Urgente - infecçao pulmonar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dannie
Registado: domingo dez 03, 2006 2:00 pm

domingo dez 03, 2006 2:08 pm

Gostaria que me ajudassem com uma dúvida que tenho relativamente a uma gripe numa gatinha com menos de 3 meses. Tenho uma gata (além dos dois que ja tinha) que tiramos da rua, e provavelmente ja vinha com uma infecção que apenas se manisfestou ao longo da semana passada. Já foi três vezes ao veterinário e está a antibióticos. Não deita muco pelo nariz, não tosse e não lacremeja..mas não consegue respirar, tem o nariz entupido, respira pela boca num esforço visivelmente doloroso, e a gatinha esta exausta, não dormindo ha 2 dias. Além dos antibióticos sabem-me dizer se há mais alguma coisa q possa ajudar esta gatinha.

Obrigado por toda a ajuda q me possam dar
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 03, 2006 3:41 pm

Se tudo está a ser correctamente feito... não sei que lhe diga... :( .

Que tal vapores...? Sempre ajudam à dilatação bronquica, por conseguinte, a ter de fazer um menor esforço para respirar.

Leve a gatinha na transportadora para a casa de banho e depois de deixar a torneira da água quente correr ao ponto de inublar a zona, com vapor quente, deixe-a lá ficar por algum tempo a respirar esses vapores.
Depois tenha o cuidado de a manter quentinha, sem diferenças bruscas de temperatura e de correntes de ar.

Espero que os vapores a ajudem ;) . Entretanto deveria colocar a questão da dificuldade respiratória à vet. Se a gatinha já há algum tempo que está a ser tratada com AB e AI, deveria apresentar algumas melhoras...!

As melhoras da gatinha e vá dando notícias,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo dez 03, 2006 7:07 pm

Coloque duas colheres de vic pomada em água que acabou de ferver, e feche-a dentro da transportadora, tapando a transportadora com um pano. Antes de se deitarem,...coloque-lhe um pouco no nariz, mas leve,... e um pouco no peito,...só um pouco. Ela além do antibiótico não está a tomar antiinflamatório é, que o antiinflamatório, por via oral, tem esse objectivo, desentupir as vias aéreas,...

Penso que com estas indicações ela dormirá melhor, mantenha-a quente,... é muito importante
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 03, 2006 7:38 pm

de qualquer modo, não é normal se começou o tratamento há alguns dias. o melhor é levar a bichinha a outro vet
anjjazul
dannie

domingo dez 03, 2006 8:26 pm

Eu já pensei de facto no Viks mas não será demasiado forte para uma gatinha tao novinha?? Hoje até eucalipto fervido experimentamos, mas não temos a certeza se tanto o eucalipto como o viks não trará problemas no sentido em que poderá ser de alguma toxicidade para um animal, nomeadamente tao pequenino e fraquinho. Ela neste momento está com 400 gramas....em dois dias perdeu 100 gramas. Vê-la exausta e tão aflita é que é um pouco doloroso...e como nenhum dos meus gatos alguma vez passou por algo tão pesado não sei se será vulgar numa infecção ou gripe passar por estas fases.
O mais grave é mesmo a respiração....ela tem q abrir imenso a boca sempre que respira e está exausta.....amanhã mesmo assim volta ao vet...a nossa dúvida foi sp como é q a poderiamos ajudar além dos antibioticos q parecem n estar a faser efeito.

De qualquer forma muito obrigado pelo interesse e compreensão
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 03, 2006 8:33 pm

Boas, as experiencias podem dar muito mau resultado!!!

Actualmente até Pediatras são contra o viks em infantes e a maioria dos veterinários também são contra usá-lo em animais, especialmente gatos!
Se houver uma reacção alérgica a árvore bronquica constrange-se ainda mais podendo mesmo dar para o pior...! :roll:

Faça vapores NATURAIS, só de água quente e vá a um veterinário o quanto antes! Mesmo ao Domingo há vets de Urgência.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda dez 04, 2006 10:07 am

dannie, não quero ser alarmista mas à minha gorducha foi diagnosticado recentemente asma alérgica, com edema pulmonar, e uma das coisas que o meu vet disse foi
"Esteja muito atenta à respiração e, se ela começar a respirar pela boca, venha imediatamente ou ela pode morrer"

Fale JÁ com o seu vet e refira-lhe a respiração pela boca, antes que seja tarde demais. E se for necessário, oiça uma 2ª opinião

As melhoras
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
dannie

segunda dez 04, 2006 11:58 am

A gatinha ja tinha ido ao vet no sabado e na sexta e ja respirava pela boca....hoje voltou a ir, e ainda lá está.....da maneira como ela se encontra o mais provável é q ja n volte a casa....a veterinária disse-nos q ela da maneira cm está, ja devia ter morrido pq está a sofrer muito...só q esta muito agarrada à vida, tem sido uma lutadora.....

Eu penso que ela vai acabar por ser abatida....porque está em sofrimento...claro q eu n queria este resultado, mas tb n a quero ver a sofrer....custa ainda mais pq era uma gatinha mt meiguinha, era mesmo um miminho....

Mais uma vez agradeço a atenção que deram à minha gatinha e ao meu caso, fico sempre muto feliz e sensibilizada por ver q outras pessoas se interessam por animais, e fazem tudo por eles....tal como nós fazemos pelos nossos e mesmo pelos da rua...
mce
Membro Veterano

segunda dez 04, 2006 5:49 pm

Este ultimo post fez-me impressão..... :(

Também concordo que se deva abreviar o sofrimento quando não há salvação..... mas primeiro luta-se para salvar os animais, luta-se e faz-se tudo o que se pode!
Três idas ao veterinário e uma tarde de "internamento" não me parece suficiente para desistir, desculpe que lhe diga! Há medicamentos, há oxigénio que podem aliviar o sofrimento, podem dar hipóteses de sobrevivência.

E falar da bichana no passado, quando ainda está viva, ......

Qual é o diagnóstico da vet? Se a gatinha não tem excreções, tem dificuldade em respirar, não parece nada um virus

Estão mesmo empenhados em salvá-la?

Quando a minha gata esteve à morte, gastei tudo o que tinha, passei semanas a caminho do vet, mas nem eu nem o meu vet pusemos alguma vez a hipótese de a abater porque ela tinha hipóteses de sobreviver. E assim foi. Hoje está bem!! É vigiada sempre porque a situação pode repetir-se mas está viva e comigo e sem sofrer!

A sua lutadora não merece que desistam dela!!!
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda dez 04, 2006 6:36 pm

e mesmo quando as hipóteses de sobreviver são nulas, há quem não desista. o serafim esteve para ser abatido, porque não tinha hipótese. isto passou-se, era ele gatinho. pois, já vai fazer 7 anos. continua um super mafarrico :lol: :lol: e se ele sofreu. de preto, já ia em roxo. e eu? o dinheiro gasto nem se fala
anjjazul
dannie

segunda dez 04, 2006 6:55 pm

A gatinha morreu naturalmente, hoje quando ja estava na vet....morreu passado uma hora....não estavamos a falar de um gato adulto, mas de uma gatinha c dois meses e 400 gramas.....com uma infecção pulmonar. Acha que eu tenho prazer em dizer q o mais provavel era ter q ser abatida....era uma visão terrivel....e como previsto nem foi preciso abater, ela morreu naturalmente....

lamento que tenha dito o q disse....foi extremamente injusto....mas enfim....

nós fizemos o q podiamos pela gatinha, nem sei cm é q um animal tao pequeno conseguiu sobreviver tanto. Nós tiramo-la da rua nos ultimos dias de chuva, nos dias de temporal q esteve ha uns dias atras....e fizemos o q pudemos....n se trata de desistir, nem pensar....se fizemos o q fizemos foi porque tinhamos esperança q ela sobrevivesse apesar do sofrimento pelo qual ela passou.....mas como compreenderá não podemos salvar todos....ha coisas que nem a medicina animal consegue fazer.....e nao foi abatida, ela morreu naturalmente quando estava a tomar soro....

mais uma vez, devo dizer q o q disse foi mt injusto.....só nos podemos dizer o quanto lutamos para q ela sobrevivesse, e ao sofrimento q assistimos.....dispenso qq tipo de recriminação quando passamos noites acordadas a aquece-la e a alimenta-la a colher, a dar-lhe os antibioticos....tudo por um animal q nem era nosso....mas para mim todos sao importantes, sejam da casa ou não....e estou absolutamente desolada e triste q isto tenha acontecido porque para todos os efeitos ja a tinhamos adoptado....e para mim era um novo membro da família....
anjjazul
Membro Veterano

segunda dez 04, 2006 6:58 pm

ninguém a recriminou. apenas alertou para fazer todos os possíveis. é lamentável que a morte tenha vencido. às vezes, acontece
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda dez 04, 2006 7:10 pm

Dannie,

Uma gatinha de 3 meses de idade com 400Grs de peso dá logo a perceber que era uma gatinha a sofrer de subnutrição e doente…!

Um felino com essa idade pesa em média mais de 1Kg a 1,5Kg

A Meggie, gatinha que entreguei à Zuca, com 6 semanas, saiu da minha mão com 1Kg de peso.

Ora, essa, doente e fraca... o mais provável era ter um edema pulmonar que a minou...! Pena foi a vet que a examinou, não a ter medicado de acordo com a infecção adiantada...! E, pena foi, também, quando "alertei" de que ao Domingo também há vets a funcionarem de Urgência... não ter ido logo a um...mas, sobre leite derramado não vale a pena chorar...!

Pelo menos fez o que achou que podia fazer... e a gatinha pelo menos morreu com algum trato...coisa que muitos de rua morrem em sofrimento e muita agonia sem uma mão amiga...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dannie

segunda dez 04, 2006 7:10 pm

E nunca olhamos a despesas.....se ha dinheiro q tem q ser bem gasto é precisamente na saúde.....e isso está acima de tudo......seja por pessoas seja por animais.......alias digo q as vezes prefiro fazer mais por um animal, do q por algumas pessoas......nós alem de alimentarmos gatos da rua, qd estao doente levamo-los ao veterinário....podemos não poder dar-lhes uma casa, até pq ja tenho dois gatarroes e vivo num andar no centro da cidade, não tenho jardim ou quintal , mas tentamos tornar a vida deles o mais confortavel q podemos, dentro daquilo q podemos fazer.....

e não consigo transmitir o quão triste estou, porque foi um dos animais, mesmo tao novinho, dos mais meiguinhos q ja conheci e ja me via com ela......foi um golpe vê-la a sofrer tanto em questao de dias.....ainda ontem a noite ela literalmente arrastou-se do cestinho para vir deitar-se no meu colo, e não consegue imaginar o quanto isso me magoou.....por isso a serio, não deve acusar as pessoas de desistirem quando só elas testemunham certos episódios....e eu inscrevi-me precisamente neste fórum para que me pudessem ajudar, ja q o q estavamos a fazer e os fármacos q estava a tomar não estavam a fazer nada, e ela decaía de dia para dia.....e mesmo qd a levamos novamente ao veterinario hoje de manha, tive sempre a esperança de não receber um fatídico telefonema mas uma noticia pelo menos de que ainda se podia fazer alguma coisa....
mce
Membro Veterano

terça dez 05, 2006 10:31 am

Bom dia

dannie, por vezes não conseguimos transcrever correctamente para a escrita o que pensamos ou sentimos e, algumas vezes, também lemos o que não se quis transmitir. Acho que foi esse o caso, embora ainda agora tenha relido o topico e voltei a ter a mesma sensação estranha

De qualquer forma, peço-lhe desculpa se fui injusta. Não quis ofender nem recriminar, apenas espevitar para que continuasse a tentar salvar a gatinha
Tenho pena que tivesse terminado assim.

Cristina
Responder

Voltar para “Gatos”