Olá
Tenho uma piriquita azul que estava junta com um macho azul.
Depois de algum tempo juntei o casal noutro gaiola onde estava um casal de VERDES.
Passado 2 semanas a piriquita azul pôs ovos e nasceram 2 piris, onde 1 deles nota-se que vai ser verde.
É verdade que para um piriquito ser azul, os pais têm de ser azuis visto serem homozigóticos portadores o gene azul recessivo?
Ou um casal azul pode ter filhotes verdes?
Tinha ideia que um casal de verdes podia ter azul+verde. Agora um casal de azuis não seria possível...ter filhotes verdes.
A única hipotese seria q os filhos fossem do macho verde, apesar deles nunca se terem dado bem.
Alguem percebe de genética?
Azul + azul = verde?
Moderador: lamarosa
-
- Membro
- Registado: sábado mai 06, 2006 9:02 pm
- Localização: lagostins; uma periquita lutina e um periquito albino :D
o gene azul e recessivo?
eu penso que o sucedido é possivel......os filhos nao nascem apenas com caracteristicas dos pais.... mas sim de ascendentes tb....
mas se o gene azul for recessivo nesse caso para nascerem todas as crias azuis os pais teem de ser azuis... e se ambos os pais sao recessivos os filhos tb são todos.
n sei se rxpndi a questao em causa...S n percebi a questao muito bem...
se a minha xplicação n foi a pedida tenta xplicar te de outra forma. talvez de consiga ajudar D
fika bem
eu penso que o sucedido é possivel......os filhos nao nascem apenas com caracteristicas dos pais.... mas sim de ascendentes tb....
mas se o gene azul for recessivo nesse caso para nascerem todas as crias azuis os pais teem de ser azuis... e se ambos os pais sao recessivos os filhos tb são todos.
n sei se rxpndi a questao em causa...S n percebi a questao muito bem...
se a minha xplicação n foi a pedida tenta xplicar te de outra forma. talvez de consiga ajudar D
fika bem
Obrigado pela a ajuda.
A minha dúvida é que depois de várias pesquisas em sites, e seguindo a famosa lei de Mendel e o quadro de Punnet, consegue-se por exemplo saber que:
O par de alelos é composto por 1 cromossoma herdado de cada progenitor.
1- o par de alelos dos periquitos azuis são sempre homozigoticos recessivos representando-se com a letra "aa" pequena.
2-Enquanto que para um periquito verde pode ser representado por "Aa" heterozigóticos, ou então por "AA" no caso de serem homozigóticos.
Pelo que percebi, o "A" grande domina o "a" pequeno, o que origina sempre a cor verde.
Por isso a cor azul é sempre "aa", e os seus progenitores também.
Alguém confirma isto?
Obrigado
A minha dúvida é que depois de várias pesquisas em sites, e seguindo a famosa lei de Mendel e o quadro de Punnet, consegue-se por exemplo saber que:
O par de alelos é composto por 1 cromossoma herdado de cada progenitor.
1- o par de alelos dos periquitos azuis são sempre homozigoticos recessivos representando-se com a letra "aa" pequena.
2-Enquanto que para um periquito verde pode ser representado por "Aa" heterozigóticos, ou então por "AA" no caso de serem homozigóticos.
Pelo que percebi, o "A" grande domina o "a" pequeno, o que origina sempre a cor verde.
Por isso a cor azul é sempre "aa", e os seus progenitores também.
Alguém confirma isto?
Obrigado
-
- Membro
- Registado: sábado mai 06, 2006 9:02 pm
- Localização: lagostins; uma periquita lutina e um periquito albino :D
é ixo mesmo!
assim o filhote verde nao pode ser de pais azuis:
Azul: aa
Verde : Aa(heterozigotico) ou AA(homozigotico)
(azul) a a
(Azul )a aa aa
" " " " a aa aa
os filhotes de um casal de azuis seria entao:
100% aa
os filhotes de um casal em que um e verde (heterozigotico dominante) e outro azul(homozigotico recessivo) pode ser:
fazendo o xadrez mendeliano......
(verde) A a
(Azul )a Aa aa
" " " " a Aa aa
ou seja 50% de verdes portadores de azul
e 50% azul
ou ainda:
(verde) A A
(Azul)a Aa Aa
" " " " a Aa Aa
ou seja 100% de filhotes verdes portadores de azul
conclusão:
sendo o gene k determina a cor azul do periquito é recessivo (pelo que diz), é impossivel de um casal de azuis nascer um verde.
A explicação possivel é essa ninhada ser resultado de um cruzamento entre um azul e outro verde...
n sei se fui confuso....
qualquer duvida diga...
fike bem
assim o filhote verde nao pode ser de pais azuis:
Azul: aa
Verde : Aa(heterozigotico) ou AA(homozigotico)
(azul) a a
(Azul )a aa aa
" " " " a aa aa
os filhotes de um casal de azuis seria entao:
100% aa
os filhotes de um casal em que um e verde (heterozigotico dominante) e outro azul(homozigotico recessivo) pode ser:
fazendo o xadrez mendeliano......
(verde) A a
(Azul )a Aa aa
" " " " a Aa aa
ou seja 50% de verdes portadores de azul
e 50% azul
ou ainda:
(verde) A A
(Azul)a Aa Aa
" " " " a Aa Aa
ou seja 100% de filhotes verdes portadores de azul
conclusão:
sendo o gene k determina a cor azul do periquito é recessivo (pelo que diz), é impossivel de um casal de azuis nascer um verde.
A explicação possivel é essa ninhada ser resultado de um cruzamento entre um azul e outro verde...

n sei se fui confuso....
qualquer duvida diga...
fike bem
Ok, obrigado pela resposta.
Essa é mesmo a única hipotese.
O que se passou foi que a fémea azul esteve com o mesmo macho durante 4 anos, e depois de uma ultima postura juntos, ela começou a querer realizar nova postura... foi então que passei o casal azul para a mesma gaiola onde estavam um casal de verdes.
2 semanas depois a femea azul pôs o 1º ovo, mas durante esse tempo nunca observei a femea azul junta com o macho verde. até pensei que nem se dessem bem.
O resultado foram 5 ovos, e só nasceram DOIS. 1 nasceu verde de asas cinzentas e o outro vai ser branco com algum cinzento também.
É então perceptivel que ao nascer um branco. o macho verde só pode ser
HETEROZIGOTICO "Aa".
O resultado desta mistura toda foi que os machos deixaram de lhe ligar e ela teve de criar os filhos sosinha.
Infelizmente a femea verde não gostou desta "traição" e desconfio que tenha tentado matar as crias. Ontem apareceram cheias de sangue na cabeça com varias bicadas.... ainda não descobri quem tenha sido.
Fiquem bem!
Essa é mesmo a única hipotese.
O que se passou foi que a fémea azul esteve com o mesmo macho durante 4 anos, e depois de uma ultima postura juntos, ela começou a querer realizar nova postura... foi então que passei o casal azul para a mesma gaiola onde estavam um casal de verdes.
2 semanas depois a femea azul pôs o 1º ovo, mas durante esse tempo nunca observei a femea azul junta com o macho verde. até pensei que nem se dessem bem.
O resultado foram 5 ovos, e só nasceram DOIS. 1 nasceu verde de asas cinzentas e o outro vai ser branco com algum cinzento também.
É então perceptivel que ao nascer um branco. o macho verde só pode ser
HETEROZIGOTICO "Aa".
O resultado desta mistura toda foi que os machos deixaram de lhe ligar e ela teve de criar os filhos sosinha.
Infelizmente a femea verde não gostou desta "traição" e desconfio que tenha tentado matar as crias. Ontem apareceram cheias de sangue na cabeça com varias bicadas.... ainda não descobri quem tenha sido.
Fiquem bem!