Hibernar ou não??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cbarley
Membro Júnior
Registado: domingo mai 22, 2005 10:45 pm

sábado dez 09, 2006 11:56 pm

olá :lol:

Aqui estou eu de novo c/ + uma questão q requer a vossa ajuda ;)

Devo deixar as minhas turtles hibernarem ou comprar um termóstato p aquecer a àgua p q as meninas não hibernem?

Sei q já existe informação sobre este tema e q existem várias opiniões, mas não sei mm o q será melhor :oops: é q a minha casa de verão é um forno (por isso nunca comprei termóstato) e agora é demasiado fria (a divisão onde está o aqua é toda fechada com janelas, e por isso pouco isolada do frio). Elas normal/ ficam em semi-hibernação (de vez em qd movem-se), mas este ano como estão numa divisão q fica bastante fria de noite, mas em q bate sol a tarde toda, não sei se será melhor não hibernarem (visto q provavelmente durante o dia fará calor p hibernarem e à noite quase devem congelar :? ), q fazer??

agradeço a vossa preciosa ajuda...

Gratias
Barley
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda dez 11, 2006 12:37 pm

Cbarley a hibernaçao é um ponto, como sabes, para o qual realmente nao ha um verdadeiro consenso.

Podia entrar por uma serie de divagaçoes, mas vou tentar centrar-me nas duvidas que colocaste.
Elas normal/ ficam em semi-hibernação (de vez em qd movem-se), mas este ano como estão numa divisão q fica bastante fria de noite, mas em q bate sol a tarde toda, não sei se será melhor não hibernarem (visto q provavelmente durante o dia fará calor p hibernarem e à noite quase devem congelar ), q fazer??
Diria que a temperatura ideal para hibernar será + ou - os 6º. Dentro de casa mesmo que muito exposta, dificilmente a temperatura ambiente descerá esses valores. Pelo que descreves é provavel que a temperatura oscile um pouco, mas tambem nao me preocuparia exageradamente com essa questao. Quanto a congelarem e uma vez q elas estao dentro de agua terias q ter temperaturas realmente mt frias para que a agua dentro de casa gelasse...

Quanto a isso acrescento que ha tartarugas que os rios em q vivem gelam a superficie, e que elas tem a capacidade (uma vez q estao com metabolismos mt reduzidos) de retirar da agua todo o oxigenio que necessitam sem irem a superficie.

Espero ter ajudado.

Se tiveres mais alguma duvida é só dizeres! ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda dez 11, 2006 3:35 pm

Olá:D
cbarley Escreveu: Sei q já existe informação sobre este tema e q existem várias opiniões, mas não sei mm o q será melhor oops é q a minha casa de verão é um forno (por isso nunca comprei termóstato) e agora é demasiado fria (a divisão onde está o aqua é toda fechada com janelas, e por isso pouco isolada do frio). Elas normal/ ficam em semi-hibernação (de vez em qd movem-se), mas este ano como estão numa divisão q fica bastante fria de noite, mas em q bate sol a tarde toda, não sei se será melhor não hibernarem (visto q provavelmente durante o dia fará calor p hibernarem e à noite quase devem congelar ? ), q fazer??

É verdade que a questão da hibernação já foi expensamente discutida aqui na Arca mas é normal que existam sempre dúvidas ;)

Que idade têm as tuas tartarugas?
Qual é a profundidade de água que têm disponvel?
Alguma esteve doente durante o Verão/Primavera que passou?
Qual é a alimentação habitual delas?

Além desta questões que me parecem esseciais para te dar uma opinião, penso que para já que a divisão onde as tens não será o melhor local :?

Tens de comprar um termómetro exterior (agora não me lembro do nome exacto) porque como tu explicas de dia pode atingir uma temperatura bastante diferente da que atinge de noite e isso pode não ser muito bom!
Embora agora estejamos numa fase em que tanto faz frio de dia como de noite! Não sei calcular qual a temperatura que uma especie de marquise atinge no pico do dia :?
Convém que vejas isso com certeza!

Só mais uma coisa, as tartarugas que temos em casa não vieram da Natureza, nasceram em cativeiro muitas vezes em péssimas condições! São produto de gerações e gerações criação intensiva de tartarugas "domésticas", não criaram tantas defesas como as "selvagens"! Muitas nascem já com deformações ao nível interno! :(

Sabem o que são quintas de criaçao de tartarugas?
Calculam porque é que nestas quintas cada vez mais aparecem casos de tartarugas siamesas (tipo um corpo e duas cabeças) ?? Pensem nisto.

Se gostam dos vossos animais não deitem o destino deles à sorte, informem-se, pesquisem e só depois formulem a vossa opinião! ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano

segunda dez 11, 2006 8:43 pm

Nyara Escreveu:
Só mais uma coisa, as tartarugas que temos em casa não vieram da Natureza, nasceram em cativeiro muitas vezes em péssimas condições! São produto de gerações e gerações criação intensiva de tartarugas "domésticas", não criaram tantas defesas como as "selvagens"! Muitas nascem já com deformações ao nível interno! :(

Nyara é verdade que a criaçao de tartarugas em quintas nem sempre obedece a condiçoes minimas, ate pq visam o lucro e nao propriamente o bem estar dos animais, podendo essas condiçoes de criaçao influenciar a sua saude. :(
No entanto acho q uma tartaruga nascida em cativeiro saudavel terá exactamente as mesmas probabilidades de sobrviver na natureza, que uma tartaruga saudavel selvagem.
Isto pq acho extremamente dificil que um codigo genetico moldado ao longo de 200 milhoes de anos, tenha uma alteraçao minimamente significativa em 100 anos de criaçoes consecutivas em cativeiro (atrevo-me até a dizer 1000 anos ou mais :? ).

Ja agora fica tambem um link de um post que coloquei no forum, a cerca de um ano acerca do fenomeno das duas cabeças nos repteis.

Deixo uma citaçao que fiz na altura e o link onde poderao ver varias imagens de casos reais.
Norby Escreveu:
Mas apesar de estranho, nao tao invulgar como possamos pensar.
É um fenomeno parecido com os siameses (que resulta de uma ma separaçao dos embrioes), e as estatisticas demonstram que ocorrem com mais-ou-menos alguma regularidade nos repteis.

As probabilidades de sobrevivencia nestes casos sao muito superiores em cativeiro do que em liberdade.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Ps: cbarley desculpa o offtopic pouco relacionado com o que perguntas-te, mas o post apenas fica a ganhar com a informaçao... :oops: ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta dez 14, 2006 11:52 pm

Norby Escreveu:
No entanto acho q uma tartaruga nascida em cativeiro saudavel terá exactamente as mesmas probabilidades de sobrviver na natureza, que uma tartaruga saudavel selvagem.
Isto pq acho extremamente dificil que um codigo genetico moldado ao longo de 200 milhoes de anos, tenha uma alteraçao minimamente significativa em 100 anos de criaçoes consecutivas em cativeiro (atrevo-me até a dizer 1000 anos ou mais :? ).
Eu não tenho tanta certeza disso!

Acho que hoje em dia há demasiadas "artificialidades" envolvidas quando se fala em reprodução de animais em grande escala!

Nas últimas decadas temos assistido a inúmeras alterações comportamentais e ao nível das defesas naturais dos animais, mesmo aqueles que vivem em plena liberdade!

O impacto que o ser humano está a ter sobre as outras especie é gigantesco! Acho perfeitamente possivel que existam alterações em termos genéticos, isso hoje é coisa para ir ali ao laboratório e mudar à vontade de cada um. Afinal, nós (humanidade) temos feito "proesas" bem maiores :(

cbarley, desculpa o off-topic novamente:oops: mas não quero que o Norby pense que não liguei ao que escreveu! Nós os dois embora tenhamos opiniões diversas sobre alguns temas, gostamos de trocar impressões ;)

Cumprimentos a ambos :D
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano

sexta dez 15, 2006 4:29 pm

E verdade Nyara, e nao ha nada como trocar impressoes para melhorarmos e evoluirmos, pq na realidade estamos sempre a aprender!

Baseio o comentario que fiz no facto de se encontarem especimens que vem de a milhares de anos, e de se encontrarem exemplares ditos "modernos" com pequenas alteraçoes desde essa altura.

Recordo-me de a uns tempos, e nao sei bem a onde, ouvir ou ler uma noticia q foi descoberto um fossil com cerca de 200 milhoes de anos, com caracteristicas muito semelhantes as tartarugas actuais, tal como as conhecemos.

Fiz uma rapida pesquisa e encontrei este link, que apesar de nao ser bem o que procurava (é um site de venda de fosseis de tartarugas), aborda nos comentarios de venda do 1º fossil, o tema de uma tartaruga de carapaça mole, que ainda existem hoje em dia na America do Norte, na Africa e na Asia, examplares modernos desta especie, mas que a sua origem remonta ao Jurassico.
http://www.blackhawkfossils.com/Turtle/turtle.html

Existem muitos outros links de interesse que focam a mesma tematica...
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/4441940.stm
http://www.fossilmuseum.net/Fossil_Gall ... chelys.htm
(...)

Tudo isto apenas para justificar que realmente, sao necessarios talvez alguns milhares de anos para se verificar uma alteraçao genetica significativa.

Mas focando a tua abordagem da manipulaçao genetica, pelo menos nas plantas é uma realidade, creio que em certos animais tambem (nomeadamente manipulaçao de cores, apuramento de raças, etc, etc...), apesar de nao ter qualquer conhecimento de casos concretos em tartarugas.

Mas uma coisa é certa, ha muita coisa q se passa por ai que na realidade, nunca se chega a saber... :? :o

E de facto o impacto que o ser humano está a ter sobre as outras especies é sem duvida gigantesco, quer a nivel da fauna quer da flora!

Bem desculpem la este desabafo, mas nao podia deixar de partilhar a informaçao e a minha opiniao.

Como o pessoal anda meio "hibernativo" aproveito para deixar ficar desde já os meus votos de boas festas a todos os participantes e utilizadores do forum! :lol: ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
cbarley
Membro Júnior

sexta dez 15, 2006 9:54 pm

Olá :lol:

Obrigada a todos pelas vossas respostas!

Nyara, tenho as minhas turtles há 3 anos e algo..não sei bem a idade delas, pq foram todas oferecidas e ainda eram bébés :?

qt há alimentação, dd q visitei o forum q lhes tenho dado ração (sticks) e tb alguns camarões..já tentei dar legumes, mas elas teimam em não comer..nenhuma (pelo - q tenha notado) esteve doente :p
A Cril é q qd começou a crescer ficou com a carapaça virada p cima e com uma espécie buraco, q felizmente parece estar quase normalizado..

A divisão onde as tenho não é uma marquise (é uma parte da sala em q metade da parede são janelas, pelo q agora está sp mto frio durante o dia e principalmente à noite), mas como moro num 4º andar (e último) dum prédio antigo o isolamento deixa mto a desejar :cry:

Por agora ainda as mantenho com mta água (cerca de 15cm)..elas já não comem mm nada, mas ainda não estagnaram completamente (durante o dia ainda se movimentam, pois o sol entra pelas janelas)..q me sugerem?

Beijocas :p

Barley
Norby
Membro Veterano

segunda dez 18, 2006 11:26 am

cbarley as perguntas da Nyara tinham como objectivo poder dar-te uma resposta mais clara mediante as condiçoes em que a tuas tartarugas viveram durante o ultimo ano.

Uma vez q ja passaram uns dias vou-me adiantar um pouco na resposta.

É aconselhavel deixar hibernar apenas tartarugas saudaveis (que nao tenham apresentado sintoma de doença no ultimo ano) e que tenham estado a alimentar-se BEM, PELO MENOS 2/3 meses antes da hibernaçao.
é aconselhavel tambem deixar hibernar apenas especimens com mais de um ano, pois caso contrario podem ser demasiado frageis (sobretudo os mais jovens com poucos meses de idade).

A divisão onde as tenho não é uma marquise (é uma parte da sala em q metade da parede são janelas, pelo q agora está sp mto frio durante o dia e principalmente à noite), mas como moro num 4º andar (e último) dum prédio antigo o isolamento deixa mto a desejar

Por agora ainda as mantenho com mta água (cerca de 15cm)..elas já não comem mm nada, mas ainda não estagnaram completamente (durante o dia ainda se movimentam, pois o sol entra pelas janelas)..q me sugerem?
Cbarley parece-me que a questao mais importante é mesmo a do sol e nao propriamente a do frio. Como disse no meu 1º post a temperatura ideal para hibernar rondara os 6º. Mas dificilmente dentro de casa isso acontecerá. O problema esta mais no problema da semi-hibernaçao. De se movimentarem mas nao se alimentarem... , isto é, as temperaturas sao demasiado baixas para se alimentarem, mas nao baixas o suficiente p pararem de se movimentar.

Se elas se alimentaram bem durante este ultimo ano, nao estiveram doentes, e uma vez q esta é a sua 3ª hibernaçao, nao vejo grandes problemas em as hibernares. No entanto se calhar era bom monotorizares a temperatura da agua com um termometro e estar atento p qualquer problema q possa acontecer.
Se achares que elas nao estao o suficientemente fortes entao o melhor é mesmo comprares um termostato e nao as deixares hibernar.
A Cril é q qd começou a crescer ficou com a carapaça virada p cima e com uma espécie buraco, q felizmente parece estar quase normalizado..
Tudo indica pelo que descreves q é/foi um problema de piramidaçao, que pode ter a ver com uma serie de factores, nomeadamente de alimentaçao, falta de luz,... que seria importante reveres.

Outro ponto importante pode ser o espaço que tens para 3 tarturugas, com 3 anos, 15 cm de agua pode ser muito pouco...

qt há alimentação, dd q visitei o forum q lhes tenho dado ração (sticks) e tb alguns camarões..já tentei dar legumes, mas elas teimam em não comer..nenhuma (pelo - q tenha notado) esteve doente
Cbarley os sticks sao parte importante da dieta, mas os camaroes (qb), e os vegetais/frutas tb sao importantes. Existem tecnicas p introduzir os vegetais, tal como dias de jejum e a oferta em exclusivo dos vegetais. (Para mais informaçoes tenta fazer uma pesquisa aqui no forum)

Bem espero ter ajudado.
Agora é contigo! Ninguem poderá tomar decisoes ou opçoes por ti. ;)

Boa sorte!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
balsinhah
Registado: segunda dez 18, 2006 11:00 pm

terça dez 19, 2006 10:56 am

eu tenho 2 tartarugas, uma de 4 anos e uma de 2. elas teem um aquario d 15 l que pelas dimensoes é suficiente. a de 4 anos hibernou o 1º inverno, mas n o 2º e hibernou o 3º. a de 2 hibernou os 2 invernos. mas isso era noutra casa onde tinha sitio entre os 10º e os 5º, que é a temperatura de hibernação. mas agora eu terei aquecimento central na proxima semana, e n tenho sitio onde elas hibernarem descansadas. à noite, o sitio onde elas tao e mto firo e pus-lhes o aquecedor do aquario dos peixes (por enquanto vazio) a 18º. com o aqucimento elas n hibernarão, mas como li que isso não lhes faz mal, n deixo hiberbar.
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça dez 19, 2006 2:40 pm

15L??!?!?!?!?!?

suficiente? nem para um peixe dourado quanto mais...

jesus...
Norby
Membro Veterano

terça dez 19, 2006 4:20 pm

balsinhah

Se a tua opçao é nao hibernar, entao subiria a temperatura da agua do aquario para + ou - 21º . Aconselharia-te tb a colocar uma lampada UBV para substituir os raios solares.;)

Em relaçao ao aquario o Mafia tem toda a razao, é muito pequeno até para uma tartaruga de dois anos, o que fará para uma de 2 e uma de 4... :?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
cbarley
Membro Júnior

domingo dez 24, 2006 2:08 pm

Olá

Norby a quantidade de água (15cm) q tenho no meu aquário, só tenho agora, pq durante o verão encho mto mais o aquário ;)

Decedi q não vou pô-las a hibernar, e ando há procura de um bom termóstato..é q cada loja seu preço e sua sentença, só me baralham :?

Como faz mto sol durante o dia na divisão onde estão as minhas meninas elas não conseguem hibernar completamente, mas tb não comem mm nada.. o q não lhes deve fazer bem,né? :roll:

Assim espero decidir-me por um bom termóstato e q corra tudo bem com elas ;)

Actual\ elas estão num aquário de 60l, mas espero ter um maior em breve..

Obrigada pela v/ atenção e esclarecimentos!

Boas Festas :D
Barley
balsinhah
Registado: segunda dez 18, 2006 11:00 pm

terça dez 26, 2006 12:42 am

eu tenho 2 tartarugas, uma de 4 e uma de 2 anos. passei o fim de semana fora, a casa fikou mto fria e elas começaram a hibernar... a casa tá agora com 21ºC, mas elas n se mexeram, eu n tenhu sitio onde as deixar k tenha uma boa temperatura para hibernarem, mas tenho receio de as acordar. pkse elas fikam com stress ou algo, n sei se lhes faz mal.

como as posso acordar sem problemas??
Norby
Membro Veterano

terça dez 26, 2006 3:55 pm

Decedi q não vou pô-las a hibernar, e ando há procura de um bom termóstato..é q cada loja seu preço e sua sentença, só me baralham :?
Se é essa a tua opçao vai em frente! Se nao tiveres uma lampada Ubv, aconselho-te tambem a adquirires uma, pois é a unica forma que tns p substituir os raios solares.
Como faz mto sol durante o dia na divisão onde estão as minhas meninas elas não conseguem hibernar completamente, mas tb não comem mm nada.. o q não lhes deve fazer bem,né? :roll:
A partida seria necessario uma monitorizaçao da temperatura da agua, para se poder ter uma ideia mais realista da situaçao.
É importante os animais estarem aclimatizados, isto é, um animal q está dentro de casa hibernar dentro de casa e um animal que esta fora hibernar fora. Quanto a nao lhes fazer nada bem nao comerem, supostamente as reservas que adquiriram serao suficientes para aguentarem o inverno, mas sem mais informaçoes nomeadamente de temperaturas tambem nao me alargo mais q isto nos meus comentarios.

Uma vez q tens duvidas fazes bem em nao deixa-las hibernar. Sobe a temperatura gradualmente, vai subindo a temperatura 1º a cada 2 ou 3 dias, até alcançares uns 21º (um pouco mais eventualmente, mas nunca mais de 24º)

balsinhah interagir pouco com os nossos animais hibernativos só é bom, pois supostamente devem estar o mais imoveis possivel e sobretudo ao seu ritmo.

Se as queres despertar, para interromper a hibernaçao, entao a resposta é a mesma q dei para o CBarley.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Norby
Membro Veterano

terça dez 26, 2006 4:05 pm

Ha!! e esqueci-me de dizer que convem manter a temperatura da agua CONSTANTE, e ter cuidado com os animais para nao apanharem correntes de ar. Com a diferença de temperaturas qualquer alteraçao brusca pode ter consequencias fatais... :o ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”