[b]Cachorro a fazer xixis às escondidas por todo o lado!![/b]

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sofia79
Membro Júnior
Registado: domingo nov 12, 2006 9:41 am

domingo dez 03, 2006 5:03 pm

Boa tarde para toda a gente!

Aqui venho eu mais uma vez recorrer à ajuda dos que compreendem os problemas dos animais ... ou o meu nem sei...
Tenho um pequeno Bulldog francês ([u]Macho[/u]) muita GIRO e FOFINHO com quase 3 meses (11 semanas).
O comportamento o meu cachorro tem vindo a piorar.

Muitas vezes faz o xixi no jornal depois de alguma insistência, mas logo a seguir se o deixar à vontade volta a fazer uns pequenos xixis ou umas gotinhas um pouco por toda a parte.

Tem sido apanhado muitas vezes em "flagrante delito" e repreendido. Agora faz o mesmo se me apanhar desprevenida ou distraida. Ele compreende que eu não gosto que faça os xixis por todo o lado por isso faz às escondidas.

Com este comportamento não o posso deixar solto em casa, está dentro de uma caixa de plastico transparente suficientemente grande para o seu tamanho. Várias vezes ao dia tiro-o para ele "esticar" as pernas no quintal.

Ainda hoje fiquei exasperada... estava ele a brincar no quintal ([b]já tinha feito as necessidades)[/b] mas como é friorento lembrei-me de lhe colocar o seu cobertor num cantinho abrigado... porém a 1ª coisa que fez quando voltei as costas foi fazer-lhe um pequeno xixi em cima.
:evil:

O seu comportamento tem vindo a piorar ao ponto de já não se importar de fazer as necessidades dentro da sua caixa e dormir por cima, depois de recusar fazer no jornal.

Não o posso deixar no quintal porque tem frio, porém dentro de casa também não pode andar solto por causa dos xixis. Ele não pode estar sempre dentro da caixa, além disso está a crescer bem.
Isto preocupa-me muito

Não tenho muita experiência com cães, tive em tempos outro, mas nunca fez isto.
[b]Não acho este comportamento normal.[/b] Por isso pergunto se alguém me pode explicar o que está a acontecer. :(
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

domingo dez 03, 2006 6:31 pm

Troque o cão por um a pilhas :roll:

Não sabe que um cão com 3 meses faz xixi por todo o lado? Não lhe disseram isso quando comprou o cão? Até aos 7 ou 8 meses vai fazer xixi por todo o lado, e não é "às escondidas", ele faz porque é mesmo assim, é bebé... :roll:

Para o manter numa caixa mais vale devolvê-lo ao Criador, é um favor que faz ao cão...

Aproveito para recomendar uns cãezinhos muito engraçados que há à venda no Toys 'r' Us que não fazem xixi às escondidas, não comem, não ladram, mas são muito engraçados... 8)

D.
Sofia79
Membro Júnior

domingo dez 03, 2006 6:46 pm

Caro Deamon obrigado pela sua resposta.
Por acaso não fazia ideia que um cachorro de 3 meses faz xixi por
todo o lado, é que em tempos já tive outro cachorro muito novo que
não o fazia.
Gostava de lhe perguntar se concretamente já teve muitos cachorros
que faziam xixi por toda a casa, qual a sua experiência, e como lidava
com o problema se eles andavam pela casa e se lhe estragavam as coisas.
Quanto a devolver ao criador acontece que ele concerteza que
não devolve o dinheiro né e agora temos de fazer o melhor possível.
Enfim gostava de saber se teve cachorros a sério ou se só teve
cachorros a pilhas.
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

domingo dez 03, 2006 6:53 pm

Sim já tive variadíssimos cachorros, em carne e osso, e já fiquei com N coisas destruidas em casa, desde móveis a roupa, sapatos, telemóveis, carpetes, ombreiras de portas, enfim...
Como lidei?
Simples, reduzi o espaço do cão a uma zona de fácil limpeza, como a cozinha por exemplo, repreendê-lo quando está a fazer o xixi agarrando pelo cachaço e levando-o para onde queria que fizesse o xixi, levando à rua ou ao sítio logo após as refeições, congratulando quando fazem o xixi no sítio certo, recompensando com biscoitos, mas nunca enfiar o cão numa caixa de plástico...
Ah, antes de tudo INFORMEI-ME antes de ter animais, se não o fez, então aproveite a visita ao veterinário e coloque todas essas questões.
Ter um animal não é uma decisão que se tome de ânimo leve, primeiro convém saber o que é um cão, e como se deve lidar com um bebé.

Boa sorte... para o cão claro...

D.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 03, 2006 7:33 pm

(quase) toda a gente sabe que os cachorros são incontinentes. tb. sabem que os ditos roem, estragam, mordiscam, ladram, etc. ora, quem não sabe isto, devia aprender antes de trazer o bicho para casa. assim, era mais fácil controlar o desespero. sempre se podiam ter uns calmantes à mão.
ainda por cima, tem quintal. pode ir com muiiiita frequência, de modo a que o cão "interorize" onde deve fazer as necessidades.
com o max, passava o tempo todo a abrir a porta do quintal. e funcionou. além disso, tinha um quarto grande e bem abrigado, onde ele dormia à noite. ajudou bastante. mas tudo demora o seu tempo
anjjazul
Sofia79
Membro Júnior

domingo dez 03, 2006 8:01 pm

não sabia que cachorros de 3 meses são incontinentes
tenho lido livros e visto sites de animais nos quais aconselham
que se deve ser inflexivel a repremir os comportamentos indesejados
dos cachorros afim de se tornarem bem educados e obedientes.
Tenho lido que quando o cachorro chega a casa com 2 meses deve
logo ser impedido de mordiscar as mãos, fazer xixi nos locais destinados,
não dormir nos quartos dos donos mesmo que chorem, porque é nesta
idade dos 2 e 3 meses que eles são mais receptivos e moldáveis,
sob pena de se tornarem definitivamente dominantes.
O meu receio é que ao ser permissiva com os xixis, ele adquira os
seus vícios como definitivos, e mais tarde não se consiga corrigir nem
por nada deste mundo.
Obrigada ao Deamom e AnjAzul.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 03, 2006 8:15 pm

mas não deve permitir. só deve compreender porque isso acontece. e evitar. como lhe disse, uma das coisas que fiz, foi levar o max ao quintal com muita frequência. acho que esse foi o segredo para ele ser um cão limpo. como é esperto, aprendeu num instante :lol: e mostrar ao cão que está a fazer bem. o max levava uma carrada de festas sempre que fazia as necessidades no quintal
anjjazul
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

domingo dez 03, 2006 8:59 pm

... que se deve ser inflexivel a repremir os comportamentos indesejados
dos cachorros afim de se tornarem bem educados e obedientes.

... e a recompensa quando se portam bem? Os cães aprendem bem mais depressa e melhor com reforços positivos.
Se, tal como a anjjazul o referiu, levar o seu cachorro à rua/quintal de 3 em 3 horas mais ou menos e lhe fizer uma grande festa e der um biscoito sempre que ele fizer xixi, vai ver que ele aprende num instante .
Deixá-lo dentro de uma caixa não é opção :o ! Ao menos confina-o a uma marquise ou cozinha...do mal o menos!

Boa sorte e pense bem no bem estar do seu cachorro que até crescer vai fazer ainda muitas asneiras.
cumprimentos,
Teresa
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda dez 04, 2006 8:31 am

É comum dizer-se que o cão faz xixi "dois minutos" a seguir a beber água, e 5 min após comer. :lol: Claro que isto será assim, aliás mesmo sem ter bebido imediatamente água o cachorro faz xixi.

Uma outra coisa, é comum dizer-se que o cão asseado irá fazer xixi no local mais absorvente que existir em seu redor.

Será que o repreendeu com o jornal? Se assim foi, encontrou-se a razão pela qual ele não vai fazer xixi no jornal; mas também pode não ter associado as necessidades ao jornal...o meu cão também nunca gostou.

O melhor é espalhar jornais nessa área da cozinha, para ele passar a habituar-se ao jornal.
Ao chegar a casa não o deve repreender;
Deve ir com ele para o quintal o mais depressa que for possível, se ele fizer o xixi faça-lhe festas, elogie-o.
Evite ralhar demasiado quando vê xixis pela casa...assim faz o cão nervoso demais.

É essa fase mais complicada, a fase de cachorro incontinente. :D
<p>susana</p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

segunda dez 04, 2006 11:36 am

O Bouledogue Francês não é, em cachorro, nenhum exemplo de higiene.

Trata-se de uma raça por vezes algo difícil na aprendizagem das regras da mesma.

Mas não desespere, pois com a idade ele vai ficar bem mais asseado.

Não o confine a uma caixa, se ele ficar em contacto com a urina irá desenvolver problemas de pele, pois é uma raça bastante sensível a nível dermatológico.

Pode quanto muito, após as refeições, confiná-lo a um espaço mais reduzido, uma marquise por exemplo.

Deverá colocar lá um jornal e esperar que ele eleja o mesmo para fazer as suas necessidades.

Se assim acontecer, não limpe logo a área, coloque mais umas folhas por cima, para que na próxima vez que ele visite a zona, tenha como referência o cheiro das suas necessidades anteriores.

De facto os cachorros pequenos dão "trabalho" mas será que o mesmo é comparável às alegrias que proporcionam? ;)

Penso que não :)

Dê tempo ao tempo e vai ver que elegeu para companhia uma raça espectacular, principalmente se tiver a companhia de crianças.

E não se esqueça...

Em lugar de repreender, pois ele é muito pequeno para entender o castigo, felicite-o muito calorosamente sempre que ele fizer as necessidades no local correcto.

Dessa forma, ele vai querer agradar e o seu comportamento será o desejável muito mais rapidamente.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda dez 04, 2006 12:53 pm

Bom dia,

Já lhe foram dados aqui bons conselhos.
Os cachorros sejam de que raça forem ou até mesmo rafeiros têm as suas particularidades; uns aprendem mais depressa outros mais devagar, uns são mais naturalmente asseados e outros nem tanto.... é assim mesmo. Cabe aos donos observar bem a situação e tentar dar a volta da melhor maneira possível.

No seu caso, uma vez que tem quintal pode fazer o mesmo que fiz com o meu cão enquanto foi cachorro... Como ele ficava dentro de casa até aos três meses, comecei a habituá-lo ao uso da coleira e da trela ao mesmo tempo que lhe incuti a ideia de passeio para fazer as necessidades sempre na mesma zona de terra destinada para o efeito. Pois actualmente, o meu já com 7 anos e passando grande parte do tempo no exterior vai sozinho ao mesmo sítio que ía quando era cachorro, sem ser preciso ir comigo à trela.

E não se esqueça que a repreensão é importante na altura devida, mas, ainda mais importante é o estímulo positivo! A recompensa e a alegria que lhes devemos demonstrar quando eles fazem o que nós queremos e como nós queremos! Aprendem muito mais depressa, garanto-lhe! ;)

Boa sorte!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Sofia79
Membro Júnior

segunda dez 04, 2006 6:34 pm

Boa tarde de novo!

Quero agradecer os optimos conselhos que me deram.

De facto não sabia, nem li em nenhum livro, que os cachorros eram incontinentes... e pela experiência que tive com outro cachorro Pastor Belga... não foi nada assim.

Aliás é curioso, mas o meu "Bull" passa imenso tempo ao colo dos meus sobrinhos... adoram-no... e nunca fez xixi em cima de ninguém. Ora se fosse incontinente penso que não se aguentaria.

Moro numa pequena moradia, a cozinha fica no r/ch é relativamente pequena e fria, não é adequada para o cachorro estar sempre. Além disso nunca estou lá, serve apenas para cozinhar e comer.

Na sala (de tijoleira) também nunca estou, seria impensável o cãozinho ficar lá a destruir o que pudesse.

Não tenho marquise.

O unico sitio mais adequado seria um WC com janela, mas também é pequeno e o Bull estaria sempre só. É coisa que ele não gosta nada.

O 1º andar - quartos e salinha (onde estou quase sempre) é de madeira e tem várias carpetes para proteger o chão e aconchegar o ambiente. O clima desta zona é frio e húmido.

Como o cachorro tem bastante frio, muitas vezes ligo o aquecimento por causa dele e tenho-o ao meu lado na caixa a fazer de jaula, de que falam os livros. Já lhe comprei uma roupinha por causa do frio. Levo-o muitas vezes por dia ao quintal e estou lá com ele. Quando o tempo está melhor também o deixo lá a brincar e a correr.

Não esperava que pudesse acontecer isto nem que fosse tão complicado resolver o problema, quando comprei o cachorro há um mês, de outra forma teria-o adquirido quando o tempo estivesse mais quente.

A minha intenção para com o animal é a melhor, claro que quando faz nos jornais, faço-lhe muitas festas, brinco com ele e fica muito feliz. Mas também o repreendo muitas vezes quando o vejo 2, ou 3 minutos depois de fazer as necessidades voltar a fazer pequenos xixis onde lhe apetece.

Creio que tem o instinto de marcar o território, às vezes até aos brinquedos de que ele mais gosta. Poderá ser uma herança genética? Não sei. Vejo esta tendência tão vincada que receio que não lhe passe.
Já me disseram que passa, mas continuo a ter o receio que não passe,
e o cachorro continue a fazer os seus pequenos xixis por todo o lado
com o decorrer dos meses...

Cumprimentos
anjjazul
Membro Veterano

segunda dez 04, 2006 6:48 pm

marcar território com 3 meses? precoce. se continuar incontinente, pode ter problemas de saúde. aí, o melhor é consultar o vet.
uma vez, encontrei uma cachorra. fiquei maluca. no espaço de poucos minutos, as vezes que aquele animal fez xi-xi :o
anjjazul
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

segunda dez 04, 2006 8:19 pm

Boas!

Penso que está valorizar bastante os actos de um cachorro com 3 meses.

Trata-se de um bebé.

Recomendo um pouco de calma, pois o crescimento irá limar arestas ;)

Não repreenda em demasia.

Se ele ficar com receios, depois será pior.

Penso que o melhor remédio é mesmo uma boa dose...

... de paciência! :)

Cumprimentos!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda dez 04, 2006 8:50 pm

Sofia,

Penso que está a dramatizar um pouco a questão sem necessidade.

Antes de mais, os cachorros não marcam território;(só sensivelmente a partir dos 9 meses em algumas raças e para mais e não para menos).

Penso também que está a criar (sem se dar conta), muitas limitações ao cachorro. Ele é bebé e tem pêlo raso mas não é por isso que não pode deitar-se num chão mais frio ou ficar algum tempo no exterior mesmo que esteja humidade, etc, etc. Eles ganham as suas próprias defesas! ;)

Voltando ao problema inicial dos xixis é como já lhe disseram....Dê tempo ao tempo e sobretudo mentalize-se que não verá os resultados que pretende do dia para a noite. Ele terá o timming dele para aprender e fará ainda muitas vezes no sítio errado...cada animal tem o seu timming de aprendizagem, no entanto cabe ao dono saber como tirar melhor partido desse timming! As horas cruciais para as necessidades são após as dormidas, as refeições e depois de uma dose de brincadeira! Se aí em casa os donos começarem a ser metódicos nestes "timmings", verão que aos poucos o cachorro fará os xixis no local que lhe indicarem (seja uma zona de jornais ou uma zona no exterior).

Mas tenham sobretudo muita calma e paciência nesta fase e também muita regra nos horários. Os cachorros precisam de fazer as suas necessidades com muito menos tempo de intervalo do que os cães adultos, pelo que num cachorro de 3 meses o ideal será começar a habituá-lo a 6 ou 7 idas "à rua"...sejam também sensíveis ao ponto de perceberem a quantidade de vezes que serão necessárias.

Se apesar disto o cachorro continuar a urinar muito pela casa (em pequenas quantidades) o ideal será consultar um Veterinário porque aí pode de facto tratar-se de um caso de incontinência.

E não, os cachorros não são incontinentes (salvo raras excepções, claro)! ;)

Boa sorte
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”