cbarley as perguntas da Nyara tinham como objectivo poder dar-te uma resposta mais clara mediante as condiçoes em que a tuas tartarugas viveram durante o ultimo ano.
Uma vez q ja passaram uns dias vou-me adiantar um pouco na resposta.
É aconselhavel deixar hibernar apenas tartarugas saudaveis (que nao tenham apresentado sintoma de doença no ultimo ano) e que tenham estado a alimentar-se BEM, PELO MENOS 2/3 meses antes da hibernaçao.
é aconselhavel tambem deixar hibernar apenas especimens com mais de um ano, pois caso contrario podem ser demasiado frageis (sobretudo os mais jovens com poucos meses de idade).
A divisão onde as tenho não é uma marquise (é uma parte da sala em q metade da parede são janelas, pelo q agora está sp mto frio durante o dia e principalmente à noite), mas como moro num 4º andar (e último) dum prédio antigo o isolamento deixa mto a desejar
Por agora ainda as mantenho com mta água (cerca de 15cm)..elas já não comem mm nada, mas ainda não estagnaram completamente (durante o dia ainda se movimentam, pois o sol entra pelas janelas)..q me sugerem?
Cbarley parece-me que a questao mais importante é mesmo a do sol e nao propriamente a do frio. Como disse no meu 1º post a temperatura ideal para hibernar rondara os 6º. Mas dificilmente dentro de casa isso acontecerá. O problema esta mais no problema da semi-hibernaçao. De se movimentarem mas nao se alimentarem... , isto é, as temperaturas sao demasiado baixas para se alimentarem, mas nao baixas o suficiente p pararem de se movimentar.
Se elas se alimentaram bem durante este ultimo ano, nao estiveram doentes, e uma vez q esta é a sua 3ª hibernaçao, nao vejo grandes problemas em as hibernares. No entanto se calhar era bom monotorizares a temperatura da agua com um termometro e estar atento p qualquer problema q possa acontecer.
Se achares que elas nao estao o suficientemente fortes entao o melhor é mesmo comprares um termostato e nao as deixares hibernar.
A Cril é q qd começou a crescer ficou com a carapaça virada p cima e com uma espécie buraco, q felizmente parece estar quase normalizado..
Tudo indica pelo que descreves q é/foi um problema de piramidaçao, que pode ter a ver com uma serie de factores, nomeadamente de alimentaçao, falta de luz,... que seria importante reveres.
Outro ponto importante pode ser o espaço que tens para 3 tarturugas, com 3 anos, 15 cm de agua pode ser muito pouco...
qt há alimentação, dd q visitei o forum q lhes tenho dado ração (sticks) e tb alguns camarões..já tentei dar legumes, mas elas teimam em não comer..nenhuma (pelo - q tenha notado) esteve doente
Cbarley os sticks sao parte importante da dieta, mas os camaroes (qb), e os vegetais/frutas tb sao importantes. Existem tecnicas p introduzir os vegetais, tal como dias de jejum e a oferta em exclusivo dos vegetais. (Para mais informaçoes tenta fazer uma pesquisa aqui no forum)
Bem espero ter ajudado.
Agora é contigo! Ninguem poderá tomar decisoes ou opçoes por ti.
Boa sorte!