hey malta, deixei-me, por enquanto, dos planos de construir eu mesmo a minha chocadeira e acabei por comprar uma.
coloquei os ovos la no dia 15 de novembro e hoje fiz a minha primeira "luzografia". dos 9ovos iniciais, so 4 têm embriões viaveis... com apenas 5dias já consegui ver os embrioes, ainda que do tamanho de passas, e os seus olhitos.
apesar da trabalheira que está a dar o ter de virar os ovos de manha e à noite até que esta a ser engraçado.
os outros ovos que coloquei passados 2 dias, (coisa que nao devia de ter feito, pois altera as condições de incubação como a humidade) ainda não têm nada visivel, mas ja deu para tirar um que estava furado.
Bem, ainda não contei a melhor, para que a "luzografia" fosse possivel, construi eu mesmo um aparelhito, o "luzografo", com uma caixa de cartão, em que forei o interior a papel de aluminio e onde coloquei uma lampada de 100W, de um dos lados abri um orificio oval, onde a luz sai. nesse orificio encosto os ovos e posso ver o que se passa no seu interior e se a casca apresenta rachas ou furos... Só espero que os 100w nao me seguem os pintos...
vou dando noticias ate ao nascimento cá da malta
Chocadeira a bombar "chocar"
Boa tarde.
poderá encontrar chocadeiras nas lojas de animais, ou então em grandes lojas de produtos agriculas, como por exemplo as lojas que vendem rações para porcos, cavalos, galinhas.
se for da zona do algarve posso indicar-lhe duas lojas, uma em lagos e outra em portimão que têm chocadeiras para vender. em lagos na Cooperativa dos Agricultores, e em portimão na Adupor.
no que respeita aos preços, isso varia consoante o modelo e a capacidade de carga de ovos.
por exemplo uma chocadeira manual (em que temos de ser nós a virar os ovos duas vezes ao dia) e com um capacidade de carga de 16 ovos de galinha ronda os 65eur, depois tem os modelos semi-automaticos e automaticos com uma capacidade de carga supeior que rondam no minimo os 126 a 166eur.
este são os preços que vi para as chocadeiras com capaciadades de carga baixa.
as industriais nem sei...
se precisar de ajuda diga...
pesquise na net este modelo "covatutto", a minha é a 12 eco, e para as minhas brincadeiras é mais que suficiente...
poderá encontrar chocadeiras nas lojas de animais, ou então em grandes lojas de produtos agriculas, como por exemplo as lojas que vendem rações para porcos, cavalos, galinhas.
se for da zona do algarve posso indicar-lhe duas lojas, uma em lagos e outra em portimão que têm chocadeiras para vender. em lagos na Cooperativa dos Agricultores, e em portimão na Adupor.
no que respeita aos preços, isso varia consoante o modelo e a capacidade de carga de ovos.
por exemplo uma chocadeira manual (em que temos de ser nós a virar os ovos duas vezes ao dia) e com um capacidade de carga de 16 ovos de galinha ronda os 65eur, depois tem os modelos semi-automaticos e automaticos com uma capacidade de carga supeior que rondam no minimo os 126 a 166eur.
este são os preços que vi para as chocadeiras com capaciadades de carga baixa.
as industriais nem sei...
se precisar de ajuda diga...
pesquise na net este modelo "covatutto", a minha é a 12 eco, e para as minhas brincadeiras é mais que suficiente...
Na minha opinião, o seu luzografo é funcional, simples, prático, barato e é isso que importa; mas com uma lâmpada de 100W? Oh homem, isso dá para cozer os ovos.....rrrssss. Uma lampada de 25W não seria suficiente?
Eu tb construi um "luzografo" como lhe chama, há uns bons anos, mas para os ovos de canarios e aves do genero, mais ou menos como o seu, mas uso uma pequena lâmpada de 25W.
Tratando-se de ovos muito maiores, talvez os 25W sejam pouco, mas 100w é muito........aconselho-o a fazer isso por menos, mas é claro, terá que fazer experiências até acertar.
Eu tb construi um "luzografo" como lhe chama, há uns bons anos, mas para os ovos de canarios e aves do genero, mais ou menos como o seu, mas uso uma pequena lâmpada de 25W.
Tratando-se de ovos muito maiores, talvez os 25W sejam pouco, mas 100w é muito........aconselho-o a fazer isso por menos, mas é claro, terá que fazer experiências até acertar.
Uma outra coisa de que me lembrei agora; os ovos devem ser frescos e não ultrapassar os 5 dias depois da postura, não devem ter estado em frigorificos nem submetidos a muito calor.
Quando tive a minha chocadeira, feita por mim, fiz essa experiência várias vezes e concluí que os ovos do dia colocados na chocadeira ( às vezes acabados de pôr) eram sempre os primeiros a nascer, as aves eram vigorosas, nasciam sozinhos e a mortalidade era nula. Em ovos já "velhos" a mortalidade no ovo era grande e quando nasciam, acabavam sempre por serem débeis, o nascimento tinha que ser ajudado e muitas vezes, morriam nas horas seguintes ao nascimento.
Quando tive a minha chocadeira, feita por mim, fiz essa experiência várias vezes e concluí que os ovos do dia colocados na chocadeira ( às vezes acabados de pôr) eram sempre os primeiros a nascer, as aves eram vigorosas, nasciam sozinhos e a mortalidade era nula. Em ovos já "velhos" a mortalidade no ovo era grande e quando nasciam, acabavam sempre por serem débeis, o nascimento tinha que ser ajudado e muitas vezes, morriam nas horas seguintes ao nascimento.