como acasalar cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda dez 18, 2006 4:47 pm

Eu espero que esta discussão ilumine alguma alminha. :D
<p>susana</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 18, 2006 5:17 pm

susanastrat Escreveu: Eu espero que esta discussão ilumine alguma alminha. :D
O problema coloca-se em que, já há muitas alminhas "aluminadas..." e tantas mais para iluminar que isto promete ser uma tremenda seca... :p :roll:

Enfim... que fazer? Mentes preconcebidas...funcionam assim mesmo...à tuga! A evolução fica para quem se preocupa...! Os restantes sacodem a água do capote, like allways :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda dez 18, 2006 5:30 pm

Há sempre uma ou duas 'caras' novas a quem se tem de repetir o mesmo de sempre
Pois parece que sim e adoram bater no ceguinho :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

segunda dez 18, 2006 5:57 pm

:? :? 8)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda dez 18, 2006 7:09 pm

Meu caro amigo Paulo C

Isto é algo parecido com o problema dos potencialmente perigosos. Se eu quiser ter um pitt, tenho toda a liberdade de o ter desde que seja responsável por ele. Não tenho nada a ver com o facto de os Pitts serem usados para lutas, ou para fazer assaltos, ou seja lá o que for.
Se eu, por exemplo, quiser fazer um cruzamento entre a minha rafeira e o meu rafeiro, tenho todo o direito de o fazer (que eu saiba ainda estou num pais livre), tenho é que tomar todas as medidas para que os futuros cachorros tenham uma vida saudável e feliz (totalmente de acordo com a Cindelp). Mas o que é que eu ao actuar assim tenho a ver com todos os rafeiros que estão no canil.
Não é meu habito, dar exemplos concretos nas discussões, mas conheço ( e conheci no passado) cadelas rafeiras que, devido ás suas qualidades, tinham os cachorros todos dados (e muitas vezes vendidos) antes de parirem.
Neste momento conheço um caso de uma rafeira que pariu só um cachorro e está a por os donos numa situação difícil porque já estavam vários prometidos.
Como disse atrás não gosto de dar exemplos destes porque as pessoas podem sempre não acreditar, mas basta contactar-me e deslocarem-se ao local que eu provo.

Se tivesse-mos proibido a criação de rafeiros, onde é que estavam os Barbados da Terceira, os CGT, os Podengos das ilhas, etc, etc. . .

E os milhares de cães de raça que sobram dos criadeiros e não se vendem?
E os Rotts, pitts, Huskys, etc etc que vão parar a mãos erradas?

O problema dos cães nos canis, passa pela educação das pessoas.

Há poucas coisas que me irritam mais do que ideias ditatoriais e ainda por cima com “ares” de politicamente correctas – algo que é muito comum hoje em dia, quando se fala dos animais.

Como amantes dos cães, o que me preocupa não é a criação de rafeiros, mas sim a reprodução de cães de raça, sem características mínimas da raça. E o pedantismo que há à volta dos cães de raça que leva as pessoas a comprarem um cão de raça porque é muito “giro” e muito na moda e não têm o mínimo de cultura da raça. Se é para fazer xixi no jardim porque não ir buscar um rafeiro ao canil, funcionalidades destas qualquer um tem.

Exemplos destes

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=41533

estão aí ao virar da esquina
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda dez 18, 2006 7:24 pm

Boa noite!

Só para os não ignorantes:

A palavra "criadores", penso que está muito mal aplicada nos nossos dias...porque na verdade não passam de "reprodutores", que têm de obdecer a um padrão. Portanto, não criam nada de novo!!!O próprio conceito de "padrão" é muito limitativo...pois não há lugar para grande evolução....

Mas alguém houve, que criou as raças...e nalgumas raças sabemos inclusivamente o nome do (verdadeiro) criador da raça.
Também se sabe que grande parte das raças que existem actualmente não têm mais de 100 anos.

Uma perguntinha apenas! mas só para os não ignorantes!

Como se sabe, o cruzamento de duas raças diferentes resulta num SRD, logo num rafeiro! Para se criar (criar no verdadeiro sentido da palavra)uma raça são habitualmente necessários vários cruzamentos entre raças; que é o mesmo que dizer que se obtém vários rafeiros sucessivos...(Pode portanto dizer-se que os tetra-avós...e antepassados dos cães de raça....são todos eles rafeiros!!!)

Mas, agora, a pergunta:

Quantos cruzamentos consanguineos são necessários para se criar (criar no verdadeiro sentido da palavra) uma raça?

(podem responder em termos médios)

Agradeço, desde já, a todos os não ignorantes na matéria.

Canary
FBC
Membro Veterano

segunda dez 18, 2006 7:26 pm

Meu caro amigo Paulo C

Isto é algo parecido com o problema dos potencialmente perigosos. Se eu quiser ter um pitt, tenho toda a liberdade de o ter desde que seja responsável por ele. Não tenho nada a ver com o facto de os Pitts serem usados para lutas, ou para fazer assaltos, ou seja lá o que for.
Se eu, por exemplo, quiser fazer um cruzamento entre a minha rafeira e o meu rafeiro, tenho todo o direito de o fazer (que eu saiba ainda estou num pais livre), tenho é que tomar todas as medidas para que os futuros cachorros tenham uma vida saudável e feliz (totalmente de acordo com a Cindelp). Mas o que é que eu ao actuar assim tenho a ver com todos os rafeiros que estão no canil.
Não é meu habito, dar exemplos concretos nas discussões, mas conheço ( e conheci no passado) cadelas rafeiras que, devido ás suas qualidades, tinham os cachorros todos dados (e muitas vezes vendidos) antes de parirem.
Neste momento conheço um caso de uma rafeira que pariu só um cachorro e está a por os donos numa situação difícil porque já estavam vários prometidos.
Como disse atrás não gosto de dar exemplos destes porque as pessoas podem sempre não acreditar, mas basta contactar-me e deslocarem-se ao local que eu provo.

Se tivesse-mos proibido a criação de rafeiros, onde é que estavam os Barbados da Terceira, os CGT, os Podengos das ilhas, etc, etc. . .

Há poucas coisas que me irritam mais do que ideias ditatoriais e ainda por cima com “ares” de politicamente correctas – algo que é muito comum hoje em dia, quando se fala dos animais.

Como amantes dos cães, o que me preocupa não é a criação de rafeiros, mas sim a reprodução de cães de raça, sem características mínimas da raça. E o pedantismo que há à volta dos cães de raça que leva as pessoas a comprarem um cão de raça porque é muito “giro” e muito na moda e não têm o mínimo de cultura da raça. Se é para fazer xixi no jardim porque não ir buscar um rafeiro ao canil, funcionalidades destas qualquer um tem.

Exemplos destes

FBC
Membro Veterano

segunda dez 18, 2006 7:26 pm

Meu caro amigo Paulo C

Exemplos destes

canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda dez 18, 2006 7:44 pm

FBC...mas que grande ignorante tu me saíste!!!.... ;)

Não és contra a criação de rafeiros? :o

Então, aquela minha perguntinha que ficou entre as várias cópias da tua boa intervenção, não é para ti.... :)

Canary
jonas_savimbi
Membro Veterano
Registado: segunda dez 11, 2006 2:16 pm

segunda dez 18, 2006 10:49 pm

Já disse aquilo que pretendia...

Se quer ser ironico mt bem...se quer mandar bocas..tudo bem..os miudos podem ficar chateados...

Já sei que o senhor é o maior...sabe de tudo..GANHOU...

Depois dou-lhe um rebuçado..

Abraço

João
jonas_savimbi
Membro Veterano
Registado: segunda dez 11, 2006 2:16 pm

segunda dez 18, 2006 10:50 pm

Já disse aquilo que pretendia...

Se quer ser ironico mt bem...se quer mandar bocas..tudo bem..os miudos podem ficar chateados...

Já sei que o senhor é o maior...sabe de tudo..GANHOU...

Depois dou-lhe um rebuçado..

Abraço

João
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça dez 19, 2006 9:45 am

Isto é que é caso para dizer... santa ignorância... :roll:
Boa noite!

Só para os não ignorantes :

A palavra "criadores", penso que está muito mal aplicada nos nossos dias...porque na verdade não passam de "reprodutores", que têm de obdecer a um padrão. Portanto, não criam nada de novo!!!O próprio conceito de "padrão" é muito limitativo...pois não há lugar para grande evolução....
Não... está enganado. É que até para se obedecer a esse tal "padrão limitativo", é preciso saber-se o que faz. Um "reprodutor" é aquele que reproduz uma coisa a partir de outra, logo igual. Conhece 2 Bull Terrier iguais? Ou 2 Beagle iguais?! Eu não...
"Reprodutores" são sim aqueles que, mesmo com o tal "estalão limitativo" à frente da "tromba", conseguem "reproduzir em série" animais com desvios do padrão absolutamente fenomenais.
Mas alguém houve, que criou as raças...e nalgumas raças sabemos inclusivamente o nome do (verdadeiro) criador da raça.
Também se sabe que grande parte das raças que existem actualmente não têm mais de 100 anos.

Como se sabe, o cruzamento de duas raças diferentes resulta num SRD, logo num rafeiro! Para se criar (criar no verdadeiro sentido da palavra)uma raça são habitualmente necessários vários cruzamentos entre raças; que é o mesmo que dizer que se obtém vários rafeiros sucessivos...(Pode portanto dizer-se que os tetra-avós...e antepassados dos cães de raça....são todos eles rafeiros!!!)
E?... Não me diga que o pessoal por cá se entretem maioritáriamente a criar rafeiros com o intuíto de se apurar uma nova raça :lol:
É que se ainda o fizessem iamos cair naquele ponto que atrás falei acerca de se criar com um determinado objectivo, através de uma selecção, etc.
Mas, agora, a pergunta:

Quantos cruzamentos consanguineos são necessários para se criar (criar no verdadeiro sentido da palavra) uma raça? (podem responder em termos médios)
Vários... e?...
Quanto cruzamentos consaguíneos existem entre cães vadios? (pode responder em termos médios)
Agora deu-me vontade de cantar: "Avante camarada! Avante!..."
E o pedantismo que há à volta dos cães de raça que leva as pessoas a comprarem um cão de raça porque é muito “giro” e muito na moda e não têm o mínimo de cultura da raça. Se é para fazer xixi no jardim porque não ir buscar um rafeiro ao canil, funcionalidades destas qualquer um tem.
E o pedantismo daqueles que, ao fim de semana, vestem o camuflado e saem da cidade para "dar uns tiros" acompanhados dos inúmeros cruzados e de raça das suas matilhas, geralmente subnutridos e esfomeados, e tratados a pontapé, para poderem exprimir a sua masculinidade?

Já lhe disse uma vez... cuidado com os erros causados pela generalização
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça dez 19, 2006 9:47 am

canary Escreveu:

Canary
Insiro-me no seu conceito de ignorância. Por isso esse seu texto não é para mim.

Mas há uma questão que gostaria de colocar-lhe.
Ao ser a favor de cruzamentos de rafeiros, está à espera de contribuir para a descoberta de uma nova raça?
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 19, 2006 10:21 am

Agora deu-me vontade de cantar: "Avante camarada! Avante!..."
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :p
E o pedantismo daqueles que, ao fim de semana, vestem o camuflado e saem da cidade para "dar uns tiros" acompanhados dos inúmeros cruzados e de raça das suas matilhas, geralmente subnutridos e esfomeados, e tratados a pontapé, para poderem exprimir a sua masculinidade?
Falta ainda o "pequeno" pormenor de terem os animais só com a vacina da raiva, porque são obrigados a tê-la, pela Lei... para poderem manter o "estatuto de valentes"! As outras vacinas que verdadeiramente protejam os animais, são só para os papalvos com cães de raça, comprados! Sim, porque rafeiragem...consegue-se facilmente bastando chegar a cadela ao cão! Fácil, barato e ainda serve de intercambio doutra rafeiragem dos camaradas... como quem troca cromos, selos, etc...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 19, 2006 10:32 am

Se eu, por exemplo, quiser fazer um cruzamento entre a minha rafeira e o meu rafeiro, tenho todo o direito de o fazer (que eu saiba ainda estou num pais livre)
É como eu dizia Franscisco, ninguém quer privar ninguém dos direitos democráticos, constitucionais e 'etecetraetais' a criar rafeiros, plantar mandioca ou fazer o pino logo de manhã com uma flor na boca, mas como é vulgo dizer "os nossos direitos acabam onde começam os dos outros". E a partir do momento em que vivemos uma situação de EXCESSO de cães, e esse excesso nos afecta a TODOS, é uma parvoice continuar a criá-los. E se no que se refere à criação responsável de cães de raça, eu aceito-a numa prespectiva de continuidade, preservação, funcionalidade (e o que mais já estamos fartos de repetir), já no que se refere a rafeiros insisto em não perceber os objectivos. Se me vem falar de casos pontuais de rafeiros que se revelam muito bons para caça ou outros fins, optimo! Mas quem consegue garantir 'continuidade' dessas aptidões em cães cuja ascendência não se conhece e cuja descedência é uma obra do acaso?! É que é exactamente disso que estamos a falar, ou seja, estamos a falar de alguém que tem uma cadela que 'parece' um labrador e quer fazer criação com ela!! Não estamos a falar de criar novas raças (que 'nesta altura do campeonato', salvo as que já existem mas ainda não foram reconhecidas, acho também completamente desnecessário), não estamos a falar de cães de "raças não reconhecidas" ou sequer de 'rafeiros seleccionados' ao longo de gerações por terem aptidão para a caça ou o que quer que seja!

E já que o Franscisco gosta de comparações ;), se o Manuel da Couves acha que pode ter 20 cães dentro de um apartamento T1, porque a casa é dele, dá comida a todos e trata-os a todos com carinho, o que é que temos nós todos a ver com isso?!
Sei que neste exemplo há também uma questão legal envolvida, mas será que mesmo não havendo Lei não daria para perceber nada de errado? Será que não havendo Lei, o problema era apenas uma questão de 'direitos' e 'responsabilidades' do Manuel das Couves?
Um abraço
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”