como acasalar cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

terça dez 19, 2006 11:39 am

O meu pai e os meus tios caçam e todos os caes (perdigueiros na sua maioria) que utilizam sao tratados muito bem.. alem de terem as vacinas todas em dia têm um alimentaçao saudavel e muito espaço para correr.. (ja que nao vivem nem num apartamento nem numa "jaula").. portanto dispensa se esse tipo de generalizaçoes e estereotipos que voces tanto gostam de criar principalmente quando nao estao dentro do assunto.. neste caso caça

ALEM do mais.. a caça é sempre consumida.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça dez 19, 2006 11:56 am

O meu pai e os meus tios caçam e todos os caes (perdigueiros na sua maioria) que utilizam sao tratados muito bem.. alem de terem as vacinas todas em dia têm um alimentaçao saudavel e muito espaço para correr.. (ja que nao vivem nem num apartamento nem numa "jaula").. portanto dispensa se esse tipo de generalizaçoes e estereotipos que voces tanto gostam de criar principalmente quando nao estao dentro do assunto.. neste caso caça

ALEM do mais.. a caça é sempre consumida.
Não meu caro... a generalização foi colocada por quem escreveu o seguinte:
E o pedantismo que há à volta dos cães de raça que leva as pessoas a comprarem um cão de raça porque é muito “giro” e muito na moda e não têm o mínimo de cultura da raça. Se é para fazer xixi no jardim porque não ir buscar um rafeiro ao canil, funcionalidades destas qualquer um tem.
Simplesmente foi dado o mesmo troco...

... como eu disse, cuidado com os erros da generalização

E, já agora, a generalização que fizeram sem estar dentro do assunto que tanto o melindrou está ao nível da sua, e com o mesmo nível de conhecimento, que fez, por exemplo, há uns posts atrás, à Siioux...

há sempre o reverso da medalha
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça dez 19, 2006 1:03 pm

Não me parece ser altura de considerar a criação arbitrária um problema apenas do sujeito que a incentiva, porque quando um desses cães é abandonado a responsabilidade já passa a ser social, deixa de ser de um indivíduo para passar a ser um problema social. ;) Um canil municipal é uma factura a mais no bolso de cada contribuinte, que teve origem na irresponsabilidade de alguém.
Andam uns "passarinhos" que nada sabem sobre o problema do excesso população canina e nem das consequências reais disso, muitos nem tão pouco sabem cuidar dos cães que têm mas entendem em multiplicar-los e nada feito. É grave, não estou a falar de casos pontuais em que há cães com caraterísticas especiais em funções específicas.

Uma amiga muito bem disse mais ou menos isto : "Os cães vítimas de abandono são na sua grande maioria os SRD e os de raça são quase sempre atípicos das raças a que se assemelham, fruto de cruzamentos arbitários e vendidos ao desbarato."

...enfim.
<p>susana</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça dez 19, 2006 2:15 pm

Peçe desculpa por ter colucado a anterior intervenção 3 vezes, mas foi sem intenção.

PauloC

Estou basicamente de acordo com o que disse.

Mas já mais posso concordar com proibições de criar rafeiros, Pitts, Rotts ou seja lá o que for.
Conforme há muita gente a querer proibir o cruzamento de rafeiros, para resolver o problema dos abandonos, tambem ha muita gente a querer proibir o cruzamentos dos potencialmente perigosos, para resolver o problema dos ataques.

Estas duas questões são equivalentes. Estes métodos resolvem parcialmente o problema: claro que se deixar de haver rafeiros deixa de haver rafeiros abandonados e logo muito menos cães abandonados; e se deixar de haver todos os petencialmente “perigosos” deixa de haver muitos ataques. Mas este tipo de medidas, alem de serem injustas nÃo são a unica forma de resolver o problema. A unica forma, justa e eficaz, de resolver os problemas é promover a responsabilidade das pessoas.

Claro que reproduzir cães rafeiros sem mais nem menos é uma irresponsabilidade
Claro que reproduzir cães de raça sem que estes sejam vervadeiros representantes da raça, a todos os niveis, é uma irrespnsabilidade.

Joaquins da esquina a reproduzir rafeiros que vão parar a canis há muitos.
Senhores “criadores” que coleccionam “campeões” e vendem muito bem os cães, mas não fazem mais do que estragar a raça, também conheço muitos. Ainda há pouco tempo, numa exposição, perguntei a um conhecido criador de Podengos se os cães dele caçavam, ao que ele me respondeu com ar de goso “então não caçam, caçam no prato”. Se é para isto vale mais criar rafeiros.
E já que o Franscisco gosta de comparações , se o Manuel da Couves acha que pode ter 20 cães dentro de um apartamento T1, porque a casa é dele, dá comida a todos e trata-os a todos com carinho, o que é que temos nós todos a ver com isso?!
Temos a ver porque apesar dos possiveis esforços do Manuel das couves, esses cães não estão em condissões dignas para eles, nem pró Manel, a não ser que os cães passem a vida na rua e só vão dormir ao T1. Mas se o Manuel das couves tem uma rafeirinha e por alguma razão sabe que não faltam candidatos a possiveis donos, niguem tem nada a ver com o facto de ele a cruzar (nem pode ter
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 19, 2006 2:41 pm

Caro Franscisco,
Eu sei que basicamente estamos de acordo, até porque o que conheço de si leva-me a crer que é uma pessoa inteligente e de bom senso. Ora deveria ser precisamente o bom senso a ditar que não se reproduzissem rafeiros, e NUNCA uma proibição. Aliás, não estou a ver como fazer obedecer a uma tal lei os cães errantes e as matilhas de assilvestrados, já para não falar do resto! ;) O que está em causa, pelo menos para mim, não são proibições mas apenas o completo absurdo de se reproduzirem rafeiros no estado actual das coisas.
Existem alguns países que 'importam' de Portugal cães SRD ( e outros) para adopção, face ao número diminuto ou quase inexistente de cães para adopção de que dispõem localmente. Talvez um dia em que os canis municipais e das associações em Portugal estejam vazios, faça sentido também importá-los de outros países onde existam ou até criar cães SRD! Até lá....continuo a achar que não ;) Mais uma vez comparando, faz tanto sentido criar cães SRD como vender areia no deserto!
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 19, 2006 2:54 pm

FBC Escreveu:Conforme há muita gente a querer proibir o cruzamento de rafeiros, para resolver o problema dos abandonos, tambem ha muita gente a querer proibir o cruzamentos dos potencialmente perigosos, para resolver o problema dos ataques.
Aqui é que está o seu engano, a meu ver, Francisco...

Ninguém quer proíbir o cruzamento de rafeiros para resolver o problema de abandonos. É-se contra a criação de rafeiros como prevenção para potenciais futuros abandonos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 19, 2006 7:09 pm

PauloC Escreveu: Existem alguns países que 'importam' de Portugal cães SRD ( e outros) para adopção, face ao número diminuto ou quase inexistente de cães para adopção de que dispõem localmente.
É a mais pura realidade. A Alemanha por exemplo, que tem um apreço enorme por rafeiros. Adopta muitos em Portugal. Acho terrivel esta situação. O meio termo tem de existir.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta dez 20, 2006 12:37 am

há pessoas que não devem perceber. é evidente que a não reprodução, em si, acabe com o abandono dos animais. mas é óbvio que com o actual estado de coisas, onde se encontram donos para todos? logo :idea:
tb. é triste que não seja só o zé da esquina a querer reproduzir. muitos vets tb. incentivam essa prática. já não falo na abençoada vantagem de ter uma ninhada, mas na beleza. um vet, por exemplo, ficou abespenhadissimo por eu ter esterelizado a cinderela. de facto, a gata é muito bonita. toda branca, peluda, de olho azul. mas quem me garantia que tivesse filhos iguais? os irmãos nasceram de várias cores.
´decididamente, nem todos estudaram pelos mesmos livros. isto considerando que até estudaram :p
anjjazul
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta dez 22, 2006 5:04 pm

Bom dia!

Amigo Bullie,

Face à minha pergunta:
Canary Escreveu:Mas, agora, a pergunta:

Quantos cruzamentos consanguineos são necessários para se criar (criar no verdadeiro sentido da palavra) uma raça?

(podem responder em termos médios)
Respondeu:
Bullie Escreveu:Isto é que é caso para dizer... santa ignorância...
.......

Vários... e?...
Quanto cruzamentos consaguíneos existem entre cães vadios? (pode responder em termos médios)
Quero dizer-lhe que esperava muito mais de um não-ignorante!!!!

Face à sua resposta, tudo me leva a crer, que não tem as mínimas noções básicas de genética.... :(

Todos sabemos o papel determinante da consanguinidade no acentuar de determinadas palotogias:

Ainda há dias falei com um médico cardiologista e falámos na incidência de uma cardiopatia congénita mais acentuada nos Açores que no Continente......e a resposta do médico...foi só uma:

Maior consanguinidade nos Açores (população humana). O que é normal numa ilha pequena.

Quando o amigo Bullie...responde....."Vários...e?" Não percebe que nas raças puras existe um numero muito elevado de consanguinidade...Não tem comparação com o que existe na população de rafeiros...

Quando o verdadeiro criador (não falo dos reprodutores!) de uma raça, e principalmente no seu processo de criação, pretende acentuar determinada carateristica de um nº reduzido de individuos....fazem inumeros cruzamentos consanguíneos...Claro que, acentuam-se as caracteristicas que se pretendem, mas também ao existirem genes patológicos, estes acentuam-se, pois em individuos familiares existe uma proximidade genética muito grande. Os portadores dos genes "patológicos" ao cruzarem com familiares (com o mesmo tipo de genes), vão acentuar essa mesma patologia.

Existem inumeras "doenças" genéticas (defeitos).
Os criadores conscientes fazem o rastreio de uma pequena parte desses defeitos (radiografia..à displasia da anca...etc.) Mas e as patologias assintomáticas? e outras? Ou onde não existem meios de diagnóstico? Há muitas raças puras de cães com cardiopatias! Sabia?

Não é à toa que se dizem que as raças puras são mais propensas a problemas de saude....

Bom Natal a todos

Canary
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

sexta dez 22, 2006 5:32 pm

canary Escreveu: Quando o amigo Bullie...responde....."Vários...e?" Não percebe que nas raças puras existe um numero muito elevado de consanguinidade...Não tem comparação com o que existe na população de rafeiros...
O inbreeding usado na criação tanto pode potenciar boas como más caracteristicas, não tem que ser obrigatoriamente algo negativo.
canary Escreveu:Não é à toa que se dizem que as raças puras são mais propensas a problemas de saude....

Não necessariamente, nas raças o que se sabe são as doenças que mais costumam atingir cada raça, pois como população estável há mais informação recolhida, o que nos rafeiros é impossivel, há de tudo.
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
SeaLords
Membro Veterano

sexta dez 22, 2006 5:53 pm

Ora aqui está a evidência que faltava para ligar todos os problemas (unhas encravadas incluidas) à consanguinidade. Obrigada, ó canary. Mas, deixa cá ver, uma vez que há cerca de 400 doenças genéticas no cão (como espécie, o que significa rafeiros incluidos), e no Homem há para cima de 7000, só podemos concluir que a nossa "raça" foi criada por consanguinidade. Em suma, a teoria do Adão e Eva confirma-se. Aleluia, praise the Lord!!!! :lol: :lol: :lol:
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 22, 2006 6:05 pm

Quero dizer-lhe que esperava muito mais de um não-ignorante!!!!
Não devia ter expectativas tão elevadas acerca da minha pessoa... é que eu sou mesmo ignorante.
Quando o amigo Bullie...responde....."Vários...e?" Não percebe que nas raças puras existe um numero muito elevado de consanguinidade ...Não tem comparação com o que existe na população de rafeiros...
Não meu caro, que não percebeu patavina do que escrevi foi o canary...

E... foi dito no sentido, "e o que é que isso prova?" O inbreeding é uma "ferramenta" de criação, como as outras, e se utilizado de forma consciente é benéfica à raça.
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

sexta dez 22, 2006 7:10 pm

O inbreeding usado na criação tanto pode potenciar boas como más caracteristicas, não tem que ser obrigatoriamente algo negativo.
Se bem entendi, não dà para escolher... potencia quer as boas quer as màs...
SeaLords
Membro Veterano

sexta dez 22, 2006 8:00 pm

Parece que o conceito de "selecção" é desconhecido por estas bandas ... :roll:
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

sexta dez 22, 2006 10:39 pm

Parece que o conceito de "selecção" é desconhecido por estas bandas ...
Parece que o de interpretação tambem... :lol:
Responder

Voltar para “Cães”