Vizinhos incompreensiveis e mal educados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sasi
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 11:19 am

sexta nov 24, 2006 12:36 pm

Boas, venho aqui "desabafar" com vocês, porque já não sei o que fazer.
Vivo num prédio, trabalho, o meu marido também, temos 2 cães de tamanho pequeno. Ora durante a manhã (das 9 às 13) estão sozinhos, ficam tratados, ficam com a casa toda para eles, e até o radio ligado deixo para eles se abstrairem dos sons da rua. Ao almoço, volto a tratar deles e novamente ficam sozinhos das (14 às 18 ). À noite são compensados das horas de solidão que têm, brincamos com eles, não os deixamos sozinhos e damos a tenção que durante o dia não podemos dar.
Pronto, tudo normal, é a vida de tanta gente por este mundo fora. Agora o meu problema começa, porque os meus vizinhos dizem que eles ladram o dia todo. Bem isto é claramente uma mentira, porque tanto eu como o meu marido estamos no trabalho a ouvi-los. (Graças às novas tecnologias ;) ).
Ora, felizmente, os meus cães não são mudos, e se ouvem um barulho estranho ao pé da porta, ou porque simplesmente estão para aí virados, de vez em quando ladram, mas nunca um dia inteiro.
Pos eu já recebi a visita de uma vizinha a dizer para trancá-los na garagem ou na arrecadação, o que me fez dar uma gargalhada muito grande, e fui ameaçada de que chamaria a policia. Meses e meses passaram e veio a última novidade...... uma carta anónima na minha caixa do correio.
Agora reparem, lá vinha a história de que ladram o dia todo, eles não sabem que eu ouço o dia todo o que se passa na minha casa, e para cúmulo, disseram-me que eu não gostava dos meus animais, porque os mantinha em casa durante o dia (presumo que a solução deles é deixá-los na rua enquanto vou trabalhar) e que deveria comprar umas coleiras para por nos cães para que quando ladrassem, levassem um choque.
Pronto a partir daqui, a minha vontade era comprar uma coleira dessas e dar a esse meu vizinho (anónimo) para ele a colocar no seu pescoço....
Posso garantir que de noite nunca fazem barulho, alias desde que alguem chegue a casa não fazem, porque não deixamos, agora até os educamos a não ladrar quando ouvem uma sirene, ou barulhos desse género.
Desculpem o tamanho gigante :o desta mensagem, mas tinha de falar com alguém que relamente perceba que não posso obrigar os cães a não emitirem um único som, eles são seres vivos e que também têm necessidade de se exprimirem, pelo menos é a minha opinião.
Se quiserem dar a vossa opinião, sugestões, críticas, conselhos, o que quiserem por favor façam, porque já nã sei o que fazer.

Obrigada a todos os que tiveram paciência para ler esta gigantesca mensagem.

:lol:
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 24, 2006 1:27 pm

Oi
Faz-me lembrar uma vizinha que tive, quando ainda vivia num andar, que se queixava de ouvir as unhas dos meus cães andando pela casa.
dediquei-me a aprender sapateado durante 1 semana e foi remédio santo (embora "bronca", a senhora lá terá percebido a "subtileza").

Aqui fica uma "receita" :
Porque não deixa os seus cães com música colocada durante o dia ??

E bem alta de preferência !!!!

Pode ser que assim os trastes que andam em campanha contra si passem a reclamar da escolha das músicas ou dos postos de rádio.

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta nov 24, 2006 2:21 pm

Boas

Tive uma situação parecida.

Desde que fui viver para aquela casa que tenho a minha porta chaves. No incio os meus vizinhos perguntavam-me se a sasha ficava o dia todo em casa uma vez que ninguem a ouvia. Eu disse que sim mas que ela estava educada a não fazer grande barulhos, não que não o fizesse por vezes mas nada de especial. Ensinei-a a nem ladrar sempre que alguem subisse as escadas, o que foi dificil porque eu moro num r/c. No entanto, lá por meados de junho, os meus vizinhos vieram bater-me á porta que a cadela fazia muito barrulho, ou seja, ladrava imenso mas mais da parte da tarde. Na altura fiquei sem entender o que se passava uma vez que ela nunca o fez e á noite quando eu estava em casa também não o fazia. Achei estranho que todos os vizinhos comentaram isso comigo exepto a vizinha do 1º Esq e do 2º Esq. O mês de Agosto chegou e eu fiquei em casa de férias. No primeiro dia de féria, á tarde, a sasha ladrava que se fartava, e eu que estava na sala vim ver o porque. Resultado, as senhoras do 1º e do 2º andar, tomam conta de 2ª crianças cada uma. Uma mais pequena(cerca de 1 ano) e outra maior (cerca de 8 anos) ambas as senhoras tem 2 criança com mais ou menos essas idades. O que se passava então, era que as senhoras, para poderem adormecer as crianças mais pequenas, mandavam as maiores para a minha porta, logo, elas aticavam a sasha pois sabiam que ela estava do outro lado da porta. Na altura julguei ser uma situação esporadica e que não passava dali. O que é certo é que todos os dias durante a primeira semana que estive em casa de ferias os mesmo se verificou, ao ponto de quando eu queria ir á rua, tinha que andar a saltar por cima das folhas onde os pequenos estavam a fazer os desenho e por cima das canetas. Um belo dia, um vizinho meu voltou-me a falar no barulho da sasha e eu contei-lhe o que se passava. Houve uma reunião de condominos e pedimos ás senhoras para não voltar a deixar as crianças irem para a minha porta, pois não só faziam barrulho, como aticavam a sasha que por seu lado fazia barrulho( ai eu não podia fazer nada com ela, por muito que eu tenha tentado, pois o barrulho dos meninos incomodava tanto a ela como a mim) e assim de tudo, era um perigo para as crianlças estarem ali tão perto da rua e sem ninguem a tomar conta delas. Remédio santo, os meninos nunca mais foram para lá e numca mais ninguem reclamou do barulho da sasha.

Isto para dizer, será que não existe ninguem que vá lá "provocar" os seus cães de proposito? è que á gente capaz de tudo :roll:
sasi
Membro Júnior

sexta nov 24, 2006 2:40 pm

Desde já muito obrigada, pelas vossas respostas :D

LindAlba, eu deixo o radio ligado e bem alto, eles até ficam com boa música ;) , aliás, eu deixo dois rádios ligados, um no quarto, porque é onde eles mais gostam de estar e um no hall, para que os barulhos de fora, passem despercebidos, mas mesmo assim, de vez em quando, há um deles que se lembra de ladrar e às vezes uivar.
Por exemplo ainda hoje de manha, estiveram quase 1 hora num misto de silêncio, ladra e uivar, e depois calaram-se. Desde lá até agora nunca mais fizeram barulho, e eu já fui a casa almoçar e já voltei ao trabalho :D.
Mas para os meus vizinhos, é o dia todo, enfim....

Agora, se vai lá alguém provocar é coisa que não posso ter a certeza, e isso concordo com a Zahira, há gente capaz de tudo...... :(
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

sábado nov 25, 2006 11:55 am

Bom Dia

Isto de ter que se viver com vizinhos por vezes ignorantes (e desculpem-me a minha opnião que poderá à 1ª vista parecer descabida da minha parte ou ainda fazer querer parecer um tipo de pessoa que eu até nem sou) e de hoje em dia qualquer pessoa "poder" comprar casas, é uma chatisse! :evil:
E digo isto porque para terem uma ideia tenho uma vizinha que não consegue viver com o barulho de um piriquito, nem ouvir-me a tossir ou a acender os interuptores da minha casa, que se associou a outro que vem do trabalho às 16h e não tem mais nada que fazer, e ainda a um 3º que sendo surdo como uma porta ouve tudo e mais alguma coisa :?
Resultado disto foi uma perseguição cerradíssima a irem todos os dias e mais do que uma vez baterem à minha porta, quando o meu cão raramente ladrava! Salvo quando saíamos de casa mas que ladrava um bocado (5min, 10min...) até porque era pequeno, e acabava por se calar.Ou seja vi-me forçada a não poder habituar o cão a ficar sozinho 1 hora que fosse. Actualmente e por outros motivos que não a vizinhança, mas que eles também contribuiram claro, o meu cão está em casa da minha avó.
Agora para verem a minha sina, o cão já nem lá está e os problemas continuam porque, e desculpem-me a expressão, "se não é do cu é das calças", e aquelas pessoas passam a vida a arranjar problemas com tudo e mais alguma coisa. Um outro vizinho meu também teve que dar o piriquito porque a senhora não conseguia dormir :o
Estas pessoas não fazem a menor ideia do que é viver-se em comunidade e saber tolerar e/ou respeitar também os outros! São pessoas que na minha opinião deveriam era viver isoladas do mundo no meio do nada! :evil:
Eu também ouço uma das vizinhas, nomeadamente esposa de um dos queixosos, a andar nos saltos altos à noite ou a tocar piano e mesmo não apreciando o mau gosto musical dela, não reclamo pois não é nada de outro mundo que me pareça que deva ser reclamado...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 25, 2006 4:43 pm

Ó Sasi, como te compreendo...

Também nós sofremos do sindrome da vizinhança que mete nojo... E somos altamente discriminados por termos dois cães de porte grande (dogues alemães)...

Deixem-me só contar-vos uma que me aconteceu há pouco tempo: um belo dia abro a porta de casa e deparo-me com um papel colado na porta a dizer o seguinte:
"pela segunda vez o seu cão mijou e sujou-me o parapeito da varanda. Como já foram avisados, para além de porcos são estúpidos"
Bom... acontece que a minha varanda tem uma rolha a tapar o escoadouro para que caso o Anubis se descuide (cachorro de 5 meses) não caia nada para baixo, portanto não fomos nós. Nunca ninguém nos perguntou se era da nossa varanda que caia chi-chi, portanto também não "fomos avisados". A besta que deixou o recadinho para além de mal educado também foi extremamente covarde, pois não sabemos quem foi.
Como vêem, já há um bode expiatório aqui no edifício: sou eu! No meio de tantos lulus e canitos porta-chaves que há só podem ser os meus a fazer porcarias, porque são GRAAAANDES!!

Enfim, só um desabafo. Felizmente, os meus cães são silenciosos (tirando o Ajax quando há trovoada, mas isso já é outra história) porque se eles ladrassem durante o dia aí é que estavamos metidos em problemas.

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 25, 2006 5:01 pm

Lendo melhor a sua mensagem, e querendo ser útil, apercebi-me que, de facto, os seus cães fazem barulho durante o dia, obviamente que não estão a ladrar o dia inteiro, mas incomodam. Por precaução, trate de legalizar os animais (tirar licença camarária) e informe-se se o seu condomínio aceita animais, para se poder defender caso as coisas se compliquem, se os vizinhos fizerem uma queixa às autoridades. O artº 1 - alínea 2 da portaria 1427/2001 de 16/dez sobre a posse e detenção de cães e gatos informa que podemos possuir até 4 animais em casa (máximo 3 cães), desde que RESPEITANDO as condições de salubridade e TRANQUILIDADE DA VIZINHANÇA, tanto em zonas urbanas como rurais.
Cumprimentos.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado nov 25, 2006 8:46 pm

pois...há horas de descanso e gente bem embirrante. tenho uma vizinha que se queixa porque ouve o ruído dos gatos. os meus tb. estamos vivos. mas eu acordava com o ladrar da cadela às 2 da manhã. em plena varanda.
os cães ladram....e desde que não seja a determinadas horas, não sei se a polícia pode fazer muito
anjjazul
phoenix100
Membro Júnior
Registado: segunda jun 07, 2004 5:12 pm

domingo nov 26, 2006 12:04 pm

Pode sim, Anja.

Já assisti à PSP notificar para pagamento de multa às 10 horas da manhã.
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

domingo nov 26, 2006 8:54 pm

A mim parece-me mais que estas situações dão é pano para mangas.

A polícia efectivamente pode passar a multa mas se depois as pessoa a quem foi passada a multa se mexer...porque a polícia não pode passar a multa porque também lhe parece que os cães fazem muito barulho. E se a pessoa, a quem foi passada a multa, questionar onde estão as medições dos níveis de ruido?

Agora uma coisa é certa, e isto serve tanto para os vizinhos "chatos" como para os donos dos cães, quem se souber mexer bem e quando digo mexer bem é com advogados, tribunais, e por aí fora, acredito que ganhe a questão...

Se a "coisa" ficar pelas "ameças", "avisos" na caixa do correio, discussões "entre vizinhos", ou até telefonemas só para a polícia...não sei se alguma das partes conseguirá alguma coisa.
phoenix100
Membro Júnior
Registado: segunda jun 07, 2004 5:12 pm

domingo nov 26, 2006 10:30 pm

O Regulamento Geral do Ruído existe para ser cumprido e está em vigor. Agora, é como qualquer situação que não se cumpre a lei e tenta dar-se a volta.

É sabido que em Tribunal a prova é muito importante. No entanto, esta mesma prova é passível de ser comprada.
Igualmente importante é a oratória, que em tribunal deu lugar ao sofisma e manipulação.
sasi
Membro Júnior

segunda nov 27, 2006 11:06 am

Bom dia a todos :lol: ,
dinodane obrigada pela sua mensagem, e devo dizer que em relação ao que disse, tenho tudo tratado, e no meu condomínio não há qualquer tipo de regra sobre aceitação ou não de animais.
Aliás há uns meses atrás eram vários os vizinhos que tinham animais, mas infelizmente, uns faleceram outros foram abandonados.
Eu creio que, pelo menos no meu prédio, o problema não é tanto o barulho que se faz, mas sim os vizinhos não terem nada para fazer e escolherem alguem para embirrar. Porque veja, se realmente houvesse um problema sério de barulho, já teriam falado comigo ou com o meu marido, em vez de deixarem cartas anónimas no correio. Isto só mostra o tipo de gente que ali habita....
Aquilo é tão mau, tão mau, que o meu vizinho de baixo, disse ao meu marido para eu não estender roupa à noite porque fazia eco pela parede e ele acordava... :o ora depois disto, desculpem, mas não há paciência para aturar esta gente.

Obrigada a todos.
Cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 27, 2006 1:53 pm

phoenix100 Escreveu: Pode sim, Anja.

Já assisti à PSP notificar para pagamento de multa às 10 horas da manhã.
Em conversa com um Policia por causa da cadela da minha vizinha que não fecha a matraca ele indicou-me o seguinte: Para se fazer alguma coisa contra o dono, é preciso provar que o ruido é constante. Só ruidos constantes, fora do horário definido como de silêncio, poderão ser alvo de queixa. Apenas os ruidos constantes podem ser considerados irritantes.
Eu nunca pagaria uma multa a ninguém sem ir a tribunal. Não é porque a PSP aparece com uma multa que a vamos pagar, não é?
No seu caso e uma vez que ouve o ruido feito pelos seus animais é uma questão de contar à Policia o que se passa com determinados vizinhos e colocar a policia a ouvir os seus animais. Se está tranquila com a situação, resolve atacando primeiro. Agora se de facto o ladrar for constante terá que arranjar forma se os silenciar um pouco.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

segunda nov 27, 2006 3:27 pm

Boa Tarde

Desculpem as minha ignorância, mas existem realmente leis que possam proibir alguém de ter um animal em casa?
Os condominios podem fazer uma lei propria e proibirem animais lá dentro? É legal?

Antes de morar neste predio morei num em que o meu vizinho de baixo se queixava porque ouvia as patas dos meus gatos no chão. Isto é surreal porque essa casa era toda alcatifada, ja para nao falar que ouvir patas de gato é muito forte!
Entretanto mudei de casa, mas cada vez que encontrava o homem la vinha ele com a historia "os seus gatos fazem muito barulho quando andam pela casa".

Cumpts
Daniel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 27, 2006 6:06 pm

http://www.lpda.pt/legislacao/apartamentos.htm

Eu tenho 3 gatos e sei bem o quanto pode ser irritante para os vizinhos debaixo quando se põem na correria. É que mesmo com carpete o ruido que se ouve é bem intenso. A minha filosofia é dar-me bem com os vizinhos, mesmo aqueles que me chateiam a valer. Dou-lhes toda a razão sempre que é preciso e eles ficam todos contentes. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”