Não sei o que fazer!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sissy2
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 7:50 pm

quinta nov 16, 2006 9:54 am

Em setembro trouxe para casa um gato que andava abandonado na minha rua,e desde então tem sido muito complicado a convivência dele com os gatos que eu já tinha.Agora áté parecia que se andavam a entenderem mais ao menos,não se tornaram amigos mas as bufadelas tinham acabado,mas hoje de manhã o Napoleão (o gato que eu trouxe da rua)parecia possuido atirava-se aos outros gatos,mesmo para lhe morder,ele fisicamente é muito mais forte que os outros,ele é um gato enorme! e como veio da rua ele deve de estar habituado a brigar e os outros nem sabem brigar,andava tudo cheio de medo,e neste momento estão todos escondidos,a dormirem dentro do meu roupeiro.
Até a mim ele me mordeu,quando ele ia morder a uma das gatas eu agarrei nele ao colo,e ele deu-me uma dentada no pulso,não sei se não vou ter que ir ao medico,a dentada ainda foi profunda e com algum sangramento,está a ficar tudo vermelho á roda da dentada e o pulso está a inchar.
Quando me levantei estava tudo nomal,como sempre ele foi o primeiro a aparecer,deu-me montes de marradinhas como é costume fazer quando deitei a ração nos comedores ele agradeceu muito e começou a fazer uma gracinha,que era tirar apenas um bago de ração e atirava para o chão,olhava para mim e comia,os outros quando ouviram o barulho da ração apareceram todos,e foi aí que tudo começou,ele não os deixava aproximar da comida e depois começou a persegui-los pela casa para lhes morder.
Não sei o que fazer!
Eu não queria separá-lo dos outros,porque o unico sitio que eu tenho para o meter á parte é a garagem,e eu não gostaria de fazer isso,ia-me costar muito vê-lo lá sozinho,e ele gosta tanto da casa! :(
Será que o que aconteceu hoje foi uma situação isollada?estaria ele com ciumes dos outros?Ou será que ele começou a achar que tudo lhe pertence e como os outros tiveram medo ele vai continuar a atacá-los?
Se alguem já passou por esta situação e me poder aconselhar agradecia imenso.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta nov 16, 2006 1:18 pm

Bom dia

A situação que relatou é delicada e pode complicar, por isso o meu 1º conselho é: tenha calma!

O que se passou teve um conjunto de razões:
- Ciume - o Napoleão tinha captado a sua exclusiva atenção e mimos quando os outros apareceram
- Defesa do território e da comida por parte do Napoleão
- A dentada na sua mão deveu-se a ele ter redirecionado a agressividade para si, situação comum quando um gato está assustado ou agressivo em relação a outro mas não pode retaliar (foi o caso, estava a ser agarrado)e ataca o que estiver mais perto, mesmo que seja o dono
- os outros gatos fugiram porque essa é a atitude mais vulgar quando um gato se sente ameaçado; e foi essa atitude de fuga que estimulou a agressividade do Napoleão. Mas isso não quer dizer que os outros não possam atacar também se se sentirem encurralados

O que fazer? Para já, espere que todos acalmem, feche-o se necessário por um curto espaço de tempo mas mas não os separe.
Pode ter sido uma situação esporádica mas também pode voltar a acontecer e, se não puser em causa a integridade física dos seus bichanos, não interfira, deixe que eles próprios estabeleçam as regras e territórios.
Se o Napoleão não estiver castrado, faça-o operar rapidamente.
Nunca acaricie 1º o Napoleão, sobretudo ao pé dos outros gatos. Embora não haja propriamente uma hierarquia social nos gatos, o Napoleão vai ter de perceber que precisa dividir a dona e o território com os outros. Mas continue a mimá-lo à mesma, para que não se sinta à margem.
Quando houver conflitos mais acesos, faça um ruído subito (bata palmas, por exemplo), ou borrife-os com agua, mas não se meta no meio para evitar ser atacada
Dentro do possível, individualize os brinquedos, camas, litter, sobretudo comida e água, para que eles não entrem em disputas.
E esteja atenta aos sinais de ataque:
- os olhos esbugalhados, corpo baixo, orelhas baixas, cauda enrolada à volta, eriçada ou a chicotear = estado agressivo, vem aí ataque;
- pupilas dilatadas = medo, possibilidade de ataque;
- pupilas estreitas = medo, o gato vai recuar
Nessas alturas, evite movimentos e ruidos bruscos, fale calmamente com eles ou distraia-os para que não entrem em briga

Boa sorte
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta nov 16, 2006 4:05 pm

já o castrou?
andará doente? nos últimos tempos, a kitty estava uma fera. havia dias que parecia que ia matar os outros. já vive com eles há mais de 5 anos. mas ela anda com um problema de pele. mal começou a melhorar, ficou mais sossegada. nem queria acreditar
anjjazul
Sissy2
Membro

quinta nov 16, 2006 6:36 pm

Obrigada Cristina os seus conselhos são todos muito bons,e vou ter em atenção tudo o que me indicou.
O Napoleão passou o resto da manhã e a tarde deitado a dormir na cama dele,muito calmo,e os outros no meu roupeiro,agora ao fim da tarde encontraram-se e não aconteceu nada.
Anjaazul ele ainda não está castrado,mas estou a pensar castrá-lo,a seguir ao ano novo,este fim de semana ele foi á vet levar o reforço da vacina e falei nisso com ela,porque ele anda sempre a marcar o terretório.
A vet disse que ele como já é um gato para ter á volta de quatro anos que mesmo castrado pode continuar a marcar território.
Acho que ele não está doente,mas vou ter atenção ao comportamento dele,ver se noto algo estranho e vou ver a febre
Obrigada :D
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta nov 16, 2006 10:26 pm

Sissy2,

mesmo que ele seja castrado e não acabe logo os xixis pela casa, vai ver que, pouco a pouco, eles vão acabando. Além disso, regra geral, um gato castrado é muito mais meigo e mimento. Eu sou 100% a favor, especialmente se o gato for de casa.

Veja a minha situação, adoptei o meu terceiro gato em Maio (Félix), gato adulto e habituado à rua, mas era um "pacholinhas", não é Leo? Tinha em casa uma gata adulta(Tri) e um gato(Lucky): ambos já tinham ido à faca - o Féliz também, não obstante isso, o Félix revelou-se o terror do lar para a Tri e para nós, adultos; pois andava sempre a trás da Tri para lhe bater e só nos permitia que fizessemos 2/3 festas na cabeça e depois mordia-nos.

Hoje em dia já me deixa escová-lo na região da barriga e até já se senta ao meu colo. O que mudou? Não alterei o ritmo que tinha antes da chegada do Félix. Ranho quando tenho de ranhar e dou muito mimo. :lol:

p.s.: Já pensou em afastar os comedores deles, o que eu faço é pôr a comida enquanto os tenho fechados noutra divisão e depois de pôr a comida abro-lhes a porta. Eles atiram-se tão "esganados" à comida que nem lhes interessa de que prato estam a comer. :lol:

Tri:
Imagem

Lucky:
Imagem

Félix:
Imagem

Leozinha... olhe o meu arranhador... tão lindinho... snif....
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
Sissy2
Membro

sexta nov 17, 2006 10:59 am

TÃO LINDOS! :D
Sim ,eu vou castrar o Napoleão,logo a seguir ao Ano Novo ,não é já porque ultimamente tem sido muita despesa cá em casa,foi em setembro os manuais escolares dos miudos(que são três)sem direito a subsidio,depois foi a chegada do Napoleão que teve que ir ao vet,tratar-se da constipação e da conjuntivite ,foi todo examinado ,fez os testes para ver se estava tudo bem com ele,depois foram as vacinas,depois o reforço,mais ração comprada,porque o Napoleão come imenso :) ,depois com a chegada do inverno,roupa nova para os miudos,agora está-se a aproximar o Natal,e o dinheiro não chega para tudo,mas assim que passar o Ano Novo,é logo castrado,Até porque,aqui na minha zona os gatos a partir de Janeiro anda tudo doido atrás das gatas,só se ouvem gatos á briga,parecem pessoas a gritar,por isso é mesmo obrigatório castrar o Napoleão,prorque senão nem imagino como vai ser.
Alem do Napoleâo,tenho mais três gatos machos,todos eles castrados,mas foram castrados antes de marcar o terreno.
Essa idéia de separar os comedores,é boa e resulta,ontém houve uma pessoa que me aconselhou o mesmo,e hoje de manhã,eu fiz isso.O Npoleão insistiu comer no sitio do costume,mas os outros não se importaram,e correu tudo bem,nem bufadelas houve,fiz apenas uma festinha na cabeça do Napoleão,e não me meti mais com ele,até agora as coisas estão muito calmas.
Tenho seguido os conselhos que me têm dado e está tudo a correr muitobem,OBRIGADA a todos
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta nov 17, 2006 11:21 am

Que boas notícias. Ainda bem que tudo acalmou!
Mas mantenha-se atenta....;)

Felicidades
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 18, 2006 11:22 pm

Muitas vezes são os próprios donos que, inocentemente, causam algum stress e desajuste na socialização, por protecção...
Nada melhor, quando são adultos e em proporção de tamanho, deixá-los definirem a sua hierarquia, sempre sob supervisão do dono ;). Nunca quando estão sós, até se habituarem uns aos outros!

Ter sempre à mão um burrifador ou uma lata cheia de parafusos ou peças metálicas, chaves p.e., para a atirar para perto deles em caso de alguma luta mais renhida.

Não esquecer de manter sempre as unhas aparadas, de todos eles!

Durante a altura duma socialização o dono deve abster-se um pouco de demasiadas festinhas a uns e outros. Continuar a acariciá-los mas não amiudadas vezes e sempre faze-lo primeiro aos gatos já residentes da casa.
Carícias em demasia pode espoletar cenas de ciúmes entre a colónia.

Ah, pois, Patrícia...o arranhador... :lol:

O Félix, nessa foto, parece que não parte um prato... :lol: :D Lindo! :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano

domingo nov 19, 2006 9:45 pm

Código: Selecionar todos

Era o que eu mais queria, mas o Félix só dopado!!!! E isso está fora de questão.

O Félix, nessa foto, parece que não parte um prato... 
Não parte, não... :lol: Hoje parecia que estava com o Diabo no corpo, como eu tinha ralhado com ele, S/Exa resolveu vira-se para a Tri e toca de (a brincar) a morder as patas traseias à minha frente... :roll:
Não acredites em:

Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

patricias
Membro Veterano

domingo nov 19, 2006 9:50 pm

Era o que eu mais queria, mas o Félix só dopado!!!! E isso está fora de questão.

O Félix, nessa foto, parece que não parte um prato... 
Não parte, não... :lol: Hoje parecia que estava com o Diabo no corpo, como eu tinha ralhado com ele, S/Exa resolveu vira-se para a Tri e toca de (a brincar) a morder as patas traseias à minha frente... :roll:
Não acredites em:

Sissy2
Membro

segunda nov 20, 2006 11:41 am

Olá a todos!

Desde aquele dia que as coisas têm andado calmas,tenho metido os comedores separados e em varios sitios,de manhã não faço as festas ao Napoleão,como costumava fazer(divido-as ao longo do dia),e já tenho um borrifador a jeito para alguma emergência.
Esta madrugada,acordei com a minha gata Nina a ralhar muito,levantei-me para ver o que se passava,era o Napoleão que queria entrar no meu quarto e a Nina que estava de guarda á porta,não o deixava entrar,eu saí do quarto não disse nada a nenhum deles,diregi-me para a cozinha,eles foram atrás de mim,dei um pouco de ração a cada um,voltei para o meu quarto e tudo ficou calmo.
Ontém fui passear para Lisboa,andei todo o dia preocupada,a pensar se eles andavam á briga,estava desejosa de regressar a casa(o meu marido até disse que eu gosto mais dos gatos,que dele :lol: )mas quando cheguei(até estava com medo de abrir a porta)estava tudo calmo,com muitas saudades minhas,è que eles passam o dia inteiro comigo e quando eu vou a algum sitio,eles sentem a minha falta.
Leo essa ideia da lata com parafusos,parece-me optima ideia,é que eles assustam-se muito com barulhos fortes,quando ouvem algum fogem todos para se esconder.
Quanto ás unhas aparadas,eu não consigo apara-las tenho medo de não saber fazer bem,e magoá-los.
Eles têm um tronco pequeno de arvore que eu trouxe do campo,eles adoram afiar as unhas lá.
Obrigada a todos pelos conselhos,têm ajudado bastante
Sissy2
Membro

terça nov 21, 2006 7:15 pm

O Napoleão,tem andado tão calmo,hoje voltou a qerer brigar :(
Logo pela manhã,foi com o Deco(o meu mais velho,que tem 3 anos),estiveram a comer cada um no seu canto,passado um bocado de terem comido,o Deco estava,sentado no chão a lavar-se,sossegadinho,quando o Napoleão começou aos berros e todo arrufado,ainda parecia maior!agarrei logo no borrifador,borrifei-o,ele fugiu,e as coisa acalmaram.
Agora á bocado,foi com a minha sissy(é tão pequenina!muito redondinha ,mas pequenina)aqui o caso foi pior,ouvi a sissy aos berros,estava o Napoleão,agarrado a ela a mordê-la,borrifei-o e ele não saiu,fiquei tão aflita,só ouvia os berros da sissy,agarrei na vassora,que era o que tinha a jeito,e com a vassoura empurrei-o,quando agarrei a sissy,ela tremia toda,ainda esteve bastante tempo a t.........
Ó pá!não é que mesmo agora ,ouvi outro berro,fui a correr(Agora quem está a tremer sou eu)era o Napoleão a atacar o Deco,outra vez!
ODeco também é grande,pouco mais pequeno é que ele,mas não sabe brigar!
Estou a ver que é mesmo urgente,castrar o Napoleão,tem dias que ele parece doido!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça nov 21, 2006 9:08 pm

Quanto mais tempo demorar pior.

Ele depois acalma e os outros vão lembrar-se desses ataques.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça nov 21, 2006 9:08 pm

Quanto mais tempo demorar pior.

Ele depois acalma e os outros vão lembrar-se desses ataques.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 21, 2006 11:28 pm

Há casos de gatos retirados da rua, sorte que só em alguns casos, que inicialmente parece tudo correr bem mas o certo é que tendo andado meses e anos, em alguns casos, na rua, habituaram-se à liberdade e quando se sentem "encurralados" a tal calmaria aparente e inicial não foi mais que um acumular de stress que se vem a manifestar mais tarde, da pior forma...!
Parece-me ser este o caso desse gato... e repare que não é uma castração que vai operar "milagres" de imediato...! O processo e actividade hormonal leva o seu tempo a diminuir... logo, o melhor a fazer é falar com o seu veterinário sobre essa situação pois talvez ele venha a precisar dum calmante leve e específico para animais para ajudar nessa socialização para mais estabilidade no animal, na colónia e em si!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”