Eu pessoalmente assino aqui por baixo.MDogster Escreveu: Desculpem os que discordam, mas eu também não vejo qualquer problema numa criação de rafeiros responsável!
Claro que isso implica o despiste de taras genéticas dos progenitores, um bom conhecimento genealógico (no mínimo até à quarta geração, idealmente um pouco mais para trás), dos animais, quer a nível de saúde, quer a nível de temperamento, dos seus ancestrais directos e indirectos, por forma a que daí resultem cães equilibrados e sem problemas de saúde expectáveis.
Cumpridos esses pressupostos e havendo interessados na ninhada, parece-me uma posição perfeitamente aceitável.
Não vejo mal nenhum em criar uma ninhada de rafeiros desde que seja feita como deve ser ....
Er ... penso que a grande diferença passa por:Bullie Escreveu:E, mesmo sabendo-o, qual o objectivo de se criar animais sem raça definida só porque... sim? Qual é a diferença dessa criação para um BYB que crie cães atípicos ou com graves desvios do estalão, ainda que com LOP?
1. um BYB é alguém que não se preocupa com a raça em questão (logo estará a criar exemplares inferiores, nada a benefeciando)
2. Alguém que crie uma ninhada de rafeiros, como deve ser, não está estragando nada, nem pode ser acusada de nada.
Afinal, penso que estamos todos de acordo que os rafeiros como os cães de raça têm todos os mesmos direitos à vida e ambos são capazes de proporcionar ao dono companhia - que segundo algumas almas, é o que mais interessa.
Probalidades de acabarem abandonados, como isto anda, tanto dá para os rafeiros como para os de raça.
Aqui só entra o cuidado do criador, ao escolher os futuros donos ...
Se me perguntarem se vejo alguma logica em cruzar dois rafeiros, não não vejo absolutamente nenhuma!
É que criticar quem quer fazer uma ninhada de rafeiros, proporcionando todas as condições? Nop ... não é!
JMHO
nanci