Não sei o que fazer.... (ajudem)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gonzas2
Membro Júnior
Registado: quarta mar 29, 2006 7:49 pm

domingo nov 26, 2006 11:51 am

Bem... eu vim aki pedir ajuda para me resolverem um problema... a minha gata... a Nina... ela cada vez que vem a minha casa alguma pessoa, se essa pessoa se aproximar dela ela assanha-se (mete o pelo eriçado, orelhas p'ra trás, faz o barulho de quando se assanha e faz akele miar estranho) eu não sei pk ela faz isto... talvez tenha medo, ou esteja habituada a estar em paz e sossego, não sei mas a verdade é que eu n keria que ela se assanha-se ás pessoas! tem alguma ideia do k eu possa fazer para a educar??? já conheci uma hisória de uma gata que era tão mimada que quando teve um bébé, atacou o filho porque as atenções estavam a ser todas para ele.... por isso peço-vos ajuda!!
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo nov 26, 2006 10:14 pm

Ela tem medo,talvez não esteja habituada a ver muita gente além de você mas quando as pessoas forem a sua casa, elas que tentem brincar um bocadinho com ela a ver se ela perde o medo e não ataca.
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda nov 27, 2006 8:45 am

Tente pegar nela e por deixar cheirar os convidados em sua casa, e que lhe façam festas, assim se socializa e perde o medo, mas vai demorar um pouco, mas tente depois diga os resultados, senão resultar é ela que é "brava"..

Cumps,
Sara
Eis a questão..
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

segunda nov 27, 2006 10:02 am

Bom dia Gonzas2,

Podem ser vários os motivos, ela pode realmente estar habituada a conviver apenas consigo e estranhar a visitas, ficar assustada com a confusão. O facto de ela ficar com o pelo eriçado e a fazer miados estranhos deve ser os especie de mecanismo de defesa "o melhor metodo de de defesa é o ataque" ;), portanto se tem medo de ser atacada, mais vale ficar alerta...pode ser isso!
Eu tenho um gato em casa com 16 meses, esse adora pessoas, quando tenho visitas parece um cão a farejar :) cheira tudo e todos e não descansa enquando não fizer a ronda completa :) toda a gente lhe acha graça por isso, mas também tenho uma gatinha com cerca de 6 meses que é completamente diferente, ela tem medo das pessoa e odeia confusão e barulho! Este fim de semana tive visitas, descobri que ela tem pavor de crianças, mal uma se aproxima ela tenta esconder-se num cantinho e não deixa que ninguém se aproxime! Ela só está há 2 semana em minha casa, antes vivia na rua, portanto pode ter-se assustado antes com alguém a ponto de agora ficar com medo e ficar sempre alerta. O que eu faço para tentar ajuda-la a perder o medo é ir ao cantinho onde ela se esconde e ficar lá um bocadinho a falar com ela, pegar-lhe com jeitinho e depois aos pouquinhos e sem forçar nada, fico com ela ao colo perto das pessoas, quando vejo que está a ficar muito agitada deixo-a ir para o catinho dela...

Tente fazer os mesmo, se ela se sentir confiante e segura vai mudando o comportamento ;) pode ser que resulte ;)

Para um animal não ficar demasiado mimado e demasiado dependente dos amigos humanos, nada melhor que ter uma companhia da mesma espécie :) vai aprender a partilhar e a dividir tudo com o amiguinho novo...na chegada do bebé será bem mais facil acredite! ;)

Beijinho e boa sorte com a sua menina!
Vá dando noticias!
<p>"A vida &eacute; um valor absoluto. N&atilde;o existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior. Diante da consci&ecirc;ncia que abriga a ess&ecirc;ncia da vida, o CRIME &eacute; o mesmo." Olympia Salete"</p>
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda nov 27, 2006 10:07 am

isso mesmo... 8)
Eis a quest&atilde;o..
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 27, 2006 1:27 pm

Olá bom dia,

Se ela não atacar as visitas é pedir às visitas que a ignorem totalmente. Isso fá-la sentir mais confiante e perceber que as visitas não são uma ameaça. Se depois disto ela procurar o colo de uma visita a pessoa que esteja quieta e não a acaricie. Aos poucos ela vai ganhando confiança e percebe que o perigo não existe.
Pode acontecer nunca tolerar estranhos e nesse caso o melhor é colocá-la com água, comida e o caixote numa divisão à parte enquanto houver gente em casa.

Não concordo com a aproximação forçada às visitas, isso não resulta num cão e muito menos num gato. As situações nunca devem ser forçadas. O animal tem de sentir que a situação não oferece perigo e a vontade de explorar deve partir dele. Assim evitam-se situações mais ou menos perigosas para o animal e para as pessoas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

segunda nov 27, 2006 1:34 pm

LuMaria Escreveu: Não concordo com a aproximação forçada às visitas, isso não resulta num cão e muito menos num gato. As situações nunca devem ser forçadas. O animal tem de sentir que a situação não oferece perigo e a vontade de explorar deve partir dele. Assim evitam-se situações mais ou menos perigosas para o animal e para as pessoas.
Sou exatamente da mesma opinião, até porque se forçar pode acontecer precisamente o contrario, pode ficar cada vez mais assustada a pequenina! Com calma e muito carinho vai ver que tudo se resolve! :)
<p>"A vida &eacute; um valor absoluto. N&atilde;o existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior. Diante da consci&ecirc;ncia que abriga a ess&ecirc;ncia da vida, o CRIME &eacute; o mesmo." Olympia Salete"</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 27, 2006 7:45 pm

Boas.

A minha Nanocas vai a caminho dos 7 anos de idade e no início de eu a adoptar, com 4 mesinhos, atirava-se às paredes quando as visitas vinham cá a casa. Não bufava, não se atirava a elas mas, mostrava pânico tal que se na altura... alguém a forçasse...por certo que atacaria!
Os Anos passaram e ainda hoje, apesar de já não se atirar às paredes, esconde-se ao ponto de ninguém a encontrar... nos sítios mais estranhos que se possa imaginar.
Nunca a forcei e sempre pedi às visitas para a ignorarem completamente, quando ela passa pelas pernas delas, numa correria desenfreada para mudar de esconderijo...!

A única pessoa, das visitas que eu receba, que ela tolera sem fugir é a Uaimori e a Musky. De resto, pode vir até o malaquias mais pintado que ela esconde-se e não tolera que lhe toquem caso seja encontrada no seu esconderijo ;)

Portanto, nada de forçar coisa alguma! Isso pode traumatizar ainda mais o animal ;) .
Uma super protecção por parte da dona também não é boa ideia.
Deixe que as visitas entrem e informe de que tem a gata e que se ela passar por eles, que não lhe toquem nem tentem, sequer, brincar com ela

Eu ando sem muito tempo livre para ler pormenorizadamente todos os posts...então ainda não me apercebi se tem mais gatos, ou não? Mas, se só tem essa gatinha, acho que o problema coloca-se em que ela foi super protegida e mimada... então, nada como dar-lhe um ou uma companheira para as brincadeiras... e assim ela libertar um pouco todo o stress que tem acumulado... ;) . Outro gato penso que a irá beneficiar numa possível abertura... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gonzas2
Membro Júnior

segunda dez 04, 2006 3:57 pm

Pois acho que tens razão... penso que a mimei demais e ela agora mal sente algum perigo assusta-se logo.... eu bem queria comprar outro companheiro para ela... mas o meu pai e a minha mãe não kerem, pois dizem que a gata já dá trabalho suficiente (larga muito pêlo, temos de tar sempre a aspirar, lavar a case de banho dela etc....) eu por mim tinha outro gato claro! mas não dá..... bem vou seguir o vosso conselho e dizer ás visitas para que não lhe liguem e a ignorem completamente, para que seja ela a pereceber que não há pergio.... vou dando noticias... fikem bem!
Gonzas2
Membro Júnior

segunda dez 04, 2006 3:58 pm

Pois acho que tens razão... penso que a mimei demais e ela agora mal sente algum perigo assusta-se logo.... eu bem queria comprar outro companheiro para ela... mas o meu pai e a minha mãe não kerem, pois dizem que a gata já dá trabalho suficiente (larga muito pêlo, temos de tar sempre a aspirar, lavar a case de banho dela etc....) eu por mim tinha outro gato claro! mas não dá..... bem vou seguir o vosso conselho e dizer ás visitas para que não lhe liguem e a ignorem completamente, para que seja ela a pereceber que não há pergio.... vou dando noticias... fikem bem!
mhm
Membro Júnior
Registado: terça dez 05, 2006 10:56 pm

terça dez 05, 2006 11:46 pm

Pois a minha gata que tem 2 anos e meio faz a mesma coisa, quando há visitas ninguem mais a vê,bem até chefa a bufar às visitas.
Até a nós em casa ela bufa, antes do cio ninguem lhe pode tocar, teimosa só faz o que lhe dá na gana temos de ter paciência.
mhm
Membro Júnior

terça dez 05, 2006 11:47 pm

Pois a minha gata que tem 2 anos e meio faz a mesma coisa, quando há visitas ninguem mais a vê,bem até chefa a bufar às visitas.
Até a nós em casa ela bufa, antes do cio ninguem lhe pode tocar, teimosa só faz o que lhe dá na gana temos de ter paciência.
mhm
Membro Júnior

terça dez 05, 2006 11:47 pm

:p :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta dez 06, 2006 9:20 am

Gonzas2 Escreveu: .... eu bem queria comprar outro companheiro para ela... mas o meu pai e a minha mãe não kerem,
Não lhes fale em comprar, fale-lhes em adoptar e talvez a resposta seja mais surpreendente ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”