A quem denunciar esta situação?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda dez 18, 2006 5:52 pm

És "muitaa" mau! :p

:D
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 18, 2006 6:33 pm

Butterfly_21 Escreveu: LuMaria, é claro que sei que posso denunciar a situação à polícia. O problema é que também sei que se vierem recolher o animal, o seu destino é o canil (pelo menos o cão, quanto ao cavalo tenho medo que seja logo abatido se ninguém se responsabilizar por ele). Entende o meu dilema?

Um outro site, o da Companhia dos Animais, tem um fórum específico sobre cavalos. Ainda bem que coloquei lá esta questão, porque me indicaram uma entidade que recolhe cavalos em situações de maus-tratos ou negligência.

Associação Ani - Centro de Resgate e Tratamento de cavalos.
Quinta do Sarilho
3400-384 AVÔ – Oliveira do Hospital
[email protected]
Telf.: (00351) 238671466
Tlm: (00351) 914115925

Vou telefonar para lá ainda hoje. Não sei se estarão abertos aos sábados mas depois dou novidades.

De qualquer modo, agradeço ao Coldblood pelo link.
Butterfly... butterfly... olhe, nem sei que lhe diga... deixa-me sempre sem palavras... e não, não entendo o seu dilema. A propósito, a Liga costuma fornecer num instante todos os contactos que se podem fazer para resolver determinada situação. Não precisa de andar à procura no Google. Quanto ao cão... alguma novidade?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça dez 19, 2006 9:32 am

LuMaria Escreveu: Butterfly... butterfly... olhe, nem sei que lhe diga... deixa-me sempre sem palavras... e não, não entendo o seu dilema.
Se não entende, não tenho mais que lhe faça. Acho que é muito fácil de entender que antes de denunciar tenha querido saber o que acontecia aos animais... Em todo o caso não ia deixar a situação ficar assim, mas antes de denunciar ao SEPNA fiz questão de me assegurar que alguma entidade ia ficar com o cavalo. Quanto ao cão, quanto mais tempo tiver para tentar arranjar FAT, melhor.
LuMaria Escreveu: A propósito, a Liga costuma fornecer num instante todos os contactos que se podem fazer para resolver determinada situação. Não precisa de andar à procura no Google.
Desconhecia completamente. Obrigada por me ter dito.
LuMaria Escreveu: Quanto ao cão... alguma novidade?
Ontem passei pelo mesmo sítio e vi que o cavalo continuava lá. Não consegui ver se o cão ainda estava, naquele sítio não convém mesmo parar. Presumo, no entanto, que ainda lá estejam ambos.

Ontem liguei para o SEPNA três vezes e quando finalmente me atenderam disseram que não podiam dar informações sobre o caso. Pediram, no entanto, para ligar no dia seguinte. Vou tentar saber mais alguma coisa ainda hoje, mas não sei se me vão adiantar alguma informação... :?
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 19, 2006 6:40 pm

A gente espera... Os animais é que não sei... :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta dez 20, 2006 9:46 am

Ontem passei por lá, como sempre, e o cavalo lá continua. Não consegui ver se o cão também estava. O SEPNA continua sem me atender o telefone. Ligo constantemente para o 808 800 520, e... nada :-(
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta dez 20, 2006 11:15 am

Esse número não está em utilização, não está atribuido. Eu penso que terá de procurar outro número. :)
<p>susana</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta dez 20, 2006 12:00 pm

Peço desculpa... É 808 200 520.
LuMaria
Membro Veterano

quarta dez 20, 2006 1:12 pm

Quem quer faz quem não quer manda! Butterfly, nem se atreva a dar lições de ética a mais ninguém deste fórum. Muito gostaria de saber porque raio abriu o tópico? Já ligou para a Liga? Já ligou para o tal nº de protecção aos cavalos? Já se deslocou ao local para verificar o estado dos animais com os seus proprios olhos? Já tentou perceber a quem pertencem??? Ou está à espera que alguém faça isso tudo por si? É isso não é? Está à procura de otários! Então abra um tópico: Otário precisa-se. Indica a zona e pronto!
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta dez 20, 2006 1:23 pm

Cara LuMaria, a situação foi denunciada à entidade competente (SEPNA) e ainda ao Parque Biológico de Gaia.

As associações de protecção aos cavalos não podem actuar enquanto o SEPNA não averigurar a situação e retirar o cavalo ao dono. Tem de ser o SEPNA. Percebe?

Não tenho forma de saber se já o fizeram, porque não me atendem o telefone.

Através dos meus contactos de e-mail encontrei uma pessoa que se ofereceu para se deslocar comigo ao local e tirar fotos ao cão. Não quero ir sozinha porque é extremamente perigoso, por se tratar de uma entrada para uma auto-estrada, além de eu nem sequer ter máquina (mas isso é secundário).

Estou a fazer tudo o que está ao meu alcance... E não, não estou a mandar ninguém fazer nada por minha vez, era o que faltava! Abri o tópico para ver se alguém sabia qual a entidade que se poderia responsabilizar pelo cavalo e para ver se alguém poderia ajudar.

Modere-se, por favor.
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quarta dez 20, 2006 3:29 pm

Butterfly_21 Escreveu:
Não tenho forma de saber se já o fizeram, porque não me atendem o telefone.
O SEPNA pertence à GNR, telefone à GNR da sua zona, que eles fazem a ligação ao SEPNA. Não é muito dificil.
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta dez 20, 2006 4:29 pm

Finalmente consegui falar com eles. Conclusão: não sabem nada de nada, além de terem revelado pouca sensibilidade para lidar com este assunto.

Primeiro perguntaram-me a referência da denúncia, mas na altura não me tinham dado referência nenhuma. Depois passaram a chamada para outro departamento, onde a pessoa que me atendeu não tinha informação nenhuma sobre o caso. Ainda me disse que, se eu tinha feito a denúncia no sábado, era cedo demais para alguém ter averiguado a situação!

Perguntei ao homem se podia fazer alguma coisa para agilizar o processo, mas uma vez que a denúncia está feita, não há mais nada a fazer.

Disseram ainda que devia ser alguém que passa por lá de dia e se calhar vai buscar os animais à noite. De nada adiantou ter-lhes dito que os animais nem sequer deviam estar ali... Perguntou-me se estavam presos: "É que se estiverem, não podem fugir para a estrada!"... Como se isso servisse de justificação para deixar os animais ali...

Disse-lhes que era melhor verem o que se passava porque não sabia se o cão tinha comida. Duvido que tenha adiantado alguma coisa. Desculpam-se com a quantidade de trabalho que têm...
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta dez 20, 2006 4:31 pm

Bem vinda ao mundo real
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado dez 23, 2006 9:30 pm

Repetida!
Última edição por Butterfly_21 em sábado dez 23, 2006 9:32 pm, editado 1 vez no total.
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado dez 23, 2006 9:31 pm

Actualização...

Hoje passei pelo local com mais duas pessoas para tirar fotos.

O cavalo, que afinal é um pónei, estava preso.

O cão estava solto. Nota-se que já é velhinho. Manca de uma perna, pelo aspecto devem ter-lhe batido... Mal nos aproximamos começou a ladrar, mas depois fugiu com medo.

Os animais não tinham água.

Pensamos que devem ficar lá todo o dia e toda a noite, pois é quase impossível ir lá uma pessoa todos os dias levá-los - é difícil escapar dos carros em alta velocidade e até subir os rails de separação.

Estou à espera que me mandem as fotos. Mal as tenha, começo a divulgar os animais.
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 26, 2006 6:09 pm

Butterfly_21 Escreveu: Estou à espera que me mandem as fotos. Mal as tenha, começo a divulgar os animais.
Para?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”