peixes de agua fria em agua quente??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
4ndr3ia
Registado: quinta set 28, 2006 7:13 pm

sábado dez 09, 2006 1:09 am

tenho dois peixinhos dourados mais ou menos ah dois meses, que sempre viveram num aquario de agua fria;
recentemente adquiri um aquario de 50l e gostava de juntar os meus "douradinhos" com outras raças de peixes.
sou apaixonada por neons e gostaria de os juntar, uma vez que entendidos em aquarofilia me disseram que os peixes de agua fria suportam aguas quentes, mas tenho medo que a temperatura que os neons precisem seja demasiado elevada para os dourados!
o que ek acham?

saudaçoes ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado dez 09, 2006 1:52 am

Os peixes de água fria suportam águas entre 10º a 20º, os peixes de águas quentes suportam temperaturas apartir dos 22º.
Os "douradinhos" podem crescer até 30cm; beliscam as barbatanas muito ornamentadas dos outros peixes; estão sempre a remexer o fundo do aquário, o que te vai impedir de teres um aquário plantado, a não ser de plantas plasticas; o ph próprio para estes peixes é alcalino e o dos neons é de ph ácido...
Na minha opinião não deverias misturar peixes de água fria com os de água quente, mas espera por mais opiniões.
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

sábado dez 09, 2006 8:14 pm

Concordo em quase tudo com o que a Silly_Bublle diz, mas se ela me permitir que discorde de um pormenor ;)
Os peixes de água fria suportam águas entre 10º a 20º, os peixes de águas quentes suportam temperaturas apartir dos 22º.
Os Peixes de água fria, só têm este nome porque suportam temperaturas baixas, porque na realidade eles aguentam-se até temperaturas 24-25º . Ora como os neons gostam de temperaturas acima dos 22º é possivel mante-los em conjunto se tivermos só em conta a temperatura... mas depois temos os outros contras tais como os q a Silly_bublle referiu.

Cumprimentos, Hugo Paixão
4ndr3ia
Registado: quinta set 28, 2006 7:13 pm

domingo dez 10, 2006 7:15 pm

andei a pesquisar e vi que apesar dos kinguios serem uma especie bastante adaptavel em termos de temperatura de agua, tambem sao adaptaveis em relaçao ao nive de ph da agua!

o ph pretendido para os neon eh de 6.8 enquanto que para os quinguios eh de 7.6...
mesmo assim acho um bocadinho arriscado junta-los...

obrigada pelas opinioes, serao sempre muito bem vindas!
:D
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta dez 15, 2006 12:16 am

Deste que a qualidade da água seja boa a temperatura e ph é um problema menor.

Temperaturas em lagos atingem no verão 35ºC e eles ficam vivos.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sexta dez 15, 2006 3:30 pm

aguentar e manter os peixes vivos não deve ser o objectivo de um aquariofilista...
deve ter prazer em manter os seus peixes saudaveis e confortaveis no recipiente que os vai abrigar durante toda a sua vida...

para além que duvido bastante que qualquer peixe de água (vulgo peixe dourado) sobreviva a temperaturas de 35º....

enfim...
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo dez 17, 2006 2:23 pm

É só medir a temperatura de um lago em Lisboa no Verão que receba sol.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
europeu
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:56 am

segunda dez 18, 2006 10:04 pm

Meus bobinhos se calhar no meio das voças eloquencias sobres pHs e durezas e bla la las.
Não pararam para se perguntarem porque que os peixes dourados sao os mais populares desde a 4000 anos.
E por favor antes de me falarem acerca de peixes dourados leiam o Livro dos Peixes Dourados e Carpas Koi
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

segunda dez 18, 2006 10:18 pm

mafia_69 vais entrar em uma discussão ingrata neste Fórum, eu mesmo já tentei por diversas vezes falar que não se deve selecionar peixes que "suportem" que "aguentem" que "conseguem" e sim deve-se manter os peixes em condições ideais.

Aquapet : Aparentemente tu tens uma loja ou algo parecido, não ? Se é asssim, deverias dar conselhos técnicos e adequados e não ficar ai aconselhando coisas erradas.

Quanto aos peixes dourados ou Kinguios crescem até uns 25 cm ( quando bem instalados) o que demandaria um aquário, no meu ponto de vista, em torno de 150 a 200 litros.
Se colocares os Kinguios junto com neons estes últimos com cereteza serão comidos pelos kinguios assim que estes conseguirem
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça dez 19, 2006 12:05 pm

eu acho que isto se aplica a todos os seus animais, quem tem animais em casa ou tem condições para os ter ou simplesmente não os tem!!os peixes são os casos mais banais, em quantas casas portuguesas vemos aquários com misturas de peixes "explosivas"?!maioria das vezes a culpa e das pessoas que não se informa sobe os peixes que quer adquirir e nas lojas também não ajudam (e isto é verdade porque ja vi pessoas em grandes lojas e comprarem os seus peixinhos e nas saquinhas que levam os peixes ia cada mistura que so visto)!!!
os peixinhos dourados são peixes de agua fria, os neons de agua quente, ja para não falar em tudo resto que ja foi dito...ja para não falar no tamanho que os "douradinhos" atingem e assim coitados dos neons a beira deles...os conselhos foram dados, agora cabe ao forista tomar a decisão acertada....
Vamos fazer amigos entre os animais.
mrebelo
Membro
Registado: quarta fev 21, 2007 11:30 pm

quinta mar 01, 2007 10:47 pm

Ai têm toda a razão peixes de agua fria e neons esuqece...

eu tenho uma orande já com 15cm e sei que vai crescer, devido ao seu grande tamanho não vou poder manter muito mais tempo no meu aqua actual de agua fria e no meu de agua quente, com neons, esquece..

andei a informar-me e todas me disseram que ao lado de oscares não tem problema, digo oscares porque, um colega meu tem dois grandes oscares e aquele é um possivel lar para a minha orande, logicamente se não a perder, que dizem~???devo manter no pequeno aquario em que vive ou posso arriscar com os oscares???
Aquariofilia é uma paixão, um Mundo dentro de 5 vidros....
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

sexta mar 02, 2007 9:53 am

Um dia um rapaz foi a uma loja de animais comprar peixes para colocar no seu aquário novinho em folha.

Chegou à loja e perguntou ao sr. vendedor que peixes poderia comprar para pôr no dito aquário de água quente.

Resposta do vendedor:
Olha podes por quase tudo o que quiseres, menos ciclideos africanos e peixes marinhos!

O rapaz ficou radiante e pimba! Foi uma salsada de peixinhos que nunca mais acabava!

Os dias passavam e o rapaz voltava à loja para comprar mais peixes, porque a maioria dos que levava acabavam por morrer!

Bem o resto não interessa! Hoje esse homem tem dois aquários, o mais parecidos possiveis com biótipos! Ou seja aquarios com fauna e flora da mesma região. Com parâmetros da água o mais próximo possiveis do seu habitat natural.

Escusado será dizer que os peixes deixaram de morrer por tudo e por nada!

Conclusão:
Um aquariofilista, antes de estabilizar, inventa muito e dá sempre muita marrada!
Algumas vezes por culpa dos outros e outras por culpa própria.

Agora uma coisa é errar por desconhecimento, outra coisa é errar sabendo à partida que vamos errar!!

Por isso, deixem-se de fazer experiencias utópicas com peixes!
São desgostos atrás de desgostos (sentimentais e financeiros)

Em Coimbra existem 5 casas dedicadas fundamentalmente à aquáriofilia.
Apenas 2 têm vendedores que considero realmente experts na matéria.
Os outros só querem vender e depois dá m...!
Responder

Voltar para “Peixes”