Alguns conselhos para quem dá animais de Raça e ou SRD's!!!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

sisky
Registado: terça mai 16, 2006 9:55 pm

terça mai 16, 2006 10:37 pm

Bem meus amigos eu tenho 3 cães, todos resgatados por várias razões.
1º um Fila brasileiro que veio cá para casa com 3 semanas porque a mãe se evadiu da empresa em que tinha as funções de guarda e foi atropelada deixando 3 pequenotes. O segundo um rafeiro abandonado junto do contentor do lixo, cuja quantidade de carraças quase impossibilitavam discernir a sua verdadeira cor. E o terceiro abandonado à porta de uma escola, também cachorro. Ora tudo isto para dizer que concordo com a maioria dos comentários aqui apresentados acerca do cuidado a ter com a oferta de animais de raça, especialmente se estes forem tratados como objectos de procriação. Quando recebi o meu fila ainda pequeno as suas possibilidades de sobrevivência eram escaças mas consegui, com leite de fórmula e leite de cabra (este último uma alternativa bem viável ao primeiro que por vezes não é muito bem aceite) ora quando consegui a sobrevivência deste animal prometi ao proprietário que um dia lhe restituiria um animal da mesma raça, visto ele apreciar muito e ter um macho lindo e muito bem tratado. Ora no sentido de cumprir essa promessa eu gostava de adquirir uma fêmea fila para cruzar com o meu, sem qualquer problema de depois a esterelizar, mas existe uma razão para esta intenção. Todo o caso é um caso e o meu não tem qualquer interesse económico ou de lop, isso é irrelevante.
Este cão para mim é como um filho e eu sei porque tenho dois, já nos slavou de apuros e é o rei da minha quinta.
Se alguém souber de uma fêmea para adoptar ou como alternativa para cruzar eu agradeço.
Caso contrário tenham cuidado ao entregar o animal e ouçam a história por trás da intenção.
sisky
Registado: terça mai 16, 2006 9:55 pm

terça mai 16, 2006 10:39 pm

Bem meus amigos eu tenho 3 cães, todos resgatados por várias razões.
1º um Fila brasileiro que veio cá para casa com 3 semanas porque a mãe se evadiu da empresa em que tinha as funções de guarda e foi atropelada deixando 3 pequenotes. O segundo um rafeiro abandonado junto do contentor do lixo, cuja quantidade de carraças quase impossibilitavam discernir a sua verdadeira cor. E o terceiro abandonado à porta de uma escola, também cachorro. Ora tudo isto para dizer que concordo com a maioria dos comentários aqui apresentados acerca do cuidado a ter com a oferta de animais de raça, especialmente se estes forem tratados como objectos de procriação. Quando recebi o meu fila ainda pequeno as suas possibilidades de sobrevivência eram escaças mas consegui, com leite de fórmula e leite de cabra (este último uma alternativa bem viável ao primeiro que por vezes não é muito bem aceite) ora quando consegui a sobrevivência deste animal prometi ao proprietário que um dia lhe restituiria um animal da mesma raça, visto ele apreciar muito e ter um macho lindo e muito bem tratado. Ora no sentido de cumprir essa promessa eu gostava de adquirir uma fêmea fila para cruzar com o meu, sem qualquer problema de depois a esterelizar, mas existe uma razão para esta intenção. Todo o caso é um caso e o meu não tem qualquer interesse económico ou de lop, isso é irrelevante.
Este cão para mim é como um filho e eu sei porque tenho dois, já nos slavou de apuros e é o rei da minha quinta.
Se alguém souber de uma fêmea para adoptar ou como alternativa para cruzar eu agradeço.
Caso contrário tenham cuidado ao entregar o animal e ouçam a história por trás da intenção.
Ceros
Membro Júnior
Registado: sábado jul 26, 2003 9:06 pm

quarta jul 19, 2006 8:27 pm

Eu concordo plenamente que se queira o melhor para o animal, mas quando fui á união zoolofila para adoptar um cão ate fiquei com a impressão que queria ficar lácom todose não me dar nenhum... Perguntei se tinham algum Husky, pastor alemão ou outro cão de grande porte para adopção, e quiseram á força que eu optasse apenas por uma das raças, quando para mim a raça era indiferente desde que fosse um cão grande... Depois veio o inquerito sobre o local onde moro, expliquei 500 vezes que é uma moradia particular com quintal grande, muros altos, e casota integrada na casa, e resguardada de vento, chuva, etc... mesmo assim queriam saber os m2, sei lá isso, nunca medi... sei que é grande!! Apos muita discussão (eu queria mesmo um cão), perguntaram-me se gostava de serras da estrela, ao que eu respondi que so não me dou muito bem com cães pequenos, e mostraram-me umserra magro, cheio de medo, e encharcado em urina por nao terespaço suficiente na box onde estava. Concordei emleva-lo. Quando souberam que era casada outro stress, tivede ir buscar o meu marido ao carro porque precisavam de ouvir da boca dele que ele tambem queria o cão (se ele me levou lá para ir buscar um cão é obvio que ele queria o cao), Finalmente tive de responder que ração ia dar ao cão (nem se pos a hipotese dequerer dar comida feita em casa), eu sempre dei eukanuba aos meus cães, ao que a Sra. respondeu que essa servia (não sei qual seria a que ela queria que eu desse, mas esta é a que o vet dos meus cães recomenda). Ainda tive de assinar um papel a dizer que eles podiam aparecer em minha casasem aviso a qualquer momento, oque eu acho bastante improprio, não custa nada telefonar uns minutos antes para uma pessoa se vertir e pentear... Já la vai um ano e nunca apareceram cá, e ainda bem, porque o serra da estrela que eu salvei, e que esta enorme :D não deixaque nenhum estranho se aproxime de mim, por isso era capaz de ser dificil eles examinarem o cão para ver se estava bem tratado...

De qualquer modo, este cão estava melhor num quintal pequeno a comer Bribon do que numa box minuscula e cheio de urina...
Ceros
Membro Júnior
Registado: sábado jul 26, 2003 9:06 pm

quarta jul 19, 2006 8:28 pm

Eu concordo plenamente que se queira o melhor para o animal, mas quando fui á união zoolofila para adoptar um cão ate fiquei com a impressão que queria ficar lácom todose não me dar nenhum... Perguntei se tinham algum Husky, pastor alemão ou outro cão de grande porte para adopção, e quiseram á força que eu optasse apenas por uma das raças, quando para mim a raça era indiferente desde que fosse um cão grande... Depois veio o inquerito sobre o local onde moro, expliquei 500 vezes que é uma moradia particular com quintal grande, muros altos, e casota integrada na casa, e resguardada de vento, chuva, etc... mesmo assim queriam saber os m2, sei lá isso, nunca medi... sei que é grande!! Apos muita discussão (eu queria mesmo um cão), perguntaram-me se gostava de serras da estrela, ao que eu respondi que so não me dou muito bem com cães pequenos, e mostraram-me umserra magro, cheio de medo, e encharcado em urina por nao terespaço suficiente na box onde estava. Concordei emleva-lo. Quando souberam que era casada outro stress, tivede ir buscar o meu marido ao carro porque precisavam de ouvir da boca dele que ele tambem queria o cão (se ele me levou lá para ir buscar um cão é obvio que ele queria o cao), Finalmente tive de responder que ração ia dar ao cão (nem se pos a hipotese dequerer dar comida feita em casa), eu sempre dei eukanuba aos meus cães, ao que a Sra. respondeu que essa servia (não sei qual seria a que ela queria que eu desse, mas esta é a que o vet dos meus cães recomenda). Ainda tive de assinar um papel a dizer que eles podiam aparecer em minha casasem aviso a qualquer momento, oque eu acho bastante improprio, não custa nada telefonar uns minutos antes para uma pessoa se vertir e pentear... Já la vai um ano e nunca apareceram cá, e ainda bem, porque o serra da estrela que eu salvei, e que esta enorme :D não deixaque nenhum estranho se aproxime de mim, por isso era capaz de ser dificil eles examinarem o cão para ver se estava bem tratado...

De qualquer modo, este cão estava melhor num quintal pequeno a comer Bribon do que numa box minuscula e cheio de urina...
Patinhas22
Membro
Registado: sábado jun 10, 2006 2:23 pm

sábado jul 22, 2006 6:57 pm

Concordo com o excesso de cuidados que se deve ter antes de dar para adopção um cãoo ou outro animal qualquer, mas há uma coisa que discordo totalmente:

"Um animal não deve ser doado de ânimo leve! Mal por mal... que encontrem o dia "D" num qualquer canil ou clínica veterinária e adormeçam para todo o sempre sem mais sofrimento...!

Se queremos igualar os direitos dos animais, temos que começar pelo direito à vida, de mesmo modo que não matamos as crianças que estão aos milhares nos orfanatos, muitos em condições deploráveis, como os da china, rússia e outros países, não podemos ser nós os primeiros a pensar que se pode por assim fim à vida de um animal para protegê-lo.
Com este raciocínio seremos sempre acusados pelos que não dão um minuto das suas vidas em prol dos animais, de no fundo não acharmos que eles têm os mesmos direitos de viver que os humanos, e já nem digo que os humanos, mas direito a viver.

Se matar cães fosse punido com 25 anos de prisão, não havia com certeza os envenenamentos e crimes horrendos que se fazem por aí fora aos animais. Todos os animais!

É como matar chinchilas para fazer casacos para as tias.

Quando o nosso avô tem um cancro e leva meses a sofre até à morte, não se marca um dia D. Se temos que os aceitar como parte da nossa natureza, então temos que aceitar a natureza como ela é, e não podemos matá-los assim só porque achamos que sofrem menos. ´

Aliás, nesse aspecto, os animais têm mais direitos que nós, que somos obrigados a morrer lentamente e com dor, e eles, se nós decidimos podem ser poupados.

A questão é: temos esse direito? Deveríamos ter só em caso de doença irreversível ou agonia. Agora matá-los para não estarem atropelados, parece-me um pouco forte.

obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 31, 2006 11:13 pm

Patinhas22 Escreveu: Concordo com o excesso de cuidados que se deve ter antes de dar para adopção um cãoo ou outro animal qualquer, mas há uma coisa que discordo totalmente:

"Um animal não deve ser doado de ânimo leve! Mal por mal... que encontrem o dia "D" num qualquer canil ou clínica veterinária e adormeçam para todo o sempre sem mais sofrimento...!
Cada um tem o direito a pensar da forma como entender e a minha está mais que revista e decidida!
Eu, prefiro um animal eutanasiado que não ter certezas do futuro do mesmo!

Quando dou um animal, estico-me ao pormenor de até os visitar e ou estar em contacto com os adoptantes.
Quando não tenho certezas, não dou animal algum!
Promoções (campanhas) às portas de centros comerciais e ou hipermercados, sou totalmente contra! Não vou pelo lema de : " ah, já agora que vou comprar arroz, levo um animalito pró miúdo se entreter...anda tão rabujento e nem me deixa fazer nada. Assim que descarregue a ira no animalito"
Mais tarde, este animal pode estar a sofrer horrores, tanto por parte dos "donos" como pelo abandono! E, lá temos mais um animal a morrer INDIGNAMENTE, a cair de podre e sofrimento, aos bocados!
Mal por mal, uma morte digna, nem que com eutasil!

Nota-se que, infelizmente, há gente que não se compadece com certos sofrimentos...! Há é que dar, dar e dar. Depois, longe da vista, longe do coração! :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SofiaMarinoto
Membro Veterano
Registado: quarta out 05, 2005 7:30 pm

terça set 12, 2006 3:00 pm

Ó Leo... até q enfim "vejo" alguém escrever isso aqui...
eu tbm sou contra campanhas de adopção em supermercados e shoppings...
Entendo as boas intenções e todos (quase todos) queremos o melhor para os animais; q estes tenham uma casa, um lar, uma família (já parece a canção da Mónica Sintra).
Mas retomando...
quem vai a um supermercado, vai lá para fazer outras coisas e não ser deparado com os bichinhos. Pq nesses lugares, mtas vezes as pessoas agem por impulso. E adoptar um animal, uma vida, não pode ser uma decisão tomada de animo leve...
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 11:18 am

Bom dia Sofia.

Desculpe de só agora ter reparado que não lhe tinha respondido e só o faço agora porque como tenho um pequeno questionário para colocar neste tópico, me apercebi de que não lhe tinha respondido ;) .

Ainda bem que não sou única a pensar da mesma forma ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 11:24 am

Aqui deixo uma cópia dum questionário da minha autoria para quem queira utilizá-lo em doações.
Podem alterá-lo de acordo com o animal a doar, seja canídeo, felino ou exóticos.
QUESTIONÁRIO:

1 -Estado Civil

2 - Idade

3- Morada completa

4-Número de pessoas do agregado familiar

5- Nesse agregado familiar existem crianças? Quantas e quais as idades?

6-Vive em andar ou moradia?

7- A habitação é do Próprio (Propriedade sua) ou é alugada?
Se alugada, existem “Leis” ou regras do Condomínio, ou acordos assinados num possível contrato de arrendamento que coloquem entraves à permanência de animais na Propriedade?

8- Se habita em moradia, o canídeo é para ser mantido no quintal ou dentro de casa com a família adoptante?
Se for para permanecer no quintal, será acorrentado a uma barraca para cão, tem canil específico
ou andará livremente pelo espaço?
Existem muros, vedações e portões de estrutura e altura suficientes que o protejam duma possível fuga para o
Exterior da Propriedade?

9- Se habita em andar, alguma vez pensou na hipótese de o colocar numa varanda, nem que temporariamente?

10-Tem horários Laborais que lhe permitam tratar e dar a atenção necessária a um canídeo, no tempo pós Laboral?

11- Tem a noção do extra esforço físico e psicológico que envolve tratar e ensinar um canídeo cachorro?

12-Tem poder económico para a manutenção do animal pretendido? (além da alimentação, terá despesas de veterinário em qualquer possível situação de urgência, incluindo possíveis cirurgias, além da básica vacinação Anual)

13-Actualmente possui algum animal? De que espécie/s e quantos?

14-Se actualmente não possui qualquer animal, já alguma vez possuiu algum? De que espécie/s?

15-Qual o motivo da separação do ou dos animais que possuiu? Morte? Derivada a quê? Se não foi por morte, qual o motivo dessa separação?

16-Conhece bem ou informou-se o suficiente sobre a espécie e, ou, raça que pretende adquirir?
Para além de si, o restante agregado familiar está de acordo em adquirir um canídeo?

17- Se lhe for dado para assinar um termo de responsabilidade, na entrega do animal, está disposto/a a assiná-lo?

(agora, no final, se preferirem para que não "choque tanto o inquérito, podem colocar no final o seguinte;)
Este questionário não foi feito exclusivamente para o seu pedido. Costumo aplicá-lo a todos os animais que reencaminho para adopção

Espero que compreenda a intenção... e faço votos em poder ajudá-la na sua opção,

... (assinatura)
Leo

(Editado varias vezes consoante o ía completando)
Última edição por leonildecarvalho em quinta nov 30, 2006 11:35 am, editado 8 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda nov 27, 2006 11:25 am

este tópico tá muito interesante...para quem quer dar animais... ;)
Eis a quest&atilde;o..
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 11:50 am

sara__sfmr Escreveu: este tópico tá muito interesante...para quem quer dar animais... ;)
Ehehehhe Obrigada ;) :D mas a minha ligação hoje está marada...e acabei por ter de editar 6 vezes :o :p :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PBernardo
Registado: segunda dez 11, 2006 1:55 am

sábado mar 03, 2007 10:26 pm

Boa Noite Sra D Leonilde acho que tem muita razão em certos aspectos,para adoptar mas eu tenho 5 cães 2 comprados e 3 adoptados e realmente temos que ter cuidado com quem adopta cães mas não exageremos porque se já é dificil que as pessoas adoptem então se vamos estar com contratos e no caso de cães de raça negar o LOP ao adoptante então ainda é pior,não penso adoptar mais nenhum porque já tenho 5 mas se fosse um caso de ser um cão de raça com LOP era a primeira coisa que eu exigiria pois já tive um dissabor com uma Sra vigarista que queria dar o cão neste caso um Yorkshire porque não tinha tempo para ele veio cá a casa deixar o cão um domingo e na segunda veio novamente buscar agora já tinha tempo????
Devia era ter exigido que ela assina se logo o LOP porque desconfio que o veio buscar para vender porque lhe ofereceram dinheiro ora isso não se faz fui gastar dinheiro em ração para Yorkshires da Royal Canin porque os meus cães só comem dessa marca ,trabalho em estetica canina tenho todas as facilidades em vacinas etc etc e levei um balde de agua fria adoptar com cuidado sim senhor assumir a responsabilidade de um animal tudo bem mas não é preciso exigir tanta coisa porque senão cada vez mais ficam animais nos canis ,eu não caio mais se por alguma razão adoptar 1 cão de raça com LOP quero o LOP e assinado na minha mão.
Cumprimentos Pedro
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda abr 02, 2007 2:12 pm

Caro Pedro.

Entendo perfeitamente o seu ponto de vista em relação ás dificuldades postas num contrato para uma doação/adopção mas, convenha-se que com ou sem LOP vigaristas irão sempre existir e animais abandonados idem. De qualquer forma, o LOP irá servir, na maioria dos casos, para que quem adopte, venda o animal, posteriormente e, sem cuidados, a outrem ou faça procriação desenfriada e dessa já existem os terríveis frutos :arrow: demasiados cachorros abandonados!
Quem adopta por gostar duma determinada raça ou de animais no geral, não precisa de "pergaminhos" (LOP). Estes se exigidos serão só para alimentar o ego e mostrar "status" perante outros!

Ainda, um contrato de doação/adopção, "protege"/ assegura uma legitimidade a todas as partes. Ao doador, ao adoptante e essencialmente ao animal!
No seu caso concreto, se tivesse havido o cuidado dum contrato assinado por ambas as partes, o cão era seu por doação e de nada serviria ao doador tentar retirar-lho a menos que com provas de maus tratos ao animal.

Tenho dito.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kristina_kosta
Membro
Registado: terça jan 08, 2002 1:15 pm

quarta jun 13, 2007 3:25 pm

As ideias deixadas neste tópico são interessantes, mas no fundo tudo poderá ser inútil, nada garante que não estejamos perante mentirosos, ou pessoas que apesar de bem intencionadas no momento da adopção não revelem posteriormente ter outras prioridadadades que virão sempre antes do bem estar do animal.
Concerteza conhecemos, ou alguém amigo noso conhece, pelo menos um casal que antes de ter filhos criticava a indiferença, doação e abandono de animais, sempre foi muito cuidadoso e respeitador dos seus e nossos bichos, e no entanto quando se vêem eles próprios a braços com um recém nascido e o cão ou o gato anda sempre a rondar começam a ponderar o suposto bem estar da criança, a alegada falta de higiéne que este poderá representar e enfim...começa a saga de tudo serve para se verem livres do animalzito ou o isolar numa qualquer sitio da casa, normalmente uma varanda, continuam a alimentá-lo, cuidam das necessidades básicas é certo mas o animal deixou de fazer parte da família.
Por outro lado as afirmações de acordos, contratos, etc... serão um pouco irrealistas uma vez que um animal é considerado, lamentavelmente, um bem, logo, a ele se aplica toda a legislação relativa ao direito de propriedade e em casos extremos será complicado reaver o animal que estará a ser vitima de abusos ou maus tratos, a prioridade de um caso semelhante em Tribunal seria nula, resultado, muito após a morte do animal ainda não se haveria decidido nada.
E se o animal estiver a ser utilizado como fonte de rendimentos quem deles usufrui não estará muito disposto a abrir mão deles por causa de um acordo ou contrato cuja legalidade será, no mínimo, frágil.
Gostaria muito de ver não só a nossa legislação como também, e sobretudo, as mentalidades mudarem, mas a cruel realidade é que enquanto sociedade não conseguimos sequer proteger as crianças e punir os seus agressores e abusadores, como fazê-lo com animais?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 13, 2007 5:59 pm

kristina_kosta Escreveu:As ideias deixadas neste tópico são interessantes, mas no fundo tudo poderá ser inútil, nada garante que não estejamos perante mentirosos, ou pessoas que apesar de bem intencionadas no momento da adopção não revelem posteriormente ter outras prioridadadades que virão sempre antes do bem estar do animal.
Esta situação minimiza-se com o trabalho seguinte: Fazer visitas frequentes para verificar o estado do animal. O trabalho não deve acabar com o preenchimento do questionário e a entrega do animal.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”