Gata e Cão - Preciso de conselhos!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JamesJose
Registado: sexta dez 22, 2006 6:38 pm

sexta dez 22, 2006 7:25 pm

Olá a todos,

É a primeira vez que participo no fórum e preciso dos vossos sábios e experientes conselhos.

Tenho uma gata, esterilizada, com cerca de 10 anos. Sempre viveu comigo e é dos gatos que conheço mais asseados (e das mais mansinhas - nunca “bufou” para um humano.

Não teve grandes experiências de sociabilização com outros animais, raramente sai à rua (embora adore) e não gosta de cães adultos – bufa e atira-se a eles, sejam de que tamanho for.

É altamente sociável com humanos, salta para o colo de qualquer desconhecido que se sente no sofá, fica em qualquer casa quando é preciso não estranha as pessoas, não estranha as casas e até parece que nem sente a minha falta!!

Entretanto à 3 semanas atrás comprei um labrador, que tem 3 meses...tive algum receio da “recepção” que teria da minha gata...incrivelmente ela recebeu-o relativamente bem...não se assanhou, ficou a observa-lo à distância, subiu para locais altos (tipo sofá) mas sempre sem nenhum comportamento agressivo.

Nos primeiros 3 dias estivemos sempre em casa a observá-los e foi tranquilo, não se aproximavam, mas tb não se “zangavam”.

Depois chegou o 1º dia com os donos fora de casa, por precaução mantivemos ambos separados – a gata com a casa toda para si o cão com a marquise (até por causa dos xixis fora do sitio e do facto de ser um “roedor”.

A ideia era seguir este plano, infelizmente tivemos queixas dos vizinhos por causa do choro do cão durante o dia, e invertemos o plano – fizémos uma revolução em casa e preparámo-la para o cão, que passou a ficar “solto” pela casa e o gato fica apenas numa divisão – escritório (que é a divisão que gosta mais e onde passa 90% do seu dia, mesmo quando estava “livre”).

Remédio santo, o cão deixou de chorar e até nem se porta mal. Mas senti-me mal com a situação porque tive receio que o gato se sentisse reprimido e “desvalorizado” perante o novo elemento que agora é o “dono” da casa.
Sei que vai contra os princípios, deve ser o novo elemento a adaptar-se e não o contrário, mas não tive outra hipótese (a não ser “arranjar” problemas com os vizinhos, o que não me apetece mesmo!).

O certo é que a relação entre gato e cão piorou...o gata “bufa” por tudo e por nada, “rosna”, ou seja, faz uns barulhos estranhos, mesmo que esteja ao meu colo, basta-lhe ver o cão.

Para além disso já atacou o cão, sem que ele tivesse feito nada, estava parado e o cão ficou em pânico e agora foge e esconde-se atrás de mim, mal vê a gata. Agravando ainda mais a coisa, também já se virou à minha namorada (que vive comigo e que a gata adora, até mais do que a mim!!) a minha namorada não pode estar com o cão, que a gata vem destemida em direcção a ela (e ao cão) a miar e atira-se ao cão, que foge “a sete pés”.

Em resumo, quando estamos em casa ainda se controla, embora a gata esteja sempre a bufar e o cão a fugir, o que não nos permite que fiquem juntos quando estão sozinhos...logo a gata continua circunscrita a uma divisão da casa (o que poderá continuar a agravar a situação).

Pior, num dos dias (o mesmo em que a gata atacou o cão) a porta ficou mal fechada, o cão entrou no escritório, comeu a comida do gato, sujou o espaço dela todo, revirando a caixa, atirando a terra para todo o lado e comeu as plantas da gata (que ela adorava “mordiscar”). Foi nesse dia já à noite e com os donos em casa que a gata se “vingou” e atacou o cão.

Ora, mesmo que eles se dêem melhor continuo a ter que manter a gata fechada, senão o cão come-lhe a comida e destroi-lhe o espaço dela!!

Alguma sugestão para a solução deste “problema”? Ao fim de 3 semanas não deveriam ambos já “conviver” e ficarem sozinhos juntos?! Ou será normal e uma questão de tempo?

Cumprimentos e peço desculpa pela extensão da mensagem!
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

sexta dez 22, 2006 8:31 pm

JamesJosé,

eu não tenho experiência com cães e gatos, só mesmo com gatos.
Ora, mesmo que eles se dêem melhor continuo a ter que manter a gata fechada, senão o cão come-lhe a comida e destroi-lhe o espaço dela!!
Na hora das refeições, tenho muita pena, mas sim, vai ter de os mantes afastados. Pois nem a comida de gato é própria para cão, nem o inverso é verdade.
Alguma sugestão para a solução deste “problema”? Ao fim de 3 semanas não deveriam ambos já “conviver” e ficarem sozinhos juntos?! Ou será normal e uma questão de tempo?
Não existe um tempo limite a partir do qual eles passam a dar-se bem. Existem animais que mal entram numa casa vão logo se dar com o animal residente e existem outros animais que podem passar uma vida inteira a suportar-se, mas não a amar-se.

Quanto a mim, isso vai depender dos próprios animais, mas principalmente das posições que os donos adoptam face a cada uma das situações e da brevidade das mesmas.

Desculpe-me de não poder ajudar mais...
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta dez 22, 2006 9:24 pm

o melhor é mante-los separados enquanto estiverem sozinhos. depois, quando já houver confiança, podem ser deixados juntos. a gata pode ser saltar para fugir às maluqueiras do cachorro. mas cuidado para ele não a magoar quando crescer
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 22, 2006 10:54 pm

É mante-los separados por mais algum tempo e juntá-los só quando os donos estão em casa. Também, manter a comida e cama da gata num local alto onde o cão não chegue. Não se importe com a altura pois a gata chega lá. Acredite ;)

Assim que a gata perceba que os pertences dela estão a salvo, ela acalma ;)

Não esquecer de manter as unhas da gata sempre bem aparadas para não ferir o cão, especialmente nos olhos ;)

Boa sorte,

Leo
Última edição por leonildecarvalho em segunda mar 12, 2007 7:37 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sissy2
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 7:50 pm

sábado dez 23, 2006 1:09 pm

Que lindo,que ternura :D
a gatinha e o cão da Leo
Que venha rapido o dia em que o jamesjosé,tambem possa tirar fotos destas
Não há nada mais triste para nós,que é ver os nossos animais não se entenderem :(
Siga esses conselhos todos que lhe deram,que são de pessoas que sabem,e não se aflige muito,dê a importância devida mas não em demasiado,e logo,logo eles vão-se entender
Eu quando trouxe um gato da rua cá para casa em setembro,também foi um desatino cá em casa,mas agora eu acho que eu ainda dava importância demais ao assunto do que realmente deveria dar,porque quando outro gato meu sofreu um acidente no olho,eu durante duas semanas tive que dar toda a atenção a ele,deixei de dar menos importância ás bufadelas e aos gritos dos outros e as coisas parece que começaram a correr melhor,ainda não se entendem a 100%,mas a coisa lá vai
Feliz Natal
patricias
Membro Veterano

sábado dez 23, 2006 6:33 pm

Óh Leozinha,

que saudades eu sinto dos dois e só os vi uma vez... :lol:

E da "Vivvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvó Benfica!"

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Não acredites em:

Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 31, 2006 4:37 pm

? 8)
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 31, 2006 8:01 pm

CasadeAnaval Escreveu: ? 8)
:lol: :lol: :lol: :lol:

Tem que se lhe diga...ai tem, tem... ;)

a "Viiiiiiiiiiiiiiiiva o Benfiiiiiiiiiiiiiiiica..." é a minha "papagaia" :p ;) :D

Pois é Patríciazinha... por esta altura, no Ano pasado, estava ela a ofertar-nos uns ovitos para estrelar... :p

Sobre as saudades...tem remédio...! É passar por cá! Até porque ela já tem mais algumas "na manga"... :p :lol: :lol: :lol:

Bom fim de Ano ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano

domingo dez 31, 2006 10:20 pm

Até porque ela já tem mais algumas "na manga"...
Quer dizer que ela já aprendeu umas novas... :lol:

Deve de ser lindo, deve!!!!

Quanto eu ir a sua casa; até já tinha pensado, mas também não quero impor a minha presença na sua casa, pois acho que já tem confusões que cheguem (com as obras e tudo mais).

Mas quem sabe? ;)
Não acredites em:

leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 31, 2006 10:54 pm

As obras já acabaram, felizmente ;) :D Dentro em breve começam as do exterior :roll: mas essas são as que menos me impedem de ter visitas ;)

Quando cá vier, quiçá se arranjem uns ovos estrelados, de papagaia?! :p :lol: :lol: :D e um reportório lindo....vai lá, vai :p

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kelly_Boxer
Registado: terça mar 22, 2005 12:44 pm

segunda fev 12, 2007 12:26 pm

olá
Não sei se ainda vou a tempo de ajudar.
Mas queria contar que tenho dois cães, uma boxer e um pit-bull e a última mascote a chegar a casa é uma gatinha rafeira.
Quando chegou tinha 2 meses, começou por lhes bufar, mas hoje em dia são todos amigos. Normalmente é ela que vai ter com eles, dar-lhes patadinhas e beijinhos.
Tem que ter paciência, por fim todos se habituarão.
Responder

Voltar para “Gatos”