Bentonite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

segunda dez 11, 2006 12:20 pm

Olá a todos :)

Eu usava areão do LIDL. Mas fiquei farta de ter de depositar no lixo 5kg de areão 2 x por semana e começei a ver os outros tipos de substâncias que poderia usar. Deparei-me com a areia absorvente e comprei. Realmente é uma maravilha :D Adoro! Mas, fiz a coisa ao contrario... Informei-me depois de ter visto que aquilo continha bentonite... :s e o que tenho lido sobre a bentonite não é nada bom.

O que quero é a vossa opinião. A bentonite é realmente má? E caso seja, que alternativas tenho para não ter de depositar quantidades industriais de lixo todas as semanas? Ou existem areias absorventes sem bentonite?

Obrigada :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 12, 2006 6:33 pm

Boas.

Pode explicar porque é que diz que a Bentonite é má...? :?

É que existem 2 tipos de Bentonite.
A de Sódio natural e a de cálcio activado.
A de Sódio Natural é uma argila expansiva de origem vulcânica. Esta, é usada para impermeabializações em locais com predisposição a infiltrações de água.

A de Cálcio activado é menos expansiva, mais económica, (suponho que seja a que usam no areão), portanto menos absorvente, menos usada em impermeabilizações e em que o tamanho dos grânulos depende do manuseamento aquando do seu tratamento, desde o produto bruto até à sua venda.

Informe-se que tipo de Bentonite é usada no areão dos gatos e depois decida se deve manter o uso da mesma, ou não?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta jan 05, 2007 9:20 am

O que li sobre a bentonite foi um pouco difuso e nunca nada muito científco. Mas relacionava-se com:
- o pó que poderia ser inalado pelos gatos e trazer problemas respiratórios;
- gatos jovens que com a sua mania de experimentar tudo poderiam comer a areia;
- com a limpeza dos próprios gatos caso fiquem areias coladas ao rabo;

e pr aí fora.

Perguntei ao meu Veterinário e ele não viu problema algum em usar essa areia. Continuo a usar e estou muito satisfeita.

Não consigo perceber que tipo de bentonite é, mas agora que voltei de férias, vou poder dedicar-me mais ao assunto ;)

E estava eu tão preocupada com a areia, mas ontem vi lá uma coisa que me deixou mais preocupada... Uma tira de tecido de 2 cm x 20 cm aproximadamente com muito mau aspecto... terão brincado MUITO tempo com ela na areia ou aquilo foi mesmo mastigado por um dos meus terroristas?
Responder

Voltar para “Gatos”