"O Stripping mantém a correta textura da pelagem, mas não é obrigatório se o cão não for para exposição."susanastrat Escreveu: http://www.dogtimes.com.br/faqpelo.htm
Acho que esta afirmação, reproduzida do site acima, pode induzir em erro. O stripping não é só uma questão de beleza, é também uma questão de saúde, uma vez que a correcta textura da pelagem ajuda a proteger o cão.
No site da criadora, podemos ler:
"O westie é um terrier de pêlo cerdoso mas para manter esta característica tem que ser tratado. Precisa ser tosquiado à mão - o chamado stripping. O pêlo morto é arrancado para dar espaço ao crescimento do pêlo novo O ideal e fazer um trimming de 8 em 8 semanas. A cada trimming deve tirar-se um pouco de pêlo. Deste modo, o seu westie estará sempre com um pêlo cerdoso, com vários comprimentos e camadas que servem para proteger e manter sempre bonito.
(...)
Um westie tosquiado à máquina fica com o pêlo mole. O pêlo mole funciona como uma esponja que absorve tudo, ficando sujo e amarelado.
Um pêlo cerdoso e fácil de tratar no dia a dia, protege o cão contra a chuva e a humidade, e não absorve a sujidade. O pêlo não tem tendência de ganhar nós e por isso basta escovar e pentear 2 vezes por semana para se manter limpo e sem cheiro. Um cão com pelo cerdoso não deixa cair pêlo."
in: http://tattarmayas.can.com/stripping.htm