Ajuda - Nós no pêlo de persa!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

terça dez 19, 2006 12:01 pm

Olá,

Uma das minhas persas tem o pêlo mais lanoso do que a outra e apesar das escovadelas diárias e banhos quase mensais está a ficar com nós na zona do peito/axilas. Esta é, de facto, a zona em que tenho mais dificuldade a escovar, não só por causa da posição em que ela tem que ficar como pq ela n gosta lá mto :roll:

Preferia evitar para já uma tosquia localizada (nunca foi tosquiada, tem 8 meses) por causa do frio mas pensei em cortar-lhe 1 pouco do pêlo nessa zona. Haverá algum tipo de pente com lâmina? mas q seja seguro considerando a zona que é? Ou outro tipo de possibilidade? Ou deixo mm para os pros?!

Agradeço os conselhos.
hepaminondas
Registado: domingo out 01, 2006 5:34 pm

terça dez 19, 2006 12:25 pm

olá, sabes a experiência que tenho de persas é por ouvir uma amiga minha que tem uma, ela também se queixa pelo mesmo problema. Acho que deverias deixar a tosquia para um profissional, não vás ter problemas. vai dando noticias
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça dez 19, 2006 12:30 pm

Se fizer uma pesquisa por Persas vai encontra num instante um tópico da Uaimori que lhe explica tudinho sobre o banho e a escivagens... tb faz referências a esta situação e, pasme-se, tem lá umas cardadeiras c foto e tudo ;)

já agora...
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... nho+persas
lotus_ghost
Membro

terça dez 19, 2006 12:59 pm

Pois, já conhecia esse tópico, que de facto é super útil MAS no meu caso o mal já existe.
O tópico fala em como se tratar 1 persa saudável, que eu, em maior ou menor medida tenho seguido, mas a gata já tem os nós e bem compactos.
Das duas uma: ou há sessão de tortura :? e choro ou há tosquia localizada pq o q quero mm é eliminar totalmente o problema para, aí então, seguir ainda mais à regra as escovadelas nessa área (q eu insistia menos por ela se queixar :roll:) de maneira a q isto n volte acontecer.
O resto do pêlo dela está fofo e solto, aquela zona é q me chateia a mim e a ela, q tb é uma tosca a lavar-se :roll: :o :lol: enfim...
Tinha ouvido falar num pente com lâmina, q se usa em cabeleireiros mas q n tenho e q n sei se será apropriada...

Deverei esperar pelo calor, podendo o problema agravar-se, para fazer a tosquia ou, se encontrar a ferramenta certa tratar disso já?
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça dez 19, 2006 2:53 pm

Já pensou em pôr esse problema directamente à Uaimori por pm? ;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça dez 19, 2006 3:02 pm

Não sendo um persa de exposição eu optava por cortar o pêlo nessas zonas e só nessas zonas. Não vai ficar bonito, mas é o melhor. Para si torna-se mais fácil trabalhar a escovagem a partir daí. Tem é de ter atenção para que não volte a acontecer.

Já agora a cardadeira e o pente que a Uaimori apresenta resolvem bem essa questão. ;)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta dez 22, 2006 11:24 pm

Boa Noite

Aconselho a visita a uma tosquiadora para retirar esses nós , pois como sabe a pele dos gatos é extremamente "elastica" e por vezes tenho persas na mesa com golpes de tesouradas dadas pelos donos de gatos com o mm problema que o seu. Uma tosquia localizada não lhe vai fazer mal ;)
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
lotus_ghost
Membro

quarta dez 27, 2006 10:46 am

Bom dia,

Agradeço todos os conselhos.
O meu receio na "tosquia caseira" é exactamente esse. Prefiro deixar as coisas aos profissionais.
Onde devo procurar uma tosquiadora? Deverei pedir à vet uma indicação? Ou nas P.Amarelas? ;)
Têm alguma boa experiência com tosquiadoras na zona de Lisboa? Ou más e a evitar?

Não será esta época 1 pouco fria? Deverei esperar por 1 pouco de calor?
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta dez 27, 2006 11:41 am

Bom dia

DE que zona é??
P.ex eu e a Isabel Nobre fazemos tosquias mas ambas somos da margem sul do tejo. Mas pode ser que se possa aconselhar uma outra pessoa na zona onde reside.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
lotus_ghost
Membro

quarta dez 27, 2006 12:02 pm

Pois,... :roll:
Sou da margem Norte :lol:
Vivo mm no centro de Lisboa: Alameda, Lumiar, Alvalade, Benfica, etc ... são zonas Ok, digamos ;)

Se souber de alguém competente agradeço desde já o contacto pois realmente não conheço nenhuma.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta dez 27, 2006 11:39 pm

ja não tem nos,...:) 8)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem :) 8)
Última edição por uaimori em quarta dez 27, 2006 11:56 pm, editado 2 vezes no total.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta dez 27, 2006 11:45 pm

Mal li o título do tópico vi logo que só podias ser tu...
A Eris está muito fotogénica!!!

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta dez 27, 2006 11:46 pm

Eu não sei quem é que fico mais feliz, se o gato ou a dona... :lol:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
lotus_ghost
Membro

quinta dez 28, 2006 9:50 am

Pois é ... :D
A super Uai Mori, sempre prestável, propôs-se a ajudar a gata com uma bela sessão de escovadelas e banhoca ;) E que banhoca!
Modéstia à parte eu já achava que a Éris estava com o pêlo bonito, considerando a minha não formação no assunto :p mas agora ficou, de facto, uma senhorita com os seus quase 9 meses ;)
E percebo que tenho MM q comprar as ditas escovas e cardadeiras q a Uai Mori refere no tópico. É q as outras servem mas estas n só servem como ajudam e quase fazem o trabalho por nós. Enfim, quase... :lol:
Conclusão: Já n há nós!! E sem tosquias! O seu a quem sabe... :roll:

A Éris não está só mais bonita como mais saudável. ;)
Muito obrigada, Helena.

E já agora, Boas Entradas e um Óptimo 2007 (esta pode ser para todos :oops: :D )
Sissy2
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 7:50 pm

quinta dez 28, 2006 10:28 am

Tão Linda!
Realmente os persas são mesmo uma obra prima,quando tratados como deve de ser,dá-me pena quando vejo um persa sem os devidos cuidados,há uns que parecem esfrgonas sujas

Boas Entradas
Responder

Voltar para “Gatos”