Boa noite.
Adoptei há 2 dias uma gata com 2 meses. Disseram-me q ela ia demorar um pouco a ambientar-se à casa e aos novos donos e que para melhor adaptação, lhe dessemos só uma divisão, optamos pla cozinha, pois é o local onde mais estamos em familia. Colocámos o cesto dela num canto, para se isolar.
Já tentámos um pouco de tudo. Fazer festas, pegar nela, dar comida, mas nada, está sempre do lado oposto a nós e quando nos aproximamos demais, "bufa" e lança as patas. depois foge.
Não sei como inverter esta situação. Podem dar-me algum conselho? E quanto tempo demorará a adaptação?
Obrigado.
gata arisca....q fazer???
Moderador: mcerqueira
Boas,
Tenha calma e deixe a gata em paz nos primeiros dias. Para ela é tudo grande e assustador, mas com o tempo vai lá...
Coloque as coisas delas numa zona calma da casa e aos poucos vá visitando a nova hóspede, por forma a que ela se habitue a vocês, aos cheiros e sons das nova casa.
Como tem 2 meses é muito bebé e rapidamente se vai habituar ao novo dono.
Boa sorte e parabéns pela adopção.
Tenha calma e deixe a gata em paz nos primeiros dias. Para ela é tudo grande e assustador, mas com o tempo vai lá...
Coloque as coisas delas numa zona calma da casa e aos poucos vá visitando a nova hóspede, por forma a que ela se habitue a vocês, aos cheiros e sons das nova casa.
Como tem 2 meses é muito bebé e rapidamente se vai habituar ao novo dono.
Boa sorte e parabéns pela adopção.
O nosso medo é que de facto ela continue a ser muito agressiva e que em adulta se torne um animal também agressivo.
Ela habitua-se aos donos... e a quem lá for a casa? será que nunca vai aceitar a presença de estranhos? ou é por ser bebe e estar terrivelmente assustada?
Quando ultrapassamos um perímetro que ela considera seu (c. 20cm), todo o corpinho dela treme. Chegando aos 10cm, buda e ataca com a patinha. Já tentei molhar os dedos em leite, fazê-la cheirar comida na minha mão, sei lá!
Parece estar traumatizada e começo a ter medo dela e que nunca venha a ser carinhosa ou a aceitar carinhos...
Ela habitua-se aos donos... e a quem lá for a casa? será que nunca vai aceitar a presença de estranhos? ou é por ser bebe e estar terrivelmente assustada?
Quando ultrapassamos um perímetro que ela considera seu (c. 20cm), todo o corpinho dela treme. Chegando aos 10cm, buda e ataca com a patinha. Já tentei molhar os dedos em leite, fazê-la cheirar comida na minha mão, sei lá!
Parece estar traumatizada e começo a ter medo dela e que nunca venha a ser carinhosa ou a aceitar carinhos...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Há gatos mais ariscos que outros, tal como as pessoas
mas, não quer dizer que a gatinha não se venha a afeiçoar e dar a "mão" quando muito bem entender...
Dei uma gata, a Maria, que era, linda de morrer mas, uma "salvagenzinha"... nem eu mesma conseguia pôr-lhe mão. Só aceitava comida depois de eu me desviar uns metros da paparoca :p . No entanto, capturei-a, esterilizei-a, tive-a encerrada num quarto por 1 Mês, sem contacto com o resto dos meus animais, depois disso dei-a a uma família mas, avisados de que iria demorar algum tempo a que ela se deixasse domesticar
. Como a casa dos adoptantes era grande, ela tinha muito por onde se esconder... e assim foi por mais ou menos 1 Ano :p . Depois disso, começou, por ela mesma, a ir para a cama do filho do casal e hoje em dia é uma ternura de gata. A tal ponto que já houve quem quisesse dar uma Persa bebé aos senhores e eles não aceitaram porque não queriam destabilizar a Maria, podendo a Persa vir a provocar ciúmes à "pikena"
:p
.
Como vê, esta gata era, não arisca mas SIM bravíssima e hoje é o "ai Jesus" da casa
Dê espaço à sua gatinha, dê-lhe tempo e por agora ignorem-na
. Façam de conta que ela não existe na casa!
O dia virá em que ela vos irá pedir mimos e atenção
Boa sorte,
Leo

Dei uma gata, a Maria, que era, linda de morrer mas, uma "salvagenzinha"... nem eu mesma conseguia pôr-lhe mão. Só aceitava comida depois de eu me desviar uns metros da paparoca :p . No entanto, capturei-a, esterilizei-a, tive-a encerrada num quarto por 1 Mês, sem contacto com o resto dos meus animais, depois disso dei-a a uma família mas, avisados de que iria demorar algum tempo a que ela se deixasse domesticar

Como vê, esta gata era, não arisca mas SIM bravíssima e hoje é o "ai Jesus" da casa

Dê espaço à sua gatinha, dê-lhe tempo e por agora ignorem-na

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Um gato pode levar até 6 meses a habituar-se a uma mudança. São animais com uma memória enorme e detestam alterações na sua vida.
Deixe-a ser ela a escolher quando se aproximar. Ela tem o seu proprio calendário, não a force.
Deixe-a ser ela a escolher quando se aproximar. Ela tem o seu proprio calendário, não a force.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Eu adoptei uma gata adulta que estava ainda com os filhotes. Eu é que a tratava todos os dias e ela quando queria era má, chegou mesmo a morder-me e eu já tinha um certo receio de chegar perto. Se hoje deixava passar a mão uma vez por cima, amanhã nem a deixava aproximar que levantava logo a pata, depois do nada, posso-lhe dizer que hoje não vive sem mim. Adora colo, assim que me vê desata a miar a querer festas e abraçasse a mim, dá turrinhas, dá beijinhos, surpreendeu todos cá em casa e posso fazer-lhe tudo que não me morde. Tornou-se super meiga. Vai ver que depressa ela se habitua. Não tenha medo, mas sim paciência. Tudo vai correr bem.
Quero desde já agradecer todos os comentários e testemunhos.
De facto, ontem senti medo dela, já que mordeu a mão do meu marido que tentou pegar nela.
Como parece possível um bicho tão pequenino, que parece inofensivo no seu cantinho e de repente mostrar toda a sua força e ira felinas!
Apesar de sentir medo, sinto também um pouco de esperança com os vossos comentários.
A verdade é que começo a gostar dela e a sentir uma imensa pena. Ela está a sofrer, deve sentir-se perdida e assustada. É apenas uma bebé!
Mas custa-me vê-la assim e ter de esperar que seja ela a decidir dar-se... eu que adoro acarinhar os gatos e agora que tenho uma gata minha não o posso fazer!!!!
Saber esperar é uma virtude, de facto!
De facto, ontem senti medo dela, já que mordeu a mão do meu marido que tentou pegar nela.
Como parece possível um bicho tão pequenino, que parece inofensivo no seu cantinho e de repente mostrar toda a sua força e ira felinas!
Apesar de sentir medo, sinto também um pouco de esperança com os vossos comentários.
A verdade é que começo a gostar dela e a sentir uma imensa pena. Ela está a sofrer, deve sentir-se perdida e assustada. É apenas uma bebé!
Mas custa-me vê-la assim e ter de esperar que seja ela a decidir dar-se... eu que adoro acarinhar os gatos e agora que tenho uma gata minha não o posso fazer!!!!

Saber esperar é uma virtude, de facto!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Ando com pouco tempo livre para foruns...e quando lhe respondi, nem tinha reparado que só tem a gatinha há dois dias, consigo
Dois dias, é muito pouco tempo para lhe dar a designação de arisca!!!
Ela está é assustada pela mudança de ambiente
Aqui vão algumas dicas (artigo da minha autoria) que talvez a ajudem a ultrapassar a situação
:
Ando com pouco tempo livre para foruns...e quando lhe respondi, nem tinha reparado que só tem a gatinha há dois dias, consigo

Dois dias, é muito pouco tempo para lhe dar a designação de arisca!!!
Ela está é assustada pela mudança de ambiente

Aqui vão algumas dicas (artigo da minha autoria) que talvez a ajudem a ultrapassar a situação

Leoleonildecarvalho Escreveu:Tape tudo o que sejam espaços muito reduzidos...não vá a/o gatinha/o ficar presa/o...
Quanto a esconder-se noutros locais em que não haja perigo, é normal até ele/a verificar que ninguém lhe vai fazer mal...
Não insista em retirá-la dos esconderijos dela/e...ela/e, aos poucos e poucos lá ganhará a confiança que necessita
Deixe-lhe sempre comidinha e água fresca bem como uma caixa WC e vai ver que tudo é usado...
Vá falando para ela/e baixinho quando estiver em casa para ela se ir costumando à sua voz
Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de o incentivar à brincadeira, aos poucos, até que ele/a confie em si.
Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo/a...!
Um gatinho assim, precisa de ser confinado num espaço só dele/a, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele... arranje um fio, não de nylon nem polyester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.
NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!
Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem...
E que tal uma caixa de cartão com um buraco em dois lados paralelos para ele/a entrar e sair?
Pode, até, passar o fio por um dos buracos e puxar do outro lado, pelo outro buraco. Eles adoram!
E que tal um carrinho de linhas, mas vazio? É deixar rolar o carrinho...e o gato delicia-se a manipulá-lo com as patas![]()
Tem que entrar no espaço onde o tenha confinado inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal...
Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!
Só uma advertência... CUIDADO quando brincar com objectos pequenos ou fios. Nunca os deixe por perto do gato sem a sua supervisão. Podem ser perigosos para o animal. Eles são como crianças...podem ingerir os objectos ou enlearem-se nos fios...!
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Agradeço de novo todos os conselhos e esperanças que nos deram nos vossos comentários.
A verdade é que ontem estive a passar a ferro na cozinha, à frente dela, e de repente a Rebeca começou a brincar com o fio do ferro mesmo à minha frente e a esconder-se de mim, na brincadeira, a espreitar, devagarinho... ou seja, a dar sinais de algum à vontade.
Enquanto jantámos, dormitou... nós achamos que é mais um sinal de confiança, já que se sentiu confortável para fechar os olhitos e descansar connosco ali....
A pouco e pouco ela vai-se dando e eu vou ficando mais descansada. Já comecei a ganhar amor à bichinha e custa-me vê-la tão desconfiada. Já não nos parece tão assustada!
Obrigada mais uma vez.
A verdade é que ontem estive a passar a ferro na cozinha, à frente dela, e de repente a Rebeca começou a brincar com o fio do ferro mesmo à minha frente e a esconder-se de mim, na brincadeira, a espreitar, devagarinho... ou seja, a dar sinais de algum à vontade.
Enquanto jantámos, dormitou... nós achamos que é mais um sinal de confiança, já que se sentiu confortável para fechar os olhitos e descansar connosco ali....
A pouco e pouco ela vai-se dando e eu vou ficando mais descansada. Já comecei a ganhar amor à bichinha e custa-me vê-la tão desconfiada. Já não nos parece tão assustada!
Obrigada mais uma vez.