como acasalar cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta dez 15, 2006 2:19 pm

MDogster Escreveu: Desculpem os que discordam, mas eu também não vejo qualquer problema numa criação de rafeiros responsável!
Claro que isso implica o despiste de taras genéticas dos progenitores, um bom conhecimento genealógico (no mínimo até à quarta geração, idealmente um pouco mais para trás), dos animais, quer a nível de saúde, quer a nível de temperamento, dos seus ancestrais directos e indirectos, por forma a que daí resultem cães equilibrados e sem problemas de saúde expectáveis.
Cumpridos esses pressupostos e havendo interessados na ninhada, parece-me uma posição perfeitamente aceitável.
Eu pessoalmente assino aqui por baixo.

Não vejo mal nenhum em criar uma ninhada de rafeiros desde que seja feita como deve ser ....
Bullie Escreveu:E, mesmo sabendo-o, qual o objectivo de se criar animais sem raça definida só porque... sim? Qual é a diferença dessa criação para um BYB que crie cães atípicos ou com graves desvios do estalão, ainda que com LOP?
Er ... penso que a grande diferença passa por:

1. um BYB é alguém que não se preocupa com a raça em questão (logo estará a criar exemplares inferiores, nada a benefeciando)

2. Alguém que crie uma ninhada de rafeiros, como deve ser, não está estragando nada, nem pode ser acusada de nada.

Afinal, penso que estamos todos de acordo que os rafeiros como os cães de raça têm todos os mesmos direitos à vida e ambos são capazes de proporcionar ao dono companhia - que segundo algumas almas, é o que mais interessa.

Probalidades de acabarem abandonados, como isto anda, tanto dá para os rafeiros como para os de raça.
Aqui só entra o cuidado do criador, ao escolher os futuros donos ...

Se me perguntarem se vejo alguma logica em cruzar dois rafeiros, não não vejo absolutamente nenhuma!

É que criticar quem quer fazer uma ninhada de rafeiros, proporcionando todas as condições? Nop ... não é!

JMHO
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta dez 15, 2006 2:26 pm

Ainda outro aspecto, que do meu ponto de vista, favorece a evolução genética dos rafeiros....

Como sabemos, a grande maioria dos rafeiros não tem grandes cuidados veterinários....melhor dizendo, nenhuns!!!

Isto, quanto a mim, (sei que é polémico...) é um grande beneficio!

Claro que eu penso no colectivo e na evolução a longo prazo, e não penso num cão em particular...

Ora vejamos: Um rafeiro na aldeia...adoece...e das duas uma:..ou vence a doença ou morre (não tem antibioticos, ou acesso a cirurgias ..)
Significa, que naturalmente, existe uma seleção natural (a par da selecção humana)....que vai beneficiar os mais fortes...e estes sim reproduzem-se.

No caso dos de raça, acontece muitas vezes, que o cão custa muito dinheiro.....por isso a mortalidade dos cachorros é muito reduzida....pois começam-se a dar antibioticos...e outras coisas mais...para evitar que os mais fracos (que tb rendem dinheiro) não morram. Estes por sua vez, mais tarde serão utilizados na reprodução (claro que criadores responsáveis não os utilizarão concerteza)

Não vou esmiuçar..mais esta questão...foi só mais uma ideia!

Canary
SeaLords
Membro Veterano

sexta dez 15, 2006 2:40 pm

rep
Última edição por SeaLords em sexta dez 15, 2006 2:46 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
SeaLords
Membro Veterano

sexta dez 15, 2006 2:43 pm

canary Escreveu:No caso dos de raça, acontece muitas vezes, que o cão custa muito dinheiro.....por isso a mortalidade dos cachorros é muito reduzida....pois começam-se a dar antibioticos...e outras coisas mais...para evitar que os mais fracos (que tb rendem dinheiro) não morram. Estes por sua vez, mais tarde serão utilizados na reprodução (claro que criadores responsáveis não os utilizarão concerteza)
Não estará a confundir criação de cães com criação de porcos? :lol: :lol: :lol:

Já viu se os seus pais tivessem seguido a sua teoria consigo? :lol:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 15, 2006 2:44 pm

Mas o Pauloc ainda é daqueles que julga que o Homem tem a sua origem em... !!!! Adão e Eva?!!!!!!
Bem...durante a minha vida já pensei muitas vezes sobre ' a origem do homem'. No entanto, ultimamente, e após algumas leituras de textos sobre 'cruzamentos', começo a equacionar que pelo menos ALGUNS homens terão origem directa no cruzamento entre uma Amiba e uma Bolota!
Inicialmente a posição unica até era contra toda a criação , fosse de cães de raça ou de rafeiros....
Deve-me ter escapado alguma coisa, porque EU não percebi em mensagem NENHUMA que houvesse gente que fosse contra toda e qualquer criação de cães!! Mas...concerteza devo ser só eu!
Isto faz-me lembrar a anedota de um rapaz chamado Zé Canário que ia na ponte 25 de Abril a ouvir o rádio e às tantas escuta:" Sr. Ouvintes tenham muito cuidado se forem a circular na Ponte 25 de Abril, pois um condutor vai neste momento a passá-la em sentido contrário!". O Nosso amigo Zé Canário, ao escutar isto, coloca a cabeça de fora da janela e exclama: "Vai um condutor em sentido contrário?!?! Vão mas é todos!!"

Ó Wishful, faça lá a criação que quiser. Tenha é em atenção que vai ter em mãos uns 8 ou 10 cachorros sem raça definida, que deverá responsabilizar-se por colocar em casa de alguém que os queira e saiba cuidar. Para além disso, deve estar disposto a recolhê-los se alguém decidir que afinal já não os pode ter ou não quer. Não esqueça que a responsabilidade é SUA e SEMPRE SUA POR TODA A VIDA de cada um dos cachorros, e não se extingue a partir de nenhum momento!

Cumps
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta dez 15, 2006 3:13 pm

olá
pauloc Escreveu:Deve-me ter escapado alguma coisa, porque EU não percebi em mensagem NENHUMA que houvesse gente que fosse contra toda e qualquer criação de cães!! Mas...concerteza devo ser só eu!
Lumaria Escreveu:canary escreveu:

Inicialmente a posição unica até era contra toda a criação , fosse de cães de raça ou de rafeiros....
Canary

De onde foi buscar isto? Parece-me que a capacidade de interpretação está na mó de baixo...

Lumaria e Pauloc, desafio-os a interpretarem estes comentários dos nossos colegas de forum:
YolaeFifi Escreveu:visite: www.esteriliza-me.org

seja de raça ou não, o numero de cães em Portugal é VERGONHOSO e como tal quem quer trazer mais cães ou não vê ou fecha os olhos, e de certeza não ama os animais.
mais:
siinoux Escreveu:Boa Noite

É impressionante ver que a estupidez humana não tem limites, é incrivel perceber ao fim de mais de 10 anos metida nesta jorda de vida que ainda há pessoas iluminadas que achem que se devem mandar vir mais animais ao mundo
mais:
petsss Escreveu:O canary está profundamente enganado. As pessoas que considera como fanáticas e contra a reprodução animal, são só pessoas que apanham com a bosta que os outros fazem
Boa interpretação,

Canary
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta dez 15, 2006 3:24 pm

Quer-me parecer que mais do que ler aquilo que eu escrevi, o canary leu aquilo que gostava que eu tivesse escrito...
canary Escreveu:Certíssimo!
E quando a própria natureza rejeita determinados cruzamentos, e os "famosos criadores" insistem, com inseminação artificial...etc...?
Um criador cria com base na selecção. Foi assim que as raças foram criadas e só dessa forma se pode perpetuar a sua continuação e desenvolvimento. Posto isto, a escolha de cruzar determinado cão com determinada cadela cabe, única e exclusivamente, ao criador. Se, pelos mais diversos motivos que possam levar a que tal seja necessário, a inseminação artificial for o único meio possível de garantir que tal cruza tem sucesso, porque raio não deverá ele ser utilizado? O que será que é criticável em fazê-lo?
canary Escreveu:Pelo menos 1% dos rafeiros estarão em boas condições de reprodução.
Na minha opinião, 0% estão em boas condições de reproduzir por iniciativa dos seus donos. Para quê? Não bastam já os que surgem aos pontapés por cruzamentos não controlados entre cães vadios ou por descuido dos proprietários, e que invariavelmente terminam a esmagadora maioria atropelados, mal-tratados ou num canil para serem abatidos quando não têm a fortuna de serem adoptados?! Para satisfazer o desejo de alguém de possuir um cão de companhia, sem ligar a raças, para isso existe milhares e milhares empacotados em canis à espera de adopção e que são perfeitamente capazes de satisfazer o mais exigente dono?
canary Escreveu:"Infelizmente, algumas das raças criadas pelo homem servem mais para satisfazer objectivos estéticos do que funcionais, o que acaba por fazer com que certas raças sofram de mal formações ou possuam características físicas exageradas que lhes provocam sofrimento.
Em termos genéticos, diga-me qual a diferença entre um cão de raça cuja função é somente a de companhia (estética) e outro de raça pura apurado para desempenhar uma determinada função, tendo ambas aproximadamente os mesmos anos de evolução? O que é que está presente no pool genético de uma que a torna mais propensa a sofrer de má-formações do que a raça, digamos, funcional?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta dez 15, 2006 3:58 pm

Bullie Escreveu:
Na minha opinião, 0% estão em boas condições de reproduzir por iniciativa dos seus donos. Para quê? Não bastam já os que surgem aos pontapés por cruzamentos não controlados entre cães vadios ou por descuido dos proprietários, e que invariavelmente terminam a esmagadora maioria atropelados, mal-tratados ou num canil para serem abatidos quando não têm a fortuna de serem adoptados?! Para satisfazer o desejo de alguém de possuir um cão de companhia, sem ligar a raças, para isso existe milhares e milhares empacotados em canis à espera de adopção e que são perfeitamente capazes de satisfazer o mais exigente dono?
Estou completamente de acordo com isto.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

sexta dez 15, 2006 5:00 pm

mais:
petsss Escreveu:O canary está profundamente enganado. As pessoas que considera como fanáticas e contra a reprodução animal, são só pessoas que apanham com a bosta que os outros fazem
Boa interpretação,

Canary
[/quote]

Parece-me que o canary é que está com algumas dificuldades de interpretação. Porque é que não colocou a bold o verbo considerar? Eu escrevi "As pessoas que considera como fanáticas e contra a reprodução animal" e não "As pessoas que considera como fanáticas e de facto são contra a reprodução animal..."

É diferente, meu caro.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta dez 15, 2006 5:05 pm

SeaLords Escreveu: O que eu me ri com isto :lol: :lol: Ó MD, quando é que aprende que esta malta não percebe o conceito de ironia?
Definitivamente! 8)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta dez 15, 2006 6:20 pm

Sendo fã incondicional dos rafeiros. Acima de tudo por terem a caracteristica muito humana de serem unicos no seu aspecto, as "coisas" diferentes de tudo sempre me atrairam imenso. Partindo do pressuposto que são uma icógnita que vamos conhecendo ao longo do tempo e com base na experiência que na sua generalidade são excelentes animais quer de companhia quer de trabalho assusta-me que algures no tempo possam eventualmente deixar de existir. Mas isso é longiqúo, muito distante. Actualmente, para mim é impensável fazer criação com as minhas cadelas quando vejo que há milhares aos pontapés a precisar de quem cuide deles, porque sim, qualquer cão precisa que se cuide dele.
Canary, o cão é um animal domesticado. A lei da Natureza não é válida para animais domesticados. Não se aplica a lei do mais forte ou do mais capaz. Aplica-se a lei da sorte. É uma pena que tenham constantemente o azar de encontrar centenas de canarys dispostos a não olhar para o que é razoável, humano e digno.
Há muitos animais desprezados há espera de uma mão. Conscientemente não consigo roubar-lhes o lugar na fila de espera com uma ninhada de peludinhos fofos e engraçados que podem ter sorte ou não.

Ainda não referiu que espécie de raça gostava de trazer ao mundo e porquê? Sería interessante explicar.

Ah... é verdade... o desafio... é obvio canary que todos os foristas falavam de criação desenfreada e sem qualquer responsabilidade e isso tanto se aplica aos de raça como aos SRD. Já leu o tópico das puppy-mills? Vá ler. Pesquise. Veja a quantidade de ninhadas que existem ao desbarato. Dê uma olhadela ao mundo real.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

sexta dez 15, 2006 8:06 pm

Na minha a opinião, a distinção entre rafeiros e cães de raça é uma falsa questão para aquilo que se està a discutir neste tópico.
Até porque os canis municipais cada vez mais estão cheios de cães de raça e talvez a tendencia seja piorar.

Posto isto, não faz sentido estarmos a pôr a questão da criação em termos de SRD versus RAÇA; a criação ou é feita por pessoas responsaveis ou é feita por irresponsaveis.

Dizer que só se justifica fazer criação para apuramento da raça é querer considerar que os motivos de uns são mais importantes que os motivos de outros...

Senão veja-se:
Um dono de dois rafeiros que decide fazer criação e que faz todos os procedimentos que deve em termos genéticos, de saude, e sanitàrios , e que tem dono para todos os cachorros... porque é que não hà-de poder criar?

- Porque os canis estão cheios de Srd's??? Tambem là estão alguns de raça...

É urgente revêr este tipo de ideias pré concebidas e aceites por "todos"!

Sou absolutamente contra toda a criação feita à sorte... quer de rafeiros quer de cães de raça definida.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta dez 15, 2006 10:35 pm

se é preciso explicar tudinho...:
seja de raça ou não , o numero de cães em Portugal é VERGONHOSO
mais especifico:
seja de raça ou não , o numero de cães ABANDONADOS/EM CANIS/NAS RUAS em Portugal é VERGONHOSO

;)

entristece-me saber que esta pessoa vai tirar lugar a uma ninhada que já existe, que nasceu na rua ou assim, apenas por capricho próprio....
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sábado dez 16, 2006 11:08 am

Senão veja-se:
Um dono de dois rafeiros que decide fazer criação e que faz todos os procedimentos que deve em termos genéticos, de saude, e sanitàrios , e que tem dono para todos os cachorros... porque é que não hà-de poder criar?
Com que objectivo?...

É que, não minimizando os procedimentos por si mencionados, importantes, sem dúvida, há outro ainda mais importante, pelo menos na forma como eu encaro a criação, que é a selecção. É que foi essa selecção a primeira responsável pela origem de uma determinada raça e é ela que continuará a ser primordial se o que se pretende é contribuir para essa mesma raça. Ou seja, criar um cão de raça, tem um sentido e objectivos à partida pré-definidos. Envolve um trabalho cuidado selecção que nos faça progredir em direcção a esse fim. Criando rafeiros, onde é que isso se encaixa? Qual o objectivo de se criarem rafeiros?

É isto que eu quereria que me explicasse quem defende que este senhor (e outros) faz muito bem em criar com os seus cães.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 16, 2006 6:01 pm

É isto que eu quereria que me explicasse quem defende que este senhor (e outros) faz muito bem em criar com os seus cães.
Pois, mas espera sentado que eu acho que não vais ter sorte nenhuma ;)
Eu pessoalmente, desisto...... já não tenho mais pérolas para dar!
Responder

Voltar para “Cães”