito menos dinheiro para os comprar e cada um fazia os seus. Quando o brinquedo ficava pronto, deixava de dar gozo....porque o interessante era fazê-los. Hoje seria trabalho infantil, uma heresia...mas ficou-me esta mania de fazer e não comprar feito...pelo gozo apenas de fazer.....
Um abraço
Acabei por dá-la, por não ter espaço em casa; já não me lembro das medidas, mas aquilo foi quase tudo feito com muito engenho e pouca arte. Dava para 98 ovos de galinha e tinha que rodar os ovos à mão, e essa parte nunca funcionou muito bem; mas tb não havia os materiais que há hoje, nem dinheiro. Era em madeira prensada que se começou a desfazer ao fim de algum tempo ( era o que havia e para o que o dinheiro chegava).
Não havia Internet, nem a quem perguntar, nem muita informação. Recolhi alguma em bibliotecas, amigos, revistas, livros e muita força de vontade.
Sobre o termostato, funcionava assim.......comprei um pulmão que ainda hoje vejo a venda em casas de artigos para animais, fiz-lhe um suporte regulável de forma a que o mesmo descesse e subisse para atrasar ou adiantar o momento do fecho e abertura do circuito electrico. Este circuito tinha um micro-interruptor ultra-sensivel que arranjei ( já nem sei onde) onde o pulmão actuava. O pulmão era cheio de éter com uma seringa e agulha e o furo tapado com solda de estanho, depois de cheio ( não me recordo se o pulmão trazia éter e era pouco ou se vinha vazio; sei que o enchi).
Assim aqui não é possivel dizer em pormenor, sò à vista; se morar perto de mim posso dar-lhe umas dicas nessa "loucura". Sou de um tempo em que não havia brinquedos a venda e muito menos dinheiro para os comprar e cada um fazia os seus. Quando o brinquedo ficava pronto, deixava de dar gozo....porque o interessante era fazê-los. Hoje seria trabalho infantil, uma heresia...mas ficou-me esta mania de fazer e não comprar feito...pelo gozo apenas de fazer.....
Um abraço
Essa é uma das razões porque quero ser eu mesmo a fazer a chocadeira. Pelo gozo que dá a fazer, e ver se as coisas resultam ou não.
pois ja vi uma a venda e nao era nada cara, ficava nos 65eur se nao estou em erro.
obrigado pelos vossos comentarios e fico aguardando por mais "engenhocas"!!!
abraço a todos
pois ja vi uma a venda e nao era nada cara, ficava nos 65eur se nao estou em erro.
obrigado pelos vossos comentarios e fico aguardando por mais "engenhocas"!!!
abraço a todos
-
- Membro
alguem sabe se dá para fazer com um secador um sistema de aquecimento para uma chocadeira? e que ja fiz com lampadas... mas sem termostato é impossivel... apesar de ter um termostato em casa, o qual extraí de uma fritadeira, n consigo regula-lo....
obrigado

obrigado
-
- Membro
para ser mais fácil, alojei o ficheiro num site.
quem quiser aqui vai o link
http//www.bestsharing.com/files/ms001173282/C ... a.zip.html
pass : davbul74
quem quiser aqui vai o link
http//www.bestsharing.com/files/ms001173282/C ... a.zip.html
pass : davbul74
-
- Membro
- Registado: sábado abr 15, 2006 6:04 pm
poderias mandar para min?d_enrikes
[email protected]
[email protected]